Arredondando bordas com o Gimp

Muitas ilustrações ou detalhes para colocar em site necessitam de bordas arredondas. No editor de imagem "The Gimp" existe uma maneira muito simples de se executar esta operação, trata-se da desfocagem Gaussiana.

[ Hits: 62.557 ]

Por: Nícolas M. Freitas em 15/02/2006 | Blog: http://in.linkedin.com/in/nicolasmafre


Como começar?



Começaremos o artigo abrindo o editor de imagens The Gimp. Se você ainda não conhece o Gimp, acesse o Guia BozoLinux e aprenda um pouco deste poderoso editor de imagem usado por muitos WebDesigners e Ilustradores no link abaixo:
Para fazer o download, acesse o link abaixo:

Linux:
ftp://ftp.gimp.org/pub/gimp/v2.2/gimp-2.2.9.tar.bz2

Windows:
ftp://ftp.freenet.de/pub/.../gimp-2.2.9-i586-setup.zip

Este editor de imagens chamado equivale ao PhotoShop e suas versões mais atuais permitem instalar pacotes de extensão para melhorar o design da ilustração e até trabalhar com edição de vídeos.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Como começar?
   2. Vamos ao tutorial
   3. Arredondando as bordas
   4. Resultado
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

True3D*Shell: Um shell 3D e futurista para o seu GNU/Linux

Quando o rosto vira espelho

Alguém aí falou em deformação?

Gimp e o abstrato perspectivo

Ambiente gráfico MATE no Sabayon Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por CerberusBH em 15/02/2006 - 07:14h

Muito legal! Gostei!
Parabéns!
:-D

[2] Comentário enviado por chronos em 15/02/2006 - 09:46h

tem um outro jeito também.

crie uma seleção qualquer com a ferramenta de seleção retangular (com as réguas pode definir uma área e com a ferramenta de seleção dentro da area da régua (guides) selecionar), va em selection -> rounded rectangle, agora sua seleção está com bordas arredondadas e você pode preencher ela do jeito que quiser.

abraços!

[3] Comentário enviado por davidsonpaulo em 15/02/2006 - 11:56h

Para criar um retângulo a partir do zero já com as bordas arredondadas, realmente é mais prático o esquema citado pelo chronos. Mas para arredondar um retãngulo já construído anteriormente, pô, a solução é maneira, criatividade total, parabéns mano! =)

[4] Comentário enviado por razgriz em 15/02/2006 - 13:14h

é, parece que mentes criativas por aqui não faltam...(ainda bem)

parabéns.

[5] Comentário enviado por relauazim em 15/02/2006 - 18:49h

Sei não, mas acho que essa criatividade é meio copiada, e ainda mal copiada. O tutorial http://www.ogimp.com.br/modules/wfsection/article.php?page=1&articleid=1 mostra o mesmo resultado, só que melhor explicado e texto menor. Preferia quando postavam artigos vagarosamente só que com a tradicional googlada antes disso. Aliás, os resultados dessa presa tem sido meio desastrosos, com pregação, cópias e resumos mal feitos de artigos antigos daqui.

[6] Comentário enviado por razgriz em 15/02/2006 - 20:06h

Olha... eu não diria que o resultado é o "mesmo". (o da codigo livre eu já conhecia e sinceramente não me agradou o metodo que ele utilizou lá. )

sendo bem sincero, ninguem gostou do "panfleto evangelico" mas fazer o que não somos nós que tomamos as decisões aqui, mas passamos a aceita-las quando constribuimos com o site e ou aprendemos algo com ele visitando-o todos os dias.

Falando em "contribuir..." oque você acrescentou ao site com as suas "contribuições" ?

relauazim

Contribuição do usuário
Artigos: 0
Confs: 0
Dicas: 0
Scripts: 0
Screenshots: 0
Wallpapers: 5 [ listar ]
Perguntas: 1 [ listar ]
Respostas: 1 [ listar ]
Links: 0
Comentários: 10
Pontos: 3288

Faça o seguinte, escreva artigos, colabore com a "comunidade" e possivelmente você terá direito a fazer criticas construtivas e talvez até a fazer um trabalho melhor ja que você considera o atual "ruim".

[7] Comentário enviado por relauazim em 15/02/2006 - 23:42h

Ridículo; é só a gente indicar um ponto negativo de algum conteúdo publicado que já somos alvo de críticas ao nosso comentário, já que não temos nenhum artigo para criticarem. Confesso que sou um usuário desktop comum de Linux, e não tenho conhecimento elevado para ensinar a ninguém daqui algo novo. Apenas indiquei um link com o mesmo conteúdo publicado aqui, o que poderia poupar largura de banda do Viva o Linux, e se assim eu pude colaborar, colaborei. Eu tenho o direito de postar comentários, e posso fazer em alguns conteúdos, mas se a minha ausência de habilidades com Linux me taxar como inferior aqui na comunidade, pode pular qualquer texto que tenha minha assinatura sobreposta. Não boto ovo, mas sei quando um omelete é bem feito; sobrenatural? Não, apenas sensato. Digo que gostei muito dos seus artigos, todos originais e bem elaborados com conteúdo de alta qualidade que realmente ensina, apenas um que achei meio vago mas curti também. Parabéns por ter tido tempo, dinheiro e força de vontade para aprender aquilo por conta própria e ainda disponibilizar o resultado com todos.

[8] Comentário enviado por nico_di_mafre em 16/02/2006 - 12:26h

E caro colega "relauazim" e a todos que tiveram o mesmo pensamento, nenhuma parte deste arquivo esta falando que esta tecnica foi inventada por mim; este artigo não é cópia de nunhum outro artigo, pois se fosse plagio estaria completamente igual, confesso que aprendi a técnica por meio de um artigo, mas não é o mesmo que está no link que você cita em sua "critica", então a mais uma "cópia" por ai?
Vou lhe explicar por que não é cópia, primeiro motivo ja escrevi(se fosse cópia estaria completamente igual), o segundo motivo é por que estou relatando em um artigo a experiencia que me ocoreu, agora se esta bem ou mal explicado é de cada usuario, pois eu recebi alguns elegios.
Se você esta considerando este artigo uma copia, peso para analizar e pesar que a maioria dos artigos, livros e tutoriais são feitas a partir de estudos ou seja de outros artigos, livros ou tutoriais; então pesso para você pensar e analizar qualquer coisa que for elegiar e principalmente criticar.
Abraço a todos. espero que aproveite o enssinamento que passo a vocês através do artigo. Se der certo é porque foi util.

[9] Comentário enviado por medeiros64 em 18/02/2006 - 16:45h

opa entao já perguntei mas como nao obtive resposta resolvi perguntar aki blz ???

entao de vez enquando gosto de ageitar minhas fotos e fazer pequenas modificaçoes nelas mas o meu gimp ta em ingles he he e nao me ajuda em nada.

sera q alguem poderia me falar como deicho o gimp em portugues ???

uso slack blz galera valew viu.


morto seu artigo ta de parabens !!!! muito bom mesmo isso ai cara.


[10] Comentário enviado por nico_di_mafre em 23/02/2006 - 10:47h

Ususario medeiros, você podera achaar o Gimp nos sites abaixo ou procurar nos CD's do Conectiva 10 o Gimp, pois la eu sei que tem muitos softwares em português. (mas até onde entendo o Slack não aceita RPM, caso contrario corija esta minha dúvida)

http://www.gimp.org/
http://www.rpmfind.net/
http://www.sourceforge.net/

[11] Comentário enviado por bih.zinha em 12/04/2012 - 22:40h

Gente, não sei mexer no Gimp de jeito nenhum, alguém me dá um help por favor?
Queria saber se tem como usar brushes, efeitos estilo Topaz, Xero,
se tem como fazer bordas pontilhadas, se tem como fazer as bordas das fotos arredondadas, como faz pra escrever nas fotos etc.
Enfim... qualquer coisa que vocês puderem me ensinar já será de grande valía.
Grata!

[12] Comentário enviado por jojuevcr em 18/07/2014 - 23:03h

Esse artigome ajudou muito! OBRIGADISSIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMO!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts