Certificação Java - 1 - Java Programming Language Keywords (Exam Objective 4.4)

Estou iniciando minha revisão para a Certificação Java e gostaria de contribuir com os tópicos que serão abordados na prova. Vamos estudar juntos! Uma parte do título vou deixar em inglês para facilitar na localização dos objetivos dos tópicos.

[ Hits: 31.734 ]

Por: Victor Marcus de Oliveira Castro em 12/12/2005


Observação no Exame



Prestem atenção nas questões que usam uma palavra reservada como nome de método ou variável. A questão pode fazê-lo pensar que há um erro lógico, mas na verdade o erro do compilador será por uso ilegal de palavras reservadas, como no exemplo abaixo:

class Foo {
  public void go() {
  // complex code here
  }
  public int break(int b) {
  // code that appears to break something
  }
}

Você pode se enganar pelo uso da palavra reservada break como nome do método porque o método pode 'genuinamente' parecer 'parar' algumas vezes e aparentemente o nome do método faz sentido. Entretanto, você está tentando descobrir o erro no código, quando basta olhar para o nome ilegal dado ao método e escolher a opção 'código não compila' na lista de respostas.

De acordo com as especificações da linguagem Java, as palavras null, true e false são tecnicamente valores literais (algumas vezes referenciadas como constantes manifestas) e não palavras reservadas. Assim como as outras palavras reservadas, se você tentar criar identificadores com esses nomes o compilador vai gerar um erro. Para o exame, trate-as como palavras reservadas, provavelmente não vão te pedir a diferença entre esses valores literais e as palavras reservadas.

Observe questões que perguntam, por exemplo, se a palavra false é reservada. Atualmente os exames não esperam que você faça a distinção entre palavras reservadas e valores literais. Para acabar com essa confusão, a Sun incluiu a seguinte declaração em seus exames: "Note: There will not be any questions regarding esoteric distinctions between keywords and manifest constants".

Mais um exemplo:

class LiteralTest {
  public static void main (String [] args) {
    int true = 100; // aqui vai gerar erro
  }
}

Compilando esse código dará um erro similar a esse:

$ javac LiteralTest.java
LiteralTest.java:3: not a statement.
int true = 100; // aqui está o erro
^

Mais uma coisa: procure palavras que diferem das palavras reservadas, mas que são quase idênticas, como protect, que lembra protected, e exten, que lembra extends.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Palavras reservadas
   2. Palavras reservadas (por grupos)
   3. Palavras reservadas (por grupos)
   4. Palavras reservadas (por grupos)
   5. Observação no Exame
Outros artigos deste autor

Certificação Java - 2 - Literals and Ranges of All Primitive Data Types (Exam Objective 4.6)

SMART Package Manager

Leitura recomendada

Entendendo POO (História e conceitos)

Polimorfismo - Uma visão em C++ e Java

Modelos de desenvolvimento

180 dias sem solução

Introdução a eXtreme Programming (XP) e instalação do ANT + JUnit

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gabrielmelo em 13/12/2005 - 10:24h

Artigo muito bom, também estou me preparando para a certificação SCJP. O que foi colocado no artigo é muito importante, qualquer simulado que você faça, cai tudo isso. É otimo para revisar os conceitos.

[]'s

[2] Comentário enviado por yunis em 14/12/2005 - 08:06h

Muito bom o artigo espero que vc continue publicando mais artigos para que podemos acompanhar...

Sds

Yunis

[3] Comentário enviado por tarcisioaug em 15/12/2005 - 14:03h

Kra eu não sei quase nada de programação, mas, tenho muito muita vontade de aprender, desculpe por estar te incomodando é que eu gostaria de saber duas coisas, 1ª: Você consegue se sustentar com um padrão de vida razoável programando em java, 2ª: Você poderia me indicar um bom curso de java de preferênçia em BH ou um on-line?

Grato

[4] Comentário enviado por supradados em 27/12/2005 - 10:29h

Obrigado a todos pelo incentivo, com certeza vou continuar contribuindo com essa galera genial do mundo livre. Sobre os ganhos com java, ainda não estou dependendo dele (sou servidor público). Mas tenho conhecimento de várias pessoas se dando muito bem com java no quesito consultoria, pelo menos aqui em Brasília. As grandes empresas de informática que prestam serviço junto aos órgãos públicos estão contratando pessoas certificadas sem questionar mais nada, basta somente a cerificação. Está em meus planos também fazer um mestrado em TI porque as faculdades particulares também estão pagando muito bem a esses profissionais. Sobre um curso on-line eu realmente não saberia indicar.

[5] Comentário enviado por laranjeira em 27/03/2006 - 22:41h

Boa noite, poderia me informar onde posso fazer provas para certificação em java? Desde ja agradeço pela informação e parabens pelo artigo.

[6] Comentário enviado por supradados em 28/03/2006 - 13:11h

Ligar para a Sun e solicitar o voucher (pronúncia: váunche) para o exame SCJP 1.4 cujo código é 310-035 (Verifica outros códigos para outras certificações). Você terá que fazer um cadastro lá também. O tel é 0800 55 78 63. Atualmente o voucher custa R$330,00 (não tenho certeza).

Depois de 15 dias você receberá pelo correio um papelzinho e nele tem um código com letras e números. Parece um serial key. Guarde-o no seu cofre favorito. Você vai precisar dele para marcar a prova.

Faça alguns simulados. Não precisa fazer todos os que tem na internet.
Esses três links são mais que suficientes:
http://www.certificacaojava.com.br
http://www.javacertificate.com
http://www.danchisholm.net

Hora de marcar o dia e a hora do exame: http://www.prometric.com
busque a empresa mais próxima de você que aplica os exames e ligue para ela, ou até mesmo envie e-mail.

Você precisa chegar cedo porque eles não atrasam um segundo sequer.

Se você passar, espere até 45 dias úteis para receber o certificado, uma carta, um broche e um cartão.


Contribuir com comentário