Avidemux - Corrigindo arquivos com "crash"

Este artigo propõe-se a explicar, de maneira simples e prática, como resolver problema de arquivos com falha no avidemux. Estes arquivos causam um "crash" no avidemux quando executados.

[ Hits: 43.909 ]

Por: andre uebe em 22/11/2005 | Blog: http://resa.net.br


O Avidemux



O avidemux é um programa de edição de vídeo para Linux com funções similares às do VirtualDub (para Windows).

Na verdade o Avidemux ganha do VirtualDub no quesito versatilidade, uma vez que permite a importação e exportação de formatos de arquivos, muitas vezes não suportados pelo VirtualDub.

Infelizmente o avidemux ainda não tem um módulo de captura de vídeo, mas isto não é problema, uma vez que temos bons programas como o "gravar-tv", que é instalado junto com o "tvtime" (utilizado para assistir imagens de TV).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Avidemux
   2. Instalação do avidemux
   3. Edição de vídeo
   4. A opção Build VBR Time Map
   5. O BUG
   6. A solução
Outros artigos deste autor

Como resolver libusb error no Heimdall

Substituindo a partição Recovery do Android via ADB

Instalando e utilizando o Web Crawler OpenWebSpider

Instalando a impressora HP D1460 (série D1400) no Linux

Token de Certificação para Assinatura Digital OAB - Instalação no Ubuntu 14.04/15.04

Leitura recomendada

Ativando o suporte a DRI no Gentoo Linux

Publicidade e software LIVRE? De novo?

Aixgl + Beryl no Slackware

Instalando Compiz Fusion no Slackware 12.1 + AIGLX + NVIDIA

Publicidade? Linux? Como?!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por davidsonpaulo em 22/11/2005 - 18:31h

Salve amigo!

Há um equívoco no seu entendimento de como o avidemux trabalha.

Quando você não marca a opção V Process e A Process o Avidemux não faz a recodificação nem do vídeo nem do áudio. Sendo assim, não importa qual o codec de vídeo ou áudio que você escolher, ele não fará nenhum processamento no arquivo original, apenas copiará integralmente o trecho selecionado.

Quando você marca a opção "V Process", o avidemux fará a recodificação do vídeo, para o formato especificado anteriormente. O mesmo vale para a opção "A Process". Quando ela está marcada, o áudio original será convertido para o formato especificado anteriormente.

No caso, o problema que você enfrentou é devido a uma falha que ocorre durante o processamento do vídeo, ou seja, a recoficação. Como você não marcou as opções "V Process" e "A Process", o avidemux apenas fez uma cópia fiel do vídeo original, sem processar nada, o que fez com que ele não apresentasse o problema.

Quanto ao bug, a mensagem indica que o erro acontece quando o avidemux lê uma quantidade de bytes não esperada. Mais exatamente, ele esperava ler 288 bytes, mas encontrou 274. Isso pode ser um bug do próprio programa ou então codec utilizado pela sua placa de captura de vídeo está com problemas. Experimente instalar uma versão mais recente (ou mais antiga) do avidemux. Se preferir, tente baixar o código-fonte e compilá-lo. Esse método é vantajoso do ponto de vista que se pode otimizá-lo para utilizar todos os recursos do seu processador.

Abraços!

PS.: avidemux comanda :)

[2] Comentário enviado por fchevitarese em 23/11/2005 - 08:49h

kra! mto legal seu artigo sobre o avidemux!

Acho ele ainda mto complicadinho mais gostaria mto ded editar meus filmes como faço usando o Rwindows!!!

Abrraços

fchevitarese

[3] Comentário enviado por andreuebe em 23/11/2005 - 10:30h

Caro david

Obrigado pela dica. foi bastante elucidativa para explicar a "engine" do processo, uma vez que havia falado apenas dos resultados :)

Na verdade talvez não tenha me expressado da melhor maneira mas a idéia era exatamente esta quando sugerí não pressional o "V process" e o "A process" para eliminar pedaços - acelerar o processo :)

Fiz questão de colocar isto no artigo pois em alguns programas existe a opção "copy" ou "process", o que não está claro no avidemux (pelo menos para mim que usava o VirtualDub, p. ex.).

Desta maneira, achava que era obrigatório pressionar os dois botões indistintamente, o que não é fato pois no caso de eliminar um simples pedaço não se faz necessário este procedimento. Quando descobrí isto, por acaso, fiquei super feliz pela economia de tempo! Para mim, esta bobagenzinha foi o "ovo de Colombo"! Infelizmente acho que neste aspecto em vez de haver estes dois botões poderia haver a opção "Copy Mode" ou "Process Mode" (é mais óbvio e intuitivo para os leigos).

Quanto ao erro, vou até testar de novo mas acho que acontecia no modo "process" também.

Independente de tudo, vou tentar a recompilação baixando os fontes pois gostei desta ideia de otimizar os recursos pela melhor adequalção a configuração da minha maquina e já estou utilizando a versao mais recente.

Vamos manter contato!

Grande abraço

Andre Uebe



[4] Comentário enviado por andreuebe em 23/11/2005 - 10:32h

Caro fchevitarese

A melhor maneira é começar e trocar ideias quando a duvida bater.

Estamos às ordens.

Vamos trocar ideias.

Um abraço

Andre Uebe

[5] Comentário enviado por mslackv em 23/11/2005 - 21:59h

Olá amigos, boa noite!!

Sei que o Avidemux é capaz de adicionar legendas (srt ou sub) a um arquivo .avi (divx ou mpeg4), mas não conseguir fazê-lo add, alguém já tentou ou saberia me orientar de como fazer isso?

Grato.

[6] Comentário enviado por jose_maria em 23/11/2005 - 23:55h

Cara valeu pelo artigo, há um bom tempo eu procura um programa assim para linux.
mslackv, cara eu não testei mas parece que é assim: no lado esquerdo clica em "V Filter" (ou então aperta F1), depois "Adicionar", depois "Subtitler", ei ele pede uns parametros, dentre eles o arquivo com as legendas.

[7] Comentário enviado por zezosc em 09/04/2006 - 15:13h

Eu não consigo instalar o avidemux. Uso Mandriva 2006. Tentei pelo urpmi que diz que falta o paco mozilla-firefox-1.0.6, o qual o urpmi não acha.

Tentei compilando o programa:

make -f Makefile.dist
./configure
make
mas no ./configure dá um erro com referência a gtk2 que diz que não foi possível localizar ou algo parecido. Mas eu tenho gtk2 (gtk+ é diferente?) e não funciona.

[8] Comentário enviado por andreuebe em 12/04/2006 - 08:21h

Zezosc

Eu pessoalmente posso contar nos dedos as vezes que consegui compilar um programa. Sempre falta uma biblioteca.

O melhor, no seu caso, é baixar um pacote rpm e instalar. Um endereço de repositorio é de avidemux rpm:

http://dag.wieers.com/packages/avidemux2/


A pagina oficial é:

http://avidemux.berlios.de/index.html

Se nao conseguir, volte a postar.

Um abraço

Andre

[9] Comentário enviado por zezosc em 12/04/2006 - 21:54h

Valeu pela dica andre uebe.

Mas o caso é que eu tentei primeiro (como sempre faço) pelos programas empacontados. Como utilizo o Mandriva 2006, mandei bala no urpmi, que já resolve as dependências. E nisso aparecia que faltava o pacote mozilla-firefox-1.0.6.

Estive reinstalando o Mandriva, e agora ao tentar instalar o avidemux pelo urpmi, ele acha as dependências, e ao final diz que não pode ser selecionado.

Vou tentar pelo tar.gz outra hora.

[10] Comentário enviado por andreuebe em 13/04/2006 - 19:22h

zezosc

Achei estranho este erro de dependencia. No kurumin (debian), quando isto acontece, é por que o repositório está com algum link quebrado ou defeituoso. Tente atualizar sua lista de repositorios.

De um jeito ou de outro, se ele informa que falta o mozilla, vá em www.mozilla.org e instale o ditocujo.

Acho desanimador tentar instalar um tar.gz.

Um abraço

Andre

[11] Comentário enviado por zezosc em 23/04/2006 - 13:25h

Obrigado.

Consegui instalar o avidemux. Estava meio receoso quanto a instala o firefox-1.0.6, pois já tinha a versão mais atual (1.5.0.2). Baixei o tar.gz do link apontado por ti, descompactei no diretório /usr/lib, mas não funcionou. Parti então pro urpmi (utilizo Mandriva). Desinstalei a versão mais nova do firefox. Instalei a versão 1.0.6. Instalei o avidemux (também via urpmi). Assim, o avidemux começou a funcionar. Quando fui instalar a versão mais nova do firefox, dava erro porque estava em conflito com a versão antiga. Então baixei os pacotes, e parti pro rpm -ivh --force. As dependências, que eu já sabia de antemão pois foram desinstaladas junto antes, instalei com o --force também. Assim, até agora, está tudo funcionando bem. Avidemux e Firefox-1.5.0.2.

Obrigado pela ajuda. Agora é só aplicar as suas aqui.

Vlw.

[12] Comentário enviado por andreuebe em 24/04/2006 - 12:56h

Eh camarada!

Que trabalheira, heim? rs

Mas fico feliz de ter colaborado.

Te deixo uma sugestão de postar uma dica no vivaolinux sobre sua experiencia para pessoas que possam estar tendo a mesma dificuldade pois no Kurumin, não há stress :)

Um abraço e estou às ordens

Andre


[13] Comentário enviado por zezosc em 24/04/2006 - 16:27h

Vlw cara.

Vou fazer isso sim. Já faz tempo que estou tentando colaborar, mas não consegui descobri uma coisa ainda que eu saiba que não esteja aqui. Aliás, quase tudo o que sei sobre Linux, partiu daqui. :^D

[]s

[14] Comentário enviado por jocadatoca em 07/08/2006 - 10:41h

Prezado André,

Tenho editado alguns filmetes graças as suas orientações o que quero agradecer, e aproveitar comentar que depois de muita pesquisa continuo sem conseguir encontrar o comando ou botão que permite a inserção de .jpg ao filme em edição. Lí em alguns artigos sobre a possibilidade mas nenhum descreve como. Em um deles informa que a importação do jpg deve ser feita a partir de: filters/adcionar/miscellan/pic ou algo parecido,
mas em meu avidemux 2.1.2 essa possibilidade não está disponível e portanto nada de títulos na abertura ou créditos ao final. Voce teria alguma indicação, tenho procurado muito sem sucesso. Agradeço
[ ]'s Joca

[15] Comentário enviado por andreuebe em 07/08/2006 - 15:24h

Joca

Vou tentar descobrir. Deve ser algum filtro de video. Já testou todos?

A proposito. Baixei uma versao rc mais recente do avidemux que ficou com um visual bem "clean". Nada daquele monte de botões no menu vertical a esquerda.

Um abraço

Andre

[16] Comentário enviado por jocadatoca em 08/08/2006 - 15:47h

Prezado André,

Na realidade não mas estudo demoradamente cada função apresentada pelos filtros e nem de longe acredito que alguma delas possa resolver minha necessidade. Imaginei que minha instalação pudesse estar precisando de uma biblio não instalada, mas parece que não se trata disso.
O que acredito estar acontecendo é que como relata em sua mensagem o visual e o 'programa' está ficando realmente 'clean' destituído de suas antigas facilidades, ou me engano?

[17] Comentário enviado por pedrocarvalho em 30/01/2007 - 23:14h

Caro Andre.

Muito boas, as suas dicas. Estou tentando aprender sobre o avidemux. O meu problema esta em inserir legendas. Mesmo seguindo o tutorial passo a passo, não consigo visualizar a legnenda. pode me ajudar?

[18] Comentário enviado por andreuebe em 31/01/2007 - 16:26h

- Joca:

Vou dar uma pesquisada! :)

- pedrocarvalho

Você não está conseguindo por um pequeno probleminha de configuração do avidemux. Repare que na caixa de dialogo onde se insere a legenda, existe uma opção que você indica a path e o arquivo referente a fonte e, logo abaixo, o arquivo referente a fonte. Confere?

Pois bem...

O problema é que o arquivo referente a fonte não existe !!!! (Se não me engano, é arial.ttf).

A solução é simples:

1) Baixe a fonte em: http://www.consumer.gov/ncpw2000/download.htm

2) Indique a path (caminho) do arquivo arial.ttf (lembre-se de conferir o diretório salvo na hora de fazer o download para se lembrar depois).

Teste e veja se não funciona agora.

De um retorno!

Abs

Andre








[19] Comentário enviado por jocadatoca em 31/01/2007 - 18:27h

Muito obrigado Andre'

Prá voce e os teus um ano prospero de realizações, aguardo suas notícias

Saudações

Joca

[20] Comentário enviado por brasilio em 22/03/2007 - 21:22h

Caro Andre, obrigado pela paciencia.

Tenho conseguido transformar varios filmes, mas alguns da um problema com a legenda que nao consegui resolver.

Quando peço para adicionar legendas, ele abre a janela e pede que eu busque o arquivo que contem aquela legenda e depois, manda que eu de ok, no botão no rodapé da janela. Ocorre que, em alguns filmes, este botão não aparece pois a janela fica comprida demais e não consego diminuir. ja tentei de tudo, pode me ajudar?

Obrigado e um abraço

[21] Comentário enviado por andreuebe em 23/03/2007 - 00:26h

brasilio

Não se preocupe, é um prazer ajudar!

Realmente acho que, aí, temos uma "falha" do avidemux que este seu comportamento de se adequar ao tamanho do filme.

Já tive este problema e, por enquanto, a única solução que consegui foi a seguinte (que apesar de primitiva, funciona):

Abra um filme menor (que permite você ver o botão de OK) e verifique quantas vezes voce precisa apertar a tecla TAB de um determinado ponto, até chegar ao botao OK.

Depois, com o video que esconde o botao, é só colocar o cursor incialmente no mesmo ponto e teclar o mesmo numero de vezes a tecla TAB. Depois, tecle ENTER.

Abs

Andre

[22] Comentário enviado por andreuebe em 23/03/2007 - 00:30h

brasilio

Vi uma dica que dizia para arrastar a janela com o ALT pressionado. Nao sei o que faz. Teste por favor e poste.

Abs

Andre

[23] Comentário enviado por brasilio em 23/03/2007 - 11:28h

Cara, maravilha... deu certo... obrigado, mais uma vez. E aproveitando, voce sabe como sincronizar a legenda??? dois filmes ficaram com ela desencontrada. abração

[24] Comentário enviado por brasilio em 10/04/2007 - 18:06h

Caro Andre... tudo bem com voce? Ta acontecendo uma coisa na gravação, que nao to conseguindo corrigir. O filme esta pulando, assim como o som, é como se voce estivesse em uma estrada esburacada, tentando escrever rsrsrsr. pode me ajudar? abração

[25] Comentário enviado por andreuebe em 10/04/2007 - 19:47h

Brasilio

Qual dica funcionou? A do ALT?

Quanto as legendas, estes problemas de desincronia são normais. Para isto, existem os editores de legenda. A idéia é você definir manualmente um ponto no inicio do filme que corresponda a uma parte da legenda e outro no fim e o programa cuida de ajustar o restante.

Existe um programa bem interessante que é o subtitleeditor. Para instala-lo no debian, digite no terminal (como root ou sudo):

apt-get install subtitleeditor

Se não conseguir, volte a postar.

Abs

Andre


subtitleeditor

[26] Comentário enviado por andreuebe em 10/04/2007 - 19:49h

Brasilio

Será que o arquivo não é muito grande e está pesando na memória. Pode ser um problema do arquivo mas penso que seria interessante você eliminar, antes, a possibilidade de ser um problema de processamento.

Abs

Andre

[27] Comentário enviado por brasilio em 10/04/2007 - 20:41h

Grande Andre,

obrigado pelas dicas valiosas. O subtitleeditor é o mesmo do widows? se for, eu usava ele antes e é muito bom. A dica que funcionou é a do ALT. Problema resolvido. Vou seguir seus conselhos, como sempre. abração

[28] Comentário enviado por andreuebe em 13/04/2007 - 12:30h

Brasilio

Nao sei dizer se é o mesmo do windows. Mas, se não funcionar, escreva aqui e, se funcionar e não tiver nada no VOL, poste uma dica ou artigo sobre ;-)

Abs

Andre

[29] Comentário enviado por brasilio em 19/04/2007 - 19:16h

Caro Andre,

Mais uma vez estou recorrendo a voce. Não sei o que esta acontecendo, mas nos ultimos filmes que estou usando, não consigo mais que a legenda fique sincronizada, apesar do avidemux traçar o mapa. Como posso sincronizar a legenda? ja procurei um tutorial para isso, mas nao encontro. abração e obrigado, mais uma vez

[30] Comentário enviado por andreuebe em 24/05/2007 - 13:59h

Brasilio

Demorei mas tenho uma resposta :)

Verifique pelo avidemux o FPS do video e converta, pelo subtitleeditor, o FPS da legenda para o mesmo FPS do Video. Se estiverem diferentes, você nunca conseguirá sincronizá-los.

Abs

Andre

[31] Comentário enviado por brasilio em 21/06/2007 - 13:57h

Caro Andre...

Mais uma vez, obrigado pelas valiosas dicas. Tenho procurado ler bastante a respeito de minhas duvidas, tenho aprendido muito, mas sempre escapa algum detalhe ne?

Veja se voce consegue me ajudar:

Nos videos que tenho baixado, quando vou assistir no dvd, se preciso adiantar cenas ou pausar e voltar a ver alguns minutos depois, a imagem nunca esta na cena pausada. Ela sempre volta um bom pedaço. Se adianto o filme, quando aperto o play novamente, ele tambem volta um bom pedaço. Sabe porque acontece isso? abração


Brasilio

[32] Comentário enviado por elton.linux em 17/09/2011 - 20:59h

Olá, estou com o 2.6.40.4-5.fc15.x86_64,(fedora core) mais o gnome, e tenho essa masagem de erro ao tentar utilizar o avidemux, instalado via repositório do fedora.

Crash

Segfault
at line 0, file ??ADM_backTrack
/lib64/libc.so.6() [0x3215e35350]
simplify_path(char**)
ADM_PathCanonize(char const*)
avidemux2_gtk() [0x52c350]
HandleAction(Action)
guiCallback(_GtkMenuItem*, void*)
g_closure_invoke
/lib64/libgobject-2.0.so.0() [0x3218a1f200]
g_signal_emit_valist
g_signal_emit_by_name
g_closure_invoke
/lib64/libgobject-2.0.so.0() [0x3218a1f200]
g_signal_emit_valist
g_signal_emit
/usr/lib64/libgtk-x11-2.0.so.0() [0x3027a910d8]
g_closure_invoke
/lib64/libgobject-2.0.so.0() [0x3218a1e9a2]
g_signal_emit_valist
g_signal_emit


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts