Como submeter dados de CDDB de um CD de áudio ao Freedb

Já tentou ripar um CD e descobriu que não existe dados no banco de dados CDDB referente ao seu CD preferido? Você pode contribuir enviado os dados do seu CD de música para o Freedb. Veja como neste artigo.

[ Hits: 918 ]

Por: andre uebe em 03/09/2018 | Blog: http://resa.net.br


O que é CDDB e Freedb



Conforme Wikipedia (2018), CDDB é uma "(...) abreviação de 'Compact Disc Database', traduzida como Base de Dados do Disco Compacto ou ainda Banco de Dados do Disco Compacto) é uma base de dados para aplicativos, permitindo que dado software busque informações sobre discos de áudio (CD ou compact disc) através da Internet. Essa função é feita por um cliente, que calcula a identidade (quase) única do disco e então interroga a base de dados a respeito. Como resultado, o cliente consegue mostrar o nome do artista, o título do CD, a listagem de músicas (faixas), além de outros dados adicionais".

Sobre a origem do CDDB, tem-se conforme Wikipedia (2018), que "o CDDB foi criado por Ti Kan e Steve Scherf. O código-fonte foi lançado sob a licença GNU, de forma que muitos pudessem enviar informações de CDs acreditando que também suas contribuições fossem permanecer gratuitamente disponíveis a toda a comunidade virtual. Mais tarde, contudo, o projeto foi vendido e as condições da licença foram mudadas. Como resultado, o serviço deixou de ser gratuito, obrigando empresários comerciais a pagar uma 'taxa inicial', além de uma taxa de licenciamento baseada no uso de servidores e de suporte. As novas condições da licença incluíam também certos termos que muitos programadores acreditavam ser inaceitáveis: nenhum outro banco de dados da mesma natureza (como o freedb) poderia ser acessado além do CDDB, e o logo do CDDB teria que obrigatoriamente ser mostrado pelo tempo em que o banco de dados fosse acessado."

Diante de tantas exigências, foi criado uma organização com as funcionalidades do CDDB, sem as exigências comerciais do mesmo. A esta, deu-se o nome de Freedb, O Freedb é, portanto, uma banco de dados de CDs de música gratuito e sob licença GPL.

Fontes:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é CDDB e Freedb
   2. Por que preciso disto?
   3. Como contribuir com o projeto Freedb
Outros artigos deste autor

Capturando vídeo através do mencoder

Tranferência rápida de arquivos do Android para PC via FTP

Facilitando o acesso a disquetes e memory keys (PenDrives) no Kurumin

Extraindo na "marra" textos de um PDF bloqueado

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Leitura recomendada

KDEMod 4.1 no Arch Linux

CUIDADO com o comando "dd", embora muito útil ele pode ser perigoso

Clip no Slackware (compilador Clipper)

Dual-boot: instalando o Windows depois do Linux

Esteganografia - Lendo o que os olhos não conseguem ler

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts