Adicionando facilidades ao Samba

Ultimamente tenho trabalhado muito com o Samba e sempre estou correndo atrás de facilidades e scripts que automatizem seu trabalho administrativo. Neste artigo seremos apresentados a ferramentas que considero primordiais para quem deseja tornar sua instalação Samba mais amigável e independente.

[ Hits: 23.172 ]

Por: Thiago Rodrigues em 27/02/2004


Introdução



Fiz a instalação de um servidor Linux e tenho que deixar tudo rodando perfeitinho e na mão de um administrador de sistemas local, que não tem experiência alguma com Linux e muito menos com Samba. Isso soa familiar para você? Pois é, como tenho outros compromissos, é inevitável que tenhamos de delegar tarefas administrativas mais simples para terceiros.

Com base nisso, encontrei o FAUS (Ferramenta de Administração de Usuários do Samba). Trata-se de uma ferramenta maravilhosa onde você consegue pela WEB, adicionar, apagar, bloquear, desbloquear, adicionar conta de máquina e trocar senha de usuários, ou seja, gerência completa do Samba! O FAUS pode ser obtido em:
A ferramenta ainda está em desenvolvimento, porém já faz mais do que o básico e seu mentor, Alceu Rodrigues de Freitas Junior, é de extrema presteza aos usuários de seu sistema, onde responde prontamente as solicitações e tem muita vontade de colocar para frente o projeto (mas vá com calma galera, ele também tem que trabalhar, rs).

Já tenho uma boa notícia de que uma nova versão está vindo para o ar.

A ferramenta em minha opinião, é a melhor que já vi.

Uso também o Changepassword, que permite a troca de senha de usuários do Samba e do sistema via WEB e que possui uma peculiaridade a mais, ele não usa o SUDO para obter permissões de root, pois usa o próprio usuário e a senha antiga para dar o comando passwd. Geralmente libero essa ferramenta aos usuários para que eles troquem suas senhas. Você encontra o Changepassword em:
Bom, sei que alguns ou todos já possam ter visto esses programas, mas como nunca vi ninguém comentar sobre eles, resolvi escrever este artigo para vocês. Se alguém tiver outros programas que façam o similar ou até melhor, postem para temos um alfarrábio maior.

Att,
Thiago Rodrigues
Slackware 9.1
Universidade Federal Fluminense

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Netstat a fundo (parte 1)

Leitura recomendada

Configurando Samba e Windows XP

PDC - Samba + LDAP - Fedora 7

Samba PDC no KUbuntu

Resara Server Configuration

Política de segurança com o Samba

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/02/2004 - 11:56h

Esse tipo de ferramenta é sempre muito útil, pricipalmente pra os que estão mais acostumados com Windows e migrando para Linux agora (meu caso particular). Vou baixar e testar, valeu a dica.

[2] Comentário enviado por jeffestanislau em 27/02/2004 - 15:43h

Muito válido o seu artigo Thiago, pois desconhecia esta ferramenta... e o lance é este mesmo, se tem um assunto que ainda não foi abordado aqui no VOL, o negócio e mandar bala e fazer um artigo, pois isto só vem a enriquecer o nome de nossa comunidade...

blz!!!

[3] Comentário enviado por pr02nl em 18/02/2005 - 23:46h

Já que o assunto é facilidade, como eu poderia fazer para o proprio sistema avisar por e-mail ou qualquer outro meio de comunicacao, para o usuario quando o mesmo ultrapassar sua quota!?

[4] Comentário enviado por buttow em 05/08/2007 - 17:18h

Muito boa essa ferramenta, acho q vai se encaichar bem no que preciso, vou baixar e testar, muito obrigado pela dica!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts