Aprendendo a utilizar o Window Maker

Neste artigo, mostrarei como utilizar o gerenciador de janelas Window Maker, instalar alguns dockapps essenciais e fazer algumas configurações práticas no Window Maker para deixar ele bem fácil de utilizar.

[ Hits: 10.608 ]

Por: Fernando T. Da Silva em 27/09/2017 | Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/


Instalação de dockapps e outras configurações



Alguns dockapps essenciais para instalar.

Dockapps são programas que são executados dentro do próprio dock feito para o desktop Window Maker, não sendo criado janela e nem o appicon do mesmo:
  • wmcliphist :: clipboard, suporte apenas para texto puro (não armazena formatações e imagens).
  • wmCalClock ou wmclock :: relógio com data.
  • docker ou wmsystemtray :: bandeja do sistema (system tray)
  • wmudmount :: montagem e desmontagem fácil de mídias removíveis na usb como pendrive, cartão de memória e HD externo e drive óptico de CD/DVD/Bluray usando o recurso do udev sem precisar configurar nada.
  • AlsaMixer :: Controle de volume de som.
  • wmbaterry :: medição da carga da bateria (notebook)

Procure os mesmos no repositório da sua distro ou nos endereços abaixo:
O docker pode ser obtido neste endereço:

Atalhos

Criando o atalho no desktop dos dockapps instalados.

Após instalados em uma janela de terminal, execute cada um deles com o caractere "&" no final, para liberar o prompt, repetindo o mesmo processo para outros dockapps que você deseja criar o atalho.

Exemplo:

wmcliphist &

Com o mouse, pegue o dockapp sempre pela extremidade do mesmo e arraste para Dock, a fim de criar o atalho no desktop (pode ser abaixo de qualquer outro appicon já dockado no Dock ou Clip).

Depois de acoplados os dockapps ao Dock, ou Clip no desktop para que os mesmos sejam executados automaticamente na inicialização do Window Maker, clique com o botão direito do mouse em cima de cada um e escolha "Configurações" e marque "Start when Window Maker is started" e clique em OK.

Pronto, agora você já tem alguns dockapps muito úteis.

Outras alternativas para os dockapps citados:
  • Volumeicon :: Regulagem do volume, necessário existir uma bandeja do sistema em execução, podendo ser controlado via mouse ou via teclado para periféricos que possuem as teclas de multimídia, bastando configurar clicando com o botão direito do mouse, em cima do ícone do auto falante, escolha "Preferences" e marque todos os itens de "Hotkeys". Volumeicon é uma excelente alternativa ao dockapp AlsaMixer, pois permite controlar o volume pelas teclas multimídias a partir de qualquer aplicação.
  • Parcellite :: Clipboard manager com suporte a formatação e imagem sendo necessário existir uma bandeja do sistema em execução.

Para iniciar estas aplicações acima automaticamente no Window Maker, coloque-as no arquivo ~/GNUstep/Library/WindowMaker/autostart, sendo uma por linha com o caractere "&" no final da linha (obrigatório para programas de janelas ou comandos de linha que não saem sozinho de imediato.

Exemplo:

volumeicon &
parcellite &

Como remover um dockapp ou appicon acoplados ao Dock ou Clip ?

Arraste o mesmo pela extremidade para cima da tela soltando em seguida, onde o mesmo será excluído com um belo efeito visual, explodindo em vários pedaços.

Nota: é necessário que o dockapp ou appicon seja finalizado para poder excluir o mesmo e que não esteja marcado em "Configurações" do mesmo a opção "Travado".

Configurações de alguns programas

xterm

O atalho do terminal xterm no desktop tem uma aparência não muito boa, e para melhorar a aparência, clique no appicon acoplado com o botão direito do mouse, escolha "Configurações...", em "Configurações e Comando da aplicação e argumentos", deixe conforme abaixo. Altere também no menu Iniciar o item do xterm executando o WPrefs.

xterm -ls -bg black -fg white -bc -fa 'Luxi Mono' -fs 16

wmcliphist

Para recuperar uma palavra ou texto, clique com o botão esquerdo do mouse em cima do dock wmcliphist e selecione a palavra ou frase das exibidas, que você deseja reutilizar para colar na sua aplicação.

Por padrão, a colagem somente funciona usando o botão do meio do mouse, não funciona usando o botão direito do mouse ou usando o atalho ctrl+v, para qualquer item que você recuperar a partir do wmcliphist.

Para que a colagem funciona sempre com o atalho de teclado Ctrl+v ou com o botão direito do mouse a todo, instante configure o wmcliphist, clicando com o botão direito do mouse na extremidade do dockapp e escolha "Configurações" e em "Configurações e Comando da aplicação e argumentos" deixe conforme abaixo na forma exata:

wmcliphist -b CLIPBOARD

NOTA: é necessário reiniciar o wmcliphist para carregar a nova configuração.

Docker (bandeja do sistema)

Por padrão, somente cabe 4 ícones na bandeja. Para caber 9 ícones, configure o dockapp na forma abaixo:

docker -wmaker -iconsize 16

NOTA: é necessário reiniciar o Docker para carregar a nova configuração.

Como executar uma segunda instância de um atalho do appicon no desktop ?

Por padrão, somente pode-se executar uma vez um atalho criado no desktop, mas caso você precisar executar mais de uma instancia do mesmo atalho do appicon, por exemplo uma janela de Xterm, segure a tecla Ctrl e dê dois cliques duplos no atalho (ou apenas um clique, caso modificou isto no WPrefs).

Papel de parede

Para utilizar papel de parede no Window Maker, basta copia as imagens para ~/GNUstep/Library/WindowMaker/Backgrounds.

O padrão da exibição das imagens, que são usadas como papel de parede no Window Maker, é exibia somente lado a lado, seja ela pequena ou grande, das imagens que aparecem no menu Iniciar "Aparência/Plano de fundo/Imagens", ou seja, que estão no caminho ~/GNUstep/Library/WindowMaker/Backgrounds.

Criando opções para imagens expandida, centralizada, fullscreen e aspecto

Execute o WMPrefs, primeiro vamos editar o item de Imagens e alterar o seu nome para Imagem lado a lado, clicando no ícone "Definições do Menu de Aplicações", no menu exibido, clique em "Aparência/Plano de fundo/Imagens", dando dois cliques duplos em "Imagens" para poder alterar o nome, e na seleção tecle Del para apagar tudo. Agora, digite Imagens lado a lado e tecle Enter. Em "Command to Open files" o padrão é "wmsetbg -u -t" , apague o flag -u, pois isto deixa as atualizações das alterações da troca de imagem meio lenta, podendo levar de 5 a 15 segundos mesmo com imagens pequenas.

Para as outras opções de imagens a inseri no seu menu Iniciar

Clique com botão em "New items", Selecione "Sample Submenus", arraste o botão "BG images (scale)" para o menu desejado sempre acima do último item, de um duplo clique no item arrastando para o menu ou seja "BG images (scale)" para mudar o seu nome que irá aparecer no menu, digitando Imagem expandida e tecle Enter para finalizar a edição.

Em "Command to Open files" o padrão é wmsetbg -u -s, modifique para wmsetbg -s.

Na cx. "Directorie with files" deixe o caminho padrão do Window Maker que é $HOME/GNUstep/Library/WindowMaker/Backgrounds ou altere a seu gosto. Marque o item "Strip Extensions from files names", caso não tiver marcado (para não exibir a extensão do arquivo de imagem).

Depois de criado o atalho, você pode reorganizar os itens do menu apenas arrastando com o mouse, caso preferir.

NOTA: você pode utilizar dois ou três caminhos de diretórios de imagens diferentes, apenas separe eles com um espaço em branco conforme abaixo:
  • /usr/share/WindowMaker/Backgrounds
  • $HOME/GNUstep/Library/WindowMaker/Backgrounds

O primeiro caminho é o caminho global das imagens do Window Maker para todos os usuários e o segundo caminho, está disponível somente as imagens do diretório do Window Maker no HOME do usuário logado.

Para as outras opções de imagem, repita o procedimento acima, apenas alterado o "flag" e eliminando o "flag -u", e escrevendo o nome que terá o item no menu:
  • flag -e :: imagens centralizadas sem alterar o tamanho da mesma.
  • flag -f :: imagens em fullscreen (Imagem em escala para preencher a tela e manter a proporção de aspecto).
  • flag -a :: dimensionar imagem e manter a proporção (aumenta a imagem a ocupar toda largura da tela se ela for menor).

NOTA: o preenchimento total correto da imagem a ocupar a tela toda sem perda de detalhes, dependerá de dois fatores conforme o flag usado que são o tamanho em pixel da imagem e o seu aspecto ratio como 4:3, 16:9 ou 16:10 e o aspecto ratio do seu monitor sendo os mais comuns 4:3, 16:9 ou 16:10.

A cor do fundo padrão para imagens, que não preenche todo o desktop é um cinza escuro, caso deseja usar uma cor diferente use conforme a baixo no seu menu:

wmsetbg -b blue -a /caminho

Exibe um fundo azul, no caso de imagens pequenas ou que não preenche todo o desktop. Onde "-b", é para especificar a cor de fundo e blue é a cor azul em inglês. Para ajuda das opções, em uma janela de terminal execute:

wmsetbg -h ou man wmsetbg

Mais configurações

Você pode criar configurações únicas para cada janela de programa diferente no Window Maker, clique na barra de títulos da janela ou no ícone minimizado dela (o que tem a barra de títulos no ícone), usando o botão direito do mouse e escolha "Atributos...", como exemplo, na caixa de seleção, escolha "Atributos de Janela" e marque "Start maximized" para ela iniciar sempre maximizada.

Outro exemplo, na caixa de seleção escolha "Aplicação Especifica" e marque "No application icon" que serve para não gerar o ícone do appicon, mas faça isto somente se você não quer criar o atalho desta janela no desktop e para reverter é só desmarcar esta opção, seguindo o mesmo procedimento inicial.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O começo
   2. Instalação de dockapps e outras configurações
Outros artigos deste autor

Utilizando um SSD ao lado de um HD em Micro Desktop

Multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 2546 no GNU/Linux

Acesso remoto entre GNU/Linux e Windows

Imprima onde estiver com Google Cloud Print

Cryptkeeper - Transportando arquivos com segurança no pendrive

Leitura recomendada

OpenMPI - Instalação de uma aplicação paralela

Zorin OS - interessante distro lançada no ano novo - primeiras impressões

Criação de DVDs com o videotrans

tzwatch - Navegando pelo horário mundial no Debian

Asterisk: Entendendo o arquivo extensions.conf

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/09/2017 - 10:03h

Já usei o WM em outros tempos.

Arcaico, sim!
Mas muito charmoso. :)


*******************************************************
* https://www.linuxcounter.net/cert/620448.png *
*******************************************************

[2] Comentário enviado por albfneto em 28/09/2017 - 17:35h

Gosto muito de Window Maker! a primeira interface gráfica que usei, depois de X Window Puro.Eu ainda uso, de vez em quando.o Luis Cavalheiro também. Favoritei o seu artigo.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[3] Comentário enviado por codgolivre em 04/10/2017 - 21:50h

muito legal esse artigo, bem especifico... porem ao q eu entendi sera necessario excluir meus atual desktop, e intalar o WM, sendo assim o WM gasta menos recursos da maquina correto...?

[4] Comentário enviado por nandosilva em 05/10/2017 - 21:17h

Sim, o WM consome menos recursos que o Mate, Xfce, lxde, mas você não precisa desinstalar o seu desktop atual que você mais usa, pode ter quantos quiser, basta escolher no seu gerenciador de login gráfico o desktop Window Maker e se quiser usar como padrão marque a opção para isto ou confirme. O Window Maker somente está disponível no seu login gráfico se o mesmo foi instalado pelo seu gerenciador de pacotes da sua distro, caso tenha baixado o source para compilação deverá criar um arquivo .desktop conforme o que está no artigo para que ele seja listando.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts