
millemiglia
(usa Slackware)
Enviado em 28/06/2011 - 17:13h
Antes de redimensionar sua partição Windows é recomendável que você passe o Scandisk para verificar possíveis erros e depois use o Defrag para desfragmentá-la e deixar todos os seus dados mais próximos do início da partição. Depois de fazer isso pode redimensioná-la sem problemas. Recomendo um programa Windows chamado EASEUS Partition Manager para fazer isso. Baixe-o no Superdownloads ou outro site de downloads de sua preferência. No stress, ele é freeware.
Que eu me lembre não há problema algum em utilizar partições lógicas para instalar o Ubuntu. Recomendo que você faça três partições para o Ubuntu. Use o LiveCD do Ubuntu e abra o GParted. Exclua as duas partições lógicas que possui e crie 3 partições novas assim:
swap tipo linux-swap 1GB
/ reiserfs, ext3 ou ext4 (escolha o sistema de arquivos que você quer) 10GB
/home reiserfs, ext3 ou ext4 (escolha o sistema de arquivos que você quer) o tamanho restante
Na verdade a partição de instalação (/) poderia ser de 3 ou 4 GB mas como você sempre vai querer instalar algum programa é recomendável deixar um espaço maior por garantia.
A partição de swap pode ser menor também, se você quiser, mas levando em consideração que os HDs hoje em dia são monstruosamente grandes acho que 1 GB não vai lhe fazer muita falta. Antigamente usava-se como padrão a partição swap ser no mínimo do mesmo tamanho e no máximo o dobro da memória RAM (isso dependia da distro).