EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

73. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 12/02/2017 - 19:27h

@FurretUber
Obrigado por seu comentario e por ter tirado um tempo para testar!

Bom LXQt é questionável, como systmd e init, infelizmente não vamos agradar a todos com este ambiente de trabalho, muitos quando for testar a distro vão olhar o ambiente e não vão testar, isso é fato! kkk, bom o LXQt ele consome 300MB de ram, porem se por ao lado de um LXDE e XFCE ele fica no intermédio dos dois, foi testado isso por nós antes de escolher um ambiente, ficamos entre XFCE o qual eu e a Nanda utilizamos e somos fãs e o LXQt, mesmo marcando 300MB você consegue ver que o mesmo é mais rápido que o xfce, talvez porque é um projeto atualizado sempre pelos desenvolvedores e tem recursos que o lxde não tem...

Temos que amadurecer a distribuição, isso talvez leve tempo, até porque não queremos ficar 2 meses e parar com o projeto, queremos um projeto que seja durador, quanto eu como a Nanda se espelhamos no Slackware por vários motivos e o melhor que você instala ele e não se incomoda em fazer atualizações todo dia, toda hora, isso achamos interessante, aos poucos vamos corrigindo as coisas e talvez ganhamos um publico que vais reportando algumas falhas, afinal somos humandos sujeito a falhas...
Bom a parte de instalar o sistema so uma vez e ficar anos com a mesma, eu acho interessante tambem, queremos isso, não queremos fazer atualizações gritantes toda semana e ficar pulando de versão direto... queremos realmente trocar a versão quando estiver pronta, claro conforme o openSUSE mude a versão vamos mudando o repositório do mesmo, porem não quer dizer que o Emmi mude a versão tambem, como falei não tem tempo definido, correçoes sempre vai ter, mas upgrade do sistema sera realmente quando o mesmo estiver amadurecido para a proxima versão...

Mais uma vez, obrigado por testar e dar sua opinião aqui!



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








  


74. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/02/2017 - 21:15h

A respeito do LXQt e da memória, a minha preocupação não é tanto com a escolha ou que deveria ser XFCE, mas com a quantidade de memória que ele estava utilizando. Logo depois de ligar e como LXTask aberto, ele estava usando 589 MB de RAM.

Eu nunca utilizei openSUSE de forma extensiva, mas esse uso de memória parece muito alto, por isso mandei as imagens comparando o uso de memória. No caso de um computador com 1 GB de RAM, sobra pouco mais de 400 MB para as demais tarefas. Apenas com o navegador, é praticamente certo que vai ter SWAP, logo o usuário vai sentir um forte impacto no desempenho caso o navegador não esteja preparado.

A respeito de amadurecê-la, sendo derivada do openSUSE, ela tende a seguir as grandes atualizações do openSUSE, creio que isso não seja surpresa. Em uma fase tão inicial, seria maldade exigir um cronograma fixo com lançamentos e atualizações.

Só resumindo mais o que escrevi antes:
-É bom que a Emmi venha com vários programas úteis;
-Se possível, criar uma imagem com interface gráfica que caiba em um CD;
-A distribuição é rápida;
-O fato de ser derivada do openSUSE dá a ela uma grande vantagem ao configurá-la;
-A interface é moderna, mas ainda não está tão estável quanto gostaríamos;
-O uso de memória RAM parece alto, mais alto que o normal (excesso de 250 MB);
-Um pouco mais lenta que os *buntus em Live;
-Nem Wi-Fi e nem Bluetooth no Lenovo Ideapad 310.

Obrigado.


75. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/02/2017 - 21:38h

nandakassi e slackjeff,
Parabéns pelo projeto e sucesso nessa empreitada.


76. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2017 - 22:12h

parabéns pelo projeto. logo que me sobrar um tempo, vou testar.
uma curiosidade: se espelhou nos valores do slackware, por que não ter base no próprio slack?
uma alternativa systemd-free e com esses "goals" que vcs citaram, seria quase irresistível para users como eu pois, veja; todas as distros sem systemd ou são difíceis(ex. void) ou não estão prontas (ex. devuan).




77. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 12/02/2017 - 23:06h

wudze escreveu:

parabéns pelo projeto. logo que me sobrar um tempo, vou testar.
uma curiosidade: se espelhou nos valores do slackware, por que não ter base no próprio slack?
uma alternativa systemd-free e com esses "goals" que vcs citaram, seria quase irresistível para users como eu pois, veja; todas as distros sem systemd ou são difíceis(ex. void) ou não estão prontas (ex. devuan).




Queríamos inicialmente, assim iria abrir "horizontes" para a galera que ta iniciando e mostrar para as mesmas que o Slack não é de 7 cabeças.
Depois de pensar, resolvemos ir pelo lado o openSUSE pois a mesma é bem querida com todos, tem distribuições muito boa já baseado em slack como Zenwalk bem trabalhada por sinal e pesa 1GB de tamanho...





configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








78. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 13/02/2017 - 11:47h

Bom dia

De início, parabéns aos idealizadores do projeto. É sempre louvável a iniciativa de ajudar alguém. Nesse caso, o de criar uma distro que de alguma forma facilite a vida de alguém. Parabéns.

Vamos a distro:
Quando li que era baseada em openSUSE, logo pensei que a mesma seria construída no SUSE Studio. No tópico da @nandakassi Linux live Dúvida! eu mencionei a existência dessa ferramenta:

Fabio_Farias escreveu:
...No caso do SUSE Studio por exemplo, você pode personalizar uma distro baseada no openSUSE ou no SUSE Linux Enterprise. Essa versão personalizada tanto pode ser live, quanto instalável.

***Observação: legal encontrar alguém de Curitiba – PR aqui no VOL.

Abraço!


Se foi a partir dai que surgiu a ideia de criar uma distro baseada no openSUSE eu quero meus créditos rsrsrsrsr. Brincadeira.

Minhas considerações/sugestões:

O suporte do openSUSE Leap 42.1 termina em Maio de 2017 (https://en.opensuse.org/Lifetime). Talvez seria melhor ter baseado no openSUSE 42.2. No entanto, percebi que a versão disponível no SUSE Studio ainda é a 42.1. Tem que pensar em uma forma de update de uma versão para a outra, quando o suporte acabar. Melhor ainda se esse update for transparente ao usuário. Talvez algum script que faça isso automaticamente, mudando os repos e atualizando a distro. O usuário só precisaria baixar e roda o script. Algo semelhante ao recurso 1-click-install do openSUSE. Primeira sugestão.



Estamos com a ideia de criar um pacote EXTRA com vários pacotes em tar.bz, ficaria como um repositório para uso offline, neste pacote já estaria uma página FTP tudo certinho e configurado


O openSUSE antigamente disponibilizava para download uma imagem ISO contendo todos os pacotes do repositório online NON-OSS. Essa imagem ISO era justamente para quem não tinha acesso à internet ou com acesso lento (internet discada). Minha segunda sugestão é seguir essa linha. Os pacotes, evidentemente, seriam em rpm. Essa imagem é facilmente adicionada como um repositório local no openSUSE.

Pergunta: Porque removeram o instalador do openSUSE? Houve algum erro grave com ele? Pergunto isso pois a documentação existente do openSUSE poderia servir de base por enquanto para novos usuários até que a documentação própria da distro estivesse pronta. Alterando o instalador, nova documentação deve ser redigida.

Terceira sugestão: deem uma olhada na ferramente Kiwi, para construção de sistemas baseados no openSUSE. Talvez ele dê mais flexibilidade do que o SUSE Studio. Além de poder trabalhar offline. Explorem também as possibilidades do openSUSE Build Service. Penso que isso agregará ainda mais valor a distro que estão desenvolvendo

Minha quarta sugestão seria modificar o lema. Keep it stable, idiot! na minha opinião ofende o usuário que não conhece Linux e se depara com essa distro pela primeira vez. O usuário acaba fazendo algo errado (normal) e sai ofendendo e xingando a distro e o Linux. Além disso, não se parece nenhum pouco com o do próprio openSUSE: Have a lot of fun!. O que o usuário @cabelo (usuário de openSUSE) aqui do VOL usa também é bem legal: “colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos. “


Considerações finais:

Esse projeto me fez lembrar o Conectiva. Excelente distro brasileira que por anos foi referência ao lado de outra excelente distro: o Kurumim. E a razão é muito simples. A @nandakassi é curitibana. E o Conectiva é uma distro que nasceu em Curitiba, cuja sede era uma casa no bairro Parolin. Que essa distro idealizada por vocês tenha o mesmo sucesso que Conectiva e Kurumim tiveram.

Desejo sucesso e se puder ajudar em algo mais, na medida do possível, fico à disposição.

Abraços!




79. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2017 - 14:59h

Pessoal, criamos um pack com 64 aplicativos YMP para comecar.
Segue, https://emmilinux.github.io/download.html

Estamos desenvolvendo já o pack rpm, contara com 2 opções o essencial e o full, ambos separados.
O essencial como o proprio nome já diz vem com algumas coisas essenciais que não estão presentes na Emmi nativo.
O full irá vir com bastante aplicativo já empacotados .rpm, so chegar e instalar.



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








80. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2017 - 15:03h

@Fabio farias
Essa ideia de criar um script é uma boa ideia!
Obrigado por contribuir com sua dica!



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








81. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Jeferson S. Dantas
jsdguitar

(usa Debian)

Enviado em 13/02/2017 - 17:42h

Gostei da descrição da distro e da ss que vocês postaram, vou testar assim que possível.


82. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2017 - 17:54h

Teste sim e depois de seu feedback!
abra;os



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








83. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 13/02/2017 - 18:35h

Não está querendo dar boot em máquina virtual no Virtualbox. Alguma recomendação/configuração especial?


84. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 13/02/2017 - 18:41h

Fabio_Farias escreveu:

Não está querendo dar boot em máquina virtual no Virtualbox. Alguma recomendação/configuração especial?


A principio nao... maioria das pessoas fizeram o teste via VB...




configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux












Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts