Fedora Perdendo Usuários

37. Re: Fedora Perdendo Usuários

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/09/2014 - 15:46h

clodoaldops escreveu:

brian_ch:

1-Fedora é um bom linux, mas , na minha opinião, não para novatos principalmente por causa do instalador que exige uma atenção extra.

2- Considero o suporte por apenas 13 meses é "muito pouco", só ganha das versões regulares do Ubuntu, que tem suporte por 9 meses

3-Parece que a frequência de lançamentos mudou com o F20, pois o F21 só virá em outubro/2014, quase um ano depois.

4-A ideia de spins oficiais com gnome, kde, xfce, mate e lxde deveria ser copiada pelo Ubuntu



Como eu comentei, o ponto 1 é algo que possivelmente irá melhorar nas versões futuras, já que o instalador (Anaconda), foi reescrito recentemente.

Com o 2 eu concordo plenamente, também não gosto desse suporte curto.

E, sobre a periodicidade, não estou certo disso mas talvez seja apenas atraso mesmo, já que é até bem comum eles verem que não vai dar tempo de fazer tudo o que estava planejado e por isso estenderem o cronograma.


  


38. Testando o KDE

Uéliton Alves dos Santos
AlvesUeliton

(usa Outra)

Enviado em 08/09/2014 - 12:06h

albfneto escreveu:

baixar os 600 K, não é desvantagem, Fedora atualiza muito, quase é uma Rolling Release.


Descobri que em máquinas de baixo custo, funciona leve com a formatação BTRFS. Resolvi ir pro KDE, está mas leve que Ubuntu e rWindows, antes havia tentado o LXDE, não achei legal aquilo de não saber quais itens estão selecionados, tinha até lixeira que não uso, mas não dá.

Usei o DVD e marquei todas as opções de pacotes, no update foram aproximadamente 1G, gostei do KDE.

Sobre o BTRFS, ocorreram falhas na inicialização, o boot(grub?) ou talvez tenha algo a ver com o meu PC, não reconhece o sistema após algumas reinicializações, mas foi resolvido com a instalação criptografada, talvez pelas partições LUKS, não sei.


39. Fedora Perdendo Usuários

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/09/2014 - 12:37h

Há alguns pontos importantes nesta História.

O Debian é hoje o único das distros primárias que não é ligado a empresas.
Antes do Ubuntu as empresas por trás dos free RPM mantinham as distros bem azeitadas, mas numa zona de conforto.

A Canonical entrou em cenário com uma proposta mais abusada e mais ambiciosa. "Um sistema operacional para a Humanidade".
Dito assim parecia querer mais que o lugar do Windows. Nunca conseguiu, mas entrou priorizando mimos para o usuário. Separou a versão servidor da versão desktop e fez de tudo para ficar fácil de usar e bonito.

Escolheu o debian possivelmente porque era a única coisa de grande sucesso não ligado a empresa, e facilitou o uso, enfeitou o que precisava e o que não precisava.

O Ubuntu acordou a sonolência do Debian e a coisa cresceu rápido. Um fator pesado no sucesso foi sem dúvida o apt, hoje já utilizado por alguns RPMs.

2-A arquitetura do repositório do ubuntu:
Universe, main, multiverse, restricted. O Universe é cooperação da comunidade. Depois surgiram os repositórios ppa com desenvolvimentos para Ubuntu.
O estoque de repositório do Ubuntu realmente impressiona.
Antes os repositórios RPM predominavam em variedade.

3-Lançamento de 6 em 6 meses. Ainda que as edições boas só pareçam a cada 2 anos, e são chamadas LTS, os lançamentos a cada 6 meses impressionaram.


40. Re: Fedora Perdendo Usuários

Sergian Douglas de Souza
isildur

(usa Fedora)

Enviado em 10/09/2014 - 16:10h

Minha empresa usa Fedora 7, 12 e agora ta indo pra 15, mas a que prefiro é o 12. O 15 perdeu algumas funções praticas que tinha no 12, como configurar a rede sem precisar entrar no sistema. Mas o fedora é mais tranquilo de se trabalhar, ainda mais em empresa. Pra mim supri as necessidades básicas, é simples de mexer no sistema e os comandos são simples.


41. Re: Fedora Perdendo Usuários

anderson josé de souza inácio
AndersonInacio

(usa Debian)

Enviado em 22/04/2015 - 10:13h

E agora senhores o que vocês estão achando do fedora 21 que está na reta final ?

Obs.: Fedora 22 em 26/05/2015 https://fedoraproject.org/wiki/Releases/22/Schedule



42. Re: Fedora Perdendo Usuários

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 22/04/2015 - 23:58h

No momento, estou usando exatamente fedora como linux principal.
Por que fedora?
Foi a única distro(das que usei) que até agora não me deu nenhuma dor de cabeça, tudo funciona. Comecei a testar na versão 18. O fedora 21 ta super estável! Já até escrevi meu próprio "pos install". Dessa forma, o tempo de suporte das releases não é problema para mim; um ano é suficiente para usar o mesmo sistema sem reinstalar; não consigo me imaginar usando uma instalação de 3 ou 4 anos atrás como alguns colegas daki :)
Claro que tem muitas coisas que poderiam melhorar. Por exemplo o yum poderia vir com os plugins que sempre temos de instalar para driblar sua lerdeza e limitação, Mas de uma forma geral o sistema tá ótimo.
Também tenho ainda Opensuse, um sabayon de molho e Mint no notebook da namorada.
Por enquanto as rpms foram as mais compatíveis com as minhas necessidades.

---------------------------------------------------------------
Nível usuário, entusiasta, admirador, nada mais:)
---------------------------------------------------------------


43. Re: Fedora Perdendo Usuários

Luiz Carlos Querido
lcquerido

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/04/2015 - 15:24h

albfneto escreveu:

Não sou usuário de Fedora, mas minha opinião, o Fedora não alcançará mais as primeiras posições,
dominadas a anos por Distros tipo Debian, o Ubuntu e o Mint, muito mais usadas

mas

Minha opinião, o que tira usuários de Fedora é o Mageia e não o Ubuntu ou o Mint.

Mageia está pegando os nichos de Mercado
que antes eram de outras distros RPM: Mandriva, ROSA, openSUSE e Fedora! o Mageia está matando o Mandriva e tira usuários de openSUSE e Fedora.


hmmm...não creio. O pessoal anda meio ressabiado com descendências do Mandrake/Conectiva/Mandriva que pelo histórico, acabam se perdendo no caminho. O OpenSuSe sim me parece estar bem sólido, inclusive o calcanhar de aquiles do Linux que são as traduções.



44. Re: Fedora Perdendo Usuários

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 28/04/2015 - 16:08h

O problema que identifico aqui, senhores, não é uma questão das características técnicas da distro. Decerto que o Fedora tem um dos mais pavorosos instaladores da atualidade, mas esse é um problema facilmente contornável se o usuário for alfabetizado. Como diabos uma pessoa quer usar uma ferramenta sem ler o diabo do manual de instruções? Uma pessoa comum pegaria uma serra circular para fazer um corte em granito sem saber como fazê-lo? Não, pois do contrário se arriscaria a um acidente. Uma pessoa comum faria reparos na rede elétrica de uma residência sem desligar o disjuntor principal? Não, pela mesma razão: acidente. Portanto, se uma pessoa quer instalar um sistema operacional em um computador sem ler o manual do sistema em questão para saber como faz, tem mais é que perder seus dados, ver o HD e a placa-mãe queimar e o computador derreter em uma poça de plástico e silício.

O GNOME 3 é um lixo? Com certeza. Mas o do Fedora é o mais usável e estável das principais distros, então não vejo como isso é um problema pro Fedora. Contra-intuitivo? Desculpem-me, mas o computador é uma ferramenta, e quem usa uma ferramenta sem ler seu manual de instruções merece o que mesmo? Mesmo se o uso do computador for jogos, eu acredito que uma pessoa de bom senso deva ler o manual do seu console, seja ele um computador, um Mega Drive, um PS4, um Atari 2800, antes de sair ligando e usando - nem que seja para não invalidar a garantia. Então alegar que o GNOME 3 é contra-intuitivo é um reflexo direto dessa política de politicamente correto que está a destruir nossa espécie, está a destruir o que é ser humano. Começam censurando palavras (palavras essas que existem pelo simples fato de serem a mais adequadas para expressar uma determinada emoção), depois começam a tirar do homem a responsabilidade de pensar e entender, tratando-o como um inválido incapaz.

Refuto garbosamente os dois pontos expostos (o instalador do Fedora e a contra-intuitividade do GNOME 3) como simples preguiça, vagabundagem e falta de vergonha na cara, pois talvez apenas o Arch Linux possua documentação mais farta e mais acessível do que a do Fedora. Uma vez que os manuais estão gratuitamente disponíveis, não os lerão apenas aqueles que querem ser tratados como inválidos e incapazes, que querem que o sistema pense por eles, decida por eles, faça quase tudo por eles. Pessoas desprezíveis por estarem abrindo mão de sua própria humanidade, pessoas que querem deixar de ser humanas!

Não só o Fedora, mas as outras distros que não tentam roubar (tanto) a humanidade do homem como os *buntu e derivados sofrem do mesmo mal. Nosso século viu a consolidação de um paradigma pavoroso, um paradigma de vida e de pensamento que nos torna passivos em nossa humanidade. Máquinas pensam e decidem por nós. Assistimos, gordos e sentados em um sofá, outras pessoas praticando esportes. Se precisamos de uma informação sobre como fazer uma coisa, não procuramos uma página na internet descrevendo o procedimento mas um vídeo no Youtube. Nossa ciência se tornou análise estatística. Não lemos, não pensamos, não vivemos, não somos mais humanos. Somos seres desprezíveis, falsos hedonistas sacrificando nossas almas em busca da Magna Preguiça - ideal que mascaramos com o uso da palavra "facilidade"...

Quanto ao sucesso dos *buntus... O sr. Shuttleworth só é uma pessoa extremamente pragmática que adequou seu produto aos "seres humanos" dos nossos tempos. Linux for human beings, ele diz, e infelizmente ele está certo. Nossos contemporâneos - nós todos - não queremos a responsabilidade do decidir, do pensar, do escolher, do planejar. Queremos clicar no next>next>install. Queremos um particionador automático que adivinhe quais dados preservar. Não queremos escolher uma ideologia, desde que todo o resto funcione. Não queremos saber de política porque "nada vai mudar". Aceitamos uma religião como a única certa apenas porque fomos educados nela. O sr. Shuttleworth percebeu isso e está lucrando em cima de nossa idiotia coletiva. Vocês assistiram aquele filme, Wall-E? Eu adoro filmes para crianças, principalmente porque hoje em dia eles não são mais só para crianças. Mas voltando ao filme, nós já somos aqueles gordos em suas cadeiras móveis. Quem de nós pode dizer que está vivo de verdade, que é um ser humano de verdade hoje em dia?

Então, esse é o problema. Não é com o Fedora. É com os idiotas que nós nos tornamos.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


45. Re: Fedora Perdendo Usuários

Xerxes
xerxeslins

(usa BigLinux)

Enviado em 28/04/2015 - 16:19h


Pronto, um artigo na sessão fórum :D


46. Re: Fedora Perdendo Usuários

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 28/04/2015 - 16:44h

xerxeslins escreveu:


Pronto, um artigo na sessão fórum :D


Então... não sei se seria interessante pro público daqui do Viva o Linux, mas uma análise desse tipo é importante demais. Eu poderia escrever com mais detalhes se houver interesse do público.

--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta


47. Re: Fedora Perdendo Usuários

Luiz Carlos Querido
lcquerido

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/04/2015 - 19:01h

A questão do gnome 3 é facil resolver assim como no Debian. No ligin tem-se a opção de logar com o Gnome classic (o que estou fazendo sem pestanejar)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts