Como fazer uma transição de imagens em vídeo com o OpenShot

Hoje venho atender a um pedido relativamente antigo, que é a execução de transições entre imagens em um vídeo utilizando Software Livre. É bem verdade que a edição de vídeos com Software Livre evoluiu muito mas ainda falta o principal, desvendá-la e desmistificá-la!

[ Hits: 18.717 ]

Por: Guilherme RazGriz em 17/11/2011 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Edição de vídeos com Software Livre? Isso é real?!



Caros,

Antes de responder a essa pergunta, vamos analisar o cenário da criação em código aberto como um todo.

Entre 2006 e 2011 estamos presenciando um amadurecimento lógico e profissional sem precedentes tanto por parte dos seus desenvolvedores quanto por parte de seus utilizadores, sejam estes pessoais ou corporativos. Este fato esbarra apenas em uma barreira que ameaça a criação como um todo e não apenas a considerada "código aberto", tal barreira é composta pela FALTA de profissionais capacitados a trabalhar neste ramo com qualidade e motivação.

Esta barreira nos traz problemas em outras frentes também, pois dificultam a adoção do código aberto até mesmo por aqueles que defendem a sua bandeira, mas dependem de suporte e garantias de mão de obra disponível para sua manutenção e operação. Um desses casos mais gritantes é o do próprio governo!

Em recente palestra, o diretor de inovação e novas tecnologias da SLTI disse que a parte de comunicação social enfrenta dificuldades colossais para migrar justamente pela falta de equipes locais capacitadas para este fim.

Diferente do que se pensa, não é tão simples contratar uma empresa para cuidar do processo permanentemente, pois tudo em qualquer governo necessita passar por diversas etapas para aprovação e implementação. Então agora é um ótimo momento para começarmos a quebrar tal barreira pelo começo, que é mostrar como é simples criar efeitos que outrora pareciam complicados em campos até então "pouco explorados", como a edição de vídeo. =]

Dito isso, vamos então ao nosso software do dia: o OpenShot; que está na versão 1.4 e é bastante poderoso para o dito "uso doméstico" e atende à maioria dos requisitos para efetuar um trabalho de qualidade profissional MESMO.

O OpenShot pode ser facilmente instalado em qualquer versão do Ubuntu e Fedora via PPA ou site oficial. Para outras distros não há motivo para preocupação, o pacote é encontrado facilmente em sites como o PackMan ou nos repositórios. Só não vou me detalhar aqui por não ser o foco do nosso assunto.

Vamos abrir o OpenShot e dar uma olhada em sua interface primária:
Na imagem abaixo temos uma visão geral do OpenShot. A interface divide os recursos que formarão o nosso projeto em abas, sendo estas:
Aquivos de projeto: aqui ficam as imagens, vídeos e até mesmo o áudio caso exista, para adicionar um arquivo basta arrastá-lo para dentro da interface!
Transições: aqui ficam os efeitos de transição disponíveis de fábrica.
Efeitos: aqui ficam também disponíveis os efeitos padrão do programa.
Ao seu lado temos um player para vermos o nosso projeto em tempo real e logo abaixo dele, as trilhas com os nossos recursos.

Dito isso, escolha duas imagens do mesmo tamanho para realizarmos a nossa tarefa do dia e uma música do seu gosto para combinar, se desejar!
Agora vamos colocá-las nas trilhas para dar forma ao nosso projeto, arraste a imagem base para a trilha 1 e a outra para a trilha 2.
Agora vamos alinhá-las paralelamente bastando clicar e arrastar! =]

Vamos ao primeiro teste, para ver o progresso rápido basta arrastar a ampulheta no topo das trilhas.
Vamos efetivamente criar o efeito!

Sobre a imagem presente na trilha 2, clique com o botão direito do mouse e escolha o efeito denominado "Fade Out" rápido.

Isto fará com que a imagem desapareça rapidamente sobre a final!
Mas antes de testar o efeito, nós precisamos fazer com que a imagem final tenha uma duração um pouco maior, pois se não todo nosso trabalho será inútil.

Para isso, clique sobre a mesma com o botão direito e navegue até suas propriedades, uma vez lá vamos colocar mais alguns segundos em sua duração; 3 segundos é mais que suficiente para o nosso teste.
Adiante, vamos agora adicionar um 'fade out' longo para o nosso vídeo não terminar "Seco", ou seja, cortando a imagem no fim.
Agora é só dar play e assistir!
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Edição de vídeos com Software Livre? Isso é real?!
   2. Adicionando áudio
Outros artigos deste autor

Deformar ou recriar?

O emocional e a imagem

Da criança problema até o abacaxi

Uma pequena jóia sobre ilusionismo visual

Quando o rosto vira espelho

Leitura recomendada

Transparência de janelas no KDE

Instalando o Inkscape no Slackware

Aceleração 3D Nvidia no Debian Etch

Blender para todos! - Parte III

Exiv2 - Manipulando Metadados de Arquivos de Imagens

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sandrosfc em 18/11/2011 - 01:54h

Vlw pelas dicas,vou experimentar ele e ver se aprendo também! kkk
Abraço :)

[2] Comentário enviado por tonnytg em 18/11/2011 - 12:20h

Haha, cara tava precisando disso, sempre monto explicações em alguns videos mas as vezes nem uso por falta de edição.
Veio na hora certa, já to instalando o openshot aqui e vo seguir o artigo passo a passo.
Parabens pela contribuição ficou show.

[3] Comentário enviado por ricardoolonca em 22/11/2011 - 13:08h

Bom saber da existência desse software. Eu costumo usar o ManDVD.

[4] Comentário enviado por leonardo laporte em 23/11/2011 - 02:19h

Na minha opinião é o melhor programa do género.

[5] Comentário enviado por rubens.meirelles em 07/12/2011 - 16:34h

Cara estou passando por um problema, sempre que assisto um preview o áudio trava e logo depois inicia a cada transição de slides. Como resolvo isso?

[6] Comentário enviado por razgriz em 08/12/2011 - 10:07h

No caso qual é a distro e config do micro ? Em Micros com hardware um pouco mais antigo ou limitado isso pode realmente acontecer .

[7] Comentário enviado por rubens.meirelles em 08/12/2011 - 12:55h

Uso Linux Mint 12 - 32 bits, a configuração da máquina é a seguinte: CPU Intel Dual Core 4Gb de Ram, mas só três reconhecíveis, placa de vídeo N-Vídea 8500 GT (atualizada no sistema), HD Sata 16 Gb. Aproveitando a oportunidade, tenho instalado também o Imagination, só que não consigo assistir o preview com o áudio, é assim mesmo? Quando gravo no DVD sai 100%.

Obs.: hoje pela manhã fiz um teste no Openshot com apenas 05 slides com transições e o problema se deu uma só vez.

Grato pela ajuda.

[8] Comentário enviado por razgriz em 08/12/2011 - 13:05h

Opa fui investigar mais a fundo e descobri que o problema é na alocação de recursos, isso ocorre quando tem muita coisa puxando memória ao mesmo tempo ou quando o programa é muito exigido, mas na exportação sai 100%

testei num amd sempron 2.8 ghz com 2gb ram ubuntu studio

[9] Comentário enviado por rubens.meirelles em 08/12/2011 - 16:22h

Valeu razqriz, realmente quando eu estava testanto, estava com outros aplicativos abertos, como estou iniciando no linux, estava meio empolgado com o bichinho, hehehehehe. Outra coisa é que os slides que estava montando tinha quase 200 fotos. Como tenho que montar os slides hoje, vou testá-lo novamente, desta vez somente com o Openshot aberto para verificar se o problema ocorre. Valeu pela informação e atenção. A comunidade aqui é show de bola.

[10] Comentário enviado por alinemachado em 24/07/2013 - 11:28h

Alguém sabe se o OpenShot roda num netbook com Mandriva - 1Gb de ram, 3Gb de memória livre e processador Atom 1.66?

[11] Comentário enviado por razgriz em 24/07/2013 - 11:48h

Olá!

Aline,

a princípio ele vai rodar mas o desempenho pode não ser tão satisfatório caso você tente realizar tarefas mais complexas e ou editar vídeos mais longos.

Qualquer coisa estamos aqui para ajudar ! \:o)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts