Ativando o suporte a DRI no Gentoo Linux

O DRI (Direct Rendering Infrastructure), também conhecido como aceleração de hardware 3D, é um framework para permitir acesso direto ao hardware da placa de vídeo através do sistema de janelas X, de uma forma eficiente e segura.

[ Hits: 16.404 ]

Por: Oriel Frigo em 20/10/2008


Configuração do kernel e xorg.conf



Configurando o kernel

Configure o kernel com make menuconfig e selecione o "Direct Rendering Manager" como módulo (tecle M) ou compilado embutido (tecle Y).

Processor type and features --->
<*> MTRR (Memory Type Range Register) support
Device drivers --->
   <M> Direct Rendering Manager (XFree86 4.1.0 and higher DRI support)

Configurando Xorg.conf

Abra o arquivo /etc/X11/xorg.conf com seu editor favorito e o edite ativando DRI e GLX da seguinte forma:

Section "Module"
  Load "dri" # Carrega o suporte ao DRI
  Load "glx" # Carrega o binding que conecta OpenGL e o X
  ...
EndSection
...
Section "Device"
  Driver "i810"  #(Substitua com o driver de sua placa de vídeo.)
  ...
EndSection
...
Section "dri"
  Mode 0666 # Essa linha dá privilégios de leitura e escrita do dri a todos os usuários(modo 666)
EndSection

Testando o suporte DRI

Com o módulo do DRM carregado, dentro do diretório /dev/dri são criados dois pseudoarquivos, card0 e card1, que representam o acesso ao DRI. Verifique se esses pseudoarquivos foram criados com:

ls /dev/dri

Agora faça novamente o teste das roldanas:

glxgears

E o comando abaixo deve retornar "Yes":

glxinfo | grep rendering

Referências


Oriel Frigo
http://cosmonauta.noblogs.org
Colméia - Grupo de Pesquisa em Software Livre
UDESC - Joinville - SC

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Ativando o suporte a DRI
   3. Configuração do kernel e xorg.conf
Outros artigos deste autor

Instalando e configurando o SliTaz numa memória flash

Leitura recomendada

Programação visual (módulo 1)

Slamd64 + ATI Radeon + AIGLX + Beryl

Uma pequena jóia sobre ilusionismo visual

Aprendendo a criar pixmap no Gimp

Fractal ou abstratal?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por reng.unip em 21/10/2008 - 09:04h

Parabéns, artigo muito bom.

Abraço...

[2] Comentário enviado por cleysinhonv em 21/10/2008 - 09:07h

Parabéns!

Um belo post, o poder que possui o openGL não é brincadeira não. Poderoso!

Parabéns!

[3] Comentário enviado por agk em 21/10/2008 - 09:14h

É muito interessante esse recurso, já havia comentado sobre isso há alguns anos atrás, tive que habilitar esse suporte para poder jogar alguns jogos através do wine, como: Warcraft 3, Nascar, Midtown Madness 2 entre outros. O que percebi é que os jogos que necessitavam do directX no outro sistema, aqui funcionavam muito melhor através do wine se estivesse com o DRI habilitado. Só para lembrar, DRI não é a mesma coisa que openGL, quem leu o artigo deve ter entendido isso.

Grande artigo, parabéns.

[4] Comentário enviado por albfneto em 21/10/2008 - 18:51h

é interessante, inclusive pq a renderização direta é util para o Compiz, pro Beryl, Metisse, pros jogos etc....!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts