Quanto cobrar?

13. Re: Quanto cobrar?

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 18/03/2008 - 11:31h

Primeiramente Rafael, não estou louco. Não sou nenhum geek, nem capitalista, porém prezo o conhecimento!
Não posso ser hipócrita e dizer que não utilizo do meu conhecimento para acumular renda. Quando me referi ao "conhecimento não tem valor" não foi comparando a mesma técnica e habilidade em uma determinada área assim como produtos e sim como pessoas. Produtos tem preços tabelados, o conhecimento intangível não, ou por acaso o seu tem?
As análises de Karl Marx sobre a "burguesia" lucrar com o proletariado são para se pensar quando cobramos nossos serviços, pois a idéia hoje das empresas é essa "comprar barato para vender mais caro(e bem mais caro mesmo)".
Bem, minha colocação talvez não tenha sido clara, mas resumidamente, você tem que fazer o seu preço e colocar no papel tudo o que se gasta:
Translado
Imposto
Almoço, Jantar
estadia,...
Não é só a inteligência! Isaac Newton foi muito mais inteligente que o Bill Gates e muito mais pobre!


  


14. eskeci

Jeffeson Luiz Oliveira de Campos
foguinho.peruca

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/03/2008 - 11:32h

Quando eu fiz a minha 1 consultoria (foi pra arruma um prog feito no acess) eu cobrei uns R$100,00. Não sei se ele ficou muito contente mas enfim....
Eu gastei 2 dias (na vdd eu gastei 1 dia mas pedi dois por segurança)....


15. Re: Quanto cobrar?

Hugo Leonardo Villa Lobos
hugovlmota

(usa CentOS)

Enviado em 18/03/2008 - 12:21h

Meu caro amigo,
Eu já estive nessa mesma dúvida, e te dou uma dica valiosa, você tem que fazer o seguinte:
- cobrar um valor fixo mensal com X horas inclusas (atendimento no horário comercial);
- cobrar valor adicional as horas contratadas no pacote de manutenção mensal;
- cobrar hora de urgência (fora do horário comercial, finais de semana e feriados);

exemplo:
- Valor contrato mensal com 10 horas = R$ 300,00
- Valor hora adicional = R$ 25,00
- Valor hora de urgencia = R$ 50,00

Pois cobrar somente visitas ou outras coisas assim é ficar parado no tempo.
Se valorize, e serviço barato gera para a contratante dúvidas sobre a qualidade.



16. ta barato!

fox
foxl

(usa Debian)

Enviado em 18/03/2008 - 12:30h

sou administrador de rede cobro 50 a hora.
tanto linux quanto 2003 serve.


17. Re: Quanto cobrar?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/03/2008 - 13:24h

Se você realmente cobrou desse cliente 40,00 por 2 horas (20,00 a hora) você subdimensionou seu preço de tal forma que certamente "queimou" o cliente. Agora fica muito difícil negociar com ele um preço justo.

Somente a titulo de comparação, um servente-de-pedreiro mediano cobra mais do que isso.
Uma arrumadeira (diarista) cobra de 70,00 a 200,00 por um dia de trabalho, para visitas avulsas.

Por que afirmo que o cliente está "queimado"?

Porque ele não sabe (não tem parâmetros para) atribuir ao seu trabalho o seu real valor.
E é claro que ele quer pagar o mínimo possível.
E o pior:
Se outros cobram 60,00 para simplesmente instalar um Windows "piratão", ou seja, sem nenhuma responsabilidade sobre os dados do cliente e isso é considerado "normal", como é que alguém que "realmente tenha valor" (segundo possível raciocínio do cliente) pode na prática cobrar menos do que isso?

O normal é você estabelecer um preço maior e mais abrangente para uma visita técnica avulsa (porém nada exorbitante), e um preço melhor e mais ajustado para um contrato de assistência periódica, de forma a agradar a ambas as partes.
A diferença entre os dois preços será um atrativo a mais, e o cliente geralmente preferirá fazer um contrato, seja tácito ou até mesmo por escrito.

Aceite minhas palavras como crítica construtiva, e jamais como uma censura.
Eu mesmo já andei cometendo esse tipo de erro (já cheguei a cobrar 600,00 por um sistema que ao final me ocupou por 90 dias, entre implantação, treinamento de pessoal, testes, etc. Isso deu a média 6,66 por dia! No caso de um servente-de-pedreiro abaixo do mediano, o cliente teria gasto no mínimo 4.500,00 no mesmo período, sem reclamar de nada).

Mas nossos erros servem como aprendizado, senão não valeria a pena cometê-los não é?



18. Re: Quanto cobrar?

Luis Carlos de Brito
luiscarlos

(usa Fedora)

Enviado em 18/03/2008 - 18:06h

Eu nao cheguei a cobrar R$ 40,00 por duas horas, o firewall eu implementei por um valor bem acima disso, depois entrei no assunto de manutenção e me foi sugerido R$ 40,00 por duas horas horas, mas nao aceitei, primeiro por nao ter uma base de como calcular o valor a ser cobrado e depois por que ainda nao necessitei fazer nenhuma alteração, mas tenho um contrato com valor a ser definido.
Obrigado pela opinião de todos, é relamente muito bom contar com a ajuda de vcs.
Quando a conhecimento nao ter valor, nao mudo de ideia, eu tenho conhecimento em linux e n areas nesta plataforma nao para ganhar dinheiro, mas por gostar, prazer mesmo, hj consigo ganhar algum R$ com esse conhecimento, mas não é minha fonte de renda fixa, - mas bem que eu queria - eu estudo muito, nunca me satisfaço, sempre quero saber os por que de cada virgula e esse conhecimento me da prazer, por isso conhecimento nao tem preço na minha opinião, com certeza deve ser utilizado como valor economico na hora de decidir sobre o valor a ser cobrado num trabalho, mas o melhor de tudo é tê-lo e poder compartilhar e no final ver que alguém aprendeu o que vc ensinou.


19. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/03/2008 - 11:25h

Primeira coisa:
- Não faça valores diferenciados de acordo com o cliente. Seu serviço tem qualidade, então ele tem uma valor para qualquer pessoa, ou quando você vai comprar um carro zero eles te dão desconto pq vai vai de chinelo e não de terno???

Segunda coisa:
- Se o cliente for fiel, fechar um contrato mensal, fizer indicações, etc etc, você pode dar um desconto, mas deixe claro que é um desconto PARA ELE e que seu preço é o anterior.

Terceira coisa:
Ponha-se em condição de empresa. O cliente não esta te contratando, não esta pagando seus direitos, não te da beneficios e nem mesmo garante o seu "salario mensal". Portanto o serviço é por hora é mais caro doque se você trabalhasse todos os dias, 8 horas por dia, na mesma empresa. Um valor médio deste tipo de consultoria pelo mercado é R$ 50,00. Existem valores mais baixos, sim, da mesma forma que existem mais altos. Você pode consertar a batida do seu carro por R$ 200,00 ou por R$ 2.000,00, depende mto, muitas vezes o de 2.000,00 é um serviço inferior ao de 200, mas por ele ter uma oficina "mais bonitinha" ele consegue mais clientes. Uma média do mercado é R$ 50,00 a hora (em grandes centros). Lembre-se que você deve se locomover ao cliente e tudo mais.

Quarta coisa:
Média de mercado depende da região que se atua, se você trabalhar no interior do ceará o custo não será o mesmo que em são paulo capital, embora devesse ser (pois um carro custa o mesmo preço em ambos os locais). O custo só deverá ser alterado caso não exista demanda para aquele serviço. O cliente também sabe mais ou menos o tempo que você levará, não adianta passar a semana inteira no cliente para configurar um servidor que ele saberá que esta sendo enrolado e não vai te chamar mais.

Neste caso seu eu cobraria por 2 horas o valor de R$ 100,00



20. O rei da inglaterra

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/03/2008 - 09:39h

Apenas para ilustrar e descontrair um pouco:

Conta-se que um antigo rei da inglaterra estava viajando pelo seu reino e, já cansado, chegou a uma estalagem.
Pediu algo para comer, e o estalajadeiro ofereceu ovos cozidos, que era o que havia disponível.
O rei pediu dois ovos e quando veio a conta no valor de duas libras, ele se espantou:
"Duas libras por dois ovos cozidos? Certamente os ovos são bem raros por aqui!"
E o estalajadeiro respondeu:
"Não, majestade: Os ovos não são raros, mas os reis o são!"

É claro que não vamos ser extremistas assim em nossos orçamentos, mas bem que o estalajadeiro tinha um bocado de razão...



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