Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

1. Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/02/2018 - 21:09h

Boa noite

Apesar de ainda faltarem mais de dois meses para o lançamento, atualizei o Xubuntu do meu notebook de 17.10 para 18.04. Eu esperava que haveria alguma quebradeira espetacular durante a atualização, e não fui decepcionado. AVISO: o texto é longo e tem explicações dos problemas enfrentados.

libfontconfig1-dev. Caso o sistema tenha a versão amd64 e a versão i386 desse pacote, a atualização falha e deixa mais de 1400 pacotes desconfigurados. Ou seja: se reiniciar, o sistema não volta. Após remover a versão i386 (que estava ali por causa do Wine), a atualização terminou com sucesso e reiniciei o computador. Reportei esse bug no Launchpad, então é para ele não existir no lançamento.

Nem precisei chegar na tela de login para ver o próximo estrago:
Como se pode ver, quando troca a opção do grub dá uma espécie de salto, como se a tela toda trocasse de resolução. As opções funcionam normalmente, aí parece ser apenas um erro gráfico. É importante ressaltar que com a mídia de instalação isso não acontece, isso aconteceu porque atualizei o sistema. Não reportei esse bug ainda, estou vendo como proceder sobre ele.

A tela de login estava normal e o sistema iniciou sem erros. Quando fui ver o synaptic, ele queria remover o ícone do volume e o programa dos botões do volume (indicator-sound e xfce4-volumed). Fui ver porque e vi que no Xubuntu 18.04 vai ser utilizado o plugin do Pulseaudio (xfce4-pulseaudio-plugin) ao invés do indicator-sound mais xfce4-volumed. Quem tiver o pacote xfce4 ou o pacote xubuntu-desktop mal vai sentir a diferença, mas quem não tiver vai ver que o ícone do volume e os atalhos do teclado vão parar de funcionar. Acho que é bug, vou no IRC do #xubuntu-devel antes de reportar.

Uma coisa que está me fazendo quebrar a cabeça é o Gerenciador de Máquinas Virtuais. Aconteceu alguma coisa a conexão criada por padrão pela libvirt (default, virbr0) e a conexão ficou enlouquecida. Da máquina virtual, o ping para o hospedeiro funciona e o ping para a internet funciona, mas o ping para outros dispositivos na rede falha. Não há acesso à internet (mas o ping funciona!), os outros dispositivos conseguem se conectar ao serviços oferecidos pela máquina virtual. Tem alguma coisa acontecendo que não sei o que é e para aqueles que eu perguntei também não sabem o que pode ter dado errado. A exata mesma configuração funciona nas versões 16.04 e 17.10. Quero reportar isso, mas nem sei o que é o erro.

O pacote intel-gpu-tools está com falhas em construir os programas, e o que eu uso dele (intel-gpu-overlay) não estava sendo construído com sucesso. Encontrei a causa e reportei o bug, vai ser corrigido logo. A versão que construí para comprovar acusou um consumo de energia de 40 GW do chip gráfico. OK. Reportado e logo será corrigido.

O Discord ficou com a fonte bastante estranha devido a problemas de renderização. É um programa de terceiros, então não é surpresa. Avisei do erro mas disseram que Xubuntu 18.04 é de desenvolvimento, então não importa. Depois que lançar e quebrar para todos eles vão corrigir? Fica a dúvida.

A minha classificação dos acontecimentos:
-Falha na atualização devido ao libfontconfig1-dev: crítica. Para quem não souber o que fazer, isso faz o sistema parar de funcionar.
-Problemas de rede da libvirt: médio. Causaria problemas em máquinas virtuais existentes, mas uma mudança de configuração nos parâmetros delas resolve, antes da correção definitiva.
-Transição do método de controle de volume do Xfce4: médio. Quem sabe resolve logo, que não sabe se desespera.
-Pacote intel-gpu-tools: baixo. Apenas a falta de um aplicativo que pode ser construído facilmente.
-Grub doido: baixo. Parece ser apenas gráfico.
-Discord: mínimo. Já que nem eles dão a mínima xD .

Eu achei que seria pior, muito pior. Devo dizer que a Canonical melhorou muito nesse aspecto, muito menos quebradeira que a atualização entre 16.10 e 17.04, que matou o X e companhia. Vou ficar usando a versão 18.04 e ver o que mais está quebrado, vou reportando os erros e vou ajudar a deixar a versão 18.04 a melhor possível.


  


2. Dia 2

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/02/2018 - 20:29h

Chegamos ao segundo dia! Rodada de bugs de hoje foi mais emocionante. Descobri um bug no sistema de envio de bugs que bugava os caçadores de bugs, que não podiam acessar o bug do Launchpad.

A primeira coisa foi quando fui usar o LibreOffice. Ele não está conseguindo abrir arquivos em partições NTFS com um erro de permissão negada, mesmo tendo a permissão necessária, o que tem um potencial enorme para causar problemas. Copiando o arquivo que se deseja editar para uma partição ext4, editá-lo e copiá-lo de volta para a partição NTFS funciona. Dá para usar o LibreOffice mas, nesse caso, têm esses dois passos a mais. Esse bug já foi relatado e acho que o LibreOffice será atualizado para a versão 6.

O pacote intel-gpu-tools foi atualizado, corrigindo o bug que tinha reportado ontem (não levaram nem 12 horas!). Mas o intel-gpu-overlay estava quebrado e não abria como root. Reportei, e houve algo mais espetacular ainda.

O bug bugou! Normalmente, quando se reporta um bug no Launchpad, ele ganha 6 pontos de calor (heat). Esse bug ganhou 158 pontos e foi marcado como privado. O que deveria acontecer com um bug privado:
-Um bot faz o retrace do programa (pelo que eu entendi, ele avalia todas as chamadas a funções do sistema que o programa fez). Literalmente:
I am a friendly bot which automatically provides symbolic stack traces to apport crash reports. 
-O bot termina esse processo e troca as tags para avisar que terminou;
-Marca a equipe de desenvolvimento adequada para, então, avaliar o bug.

O que houve: as duas etapas iniciais funcionaram, mas a terceira falhou. Dessa forma, o bug estava inacessível para todos, exceto para mim! Fui no IRC #ubuntu+1, e fui ajudado por um funcionário da Canonical. Agora eles vão investigar o que deu errado no sistema de relato de bugs, além do que deu errado com o intel-gpu-tools.

Entrei em contato no #xubuntu-devel e, definitivamente, depois de atualizar o sistema não deveria remover o indicator-sound e o xfce4-volumed. Vou fazer uma máquina virtual e testar em uma outra instalação limpa. Se acontecer a mesma coisa, então vou reportar o bug.

Eu tinha planos de fazer apenas a primeira publicação, mas depois do bug no sistema de relato de bugs, acho que eu vou atualizar no fim do dia sempre que encontrar novos bugs ou algo não usual ocorrer.


3. Re: Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/02/2018 - 20:57h




4. Re: Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/02/2018 - 22:33h

Cabreuvas escreveu:



As recomendações que vêm com esse vídeo são questionáveis, mesmo em um navegador sem histórico e em uma rede que nunca tinha sido utilizada. Além disso, só 18 segundos? Queria uma versão estendida de 10 horas porque foi um feito heroico atualizar, em primeiro lugar!

Relevando os fatos supracitados:

Hoje foi o dia dos crashes. Tudo o que eu vi de errado foram crashes, de três programas diferentes.

Pidgin: ao selecionar o texto da conversa e tentar arrastar e soltar, ocorre um crash. Esse é problemático porque não há um erro no apport e com o gdb não há backtrace, apenas diz que o status de saída foi 01. Arrastar e soltar conteúdo no pidgin é suicídio, por agora.

O xfce4-taskmanager tem um crash chato que ocorre de forma esporádica. Graças ao problema do pidgin, consegui encontrar uma situação em que é possível reproduzir o erro 100% das vezes. Espero que após dois anos, esse bug finalmente seja corrigido.

Depois desses crashes de criança, vem o do mal. Um programa importante deu problema: lightdm-gtk-greeter. Quando atualizando de Xenial para Bionic, mantinha-se um arquivinho (322 bytes) chamado 99upstart, o qual fazia o login dar errado, fazendo o sistema voltar para a tela de login. Simplesmente removendo esse arquivo se resolve. Bug nada mais, nada menos, que crítico.

A malignidade dos problemas encontrados está razoável, há uma quantidade maior de problemas pequenos de pouca relevância e, quando a coisa é feia mesmo, a resposta é rápida.


5. Re: Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/02/2018 - 22:51h

Mais fácil o SPFC ganhar paulistão do que Ubuntu não quebrar numa atualização de versões....
Rssrsrs
----------
Itautec-W7535 (Ci3 + 4 GB + Intel-HD)


6. Re: Atualizei para o Xubuntu 18.04 e olha o que deu!

niquelnausea
niquelnausea

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/02/2018 - 00:06h

clodoaldops escreveu:

Mais fácil o SPFC ganhar paulistão do que Ubuntu não quebrar numa atualização de versões....
Rssrsrs
----------
Itautec-W7535 (Ci3 + 4 GB + Intel-HD)


curiosamente, consegui atualizar um pc com ubuntu da verão 12.04 até a versão 17.10. neste ciclo, se não me engano, foram puladas apenas as versões 12.10 até a 13.10 (lts para lts) e as 16.10 ou 17.04 (achava que não fazia pulos entre versões não lts). foram vários erros, mas todos contornáveis facilmente contornáveis.


7. Video is dead

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/02/2018 - 03:01h

Estou sem sono, no aguardo do gol de ouro da partida de Hóquei entre Alemanha e atletas da Rússia.

Com a versão 18.04, surgiu um novo pacote nos repositórios: libopengl0. Esse pacote causa, basicamente, quebradeira. Graças a ele, o módulo da placa de vídeo falha em carregar, fazendo com que não haja aceleração de vídeo por GPU, usando a CPU no lugar. Percebi o problema porque eu vi que a interface iniciava igual a uma máquina virtual e o uso de CPU quando tinha a animação do carregamento de uma página do navegador estava em 50%. Removendo tal pacote resolveu, o sistema voltou a carregar o módulo da Intel corretamente.

Não acabando os problemas com a GPU, as funções de codificação de vídeo por hardware VAAPI pararam de funcionar. Mas elas pararam o sistema junto: quando se põe para codificar um vídeo, o sistema todo trava por uns 10 segundos. Depois ele volta usando toda a memória RAM e, após uns 20 segundos, o sistema volta ao normal. Contudo, não há vídeo resultante da codificação, ficando apenas o áudio. VAAPI está morta, pelo menos por enquanto. https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/intel-vaapi-driver/+bug/1751492


8. A batalha para provar a existência de um bug

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/03/2018 - 20:48h

Como o meu desktop não tem armazenamento, eu instalei o Lubuntu 18.04 em um pen drive de 8 GB para poder usá-lo. Praticamente tudo foi perfeito (só faltaram as imagens do ubiquity). Então eu liguei o desktop e fui usá-lo, abri o terminal e fui usar o glxinfo. Ele não estava instalado, mas o que me chamou a atenção foi que os caracteres com acentos estavam super estranhos: "ã" tinha virado "\xe3".

Eu achei super estranho, mas OK. Quando fui dar um comando bem simples:
cd Música 
Eu não conseguia. O "ú" tinha virado algo parecido com "ú", mas era impossível escrever esses caracteres. Logo, a pasta Música e a pasta Área de Trabalho eram simplesmente inacessíveis. O motivo? O terminal padrão do Lubuntu era o txiterm, que é um terminal adequado para o idioma tailandês.

Inicialmente, eu fui no IRC #ubuntu+1 e pedi sobre isso. Fui ignorado. Então fui para o #lubuntu-devel, onde recebi retorno quase que imediato, mas não o esperado: primeiro, achavam que o sistema tinha escolhido o idioma errado, depois acharam que o lxterminal estava desconfigurado. Ninguém acreditava que o problema era o terminal errado, acharam que eu tinha instalado um remaster/refisefiqui, acharam que era a ISO antiga (3 dias!), depois acharam que eu tinha feito alguma besteira no sistema, daí disseram que eu não deveria esperar a versão de desenvolvimento estável.

Baixei a ISO de hoje, testei e disse novamente que estava abrindo o terminal errado por padrão. Daí me mandaram o manifest da ISO (esse arquivo mostra todos os pacotes que estão instalados nela e suas versões) e disseram que o xiterm não estava lá. Em 1 minuto e 13 segundos (precisei de 3 tentativas para baixar) achei o responsável por tudo isso:
xiterm+thai	1.10-2 
Só então acreditaram que era um problema do Lubuntu e começaram a procurar o que tinha acontecido e começaram a investigar. O problema não é nem um pouco trivial, parece ser na ordem que os programas da ISO são gerados: o apport-gtk pede por um emulador de terminal do x (x-terminal-emulator). Vários pacotes provêm isso, inclusive o lxterminal. Contudo, como o apport-gtk está sendo instalado antes do lxterminal, ele escolhe, de alguma forma, o pacote xiterm+thai, e é aí que surgem os problemas.

Eu reportei o bug, mas ele foi "usurpado" de mim, eu escrevi nada disso: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/lubuntu-meta/+bug/1752733

O que eu achei muito engraçado foi a seguinte parte da conversa:

wxl	i'm hoping someone can provide me some advice, as i'm pulling my hair our here trying to figure something out with lubuntu seeds (always a wonderful source of confusion). it looks like on our desktop image (not the alternate), xiterm+thai is showing up and ending up as x-terminal-emualtor. looking at the logs it looks like it's installed as a depend of apport-gtk (line 3859). perhaps this is because	21:39
wxl lxterminal isn't installed first (doesn't happen until #3958) and apport-gtk requires some x-terminal-emulator? 21:39
wxl however, i'd expect whichever terminal is installed last to be x-terminal-emulator, but maybe that's foolish of me. 21:40
nacc wxl: funny, i think FurretUber in #ubuntu+1 reported that issue this AM :) 21:42
tsimonq2 nacc: He popped into #lubuntu-devel and this is a result of that debugging :) 21:42
nacc ah cool 21:43
nacc tsimonq2: thanks for the context 21:43
wxl nacc: yeah i thought it was crazy at first, but there it is :/ 21:43
A conversa do dia: https://irclogs.ubuntu.com/2018/03/01/%23ubuntu-release.html


9. O universo da regressão

FurretUber
FurretUber

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/03/2018 - 23:36h

Desde a última postagem, todos os pacotes relacionados a aceleração de gráficos foram refeitos (não apenas atualizações, mas alguns foram criados e outros deixaram de existir), e os drivers de vídeo quebraram na versão 18.04 para dispositivos gráficos Intel e Nvidia. Era o erro que eu havia avisado UMA SEMANA antes, e eles mandaram a atualização para todos mesmo assim. Quebradeira e ódio no IRC, não foi uma surpresa. Mas daí corrigiram em 12 horas.

Então a Canonical atualizou o curl para usar OpenSSL 1.1.0 através da criação do pacote libcurl4, desinstalando o libcurl3 e causando dor de cabeça para todos os programas que dependiam do libcurl3, entre eles: Opera, Slack, VirtualBox. Nesse caso a Canonical foi resoluta e disse que os mantenedores devem atualizar, já que o OpenSSL 1.1.0 era superior (mais rápido e mais seguro, segundo o que foi discutido).

O meu desktop está com um problema, ele perde a conectividade quando é suspenso e restaurado. A única forma de corrigir é removendo o módulo da placa de rede e o adicionando novamente. Se sabe qual é a primeira versão quebrada, mas não tive como descobrir o commit que causou isso (os kernels do git bisect estavam todos quebrados).

Dois bugs malignos que ocorriam no meu notebook deixaram de ocorrer: a inicialização poderia falhar devido à placa de rede QCA9377 e o gerenciamento de energia tinha problemas graves (o estado máximo de economia era 10, mas ele chegava a 3). Agora a inicialização não falha mais e o estado máximo de economia que ele chega é 8, o que já é muito melhor.

Houve um erro engraçado no Xfce4, em que o botão minimizar tinha se transformado em um botão de fazer download. Já foi corrigido.

Da primeira publicação, todos os bugs exceto o do libfontconfig1-dev foram corrigidos. Da segunda também. Da terceira, há esse bug mágico do xfce4-taskmanager. Da quarta, os dois problemas foram corrigidos. Da quinta, corrigiu-se o erro do Lubuntu.

A partir de março, no desenvolvimento não se adicionam funcionalidades novas e se foca em correção de erros ( https://wiki.ubuntu.com/BionicBeaver/ReleaseSchedule ). O Xubuntu 18.04 está bem bom, as regressões que ocorrem esporadicamente são corrigidas rapidamente (se relatadas).






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts