Aspecto de segurança para uma arquitetura web

A evolução da internet tem facilitado extraordinariamente a comunicação entre instituições e pessoas no mundo inteiro, entretanto uma grande preocupação voltou a surgir nesse ambiente: como lidar com a segurança e o armazenamento de informações de uma rede web.

[ Hits: 62.657 ]

Por: Luciano Gonçalves em 22/05/2004


Apresentação



Aspecto de Segurança para uma Arquitetura Web
Luciano dos Santos Gonçalves
lucfab@cemib.unicamp.br

Resumo


A evolução da Internet tem facilitado extraordinariamente a comunicação entre instituições e pessoas no mundo inteiro, entretanto uma grande preocupação voltou a surgir nesse ambiente: como lidar com a segurança e o armazenamento de informações de uma rede web. Atualmente, este é um dos assuntos mais comentados nos meios de tecnologia da informação, Por este motivo, propõem-se aqui um estudo de medidas para avaliação de serviços de uma rede web.

Palavras-chaves: DOS, Roteador, Firewalls.

Introdução


Tradicionalmente, as instituições - bancos, governos, empresas grandes ou pequenas dedicavam grande atenção à proteção de seus meios físicos e financeiros, mas pouco ou até mesmo nenhuma atenção as informações que possuíam. A tecnologia da informação atuava na retaguarda ou na melhoria de processos, mas muito dificilmente era um elemento que recebia ênfase das instituições.

Hoje, as instituições dependem da tecnologia da informação para o seu funcionamento, devido à automatização e ao mesmo tempo agregação de valores aos processos organizacionais. As redes de computadores têm simplificado muito a comunicação entre instituições e pessoas no mundo inteiro, entretanto, com o fenômeno da globalização surgiu uma grande preocupação com a segurança das informações a partir da década de 90.

Mas com toda essa evolução começaram a surgir os problemas. A facilidade de comunicação tornou as empresas mais vulneráveis, o ambiente passou a ser heterogêneo e mais distribuído, difícil de ser controlado. Os ataques e invasões acontecem a todo instante, as suas conseqüências cobrem uma enorme gama de possibilidades: perda de tempo recuperando a situação anterior, queda de produtividade, perda significativa de dinheiro, horas de trabalho, devastação de credibilidade ou oportunidades de marketing, empresa não habilitada a competir, etc.

Em função de todos esses problemas, e da necessidade de se garantir um nível maior de segurança para os dados e privacidade para seus "donos", serão desenvolvidas atividades que adequam a estrutura tecnológica da empresa para dar sustentação à segurança tanto das transações efetuadas como da própria organização; eliminando vulnerabilidades e ao mesmo tempo criando um ambiente que possa ser mais facilmente controlado e monitorado. Enfim, criando uma infra-estrutura de rede que seja eficiente e, sobretudo confiável.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Princípios da segurança da informação
   3. Ataque de senhas
   4. Métodos e ferramentas de segurança
   5. Instalação e atualização
   6. Firewalls
   7. Política de segurança
   8. DoS - Denial-of-Service
   9. Conclusão
   10. Referências bibliográficas
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

YASG (Yet Another Security Guide)

Integrando ModSecurity ao NGINX e Apache

Instalando e configurando o SpamAssassin

OpenPGP - Tradução da man page

Instalando e configurando o BackupPC

  
Comentários
[1] Comentário enviado por davi182 em 22/05/2004 - 06:29h

Excelente artigo, parabéns. Bem escrito e completo!

[2] Comentário enviado por y2h4ck em 22/05/2004 - 23:12h

Bela coletanea de textos da internet.

[3] Comentário enviado por lacierdias em 26/05/2004 - 22:56h

Muito bom...

[4] Comentário enviado por afrox em 24/11/2007 - 15:49h

Podemos afirma sem sombra de dúvida, para termos um sistema seguro precisamos atulizar diariamente a base de conhecimentos,
portanto, se você trabalha ou quer trabalhar com segurança da informção precisa apenas ser um eterno estudante, e olhando por outro lado, será como um médico.
Manter a segurança é como manter a saúde.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts