Ubuntu Gnome previne que o usuário adquira conhecimento? [RESOLVIDO]

1. Ubuntu Gnome previne que o usuário adquira conhecimento? [RESOLVIDO]

Ewerton Urias
ewertonurias

(usa openSUSE)

Enviado em 07/06/2012 - 03:23h

Olá a todos!

Utilizei Windows durante 8 anos, e no momento me encontro ativo no Linux por 5 meses.

Minha distro inicial foi Ubuntu 11.10 (Gnome), utilizei o mesmo durante 5 meses sem problemas, ele me ajudou muito nos seguintes pontos:

.Ambiente de programação com o Geany;
.Central de Programas do Ubuntu (Fantástico!);
.Mensageiro Instantâneo "Empathy" que, julgo eu, ser o melhor para Linux!

Há 5 dias me apresentaram o Kubuntu 12.04, gostei do visual e instalei a interface KDE via terminal, no início achei muito dá hora, utilizei por 4 dias, até perceber que estava perdendo meu tempo, que me fez hoje voltar para o Ubuntu 12.04 (Gnome) pelos seguintes pontos negativos:

.Ambiente de programação com o Geany não é o mesmo, tive problemas com a execução de minha programação no Konsole;
.Central de Aplicativos do Muon não se compara ao Central de Programas do Ubuntu, pois o Central de Aplicativos do Muon é muito simples, mostra o tamanho dos pacotes errado e não mostra quantas instalações estão em progresso...;
.Mensageiro Instantâneo "Kopete" não gostei, não consegui fazer chamada de vídeo, as vezes o som de alguem estar me mandando mensagem falha (isso atrapalha muito);
.A área de trabalho, os gadgets são legais, mas quando reinicio o computador, as vezes os gadgets saem de seus devidos lugares (mesmo estando bloqueados);
.Na minha opinião, é inferior ao Ubuntu (Gnome) em relação aos atalhos, no Kubuntu você é "quase" obrigado a utilizar o mouse pra tudo, a não ser que você estude os atalhos que são bem diferentes.

Só isso já me foi o suficiente para retornar ao Ubuntu 12.04 (Gnome).

O Gnome possui uma interface simples, fácil e rápido!
O KDE é mais bonito, cheio de efeitos, mas... possui várias ferramentas, alguns probleminhas, percebi que o Ubuntu 12.04 (Gnome) é mais eficiente, prático e simples, pois já te leva ao ponto!

Minha dúvida é:

.Utilizar o Ubuntu (Gnome) previne que o usuário adquira conhecimento e novas experiências? Devido o Gnome ser tão simples e fácil? Porque na real pessoal, qualquer novato em Linux saberá usar a interface Gnome, e é por isso que voltei, porque quero velocidade em minhas ações e atividades, como atalhos do teclado, tudo que me beneficie em economia de tempo.

Peço desculpas aos usuários Kubuntu, caso eu tenha ofendido em algo, não foi minha intensão, somente quero passar qual foi minha experiência, talvez eu tenha me deparado com estes problemas devido haver instalado a interface KDE via terminal e não baixado uma .iso do Kubuntu e ter instalado do zero... mesmo assim gostaria que sanassem esta minha dúvida.

Desde já agradeço pela atenção de todos!

Obrigado.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/06/2012 - 04:05h


Para mim a sua regra principal - pelo que pareceu - para esta escolha é a mais acertada: produtividade.

Adaptabilidade em primeira instância é viciante e escapar dela é dolorido. Mas a atração pelo desconhecido ou expremetalismo ocasional e curiosidade podem nos presentear com gloriosas surpresas. E é esta a ultima atitude, mesmo que ocasional, que acho a mais correta para uma evolução responsável com uma experiência subjetiva que produza algum beneficio.

Boa sorte com o GNOME...

3. Re: Ubuntu Gnome previne que o usuário adquira conhecimento? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 07/06/2012 - 05:43h

Vc não vai gostar de usar o KDE com o Ubuntu (Kubuntu), mas vai adorá-lo com uma distro que "tenha foco" nesse DE, como o recém-lançado Mageia 2.

Pessoalmente, nunca achei o Kubuntu uma boa opção, mas adoro o KDE do Mageia (antes Mandriva), do OpenSuse e até mesmo o do Slackware.

Vc não vai deixar de aprender usando o Gnome, até porque não há muita diferença no que tange ao uso do computador. E vc pode, sem maiores problemas, usar aplicativos QT no Gnome e GTK no KDE. Mas se vc quer conhecer bem o Universo Linux, precisa experimentar não os DE, mas as diversas distros. Teste algumas, optando pelo DE em que ela se sobressaia (exemplificando, o OpenSuse tem versão Gnome, mas o foco é na versão KDE, ou seja, é exatamente o contrário do Ubuntu).

Boa sorte, ou bom aprendizado.


4. Re: Ubuntu Gnome previne que o usuário adquira conhecimento? [RESOLVIDO]

Ewerton Urias
ewertonurias

(usa openSUSE)

Enviado em 04/10/2013 - 22:18h

removido escreveu:


Para mim a sua regra principal - pelo que pareceu - para esta escolha é a mais acertada: produtividade.

Adaptabilidade em primeira instância é viciante e escapar dela é dolorido. Mas a atração pelo desconhecido ou expremetalismo ocasional e curiosidade podem nos presentear com gloriosas surpresas. E é esta a ultima atitude, mesmo que ocasional, que acho a mais correta para uma evolução responsável com uma experiência subjetiva que produza algum beneficio.

Boa sorte com o GNOME...


Sim, já se passou um ano e quatro meses após minha pergunta aqui no tópico, tenho experimentado várias distribuições Linux, e hoje eu vejo que interface é questão de gosto e necessidade pessoal, no meu caso procuro produtividade como você mesmo disse, o Gnome e, principalmente, o Unity (Atual interface padrão do Ubuntu) oferecem ótimas experiências e produtividade ao usuário.
No momento estou experimentando o Elementary OS Luna, distribuição baseado em Ubuntu 12.04 LTS, e até o momento está me agradando muito devido a estabilidade, rapidez, facilidade, simplicidade e por possuir um design minimalista (lembra o MacOS X).

É isso aí, a melhor interface para se usar é só experimentando e percebendo por conta própria qual atende mais as suas necessidades.

Obrigado.


5. Re: Ubuntu Gnome previne que o usuário adquira conhecimento? [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 05/10/2013 - 00:17h

interessante a sua percepção sobre interface gráfica. Cada um de nós se apega a certos detalhes que fazem a diferença em nosso foco. No meu caso, a GUI que me faz sentir em casa é o xfce, acho ela a mais facilmente personalizável de todas; cada detalhe, cada botão, cada item do menu. Sei que há outras GUI tão personalizáveis quanto xfce, WM como o flux, mas é trabalhoso.

Abaixo vão minhas percepções acerca do que já experimentei:
kde -> maioria considera bonito e tem um monte de funcionalidades e distrações que não são usadas por um usuário como eu.
gnome -> é simples, mas é mouse morto. Não dá para mudar quase nada.
unity -> aqui, para o ubuntu 13.10 o unity está mais leve que o xfce4, mas não gosto da forma que apresenta o conteúdo da máquina. Lembra windows8 e não otimiza espaço.
patheon -> bonito, ícones lindos, mas não gostei do sistema de janelas e não achei produtivo.
E17 -> no Bodhi linux está bonito, mas que ele é leve é uma lenda, tem boot demoraaaaaado.
fluxbox, openbox -> são para quem tem muito tempo para editar scripts
cinnamon -> bonito, mas o menu não é totalmente editável como no xfce.
JWM -> velocíssima, tem de ter tempo sobrando para deixar do seu jeito.
LXDE -> ótimo. Mesmo vindo sem composição, pode ser trabalhado para ter quaisquer efeitos de outra GUI.

com todas essas interfaces gráficas promissoras de tanto enfeite, as minhas preferidas ainda são xfce e lxde.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts