A Evolução do Linux e suas Distribuições

Neste artigo, serão retratados aspectos básicos a respeito do GNU, GPL, Linux e suas distribuições. De forma a
proporcionar ao leitor um conhecimento sucinto sobre o Software Livre, suas licenças, seus conceitos, destacando as seis
distribuições mais utilizadas, segundo sítios virtuais conceituados, como TuxRadar e DistroWatch.

[ Hits: 43.824 ]

Por: Kleber Cardoso em 14/05/2012


As Seis Principais Distribuições Linux



No decorrer deste capítulo, serão comentadas as 6 principais Distribuições Linux, que foram apontadas em 2011 pela TuxRadar, uma das mais conceituadas revistas eletrônicas sobre Software Livre da atualidade.

A Revista Eletrônica IDGNow da Editora UOL, em matéria veiculada no dia 06/09/2010, tratou destas seis versões dentre as dez (10) maiores distribuições da atualidade, concomitantemente, com o Portal DistroWatch, conceituado sitio mundial sobre Distribuições Linux.

Ubuntu

Considerada como a distribuição mais popular, com mais de 2200 acessos/dia no site www.ubuntu.org, ele é a versão mais atraente do Linux para usuários finais.

Baseado na plataforma do Debian foi anunciado em 2004 pela Canonical, uma empresa do milionário sul africano Mark Suttleworth.

Como pontos fortes no Ubuntu, destaca-se a facilidade de uso, por ser bastante intuitivo e agradável.

A inclusão de um assistente de migração para usuários do Windows e o suporte para as tecnologias mais recentes, automatizando tarefas que, alguns usuários, só conheciam do Windows, como instalação de dispositivos e atualização de softwares.

  • Fornecedor: Ubuntu.org
  • Ano Lançamento: 2004
  • Versão Atual: 12.04
  • Data Última Atualização: Abril/2012

- Prós: Atualizações periódicas semestrais; ótima documentação; interface amigável; poder receber contribuições oficiais e de usuários.

- Contras: Algumas incompatibilidades com pacotes Debian; algumas atualizações do sistema tendem a afastar os usuários.

Fedora

Distribuição gratuita baseada na tecnologia do Red Hat, tem ganhado seu espaço entre os usuários de Linux, por fatores que vão desde seus recursos de rede e atualização, até os recursos corporativos.

Foi criado em 2003 e desde então, tem buscado garantir o seu sucesso comercial.

  • Fornecedor: Fedoraproject.org/pt
  • Ano Lançamento: 2003
  • Versão Atual: 16
  • Data Última Atualização: 2012

- Prós: Altamente inovador; excelentes características de segurança; grande número de pacotes suportados; a estrita observância da filosofia do Software Livre, disponibilidade de Live-CDs com muitos ambientes de desktop populares.

- Contras: As prioridades do Fedora tendem a inclinar-se para recursos corporativos, ao invés de usabilidade do desktop; algumas características de ponta, tais como interruptor cedo para o KDE 4 e GNOME 3, ocasionalmente afastam alguns usuários de desktop.

Debian

Considerada pela TuxRadar, como a melhor distribuição de 2011, o Debian vem mostrado a sua evolução desde suas origens em 1993.

Possui versões para usuários finais e Servidores, onde se mostrou forte quanto a falhas de segurança e Bugs do sistema.

Em contraponto, demonstra uma certa incompatibilidade com Drivers de rede Wireless com código proprietário, e possue atualizações que variam de um a três anos, para as versões estáveis.

A distribuição é desenvolvida, em conjunto, por mais de mil (1000) desenvolvedores espalhados pelo mundo, com o interesse em comum de criar um sistema operacional estável e confiável, de forma voluntariada nos tempos livres.
  • Fornecedor: Debian.org
  • Ano Lançamento: 1993
  • Versão Atual: 6.0 (Squeeze)
  • Data Última Atualização: Jan/2012

- Prós: Muito estável; controle de qualidade notável; inclui mais de 20.000 pacotes de software; suporta mais arquiteturas de processador do que qualquer outra distribuição Linux.

- Contras: Muito conservador, devido ao seu suporte para arquiteturas de multi processadores, as novas tecnologias nem sempre são incluídas; ciclo de liberação lenta (uma versão estável a cada 1 - 3 anos); discussões nas listas de discussão para desenvolvedores e Blogs, às vezes, não são tão cultivadas quanto deveriam.

Linux Mint

Distribuição baseada no Ubuntu, lançado em 2006, adiciona tema de desktop e um conjunto próprio de aplicações, com marco de diferença com o seu predecessor.

Possui uma exclusiva gama de ferramentas gráficas voltadas ao aprimoramento da usabilidade e ganha pontos pela facilidade de uso, sendo voltado mais a iniciantes.

Apesar de não ter um cronograma fixo de atualizações, possui uma versão nova disponível, geralmente, a cada atualização do Ubuntu.
  • Fornecedor: Linux Mint
  • Ano Lançamento: 2006
  • Versão Atual: 12 (Lisa)
  • Data Última Atualização: 2012

- Prós: Excelente coleção de ferramentas desenvolvidas in-house; centenas de melhorias user-friendly; inclusão de Codecs multimídia; aberto a sugestões dos usuários.

- Contras: As alternativas edições nem sempre incluem os mais recentes recursos; o projeto não emite alertas de segurança.

Arch Linux

Embora alguns autores considerem o Arch Linux uma distribuição baseada na plataforma do Slackware, outros autores (entre eles, os que dão suporte ao seu sitio oficial) defendem que ele é um sistema independente, que foi inspirado na simplicidade do Slackware, CRUX e BSD.

Criado em 2002, é indicado para usuários avançados, interessados em otimizar seus sistemas.
Linux: A Evolução do 
Linux e suas Distribuições
* Screenshot do Arch Bang, derivado do Arch Linux.

  • Fornecedor: ArchLinux-br.org
  • Ano Lançamento: 2002
  • Versão Atual: 2010.05
  • Data Última Atualização: 2010

- Prós: Excelente gestão de infraestrutura de software; personalização incomparável e opções de ajustes; documentação online excelente.

- Contras: Instabilidade ocasional e risco de colapso, pouco frequentes de instalação; comunicados de imprensa.

openSUSE

Distribuição voltada a usuários e desenvolvedores que trabalham tanto em desktops quanto Servidores.

Recomendada para iniciantes e usuários experientes, essa distribuição tem cerca de 1200 acessos/dia no Distrowatch, ocupando o quarto lugar em popularidade.

Também serve de fundamento para os produtos SUSE Linux Enterprise Desktop e SUSE Linux Enterprise Server.

Possui um dos melhores utilitários de administração de pacotes, o YaST. E, de acordo com o sitio oficial desta 'distrô', este projeto é controlado pela sua comunidade contando com a contribuição de particulares.
  • Fornecedor: openSUSE.org
  • Ano Lançamento: 1994
  • Versão Atual: 12.1
  • Data Última Atualização: Novembro/2011

- Prós: Ferramenta de configuração completa e intuitiva; grande repositório de pacotes de softwares; infraestrutura excelente site WEB e documentação impressa.

- Contras: O negócio de patentes da Novell com a Microsoft em novembro de 2006, aparentemente legitimado, reivindicando propriedade intelectual da Microsoft sobre Linux; a sua configuração de computador desktop com recursos pesados e utilitários gráficos, são por vezes vistos como 'inchado e lento'.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que é Software Livre?
   3. Distribuição GNU/Linux
   4. As Seis Principais Distribuições Linux
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Customizando o DVD de instalação do Slackware

Convença outros a usar Linux!

KDE Plasma no Slackware Current

Linux Básico - Parte II

As principais distribuições GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/05/2012 - 11:49h

gostei do artigo !!

Realmente possui distros para todo o tipo de pessoas sejam usuários ou não e que atendam suas necessidades, porém essa associação que muitos fazem de usuários avançados usam distros avançadas ou é mais indicado para usuários avançados e usuários iniciantes usam distros mais fáceis ou é mais indicado usar distros mais fáceis de administrar é algo que discordo, pois quem faz o conhecimento é você.

É apenas apenas uma opnião não crítica.

[2] Comentário enviado por r7alves em 14/05/2012 - 11:56h

Ótimo artigo escrito pelo kleber-rr compartilhando informações importantíssimas a respeito do Linux, tornando possivel um aprendizado rapido e facil!!!

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 16/05/2012 - 05:29h

Uma pequena crítica: vc deveria ter usado imagens das distros como elas são por padrão, e não "decoradas" por usuários.

No mais, gostei.

Obrigado por contribuir.

[4] Comentário enviado por kleber-rr em 16/05/2012 - 15:23h

Obrigado pela crítica, pinduvoz. Fica para a próxima.

[5] Comentário enviado por sedan75 em 16/05/2012 - 16:06h

quem aki comeou no kurumin 3.2?!
wohoo!! \o/

[6] Comentário enviado por sedan75 em 16/05/2012 - 16:06h

quem aki comecou no kurumin 3.2?!
wohoo!! \o/

[7] Comentário enviado por sedan75 em 16/05/2012 - 16:08h

Quem aki comecou no Kurumin 3.2?!
WooHoo!! \o/


Contribuir com comentário