Como customizar uma imagem ISO do Ubuntu

Neste artigo eu mostro um passo a passo muito simples sobre como customizar uma imagem ISO do Ubuntu através da ferramenta UCK (Ubuntu Customization Kit).

[ Hits: 58.074 ]

Por: Perfil removido em 07/04/2011


Introdução



Tenho certeza que você já desejou ter uma imagem ISO, da sua distro preferida, que já instalasse tudo o que você quisesse.

O Ubuntu é um excelente sistema operacional, e como a maioria distribuições Linux mais populares, possui a filosofia de trazer em sua instalação padrão, muitas das ferramentas que um usuário final usará em seu dia a dia.

Mesmo assim, o Ubuntu ainda não possui em seu CD, muitos aplicativos que são indispensáveis para o uso cotidiano, talvez o maior exemplo disso, seja a falta de codecs multimídia. Sempre que você acaba de instalar ou reinstalar o Ubuntu, precisa de alguns minutos, ou até mesmo horas, caso tenha uma internet lenta, para deixá-lo redondinho, ou pelo menos com o essencial para uma utilização satisfatória. Pra isso, precisa fazer algumas atualizações, instalar os codecs para execução de multimídia, programas que você usa, mas que não vem instalados etc.

Na verdade, se você quer apenas instalar o Ubuntu em seu Desktop, até que esse trabalhão todo é interessante. Eu particularmente gosto de fazer tudo isso no meu notebook.

Mas e se você quiser instalar o Ubuntu para um amigo. E se esse amigo não tiver internet? Melhor nem instalar, pois o cara não poderá fazer metade das coisas que ele precisaria fazer.

E se você precisar instalar o Ubuntu em 10, 20 ou 30 máquinas? Seria muito chato, instalar o sistema e ir fazendo as alterações posteriormente em cada máquina. Mesmo que você salve os instaladores do apt da pasta /var/cache/apt/archives, ainda assim terá bastante trabalho.

E se não forem 20 nem 30 máquinas, mas sim 100, 200 ou 300? E se forem quase 500! Como foi o meu caso.

Aí meu amigo, é fundamental você ter em mãos uma imagem ISO do Ubuntu que já tenha tudo o que você precisa, não é mesmo?

Pensando nisso, trago neste artigo, um tutorial que lhe mostrará as ferramentas e os processos necessários para que você possa construir seu próprio Ubuntu customizado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Com vocês, o Ubuntu Customization Kit
Outros artigos deste autor

Desknotes e Walkpcs

Criando uma aplicação que mostra os processos em execução

Procedimento para descoberta de chave WEP

Como conseguir um trampo de Analista de Segurança da Informação (SQN)

Instalando o kernel 2.6.37 de maneira fácil no Ubuntu 10.10

Leitura recomendada

CrunchBang Backported - Instalação e Configuração

Principais Ambientes Gráficos

Finalmente consegui tirar o Windows do meu computador!

KDEmod: Tornando mais simples o KDE do seu Arch Linux

Como um monte de letras de um código fonte transforma-se em voltagens?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 07/04/2011 - 14:31h

Nossa cara,muito bom msm.Toda vez q eu sempre instala o ubuntu,tinha q ficar baixando codec's,mensageiros instantâneos etc...

Agor com essa sua dica vai ficar muito melhor pq ai eu vo precisar baixar tudo só uma vez.Ai na proxima instalação vai esta tudo lá pronto pra uso!

Legal msm gostei,vo adc nos favoritos!!

[2] Comentário enviado por removido em 07/04/2011 - 15:30h

Isso mesmo,

Esse programa facilita a vida dos ubunteiros de plantão.

Abraço

[3] Comentário enviado por tatuiano em 07/04/2011 - 16:33h

ja esta favoritado.muito bom caro gedi.10 proce...

[4] Comentário enviado por removido em 07/04/2011 - 16:35h

Valeu tatu.
Abração

[5] Comentário enviado por izaias em 07/04/2011 - 18:11h

Fala a verdade! Tem outra distro com tantos recursos como tem o Ubuntu?
Ainda vou testar sua Dica.

Parabéns Gedi!

[6] Comentário enviado por removido em 07/04/2011 - 18:41h

Olá zainha,

Tenho outro tutorial sobre esse mesmo assunto, porém com o slackware, que está na fila de espera.

Você vai ver que também muito simples customizar o dvd do slackware. Já que vc gostou do slackware, acho que também gostará de customizá-lo.

Só que daí não tem nenhuma ferramenta automatizada. É tudo manualmente, mas com um pouquinho de paciência dá pra deixá-lo com a nossa cara.

Abraço parceiro.

[7] Comentário enviado por izaias em 07/04/2011 - 18:58h

Ôpa! Legal então. Se não der uma trabalhinho, não seria Slackware! rs
Ok, estou no aguardo.

Tem uma coisa estranha aí, não gostei desse 'zainha'. rsrs

VLW!

[8] Comentário enviado por removido em 07/04/2011 - 19:09h

É o diminutivo de Záia.

rsrsrsrs

[9] Comentário enviado por izaias em 07/04/2011 - 21:56h

OK!

[10] Comentário enviado por BraveDOG em 08/04/2011 - 07:39h

Muito bom !!! Parabéns !

[11] Comentário enviado por brunotec em 08/04/2011 - 14:30h

Muito Bom!

deu até vontade de voltar para o Ubuntu agora! rsrsrss mas como eu sou curioso vou pesquisar e ver uma forma de fazer todos esses procedimentos no Debian! hehehehe

Parabéns, não sabia da existencia dele e sempre que eu queria fazer uma instalação customizada eu usava a imagem netinstall e depois rodava um script para instalar o que eu quisesse.

um abraço.

[12] Comentário enviado por renato_pacheco em 08/04/2011 - 17:50h

Gedimar, vc é parente do Golimar? =P

Brincadeiras à parte, parabéns! Ótimo artigo! Muito útil para quem trabalha na área de suporte: traz agilidade.

[13] Comentário enviado por removido em 08/04/2011 - 23:34h

Hahahaa, Golimar, nunca vi mai gordo!

Olá renato, realmente pra quem trabalha na área de suporte é uma mão na roda. Acho que melhor que isso, só o LFS hehehehe.

Abraço
============

Olá brunoteco
Eu acho que pode funcionar no Debian tb eim. Não cheguei a testar no debian, mas seria ótimo se funcionasse né?

Abraço

[14] Comentário enviado por marbreu em 09/04/2011 - 01:58h

Parabéns pela dica, já add em meus favoritos, mas gostaria de saber se este mesmo programa ou se teria outro com a mesma função para Linux SUSE.

:-) Atenciosamente.....

[15] Comentário enviado por lucianomarques1 em 09/04/2011 - 13:17h

Excelente artigo, bastante útil.

Parabéns !!!!!!!!!!!!

Luciano.

[16] Comentário enviado por pinduvoz em 09/04/2011 - 15:35h

Eu conhecia o Remastersys, que cria uma iso a partir de uma instalação personalizada do Ubuntu. E ele também funciona no Debian.

Para o seu caso, Gedimar, que era instalar o Ubuntu nos netbooks escolares (era isso, certo?), ele serviria bem, pois bastaria que vc instalasse e customizasse um, criando a iso a partir dele e instalando a versão "pronta" nos demais.

O mesmo vale para quem tem um parque de máquinas que, por exemplo, não vão rodar uma suite "Office" e precisam de alguns outros programas que o Ubuntu não traz por padrão.

Mas SL é assim mesmo. Há várias opções para fazer a mesma coisa e vc está de parabéns por mostrar uma delas aqui.

[17] Comentário enviado por removido em 09/04/2011 - 17:43h

Olá luciano, muito obrigado pelos parabéns.

Marbeu, não sei se existe algum software igual ou com a mesma finalidade para o SUSE, mas o SUSE STÚDIO (ferramenta online) parece ser muito bom, já recebeu grandes elogios do nosso amigo Fábio Farias, um dos grandes especialistas em openSUSE daqui do VOL.

Olá pinduvoz. Também já li bastante sobre o remastesys, outra grande opção para casos como esse, o Reconstructor também é muito bom e pode fazer o mesmo. Como SL é maravilhoso né?

Abraço à todos

[18] Comentário enviado por removido em 10/04/2011 - 11:37h

Olá Gedimar,

Excelente artigo, uma dúvida eu poderia usar o apt-get upgrade tb para que minha ISO já saia atualizada ? Para que toda vez que eu instalar o ubuntu não tenha que ficar atualizando do zero.

Mais uma vez parabéns !!!

Viva o Linxu !!!
Abs.

[19] Comentário enviado por raulgrangeiro em 10/04/2011 - 12:11h

Gedimar, excelente dica, tô querendo fazer um Ubuntu customizado pra notebook de meu pai. O note é meio velho, e deu o maior trabalho instalar o depois instalar xfce, minha net é lenta, então não dá pra baixar o xubuntu logo.

Vlw! Deus te abençõe!

[20] Comentário enviado por SmasherBomb em 10/04/2011 - 13:41h

muito bom este artigo

[21] Comentário enviado por removido em 10/04/2011 - 14:08h

Olá raul e smasher, muito obrigado pelo incentivo de vocês.

Master, você pode fazer o que quiser com o UCK, lembre-se que você tem acesso não só ao gerenciador de pacotes, mas também à um terminal, que lhe possibilitará fazer qualquer coisa que vc já faz em uma distro instalada. E depois da ISO pronta, se você quiser usar essa mesmo ISO já customizada para fazer mais algumas customizações, pode fazê-las normalmente.

Abraço

[22] Comentário enviado por juliaojunior em 11/04/2011 - 10:22h

Já foi p favoritos. :)

[23] Comentário enviado por Teixeira em 11/04/2011 - 17:01h

Gedi, você não conhece o Golimar? Olha ele aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=n0BKI4QrN5Q
(Versão indiana do Thriller do Michael Jackson)

[24] Comentário enviado por removido em 11/04/2011 - 17:22h

Koasokakoaksokasoaksoaksaoks, me engasguei aqui kkkk

Eu já tinha visto um pedaço na tv, mas não sabia que esse era o Golimar, rsrsrsrs

Esses indianos!!...

[25] Comentário enviado por renato_pacheco em 12/04/2011 - 09:32h

Aaaahhhh!!! Até q enfim alguém informado aki! Obrigado, Teixeira. Achei q ia ficar no vácuo com o trocadilho... hehehehe!

[26] Comentário enviado por izaias em 12/04/2011 - 09:57h

rsrs
Também não conhecia a criatura.

[27] Comentário enviado por edinopereira em 12/04/2011 - 16:48h

Boa Tarde, para quem estiver com dificuldade no término da customização e está apresentando o seguinte erro:

mkdir -p boot
mkbootmsg -O -v -L ../.. -l boot/log -c boot.config boot/init
make: mkbootmsg: Command not found
make: *** [bootdir] Error 127
Failed to build gfxboot theme

Atualize o pacote da seguinte maneira:

sudo add-apt-repository ppa:uck-team/uck-stable

sudo apr-get update

sudo apt-get install uck

aceite a atualização e a instalação de algumas dependências.

Esse erro ocorreu comigo no ubuntu 10.10, após a atualização da dependências o pacote funcionou perfeitamente.

Parabéns pelo artigo, está me ajudando muito na padronização e agilidade de instalação de uma lanhouse.

Atte.: Édino Pereira
http://www.foxitapeva.com.br
@foxitapeva

[28] Comentário enviado por removido em 12/04/2011 - 18:29h

Oxi, muito obrigado pela contrbuição Édino!

Abraço

[29] Comentário enviado por ipi em 17/04/2011 - 21:42h

Parabéns! Excelente.

[30] Comentário enviado por vinivieira em 29/04/2011 - 08:24h

Olá Gedimar!

Cara, estou com um problema no UCK. Eu instalei ele na máquina e tb atualizei segundo a dica do edinopereira.
O problema é que, após a customização propriamente dita, quando clico em Continue Building, ele dá um erro no terminal. O UCK não consegue encontrar algum mirror. É mais ou menos isso:

wget [opção]...
Failed wget

To usando o Ubuntu 10.10.

Vlw!!

[31] Comentário enviado por hugogpd em 18/07/2011 - 18:32h

Interessante, atribui nota 10 porque é bom mesmo, só tem um detalhe, acho que o mais coerente seria sempre fazer os tutoriais com a versão mais recente do sistema operacional indicado.

Mas ta de parabéns, já tinha usado este programa (UCK), mas aprendi a maneira mais eficiente com este artigo. Obrigado

[32] Comentário enviado por Zaraki em 01/11/2011 - 20:34h

Muito bom o artigo! E o encontrei na hora certa, pois estou pra formatar um bom número de máquinas no meu trabalho. Meus Parabéns.

[33] Comentário enviado por mbrainiac em 30/01/2012 - 17:58h

O UCK pode ser instaldo no Debian?

Tentei sem sucesso o remastersys:

tentei tb pelo shell

observação após alguma tentativas crieie tb a pasta
/home/remastersys


root@hotpc:/home/brainiac# remastersys backup DebianSqueezeBrainiac.iso
System Backup Mode Selected
Can't find either aufs-modules or unionfs-modules - please install a kernel that has these available
/usr/bin/remastersys: line 168: /home/remastersys/remastersys/remastersys.log: Arquivo ou diretório não encontrado

sem sucesso via shell e gráfico

no gráfico fala que foi criado

[34] Comentário enviado por removido em 30/01/2012 - 20:32h

Creio que o UCK pode ser sim, instalado no Debian. Mas ele não customiza imagens que não sejam Ubuntu.

[35] Comentário enviado por elppans em 30/09/2012 - 21:59h

no Ubuntu 12.10, ao tentar criar a imagem dá o seguinte erro:

open2: exec of fribidi --nopad --nobreak failed at bin/po2txt line 112
make[1]: ** [he.tr] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/tmp/tmp.GwsCH2mR7I/gfxboot-theme-ubuntu/po'
make: ** [po] Erro 2
Failed to build gfxboot theme

Pra quem tiver este mesmo erro, instale o pacote "libfribidi-bin":

$ apt-get install libfribidi-bin

que daí funciona normalmente.

Não adianta procurar sobre este erro no google que não vai achar (eu procurei), então fui na opção "vai ou racha", procurei algum pacote referente com o aptitude e instalei e deu certo.

Ia fazer um post sobre isto mas já tem, ainda bem que procurei antes xD

flws
Abraços Gedimar
Abraços pra todo mundo xD

[36] Comentário enviado por removido em 06/01/2013 - 15:10h

Esse programa funciona com outras distribuição ? (kubuntu, linux mint, debian etc)

[37] Comentário enviado por Ale79 em 05/10/2013 - 20:50h

Tutorial simplesmente PERFEITO, e olha que pesquisei bastante na net, Parabéns!

[38] Comentário enviado por michelrs em 14/03/2014 - 15:56h

trabalho no centro social marista de formacao tecnologica aqui na grande porto alegre, cidade de viamão/RS. atendemos a populacao carente atraves de cursos de informatica basica em onibus que passam pelas comunidades. abrigamos tambem o centro de recondicionamento de computadores aonde recondicionamos as maquinas do governo do estado e instalamos xbuntu por ser uma distribuicao mais leve por ter xfe como interface grafica. Precisamos criar uma imagem customizada incluindo o papel de parede do centro sem que possa ser alterado por usuarios comuns sem permisao root. neste tutorial é possivel fazer ? e como?
sou meio leigo nas linhas de comando mas entendo bem... eu faco instaladores via pendrive usando o yumi para gerar os pendrives bootaveis.
preciso de dicas como fazer.

obrigado

[39] Comentário enviado por slotcar em 28/05/2014 - 08:01h

Olá,

Gostaria de uma ajuda! Estou Tentando usar o UCK com a versao do linux educacional 4.0 mas o processo acusa erro! Pode me ajudar!!!

Customization dir=/home/professor/tmp/customization-scripts
Mounting ISO image...
Unpacking ISO image...
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/blue-lowerleft.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/blue-lowerright.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/blue-upperleft.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/blue-upperright.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/debian.jpg': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/logo-50.jpg': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/red-lowerleft.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/red-lowerright.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/red-upperleft.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pics/red-upperright.png': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/b/b43-fwcutter/b43-fwcutter_012-1build1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/b/binutils/binutils_2.20.1-3ubuntu7.1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/b/build-essential/build-essential_11.4build1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/d/dkms/dkms_2.1.1.2-2ubuntu1_all.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/d/dpkg/dpkg-dev_1.15.5.6ubuntu4.5_all.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/f/fakeroot/fakeroot_1.14.4-1ubuntu1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/g/gcc-4.4/gcc-4.4_4.4.3-4ubuntu5_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/g/gcc-4.4/g++-4.4_4.4.3-4ubuntu5_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/g/gcc-4.4/libstdc++6-4.4-dev_4.4.3-4ubuntu5_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/g/gcc-defaults/gcc_4.4.3-1ubuntu1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/g/gcc-defaults/g++_4.4.3-1ubuntu1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/le-multiterminal/le-multiterminal_1.0.6_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/linux/linux-image-2.6.38-8-generic_2.6.38-8.42_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/linux/linux-libc-dev_2.6.32-33.70_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/linux-atm/libatm1_2.5.1-1.2_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/linux-meta/linux-headers-generic_2.6.32.33.39_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/l/listpci/listpci_0.1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/libu/libusb-v1/libusb-v1_1.0.6-3_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/p/patch/patch_2.6-2ubuntu1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/p/pptp-linux/pptp-linux_1.7.2-4_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/s/setserial/setserial_2.17-45.2_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/ubiquity/oem-config_2.2.27_all.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/ubiquity/oem-config-kde_2.2.27_all.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-mesa/umx-mesa_7.2-4_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-multimedia/umx-multimedia_146-20110215111041_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-server/umx-server_153-201102081326_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-storage/umx-storage_139-20110215111042_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-tusb/umx-tusb_1.0-4_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/u/umx-utils/umx-utils_3918-20110215110936_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/pool/main/x/xz-utils/xz-utils_4.999.9beta+20091116-1_i386.deb': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/preseed/cli.seed': Input/output error
cp: reading `/home/professor/tmp/remaster-iso-mount/preseed/kubuntu.seed': Input/output error
Unmounting /home/professor/tmp/remaster-iso-mount...
Failed to unpack ISO from /home/professor/tmp/remaster-iso-mount to /home/professor/tmp/remaster-iso
Build ended at 2014-05-28 07:51:16

Este é o erro.

obrigado

[40] Comentário enviado por proose em 27/05/2016 - 09:40h

Bom dia,

sou novo na aplicação linux.
Tinha um linux no Virtual Box já com todas as aplicações que uso e quando fiz o procedimento (não precisei instalar mais nada).
Pedi para gerar a imagem ele fez normalmente com o arquivo livecd.iso mais quando executei em nova instalação em uma máquina virtual não foi.
Vale ressaltar que a imagem acima ficou menor que a imagem que tenho do ubuntu sem nada.
Ressalto que não apresentou nenhum erro na execução dos procedimentos acima.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts