Colocando Windows, Linux e Mac Os X em um mesmo PC

Já que quando se fala de Linux, se fala de LIBERDADE DE ESCOLHA, vou tentar ensinar como instalar o Mac OS X, o Linux e o Windows em um mesmo PC.

[ Hits: 85.528 ]

Por: M4iir1c10 em 14/03/2007 | Blog: https://github.com/mauricioph


Preparação



Existem vários artigos na internet ensinando a instalar um Mac OS X (a partir de agora irei me referir ao mesmo como "Mac") em PCs, mas nesse artigo vou mostrar o jeito mais fácil de fazer isso, embora para que a pessoa esteja pronta para fazer isso é necessário um pouco de conhecimento com relação a instalação de sistemas operacionais, pois não pretendo me aprofundar colocando o passo-a-passo para a instalação dos 3 sistemas.

Nem todos os PCs podem rodar o Mac porque ele usa uma instrução do processador específica a SS2 e SS3. Para saber se o seu computador pode rodar o Mac ou não, baixe o cpu-z:
Usando o cpu-z você vai poder ver se o seu processador tem as instruções SSE2 e SSE3, caso só tenha a SSE2 já é possível instalar, embora se tiver o SSE3 você tem alguns problemas para abrir alguns programas, mas nada que impeça de instalar. Se o seu CPU tem apenas a instrução SSE, sinto muito...


Próximo passo é ter um Linux LiveCD.


Pode ser qualquer um de sua escolha.

Conexão com uma rede.


Um Mac com processador Intel conectado na mesma rede, você pode contar com a ajuda de algum colega que tenha um Mac (diz pra ele, você não vai acreditar no que eu posso fazer com o seu Mac e esse Linux-LiveCD) ou o seu próprio Mac.


CD do Windows de sua preferência, caso você queira o Windows Vista, pode preparar HD pois só ele consome 10GB para instalar, aconselho o XP.

2 HDs, não que 1 seja impossível, mas com 2 fica menos bagunça e se você quiser 1 tem que ser um MEGA HD, pois você deve levar em consideração que além dos arquivos do sistema, tem também os seus vídeos, mp3s, jpgs, etc.

80 a 100GB seria razoável, por isso eu aconselho 2 e vou usar como o exemplo do artigo 2HDs.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Preparação
   2. Instalando na ordem certa
Outros artigos deste autor

Rode Linux no seu iPod

Codificação e decodificação entre ASCII, hexadecimal e unicode

Proteção de tela ou vídeo como papel de parede

Letras brilhantes com Gimp

Instalando Beryl no Windows XP

Leitura recomendada

BS 25999 - Business Continuity Management - Continuidade dos Negócios

Ovos de Páscoa no GNU/Linux

Ruby + Rails + Gem + Mongrel Cluster + Apache + MySQL n0 Red Hat EL

Recuperando imagem ISO com falha usando JIGDO

Configurando dispositivo CD-R/CD-RW e gravando CD em modo texto

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/03/2007 - 08:46h

Demais!
Muito bomo artigo, legal saber que existe a possibilidade de ter esses três sistemas juntos!
Mas você poderia ter explicado melhor a parte do SSE3: da maneira que está escrita, eu precisei ler algumas vezes para entender... ou não.

Simplificando: é bom ter (1)SSE2 e SSE3 ou (2)SSE2 e não SSE3?
Pelo que entendi, o (1) é melhor, embora o (2) também sirva.

[2] Comentário enviado por dupotter em 14/03/2007 - 08:57h

Opa, pra saber se o processador tem SSE2 ou SSE3 basta dar um "cat /proc/cpuinfo", sem precisar de baixar nenhum programa for windows.
Quanto ao Mac OsX (que será chamado de OsX a partir de agora), é um SO unix-based, derivado do freebsd, seu kernel é o darwin, que é software livre, inclusive podemos instalar o darwin livremente. O que é pago é a interface do sistema, o acqua, que acompanha o OsX. A Apple tem uma política muito restritiva para seus softwares (atitude corretíssima), segunda a licença de uso do OsX, o mesmo não pode ser instalado em máquinas não-apple, ou seja, qualquer instalação em computadores que não seja da Apple é crime, mesmo que você compre o OsX original, ainda é crime.
Outra coisa, a instalação do OsX em computadores x86 está cada vez maior, assim, existe muito material sobre a instalação do mesmo, vale dar uma olhada, visto que o sistema original não instala em computadores normais, é necessário uma versão "modificada" (leia-se crackeada) para a instalação em computadores não-apple.
Um dos melhores sites sobre o OSX86 (assim é chamado o OsX modificado para pcs) é o http://netarte.mastertopforum.com/index.php que é um site muito completo, inclusive com links para torrents da imagem de instalação do OsX, tutoriais ensinando a instalar e lista de hardware compátivel.
Nunca ouvi falar em instalação pela rede do OsX partindo de um computador Apple para um PC normal, mesmo porque é improvável, já que o OsX usa um sistema mais avançado de boot, tanto que as máquinas Apple não tem BIOS. Não estou indo contra o artigo, posso estar enganado, mas copiando o sistema original para um computador PC acho meio difícil viu, se fosse PC pra PC aí sim, já que o sistema já estaria modificado para bootar em PCs.
Se quer experimentar o OsX86, baixe a imagem iso via torrent, coloque pra dar boot pelo dvd e aí é festa, a instalação é mais simples que tirar doce de criança. Ah, a versão que o pessoal ta usando é a 10.4.8 (O 10 é a versão do sistema operacional, o 4 significa sua 4ª evolução, que cujo o codinome é Tiger, o 8 significa que já houve 8 atualizações até agora desta versão). Mais uma coisa, nos sites de torrent, procure pela versão 10.4.8 lançada pelo Jas, é a melhor versão para do OSX86 atualmente.
Não se esqueçam galera, PIRATARIA É CRIME, não estou fazendo apologia a pirataria. As informações aqui mostradas são apenas para uso educacional, visando o compartilhamento de informações.

[3] Comentário enviado por dupotter em 14/03/2007 - 09:07h

xisberto, se seu pc tem SSE3, blz. É o seguinte, quando o OsX foi portado para processadores x86 (antes era só pra processador PPC), um dos requisistos era que o processador tivesse SSE3, mas aí o pessoal conseguiu crackear o sistema para funcionar com SSE2.
É recomendável que o processador tenha SSE3 para ter uma melhor experiência, já que com SSE3 ele roda mais redondo. A principal diferença pro usuário, é que se você usa programas que não são UB (binário universal), eles vão rodar mais devagar, deixa eu explicar.
O OsX era para PPC, outro tipo de processador, ai, ele foi portado para o x86 (Intel e AMD), ai a galera que desenvolve programas para o OsX, começou a lançar versões binário universal (programas que funcionem tanto para a versão PPC (Macs antigos) e x86 (Macs novos, iguais nossos pcs). Só que tem muito programa ainda que não foi portado pra binário universal, como exemplo, podemos citar o Adobe Photoshop e o Microsoft Office for Mac. Ai, para programas deste tipo funcionar, eles precisam de usar o Rosetta, que é um emulador que o OsX trás contigo e que roda sem a gente perceber, basta executar o office ou o photoshop que o rosetta já se encarrega de rodar o software tranquilo, é lógico que um programa que não seja binário universal roda mais lento que um UB. Ai pro Rosetta rodar mais redondo, é necessário SSE3, se o PC tiver apenas SSE2, o Rosetta pode não funcionar normal, mas isso é o de menos, afinal, pra cada programa que não tem versão UB, já existe um equivalente que já seja UB.

[4] Comentário enviado por gabriel_correa em 14/03/2007 - 11:26h

Nossa Muito bom o topico... eu vou tentar fazer aqui abraços

[5] Comentário enviado por M4iir1c10 em 15/03/2007 - 05:24h

Obrigado Eduardo pelas suas dicas apesar de algumas coisas que vc disse realmente soaram contra o artigo, mais ainda assim foram bem instrutivas, quanto a passar um OsX de um PPC para um pc nao da! mais um Osx de um mac com intel (Core Duo) sim e possivel fazer isso pela rede.
cat /proc/cpuinfo so funciona no Linux, entao vamos pensar nos amigos que ainda estao com o Windows apenas...
:-)

[6] Comentário enviado por dupotter em 15/03/2007 - 07:35h

Ah, galera, saiu a versão 10.4.9, não dou uma semana pra galera já criar um dvd-genérico pro pessoal sair instalando. E ai, que tal sair impressionando aquele amigo que instala windows+UltimateExtremeSuperPowerThemePackUltra pra rolar uns efeitozinhos gráficos. Mete um Tiger pra cima dele e uma distro linux com beryl!

[7] Comentário enviado por M4iir1c10 em 16/03/2007 - 01:09h

Ae galera para completar o artigo veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=MBEIdiPFoWc
A versao do Mac e 10.4.7 Valeu.....

[8] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 17/03/2007 - 00:30h

Ai rapaz descupa mais pelo que sei o sistema da Apple desde do OS2 até o Darwin BSD /kFreeBSD o sistema roda isolado e a instalação do mesmo fica numa pasta onde nenhum usuario pode ter acesso quando ele estiver em execução nem mesmo o root ja que o sistema foi criado para ser plug-in-play naum ah necessidade do usuario entrar na pasta do sitema e o pior é proibido a copia dele, naum sei mais com relação do 10 em diante mais ate o 9.0 todo e qualquer usuario é proibido de ter acesso direto no sistema quando os discos estiverem montado, tal ação é ate por nivel de segurança ja que ate hoje naum fiquei sabendo de virus para MACS na forma que acontece para o Windows exite sim Worms mais que é necessario ter que baixar e instala-los e naum é o sistema que fica comprometido é a conta do usuario.
Se crackearam o OS Darwin BSD /kFreeBSD MAC para rodar em x86 que naum seja de produção da Apple simplismente cometeram um erro pois ira deixar o sistema com uma fama igual a do linux atualmente um windows sem interface grafica e com os mesmo problemas.


[9] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 17/03/2007 - 00:33h

mais como ele tem a melhor interface grafica pode ate conseguir bater o windows nesse quesito pois seria um unix simplismente capado com codigo naum confiavel.

[10] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 17/03/2007 - 00:55h

e aproposito o artigo esta reprovado na minha opnião usando o Linux para pirater ira pegar mais feio ainda para a comunidade.

[11] Comentário enviado por M4iir1c10 em 19/03/2007 - 10:30h

Bom dizem que esse artigo infringe a Lei de Copyright e e um incentivo para a pirataria....Sera???
Existem duas coisas que devemos levar em consideracao:
A lei de acordo com a Apple e a Lei de acordo com os orgaos Brasileiros, veja que a Apple se referre a 1 Apple para outro Apple e nada de Apple para PC.... Se nao te convence esse paragrafo veja que o paragrafo 8 diz que a Apple nao se responsabiliza por danos causados por vc em seu computador por utilizacao fora dos padroes indicados pela Apple isso quer dizer que se vc resolve instala-lo em um pc e de sua responsabilidade...

Ja a constituicao Brasileira em outras palavras diz que se vc copia algo para vc e nao para comercializar, para de alguma forma aprender algo, isso nao constitui crime, vc nao esta obtendo lucro nem dando consideravel prejuizo a empresa....

Copyright da Apple sobre Mac OsX

2. Uso Autorizado pela Licença e Restrições.
A. Esta Licença lhe permite instalar e usar uma cópia do Software Apple em um único computador da marca Apple por vez. Esta Licença não permite
que o Software Apple exista simultaneamente em mais do que um computador, e você não pode tornar o Software Apple disponível em uma rede
onde fosse utilizado por vários computadores ao mesmo tempo. Se você usar o Assistente de Configuração para transferir software de um
computador da marca Apple a outro computador da marca Apple, por favor, observe que a continuidade do uso da cópia original do software pode
ser proibida uma vez que uma cópia tenha sido transferida a outro computador, a menos que você já disponha de uma cópia licenciada desse
software em ambos computadores. Você deve verificar os respectivos contratos de licença de software para conhecer os termos e condições
aplicáveis. Você pode fazer uma cópia do Software Apple (excluindo o código da ROM de Inicialização) em formato de apenas-leitura somente com
fins de segurança, desde que esta cópia de segurança contenha todos os avisos de direitos autorais ou outras notas sobre propriedade constantes no
original.



8. Limitação da Responsabilidade. DENTRO DO PERMITIDO POR LEI, EM NENHUM CASO A APPLE SERÁ RESPONSÁVEL POR DANOS PESSOAIS OU QUALQUER PREJUÍZO INCIDENTAL,
ESPECIAL, INDIRETO OU CONSEQÜENTE, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, PREJUÍZOS POR PERDA DE LUCRO, PERDA DE DADOS, NÃO CONTINUIDADE DO NEGÓCIO OU QUALQUER
OUTRO PREJUÍZO OU PERDA COMERCIAL, DECORRENTES OU RELACIONADOS AO SEU USO OU SUA INABILIDADE EM USAR O SOFTWARE DE APPLE OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO,
SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A TEORIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL (NÃO CUMPRIMENTO DE CONTRATO OU QUALQUER OUTRO) E ATÉ MESMO SE A APPLE HOUVER SIDO AVISADA
DA POSSIBILIDADE DESTES PREJUÍZOS. ALGUMAS JURISDIÇÕES NÃO PERMITEM A LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR DANOS PESSOAIS OU PREJUÍZOS INCIDENTAIS OU
CONSEQÜENTES, ASSIM ESTA LIMITAÇÃO NÃO SERÁ APLICÁVEL A VOCÊ. Sob nenhuma circunstância a responsabilidade integral da Apple com relação a você por todos os danos
(além dos que poderão ser requeridos pela lei em vigor nos casos de danos pessoais) excederá a quantia de cinqüenta dólares ($50.00). As limitações precedentes serão aplicáveis
mesmo se o recurso descrito acima não cumprir seu propósito essencial.

A lei Brasileira diz:

O artigo 46 da Lei 9.610/98:

"Art. 46. Nao constitui ofensa aos direitos autorais, a reproducao parcial ou integral, a distribuicao e qualquer forma de utilizacao de obras intelectuais que, em funcao de sua natureza, atenda a dois ou mais dos seguintes principios, respeitados os direitos morais previstos no art. 24:


I - tenha como objetivo, critica, comentario, noticiario, educacao, ensino, pesquisa, producao de prova judiciaria ou administrativa, uso exclusivo de deficientes visuais em sistema Braile ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatarios, preservacao ou estudo da obra, ou ainda, para demonstracao a clientela em estabelecimentos comerciais, desde que estes comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilizacao, sempre na medida justificada pelo fim a atingir;

II - sua finalidade nao seja essencialmente comercial para o destinatario da reproducao e para quem se vale da distribuicao e da utilizacao das obras intelectuais;

III - o efeito no mercado potencial da obra seja individualmente desprezavel, nao acarretando prejuizo a exploracao normal da obra;


Paragrafo unico - A aplicacao da hipotese prevista no inciso II deste artigo nao se justifica somente pelo fato de o destinatario da reproducao e quem se vale da distribuicao e da utilizacao das obras intelectuais ser empresa ou orgao publico, fundacao, associacao ou qualquer outra entidade sem fins lucrativos;

[12] Comentário enviado por M4iir1c10 em 19/03/2007 - 10:44h

Bom Paulo Henrique se os arquivos sao ou nao acessiveis eu nao sei, somente sei que um comp com 2 sistemas operacionais, devido os metodos utilizados neste artigo hoje tem 3 sistemas sendo eles Windows Linux e Mac OsX, agora com respeito a esse comentario:

"Se crackearam o OS Darwin BSD /kFreeBSD MAC para rodar em x86 que naum seja de produção da Apple simplismente cometeram um erro pois ira deixar o sistema com uma fama igual a do linux atualmente um windows sem interface grafica e com os mesmo problemas."

Eu nunca ouvi falar que o Linux chegou a esse nivel de ser comparado com o windows dessa maneira... Agora a questao e : Vc tem certeza que a comunidade que vc procura nao e a "Viva o BSD"??? Alias eu ja ouvi falar a respeito do BSD:
"E igualzinho o Linux, ne?"

Sem ofensas ok!!!

[13] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 19/03/2007 - 21:12h

Descupe mais é melhor ter mais respeito sobre BSD ele naum igual a LINUX ele é UNIX ou melhor São os Ultimos UNIX ainda. Linux é DESKTOP sim senão naum era ele que vinha em computadores do governo, BSD pode ser tudo e ainda com a ESTABILIDADE de uptime de Anos e a SEGURANÇA que nenhum SISTEMA OPERACIONAL seja desenvolvido em qualquer base financeira ou open source pode ter chance de BATELOS sabe por que não somos MARKETEIROS como vcs usuarios de LINUX ou qualquer outro sistema, primeiro FAZEMOS depois OFERECEMOS, o que é o oposto do LINUX que alem de ser so um KERNEL apenas isso um KERNEL e com seus milhares de desenvolvedores ao redor do mundo naum consegue chegar nem perto dos BSDs.
Os Sistemas BSDs são e continuaram a ser os melhores. e So coloquei meus comentarios aqui por que o que fizeram é errado. E antes de vangoriar qualquer coisa procure primeiro saber por que aquela coisa é.
Não tem parte de nada em que não esteja Incluidos desde ponto de parte herança de Codigo para redes, sistemas de Janela qualquer coisa ate databases tem codigo BSDs la e por mais que afirme que não antes terão que explicar por que você navega hoje na INTERNET e consegue ver seus e-mails.

[14] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 19/03/2007 - 21:14h

E beleza sem ofenças a nenhum sistema todos cumprem com o que promete m alguns melhores outros piores mais fazem o que o usuario quer seja como for e gostaria ate de porder conversar com vc pelo menos pelo MSN ou ate ICQ meu e-mail é phenrbr@hotmail.com tranquilo e valeu pelo menos não coloca dinheiro em bolso de Ladrões ....


[15] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 19/03/2007 - 21:23h

E gostei vejo que esta muito bem informado sobre Licenças e a Contituição mais será que ela é valida perante um bando de almofadinhas que trabalha para empresas de nivel Monopoliais.

[16] Comentário enviado por M4iir1c10 em 07/04/2007 - 08:00h

So concertando o Link para o resultado do boot triplo
http://www.youtube.com/watch?v=Ti4VjHWse_8

[17] Comentário enviado por M4iir1c10 em 08/04/2007 - 15:51h

resposta ao comentario de LIVE_UNIX_BSD de 17/03/07 00:30--
O comando DD trabalha com fluxo de dados, o que permite a ele acessar e copiar qualquer ponto do disco rígido, tornando possível a cópia de trechos específicos do HD, onde um sistema operacional comum não teria acesso.

[18] Comentário enviado por Ninja_Linux em 26/04/2007 - 09:59h

como faço pra instalar mac +windows+linux no mesmo hd

[19] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 06/05/2007 - 01:10h

Tudo Bem quando ao comando DD, só que como me referi o a pasta do sistema é intocado quando os discos estão montados, a utilização dele só é recomendada para Hardware praticamente iguas caso contrario podera ter problemas.

Mais valeu pela discussão de ideias. sempre se aprende coisas novas

[20] Comentário enviado por nocyvo em 12/06/2007 - 00:08h

opnde baxo esse 10.4.8?
tenho o x.4.5 e me amarerei
muito leve

mas só poderia ser em http
torrente ñ rola na minha rede


vlw

[21] Comentário enviado por M4iir1c10 em 12/06/2007 - 00:31h

http://wsidecar.apple.com/cgi-bin/nph-reg3rdpty2.pl/product=11796&cat=60&platform=osx&method=sa/MacO...

Essa e uma imagem .dmg ela so abre no Mac, portanto esse e um update para o sistema 10.4.7 se vc seguiu esse artigo e instalou o 10.4.7 vc pode usar esse update, nao tente instalar esse update como se fosse o sistema operacional, ok!

Essa imagem e de 206Mb.

Apesar de ser um update para os sistemas da intel eu nao aconselho o update se vc nao tiver um backup do 10.4.7, pois nunca se sabe ne! vai que eles colocaram algo para impedir as pessoas de instalar no pc e esse update acaba detonando o seu Mac-Pc, foi com essa historia de update que a estrelinha azul da Micro$oft fez sucesso no mundo todo.... :-)

[22] Comentário enviado por aloby em 29/08/2007 - 00:32h

oi pessoal, sou novo na área e não manjo nada de Linux... enfim estou caindo de paraquedas aqui. O Fato é que tenho um MAC antiguinho, um Power PC 6500 - 300 - 603ev e queria instalar um Linux nele... alguém pode dar uma dica para procedimentos? Não quero emular e sim formatar a HD e instalar o Linux Ubuntu... Alguém sabe se é possível? Alguém pode indicar alguém? Abraços a todos... ALOBY

[23] Comentário enviado por M4iir1c10 em 29/08/2007 - 09:17h

Vc deve dar uma olhada no site da distro que vc quer e se tiver uma versao para ppc baixe ela e siga a instalacao normal, lembre-se nao use i386 ou qualquer outro *86 para instalar nada e invez disso use sparc ou ppc

[24] Comentário enviado por bragil em 10/10/2007 - 11:08h

Excelente artigo!

Só uma pequena contribuição, é possível saber se o processador possui as instruções necessárias através do seguinte comando no Linux:

cat /proc/cpuinfo

Aparecerá algo do tipo:

processor : 0
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 15
model : 2
model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.26GHz
stepping : 9
cpu MHz : 2278.436
cache size : 512 KB
fdiv_bug : no
hlt_bug : no
f00f_bug : no
coma_bug : no
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 2
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe cid xtpr
bogomips : 4561.79

Veja que a instrução sse2 aparece em "flags".

[25] Comentário enviado por julianaa182 em 10/12/2007 - 21:19h

pq o sistema operacional mac os recebe o nome de animais?

[26] Comentário enviado por M4iir1c10 em 10/12/2007 - 23:53h

Juliana eu nao sei exatamente o motivo mais oque pude analizar e que o Steve Jobs sempre coloca nome dos grandes felinos nesse grupo dos grandes felinos estao:

10.0 =cheeta
10.1 =Puma
10.2 =Jaguar
10.3 =Panther / Pantera
10.4 =Tiger /Tigre
10.5 =Leopard / Leopardo

10.6 =Provavelmente sera [*****] ou Linx isso ainda esta em votacao mais esses dois nomes ja foram patentiados como nomes dos futuros Sistemas Operacionais da Apple.

Creio que essa paixao por Felinos e devido a uma analogia entre a velocidade dos Felinos e a velocidade do sistema operaciona...

[27] Comentário enviado por dtux em 25/02/2008 - 08:17h

Cara teria como me mandar ou postar aqui o seu lilo.conf, para dar uma olhada como vc colocou o Mac para bootar com o lilo....

[28] Comentário enviado por M4iir1c10 em 26/02/2008 - 06:46h

boot=/dev/hda
map=/boot/map
install=/boot/boot.b
prompt
timeout=50
message=/boot/message
lba32
default=Slackware

image=/boot/vmlinuz-2.6.22
label=Slackware
initrd=/boot/initrd-2.6.22.img
read-only
root=/dev/hda2

other=/dev/hda1 label=Windows

other=/dev/hdb1 label=MacOSX86

[29] Comentário enviado por filipe.abreu em 28/02/2008 - 13:04h

Olá Mauricio. Tenho um PC e um Mac (ambos Intel 2 DuoCore). A instalação pode ocorrer normalmente? Ou seja, posso instalar o MacOS em um PC com processador Intel 2 DuoCore (modelo 6600, no caso do PC) ? A minha placa mãe tem chipset VIA (não lembro bem qual agora).

Outra dúvida é se eu posso instalar sem medo em um mesmo HD, em uma partição diferente. Tenho 3 partições, uma com o Windows, outra que uso para arquivos pessoais e outra com Linux. Estava pensando instalar o MacOS nesta partição que tenho arquivos pessoais (depois de fazer um backup, claro). Eu corro o risco de perder tudo e ter que refazer as partições e ter que reinstalar o Windows e o Linux?

[30] Comentário enviado por M4iir1c10 em 29/02/2008 - 09:25h

Na época que eu fiz esse artigo o mac era o 10.4.7 depois disso veio o 4.8, 4.9 e 10.5 (Leopard), esses eu não posso garantir que vá funcionar pois não testei com eles, uma das formas mais fáceis e seguras e através de uma imagem da VMware que rola pela net dessa versão (10.4.7), já se a sua versão e outra eu não posso afirmar que vai dar tudo certo...

Se o processador suporta SSE2 e 3 então da sem problemas, eu acredito que o core 2 duo tem essa capacidade e muito mais :-)

as placas da VIA apresentaram uns problemas no começo mais depois foram corrigidos, pode ser que no seu caso aconteça algo ou não, depende da versao dela...

em um unico HD e mais seguro e facil, ja se vc quiser em uma particao... da mais e mais trabalho...

Quando eu escrevi esse artigo eu tinha "acabado de chegar" no VOL e nao percebi o risco que estava colocando os leitores do meu artigo com o comando dd.

Se vc quer se aventurar a aprender o comando dd faca isso com um usb mais nao com o seu HD pois o dd significa "Dataset Definition" "Configuracao de Data Definida", os criadores do comando fizeram uma brincadeira com o nome do comando e chamaram de "Destroying the Disk"

dd bs=1048576 if=./tiger-x86-flat.img of=/dev/hdb

esse comando esta pulando 1048576 bits que em termos binários seria 2/20 (nao entenda o 20 como fração mais sim como expoente), que em termos de informatica e "quase" 1 Mb para a MBR, se voce tem o windows na primeira particao e o Linux na segunda e vc e muito bom de matematica ao ponto de deixar o seu professor confuso... vc vai fazer as contas de quantos bytes tem nessas duas particoes e vai substituir o bs=1048576 pela quantidade exata de bits existentes entre a MBR e a terceira particao.

o comando dd e perigoso porque se vc errar o numero ainda que seja por 1 bit ele vai criar uma particao com a tabela toda errada podendo assim destruir o disco.

Ou seja se vc quer mesmo instalar os 3 na mesma particao nao poupe os dois sistemas, formate tudo, copie o Mac primeiro, instale o Windows depois e por fim o Linux.

Fazendo assim (1-Mac, 2-Windows e 3 Linux), voce so vai conseguir fazer o boot do Linux e Windows pelo o grub ou lilo, mesmo que voce coloque no lilo:
other=/dev/hda1 label=MacOSX86

e no Grub
chainloader+

Nao vai dar certo, pois o lilo vai jogar o root para o chainloader que so vai encontrar o Windows e vai ignorar o mac, para resolver esse problema siga as intrucoes a seguir....

[31] Comentário enviado por M4iir1c10 em 29/02/2008 - 09:44h

Reinicie o Windows abra o DOS (isso mesmo o velho DOS ou o cmd), digite:
diskpart
list disk #vai aparecer os discos que vc tem, se vc tiver mais de 1
select disk x # Troque o x pelo HD correspondente.
list partition
select partition y # troque o y pela particao do Windows
active
exit

Reinicie e baixe esse programa http://blogulate.com/files/macosx/tboot.zip
descompacte-o na mesma pasta que ntldr (geralmente C:\), acrescente a seguinte linha ao boot.ini

c:tboot="Mac OSX"

Se o seu Windows e o Vista vc deve arrumar o arquivo ntldr com alguem que tenha o windows XP ou com o cd de instalacao do XP, coloque tboot e o boot.ini na raiz da particao do Vista.

[boot loader]
timeout=0
default=c:tboot

[operating systems]
c:tboot="Mac OSX"

O Vista vai detectar e adicionar o Mac na lista de boot na proxima inicializacao.

Existe tambem a opcao de usar o proprio bootloader do Vista...

1. Coloque o tboot no drive C:\ do vista.
2. Abra o DOS esteja certo de estar logado como Administrador e digite:

bcdedit /create /d "Mac OSX" /application bootsector

esse comando retorna um numero de identificacao, {ID}

3.Use o comando abaixo para o tboot, mude o {ID} de acordo com o seu:

bcdedit /set {ID} device bootbcdedit /set {ID}
path tbootbcdedit /displayorder {ID} /addlast

Pronto nesse ponto vc ja pode fazer o boot e escolher o seu Mac ou o outros sistemas, inicia-se o grub e vc escolhe Linux ou Windows, caso vc escolha Windows vira o prompt para vc escolher Windows ou Mac.

Agora quer uma solucao mais facil? esquece tudo que eu disse aqui e faz oque eu falei no artigo, coloca o Mac em um Hd separado.... :-)

[32] Comentário enviado por filipe.abreu em 29/02/2008 - 17:00h

É, uma boa idéia mesmo arrumar outro HD. Estava precisando mesmo. Mas eu sou um cabra muito persistente (não teimoso, veja bem! rsrs). Da próxima vez que eu for formatar a minha máquina (rotina para quem usa Windows) eu vou tentar instalar o MacOS na ordem que você colocou no penúltimo comentário.

A propósito muito legal também o seu artigo sobre o BlackBox. Deixei uma perguntinha para você lá também. Muito grato pela sua resposta tão rápida e atenciosa!

Abraço!

[33] Comentário enviado por limasala em 28/05/2008 - 20:28h

beleza

agora mudou

a instalação da-se direto por dvd

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=13098456881973083213&pid=1212013837785&aid=1211463823

beleza

[34] Comentário enviado por criptahacker em 13/02/2010 - 21:48h

ola amigo com muito respeito ao seu tutorial mas tudo bem sunpondo que a instalaçao rode corretamente explique como nossos colegas conseguirao dar boot no hd em que o mac os esta instalado outra coisa como fazer funcionar as kexts (drivers) ex audio,video,enthernet,etc ja que o mac e bem diferente de um pc comum
para quem tiver interesse de saber como instalar e fazer tudo funfar direitinho deixe o e-mail que terei prazer em ajudar


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts