EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

49. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2017 - 08:27h

Eu não testei a distribuição, ninguém me perguntou o que eu acho e eu nunca sequer utilizei o openSUSE, mas ainda sim irei palpitar aqui. =P

O lance é o seguinte: sugiro que vocês não tornem a exceção uma regra. Mas como assim? Eu fiquei impressionado com a quantidade de programas que vieram em uma ISO de 1 GB, mas notei que alguns deles não são utilizados pela maioria das pessoas -- TOR Browser, Steam, Avidemux, Simple Screen Recorder, Audacity --, e como um dos objetivos de vocês é o de fornecer uma distribuição para máquinas mais modestas, ficou meio estranho na minha visão adicionar esses programas aí. Realmente é uma ínfima minoria de pessoas que irá gravar e editar vídeos, tentar jogar algo em uma máquina fraca e tudo mais. Acredito que no lugar desses programas vocês poderiam opcionalmente adicionar programas mais úteis como por exemplo o BleachBit (limpa o disco), o Comix que é utilizado para ler HQ's (tudo bem, são poucas pessoas que fazem isso, mas é um feature legal e útil), ou um aplicativo para webcam (muitos notebooks e netbook modestos têm uma câmera frontal).

Gostei do fato de vocês terem colocado o Chromium como navegador padrão. Estou testando ele aqui no meu notebook e em comparação ao Firefox ele está um foguete. Tem sim os seus problemas mas em uma máquina modesta a velocidade do mesmo irá se destacar. E o consumo de RAM dele é bem semelhante ao do Firefox. Fiquei impressionado.

E sobre o LXQt, vocês não acham que teriam sido mais felizes se tivessem colocado o Xfce em seu lugar? Já ouvi dizer aqui no fórum que o mesmo não é tão leve quanto o LXDE -- está mais para um KDE leve. Será que um XFCE bem enxuto e customizadinho não seria uma melhor opção? É só uma sugestão. Não tomem isso como uma crítica.


  


50. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/02/2017 - 10:29h

nandakassi escreveu:

Pessoas!
Quem ter interesse em participar do projeto é só falar, estamos precisando muito!

* Estamos pensando em criar um pacote EXTRA em nosso site que contenha vários pacotes, já explico!
Não queremos mexer na perfumaria da Emmi, vamos claro adicionar algumas perfumarias novas conforme a necessidade das pessoas, mas queremos deixar enxuta por que? Simples queremos manter o projeto leve e pequeno, afinal o projeto foi criado com um único objetivo que é para ser voltada para quem gosta de distribuições enxutas e gosta de moldar a mesma.
Estamos com a ideia de criar um pacote EXTRA com vários pacotes em tar.bz, ficaria como um repositório para uso offline, neste pacote já estaria uma página FTP tudo certinho e configurado, seria só adicionar no lamp e adicionar o repositorio na Emmi, ou até mesmo somente o pacote sem FTP, seria mais voltada para pessoas que tem uma internet ruim ou mesmo não tem internet.
As mesmas precisariam apenas fazer o download uma vez e gravar em um pen drive e ir atualizando os pacotes quando puderem.
Assim fica opção das mesma fazer o download para montar a Emmi do seu jeito e a parte.

O que acham?


+1 Ótima ideia!

slackjeff escreveu:

Novo papel de parede já com o novo logo, o que acha? abçs


Eu gostei! Simples e elegante.

homemsemnome escreveu:

Será que um XFCE bem enxuto e customizadinho não seria uma melhor opção?


Vocês poderiam fazer um teste com o XFCE e comparar com o LXQt. Talvez até mesmo deixar duas opções de download: uma com LXQt e outra com XFCE. Claro, isso é só uma sugestão; sou apenas um "empurrador de mouse", nunca mexi com instalação de interface gráfica e não sei quanto trabalho isso daria. Se for trabalhoso demais, ignorem essa parte. XD
LXQt é diferentão mesmo, mas rapidinho a gente pega o jeito.

E que o Kernel esteja convosco! kkkk

"Se tem software de graça, pagar pra quê?"



51. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Fernanda de oliveira Cassi
nandakassi

(usa Deepin)

Enviado em 12/02/2017 - 12:19h

Homem sem nome
Obrigada por sua dica e opinião!
Em relação a perfumaria que vem na Emmi, estamos removendo e substituindo algumas coisas, o Tor já não faz mas parte.
Bom estamos criando um pacote extra e já adicionamos em nosso repositório próprio um leque de perfumarias interessante como (Telegram, Pcloud Drive, Play on linux, Atom, Tox, Skype) entre muitas outras perfumarias, esse rep é mais voltado para pessoas que tenha um pc um pouco melhor...

Em relação ao XFCE teve algumas pessoas no IRC também que estão pedindo, resolvemos adicionar, porem vamos deixar ele beeeem minimalista, vindo somente com o básico do básico sem perfumaria adicionais!
a ISO devera ter 800MB menos. assim o usuário molda do seu jeito
O LXQt tem um consumo equivalente ao XFCE fica meio termo entre LXDE e XFCE estamos gostando da simplicidade deste ambiente.

Mais uma vez obrigada pela opinião!



52. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Fernanda de oliveira Cassi
nandakassi

(usa Deepin)

Enviado em 12/02/2017 - 12:22h

KingBradley

Sim, LXQt é um pouco diferente, mas depois que pega o jeito você vê que ele é muito prático, eu mesma não utilizava LXQt, meu ambiente sempre foi XFCE kkk


53. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Paulo Dias
di4s

(usa XUbuntu)

Enviado em 12/02/2017 - 13:46h

slackjeff escreveu:

bilufe escreveu:

Se chupa os repositórios do OpenSuse, não é distribuição, é refisefuqui.

O que esse Emmi Linux tem que não é possível fazer no OpenSuse?

E aproveitando também, o que o Linux Mint tem que não é possível fazer no Ubuntu?


Sim, foi construída com base do openSUSE e usa o repertório estável da mesma, diferença está aonde os usuários não conseguem ver, ou seja o trabalho quase todo foi feito por trás da cortina...
Modificamos várias aberturas e falhas de segurança, atribuímos e excluímos coisas do kernel padrão para deixar mais estável e rápido... assim ganhamos agilidade no boot e finalização do sistema!
Diferença é o tamanho também apenas 1GB, enxugamos e deixamos somente o essencial, claro que haverá atualizações conforme a necessidade das pessoas que for usar a Emmi...
Estamos focados em ajudar os usuários iniciantes com hardwares fracos, tem bastante gente que tem 2GB de ram e uma internet ruim.

Não vou descordar de você @bilufe, cada um tem sua opinião e eu respeito, bom Linux mint eu acho que é uma distribuição oposta do Ubuntu, várias correções de bugs e está até mais fácil de usar que o Ubuntu.... você não vê quase ninguém pedindo ajuda aqui no forum do mesmo sobre algum problema de bug.
Isso que é a distro número 1 na distrowatch e está sendo usado por um publico gigante e crescendo...
Bom, não da para discutir sobre religião, politica e distribuição, cada uma tem a sua!
Minha opinião, só estamos apresentando o refisifuqui que construímos para um publico definido, ficaria grato se você testasse e falasse sua critica, seja ela boa ou ruim!



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux





Oi, tudo bem?

Slackjeff e NandaKassi, parabéns pela iniciativa e boa sorte com o projeto.

Eu sempre tive bastante interesse nesse assunto e tenho algumas dúvidas, vocês podem explicar como é o processo de criação de uma nova distribuição?

Quais alterações no kernel e falhas de seguranças foram corrigidas ?

Vocês tem um repositório no git hub com o código fonte das alterações ? Eu gostaria ver e analisar o código.

Como as alterações são feitas e a nova imagem .iso é criada?

Obrigado, Paulo Dias.

Linux Professional Institute - LPIC-1
Novell Certified Linux Administrator - CLA
Oracle Certified Associate, Java SE Programmer - OCA

http://twitter.com/p4ulodi4s
http://www.prminformatica.com.br/


54. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 12/02/2017 - 14:41h

[/quote]

Oi, tudo bem?

Slackjeff e NandaKassi, parabéns pela iniciativa e boa sorte com o projeto.

Eu sempre tive bastante interesse nesse assunto e tenho algumas dúvidas, vocês podem explicar como é o processo de criação de uma nova distribuição?

Quais alterações no kernel e falhas de seguranças foram corrigidas ?

Vocês tem um repositório no git hub com o código fonte das alterações ? Eu gostaria ver e analisar o código.

Como as alterações são feitas e a nova imagem .iso é criada?

Obrigado, Paulo Dias.

Linux Professional Institute - LPIC-1
Novell Certified Linux Administrator - CLA
Oracle Certified Associate, Java SE Programmer - OCA

http://twitter.com/p4ulodi4s
http://www.prminformatica.com.br/[/quote]


Olá, boa pergunta!
Bom estamos utilizando o SuseSTUDIO, ele tem a opção de dar somente a base do projeto, pesando cerca de 120 MB, dá para enxugar e deixar com 100MB.
**Eu recomendo para quem quer criar sua distribuição com base no openSUSE começar pela mesma, porque? uma que é gratuito, segunda que vocẽ vai começar a estudar mais sobre o mesmo, você vai aprender como funciona as coisas.

Dai em diante você começa a construção com os pacotes que mais te interessa desde ambiente X até as libs...
Em relação as falhas e modificações do Kernel é simples, você baixa uma versão de Kernel descompacta, modifica no seu pc, empacota novamente e joga no seu repositório proprio no SuseStudio e adiciona a o kernel como padrão em sua distro.

Removemos 1 falha apenas que o Kernel padrão tinha, porem muito grave que dava para ser invadido remotamente!
As modificações maiores foram nas Flags, retiramos e adicionamos, algumas coisas para deixar o boot mais rápido presando por perfomance...
Não adicionamos ainda o fonte das modifcações, estamos mais perdidos que cego em tiroteio kkkkk afinal somos só em duas pessoas para o projeto e da um trabalho legal, ainda não sei como o Patrick(slackware) consegue manter o mesmo sozinho! kkkkkkkk
Tem uma porrada de coisa para fazer, repositório para update do sistema, o qual eu estou me embabacando para fazer (uma coisa tao simples), afinal eu e a nanda apesar de ter uma experiencia somos marujos de primeira viagem... temos a parte da documentação entre outras coisas, mas vamos disponizar sim, afinal o projeto é aberto a todos!
Se você tem interesse em ver melhor a Emmi entre no suseStudio e clone a distribuição, vai ter tudo lá! você pode criar como base para estudar uma distribuição construida por vocẽ com base na Emmi, por enquanto é o jeito mais pratico para o mesmo até a gente ajeitar tudo.
http://www.susestudio.com

Em relação a .iso tem 2 maneiras, uma seria editar tudo pelo suseSTUDIO e fazer todas alterações por lá, você pode personalizar normalmente por lá, criar um pacote que contenha X modificações por exemplo pasta /etc, você faz alterações que você deseja na distribuição rodando no seu computador (claro) faz uma copia, empacota e joga lá no susestudio, o próprio sistema já se encarrega de descompactar e fazer a alterações...
Eu vou criar um tutorial em video ensinando a fazer tudo isto para quem desejar.

Segunda opção, gerar sua .iso com modifcações pelo suseSTUDIO, baixar a .iso gravar, montar e extrair e fazer a modificação que você deseja da iso, depois montar a .iso de novo e disponibilizar para a galera, está segunda maneira é mais personalizada, com toda certeza... e é um pouco mais complicada, a pessoa tem que ter um pouco mais de experiência para saber o que está fazendo, digamos que seria usado o mesmo passo de remasterizar uma .ISO qualquer (como o pinguiOS ou remastersys)... so que porem a sua .ISO já tem uma base construida por você e já possui instalador.

Qualquer dúvida pergunte que estamos aqui para somar! abraços.


configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








55. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2017 - 14:54h

nandakassi escreveu:


Eu estava pensando aqui e acho que as minhas sugestões de aplicativos foram meio superficiais. Acredito que seria melhor ter sugerido que a distribuição já viesse com aplicativos como Popcorn Time (esse é um diferencial bacana hein) ou então o Spotify.


56. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/02/2017 - 15:02h

Ainda não baixei a distro, mas estive lendo os comentários e sugestões. Acho que não há necessidade de haver programas como Spotify, Brasero ou outros do tipo, para deixá-la bem enxuta mesmo, daí o usuário mesmo instala o que precisar.





---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
https://muitolinux.blogspot.com.br/
---------------------------------------



57. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Guilherme
Ghost_Shell

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/02/2017 - 15:06h

Patrick03 escreveu:

Ainda não baixei a distro, mas estive lendo os comentários e sugestões. Acho que não há necessidade de haver programas como Spotify, Brasero ou outros do tipo, para deixá-la bem enxuta mesmo, daí o usuário mesmo instala o que precisar.


---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
https://muitolinux.blogspot.com.br/
---------------------------------------


Concordo, acredito que quanto menor o número de softs instalados melhor. O usuário vai moldando conforme a necessidade. Meu sistema com o plasma instalado normalmente fica com 750 pacotes e é o ideal para o meu uso.

Apenas uma sugestão.

Ps: Esqueci de escrever uma coisa, eu colocaria o plank rsrs. Pessoal curte.

Keep it simple stupid!


58. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 12/02/2017 - 15:08h

@Patrick03
Concordo com você, estamos querendo deixar bem enxuto mesmo...

@homemsemnome
Estamos criando um repositório que vai vir todos estes pacotes inclusos... com uma perfumaria bem grande, estou empacotando desde ontem as aplicações...
Porem estou com dificuldade no quesito update do sistema, vou até abrir um tópico pedindo uma ajuda para quem tem mais conhecimento!
abraços a todos...



configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: http://area355.blogspot.com.br
Tradutor PT-BR da Distribuição: Calculate Linux
Tradutor PT-BR da Distribuição: Arya-Linux








59. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2017 - 15:13h

Ghost_Shell escreveu:


Mas aí perde-se o sentido de haver essa remasterização né. Se o caboclo quiser minimalismo extremo ele que baixe a versão netinstall do openSUSE e se vire nos trinta. Pelo que eu entendi, a distribuição deles é voltada para máquinas modestas mas também visa auxiliar o usuário leigo; daí minhas sugestões.

https://en.opensuse.org/SDB:Network_installation


60. Re: EMMI LINUX (Leve, completa, rápida e Brasileira)

Eduardo
vchacal

(usa Debian)

Enviado em 12/02/2017 - 15:16h

Olha só, deram um UP no site do projeto. Boa escolha do logo.
Wallpaper mais limpo que o anterior, mandaram bem.

1 - Ao iniciar a primeira vez, o logo do suse studio. Seria bacana tirar isso e também adicionar um fundo mais limpo.
2 - Como root, ao executar o instalador, posteriormente fechar e tentar abrir novamente ele não executa nenhuma ação. Não acho que isso seja relevante, pois basta acessar com usuário emmi e já era.
3 - O instalador ainda apresenta o nome da janela com OpenSuse. Alem daquele erro do Python, mais acredito que já deram um jeito.
4 - Depois da instalação, o Grub tmb é do OpenSuse.
5 - Assim como a galera, seria bacana mesmo o XFCE. Poderia disponibilizar duas ISOs, cada uma com uma interface gráfica. Ou uma ISO, com ambos ambientes p/ instalação.
6 - Quanto ao gerenciador de pacotes, não tenho ctz mais o trabalho seria em adicionar os repositórios corretamente de acordo com o gerenciador. Pq o Suse da pra trabalhar com o APT, YUM e o nativo Zypper.
7 - Quanto ao kernel, o kernel nativo do Suse eu acho leve. Mais vcs deixaram o boot muito mais rápido e isso ficou federal.

Estão caminhando bem, até rápido por serem em apenas duas pessoas.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts