Aspecto de segurança para uma arquitetura web

A evolução da internet tem facilitado extraordinariamente a comunicação entre instituições e pessoas no mundo inteiro, entretanto uma grande preocupação voltou a surgir nesse ambiente: como lidar com a segurança e o armazenamento de informações de uma rede web.

[ Hits: 64.019 ]

Por: Luciano Gonçalves em 22/05/2004


Princípios da segurança da informação



A segurança da informação é o bem mais valioso de uma instituição ou empresa, ela busca reduzir no máximo possível os riscos de vazamentos de informações, fraudes em arquivos, banco de dados, erros humanos e operacionais, uso indevido do sistema por falta de treinamento, sabotagens, paralisações de rede ou serviços, roubo de informações ou qualquer outra ameaça que possa prejudicar a instituição ou equipamentos da mesma.

Qualquer solução de segurança da Informação deve satisfazer os seguintes princípios:
  • Confidencialidade: Significa proteger informações contra sua revelação para alguém não autorizado (interna ou externamente) e leitura e/ou cópia não autorizado. A informação deve ser protegida independentemente da mídia que a contenha (mídia impressa ou digital). Deve-se cuidar não apenas da proteção da informação como um todo, mas também de partes da informação que podem ser utilizadas para interferir sobre o todo. No caso da rede, isto significa que os dados, enquanto em trânsito, não serão vistos, alterados, ou extraídos da rede por pessoas não autorizadas.

  • Autenticidade: O controle de autenticidade está associado com identificação correta de um usuário ou computador. O serviço de autenticação em um sistema deve assegurar ao receptor que a mensagem é realmente procedente da origem informada em seu conteúdo. A verificação de autenticidade é necessária após todo processo de identificação, seja de um usuário para um sistema, de um sistema para o usuário ou de um sistema para outro sistema. Ela é a medida de proteção de um serviço/informação contra a personificação por intrusos.

  • Integridade: A integridade consiste em proteger a informação contra modificação sem a permissão explícita do proprietário daquela informação. A modificação inclui ações como escrita, alteração de conteúdo, alteração de status, remoção e criação de informações. Deve-se considerar a proteção da informação nas suas mais variadas formas, como por exemplo, armazenada em discos ou fitas de backup. Integridade significa garantir que se o dado está lá, então não foi corrompido, encontra-se íntegro. Isto significa que aos dados originais nada foi acrescentado, retirado ou modificado. A integridade é assegurada evitando-se alteração não detectada de mensagens (Ex: tráfego bancário) e o forjamento não detectado de mensagem (aliado à violação de autenticidade).

  • Disponibilidade: Consiste na proteção dos serviços prestados pelo sistema de forma que eles não sejam degradados ou se tornem indisponíveis sem autorização, assegurando ao usuário o acesso aos dados sempre que deles precisar. Isto pode ser chamado também de continuidade dos serviços.


Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Princípios da segurança da informação
   3. Ataque de senhas
   4. Métodos e ferramentas de segurança
   5. Instalação e atualização
   6. Firewalls
   7. Política de segurança
   8. DoS - Denial-of-Service
   9. Conclusão
   10. Referências bibliográficas
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Quão segura é a sua senha?

Instalando o antivírus BitDefender no Linux

Rainbow Crack e Rainbow Tables

Remover vírus do Windows usando pendrive com Linux

Fundamentos da criptografia assimétrica

  
Comentários
[1] Comentário enviado por davi182 em 22/05/2004 - 06:29h

Excelente artigo, parabéns. Bem escrito e completo!

[2] Comentário enviado por y2h4ck em 22/05/2004 - 23:12h

Bela coletanea de textos da internet.

[3] Comentário enviado por lacierdias em 26/05/2004 - 22:56h

Muito bom...

[4] Comentário enviado por afrox em 24/11/2007 - 15:49h

Podemos afirma sem sombra de dúvida, para termos um sistema seguro precisamos atulizar diariamente a base de conhecimentos,
portanto, se você trabalha ou quer trabalhar com segurança da informção precisa apenas ser um eterno estudante, e olhando por outro lado, será como um médico.
Manter a segurança é como manter a saúde.


Contribuir com comentário