Alta disponibilidade com CARP

Veremos como aplicar alta disponibilidade em serviços utilizando o protocolo CARP. Este conhecimento contribuirá para a implementação de um cluster de firewall ou outros. O interesse não é propor soluções definitivas e sim criar alternativas de utilização deste protocolo de forma dinâmica. Para teste foi utilizado o S.O. FreeBSD 7.2 RELEASE com a customização necessária citada ao longo do artigo.

[ Hits: 33.267 ]

Por: cristofe coelho lopes da rocha em 01/02/2010


Introdução



O crescimento do volume de negócios utilizando a internet tem aumentado geometricamente o acesso aos sistemas que gerenciam o E-Commerce. Concomitantemente tornou-se difícil ou caro manter uma plataforma de hardware que responda e/ou atenda de forma satisfatória os diversos clientes que solicitam atendimento virtual. Desta forma soluções de software podem manter aplicações disponíveis mais tempo mediante o aumento da demanda.

Sistema de alta disponibilidade exige do administrador de redes uma certa experiência. Conhecimento de protocolos, topologia de rede, UNIX, customização de Sistemas BSD, pseudo-devices entre outros. São fundamentais para prosseguir no assunto.

O primeiro passo é identificar o ponto de contenção da rede. É importante, pois é lá onde será implementará o recurso. Ao longo do tempo tenho sido contundente a cerca do assunto "desperdício de recursos de T.I" com base no princípio de economicidade. Para executar o passo numero 1, como sugestão de leitura tenho escrito um artigo sobre o assunto (Esgotando os recursos).

Ao encontrar o ponto de contenção da rede, ou seja, local que impede o tráfego perfeito. O segundo passo é identificar qual recurso de alta disponibilidade deveremos aplicar, lembrando que outras soluções tais como RAID 1 ou até mesmo um tunning na aplicação pode resolver melhor e de forma mais simples. Contudo, ao identificar o alto tráfego na rede que não esta sendo atendido por limitação do seu hardware, aí sim pode-se utilizar CARP.

O protocolo CARP, cuja a sigla e Common Address Redundancy Protocol, protocolo de endereço redundante, trabalha com um grupo de servidores no mesmo segmento de rede compartilhando um único endereço IP do servidor Master. Basicamente a utilidade do protocolo CARP é aumentar a disponibilidade do serviço, ou seja, garantir que em um possível esgotamento de recurso de hardware ou quebra no serviço master o servidor backup irá restabelecer, garantindo a alta disponibilidade de forma transparente. O CARP é uma solução open source mantido pela RFC 3768 e que segundo (SOUZA, Denis) foi introduzido pelo OpenBSD a partir da versão 3.3 e foi adotado pelo FreeBSD desde a versão 5.4.
Linux: ALTA DISPONIBILIDADE COM CARP
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Compreendendo seu funcionamento
   3. Configurando o grupo
Outros artigos deste autor

Backups com TAR e DUMP

Melhorando o nível de segurança com chflags

Um dia depois da inundação

Varredura bruta com NMAP

Festa com SQL injection

Leitura recomendada

MSN-Proxy no Debian Etch

Teste de vulnerabilidades com OpenVAS 3.0

Sistema de gerenciamento de logs do Linux

Vazamento de informações vitais via "HP Operations Manager Perfd"

Antivírus Clamav no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tatototino em 02/02/2010 - 18:49h

Excelente artigo, so uma duvida o CARP e so aplicado no Kernel BSD ou pode ser implantado no Linux e Unix*.
Olhei no meu Centos se existe alguma entrada /proc/sys/net/* referente a CARP e nao encontrei.

Parabens!

[2] Comentário enviado por barrabaz_tux em 03/02/2010 - 04:15h

oxe q esse artigo ta bom d+++
vo monta nos meus freebsd das vm...

parabéns e muito axé!!

[3] Comentário enviado por _simmons_ em 04/02/2010 - 13:29h

Parabéns pelo artigo cristofe!!

O CARP é um protocolo excelente para failover e loadbalance.

tatototino.

Seria o mundo perfeito se o CARP fosse migrado para o Kernel do Linux, mas andei lendo e até agora só existem alguns rascunhos de como fazer isso.

Eu utilizo muito o CARP , só que no OpenBSD.

No Linux existe o uCARP , mas quando eu o utilizei não funcionou como o CARP dos BSD's.

[]'s

André Michi



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts