Incrementando o Spacefm com plugins e ações personalizadas

Neste artigo, demonstrarei como instalar alguns plugins específicos para o gerenciador de arquivos Spacefm e como configurar ações personalizadas no mesmo, tornando o seu uso muito prático ao lidar com arquivos.

[ Hits: 805 ]

Por: Fernando T. Da Silva em 11/07/2018 | Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/


Incrementando o Spacefm com plugins e ações personalizadas



O gerenciador de arquivos spacefm pode ser incrementado com alguns plugins feitos para ele e a inclusão de comandos externos (ações personalizadas).

Embora possam ser executados fora do spacefm, pelo terminal ou menu Iniciar, com a inclusão no menu Ferramentas, se tornam mais práticos para administrar os arquivos já que está tudo no mesmo local e aplicando a ação diretamente no(s) arquivo(s) selecionado(s).

Neste tutorial veremos como criar as ações personalizadas e a instalação de plugins no spacefm.

Configurando ações personalizadas no spacefm

Abrir uma janela de terminal na pasta atual.

Acesse Menu Ferramentas/Novo comando ou selecione um item qualquer existente com o botão direito do mouse e escolha Novo/comando.

Na janela Definir nome do item, digite "Terminal aqui" e clique em OK.

Na guia Comando digite somente "lxterminal" e na guia Opções, desmarque "Executar como tarefa", depois clique em Ok para finalizar.

Pronto, agora no spacefm, ao acessar "Ferramentas/Terminal aqui", será aberta a janela de terminal lxterminal, na pasta atual aberta.

NOTA: não use nenhum argumento para o lxterminal como %F %d etc.

MD5SUM

Crie o script mymd5sum em /usr/local/bin com permissão x e com o conteúdo abaixo:

zenity --info --timeout=2 --title="Aviso" --text "Aguarde, isto pode demorar mais de 1 minuto para arquivos maior que 3 GB"
$ xterm -g 100x5+10+10 -fa lucidasans -fs 14 -T MD5SUM -hold -e md5sum $1


Acesse Menu Ferramentas/Novo comando ou selecione um item qualquer existente com o botão direito do mouse e escolha Novo/comando.

Na janela Definir nome do item, digite MD5SUM e clique em OK.

Na guia Comando digite somente "mymd5sum %f" e na guia Opções, desmarque "Executar como tarefa" depois clique em Ok para finalizar.

Notas:
  • Dependendo da sua resolução de tela do monitor pode ser necessário ajustar a geometria 100x5+10+10 do xterm e tamanho da fonte para um melhor visualização da informação.
  • A linha do zenity pode ser omitida, se preferir que a janela de terminal pode ser substituída por outra de sua preferência.

Editar configuração como Root

Acesse Menu Ferramentas/Novo comando ou selecione um item qualquer existente com o botão direito do mouse e escolha Novo/comando.

Na janela Definir nome do item, digite Editar configuração como Root e clique em OK.

Na guia Comando digite somente "gksu leafpad %f" e na guia Opções desmarque "Executar como tarefa", depois clique em Ok para finalizar.

Montar celular pelo cabo usb

Foi publicado uma dica algum tempo atrás aqui no VOL, o procedimento está neste link: Montando o seu celular Android no Slackware pelo Spacefm [Dica]

Criar empacotamento

Acesse Menu Ferramentas/Novo comando ou selecione um item qualquer existente com o botão direito do mouse e escolha Novo/comando.

Na janela Definir nome do item, digite Criar empacotamento e clique em OK.

Na guia Comando digite somente "engrampa -d %N" e na guia Opções desmarque "Executar como tarefa", depois clique em Ok para finalizar.

Agora no spacefm, selecione os arquivos e pastas que você deseja para criar um pacote comprimido, digitando um nome para pacote, escolha o formato do pacote (zip, 7z, bz2 etc) e em Localização, selecione o diretório a onde ficará armazenando o arquivo do pacote criado e clique em Criar.

Com isto vimos como é fácil e muito útil configurar as ações personalizadas para ser executadas através do spacefm, use sua criatividade e crie outras ações quando precisar lidar com arquivos a partir do spacefm.

Instalação de plugins do Spacefm

Manipulação de imagens.

Baixar os pacotes abaixo:
Onde o primeiro pacote contém o script em shell imgtools, que permite especificar um papel de parede, informações da imagem e ainda converter, rotacionar, redimensionar e unir todas as imagens em um arquivo .pdf, tudo isto utilizando os comandos do ImagemMagick, podendo ser executado em qualquer janela de terminal fora do o spacefm.

O segundo pacote é o plugin feito exclusivamente para spacefm que utilizará o script imgtools, podendo selecionar uma ou mais imagens no spacefm com o mouse, depois acesse o menu Plugins/Image-Tools e escolha a opção desejada.

Instalação:

No terminal descompacte o pacote imgtools-0.1.1.tar.gz e copie o arquivo imgtools para /usr/local/bin.

Para o plugin, no spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo Image-Tools_v0.2.2.spacefm-plugin.tar.gz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

Lixeira de arquivos

Baixe o pacote:
No spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo Corbeille-en-source.spacefm-plugin.tar.gz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

Para enviar arquivos para lixeira, acesse menu Plugins/Trash, escolha "Move to trash".

Para recuperar arquivos da lixeira menu Plugins/Trash, escolha "Go to Trash", selecione os arquivos desejados para recuperação, depois menu Plugins/Trash escolha "Restore."

Notas:
  • Você pode mover diretórios e arquivos juntos e também recuperar ambos ao mesmo tempo selecionando os mesmos.
  • É utilizada a lixeira padrão do freedesktop que fica ~/.local/share/Trash/files utilizada por todos os gerenciadores de janelas que utilizam os arquivos .desktop para formar o menu iniciar.
  • Os arquivos excluídos por outros gerenciadores de arquivos como thunar, pcmanfm e outros integrados com freedesktop, podem ser recuperados no spacefm pelo plugin corbeille e vice-versa, já que o corbeille utiliza a mesma lixeira do freedesktop e trabalha da mesma forma, só que mais transparente.

Renomeador em massa

Baixar estes 2 pacotes:
O primeiro pacote é o plugin especifico para o spacefm que utiliza o script rntools e o segundo pacote é o script rntools que permite renomear em massa, funcionando diretamente em qualquer janela de terminal fora do spacefm.

Para instalar o plugin, no spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo Batch-Rename_v0.3.spacefm-plugin.tar.gz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

No terminal descompacte o pacote rntools-0.3.tar.gz e copie o arquivo rntools para /usr/local/bin.

Montagem de compartilhamentos remotos

Baixe o pacote:
No spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo MountShare.spacefm-plugin.tar.gz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

Inserir anexos no seu cliente de e-mail

Baixe o pacote:
No spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo Attach-Files.v1.1.spacefm-plugin.tar.gz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

Nas Propriedades do Plugin, guia Opções, desmarque a opção Executar como tarefa para não exibi uma janela de fundo referente a inclusão de arquivos no e-mail embaixo da janela do thunderbird que não inicia maximizada.

Utilizando:

No spacefm, selecione os arquivos que você deseja anexar ao seu cliente de e-mail default e acesse menu Plugin/Attach files onde todos os arquivos selecionados aparecerá no seu cliente de e-mail, no meu caso no thunderbird.

O plugin procura nesta ordem os clientes de e-mail para usar que estiver no seu sistema:
  • icedove
  • thunderbird
  • claws-mail

Clamav

Baixe o pacote:
No spacefm acesse menu Plugin/Instalar/Arquivo selecione o arquivo ClamAV-Scan.spacefm-plugin.tar.xz e entre com sua senha de root ou sudo dependendo da sua distro.

NOTA: necessário ter o Clamav instalado no seu sistema.

Nota geral:

Alguns plugins somente estarão listados no menu Plugin quando tiver uma pasta ou arquivo selecionado no spacefm,

Para ação suportada ou tipo de arquivo, como o item Manipulação de imagens, Inserir anexos e outros tipos de plugins não mencionados neste artigo.

Telas:
   

Páginas do artigo
   1. Incrementando o Spacefm com plugins e ações personalizadas
Outros artigos deste autor

Blu-Ray no GNU/Linux - Gravando e ripando mídias via terminal

Acesso remoto entre GNU/Linux e Windows

Aprendendo a utilizar o Window Maker

Chromecast - Upgrade de sua TV LED sem Wi-Fi

Imprima onde estiver com Google Cloud Print

Leitura recomendada

Slapt-get, prático e eficiente para atualizar o sistema e baixar programas novos

Usando e abusando do Zypper

Quando é que eu vou usar isso na minha vida?

BackTrack Linux 3.0: Distribuição voltada para segurança

MPlayer no Debian sem usar X

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts