Comando mount no debian Squeeze [RESOLVIDO]

1. Comando mount no debian Squeeze [RESOLVIDO]

Heraldo Carvalho Aranda
heraldoaranda

(usa Debian)

Enviado em 19/08/2011 - 11:26h

Tudo bom pessoal? Tenho uma rede com vários computadores no domínio. Quando os computadores clientes estavam com o Debian Lenny, ambos usuários da rede logavam nestas máquinas e eram mapeadas suas áreas pessoais da rede através da execução automática de um script (shell script). Esta área pessoal, é tipo um disco virtual (compartilhamento individual) remoto que cada usuário da rede tem disponível no servidor. O problema é o seguinte, ao migrar para o Debian Squeeze, o script de mapeamento automático parou de mapear a área pessoal dos usuários, pois no Squeeze um usuário comum não tem permissão para executar comandos como smbmount, mount... Alguém conhece uma forma para resolver este problema sem a utilização do comando "sudo", pois o sudo não resolveria o meu problema. Preciso que o próprio usuário comum que está logado na máquina no momento, tenha as permissões necessárias para montar seu disco virtual e poder alterá-lo.

Desde já agradeço pessoal. Toda e qualquer ajuda será bem vinda.

Muito Obrigado.




  


2. Re: Comando mount no debian Squeeze [RESOLVIDO]

ze
zelongatto

(usa Debian)

Enviado em 05/11/2011 - 17:47h

amigo a um tempo atraz tive um problema com permissoes apenas para alguns comandos do sistema e resolvi instalando o sudoers, e habilitando apenas os comandos que eu precisava para determinado usuario e deu certo..
espero que te ajude...
se nao me engano no squeeze nao vem o sudoes ai eh so instalar apt-get install sudoers e depois configurar
abraço


3. Re: Comando mount no debian Squeeze [RESOLVIDO]

Heraldo Carvalho Aranda
heraldoaranda

(usa Debian)

Enviado em 07/11/2011 - 09:41h

Tudo bem zelongatto?
Primeiramente muito obrigado pela força. A saída para o problema foi montar uma partição separada para o usuário "/home", aí depois no fstab montar ela com as seguintes propriedades: rw,nosuid,nodev,exec,auto,nouser,async,usrquota,grpquota. Desta forma, quando o usuário da rede loga na máquina, o script de mapeamento é executado, é a área do usuário é mapeada dentro no "/home/disco_virtual" sem dar problema de permissão para usar o comando mount.
Mais uma vez obrigado.