Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

25. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Nick Us
Nick-us

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 09:36h

ru4n escreveu:

Bom, comecei com Slackware 12.1 na época do KDE 3.5, acompanhei a inclusão e o desenvolvimento do KDE 4.x nas versões 13.0 e 13.1. Não uso Slackware desde 2016 por motivos de tempo e de praticidade (migrei para o Debian), mas uma coisa que aprendi com Slackware e a qual utilizo em todos meus projetos de software é o princípio KISS; código limpo, sem complicações, e de fácil entendimento para manutenção. Aplico o princípio também em code review e a equipe acaba abraçando a ideia!

E na minha humilde opinião, acredito que o desenvolvimento vai continuar da mesma forma e no mesmo ritmo dos últimos anos, mesmo sem o cara. Existe uma forte comunidade por trás do Slackware que não deixaria o projeto morrer.

O KDE4 ainda está na árvore principal do Slackware Current


O KDE 4 já não recebe mais patches de segurança por parte dos desenvolvedores, ou seja, é um projeto morto e cheio de vulnerabilidades. O correto mesmo seria remover totalmente o KDE 4 do repositório...



NÃO CONCORDO Eu uso programas do KDE4 pq os que estão no PLASMA são incompletos. Um deles é o Konqueror! Não existe SUBSTITUTO para o Konqueror como Gerenciador de Arquivos! SOMENTE qdo EXISTIR um Gerenciador de Arquivos que PERMITA dividir uma ABA INTERNA em várias janelas, ao menos 20 no mínimo, e que esse Gerenciador de Arquivos não seja KDE, então SIM não me preocupo.

Mas DIZER que o KDE4 é devasado qdo VC não precisa é FÁCIL... Quem usa WINDOWS quer que o LINUX deixe de existir porque é DEVASADO e Desnecessário!
Pense no que está dizendo!

ALIAS quem NÃO USA COMPUTADOR, ACHA que eles nem precisariam Existir! PENSE!




  


26. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Nick Us
Nick-us

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 09:39h

GRM escreveu:

Realmente o kde4 era pra sambar fora dos repositórios, será que alguém sobe o sistema com o kde4 ?

Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem


Eu não uso o KDE4, uso o XFCE, mas USO o Konqueror do KDE4 Logo se ele for removido, FICO PREJUDICADO. E não existe substituto para o Konqueror!
Visto que o do Plasma-KDE5 está INCOMPLETO e não será mais USADO.
Isso porque um BANANA acha que um Gerenciador com 2% do que tem o Konqueror é melhor!

Como disse no Post Anterior. Quem não USA LINUX, acha o LINUX descartável!


27. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Nick Us
Nick-us

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 09:44h

GRM escreveu:
Tenho usado o void e ele me parece um Slackware evoluido, simples e eficiente

Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem


Apenas por curiosiodade, pq não testei essa Distro.
O que o void tem que vc apontaria como MELHOR que o Slackware, IMAGINANDO que o VOID não TRAVE, Não te obrigue a reiniciar e SEJA RÁPIDO para abrir, pois abro meu sistema ultra-rápido usando o XFCE.

Então não compare o Plasma pq eu acho um LIXO, e é LENTO.
Então diga, sem o PLASMA, o que o Void teria de melhor? Para que eu possa analisar se valeria a pena um dia testar!


28. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Nick Us
Nick-us

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 09:50h

patrickernandes escreveu:

This is a minimal packages to install and use Slackware64-current linux:
https://github.com/patrickernandes/slackware

a/
aaa_base
aaa_elflibs
aaa_terminfo
acl
attr
bash
bin
bzip2
coreutils
dbus
dcron
devs
dialog
e2fsprogs
elvis
etc
eudev
findutils
gawk
glibc-solibs
gptfdisk
grep
gzip
hostname
kbd
kernel-firmware
kernel-huge
kernel-modules
kmod
less
libgudev
lilo
openssl-solibs
pciutils
pkgtools
procps-ng
sed
shadow
sharutils
sysvinit
sysvinit-scripts
sysklogd
syslinux
tar
usbutils
util-linux
which
xz

ap/
diffutils
slackpkg

l/
libpsl
libunistring
ncurses
pcre2

n/
dhcpcd
gnupg
iproute2
iputils
libmnl
net-tools
network-scripts
openssh
wget

*Note, the installation with these packages does not support efi.

Abraços..


Apenas para vc saber, eu faço uma instalação mínima com apenas 21 Packages. Isso realmente é o mínimo para funcionar!
aaa_base
aaa_elflibs
aaa_terminfo
bash
coreutils
dialog
e2fsprogs
etc
glibc-solibs
kernel-huge
lilo
pkgtools
procps-ng
sed
shadow
sysvinit
sysvinit-scripts
tar
util-linux
which
xz



29. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 15/12/2019 - 10:45h

[...] Mas DIZER que o KDE4 é devasado qdo VC não precisa é FÁCIL... [...]

Sugiro dar uma olhada no significado de "defasado" (o correto na verdade seria depreciado) dentro do contexto de desenvolvimento de softwares.
O significado real para o que o termo é usado na nossa área é obsoleto, ainda que não seja a tradução exata, é o que mais deixa claro para nós. Pelo menos é considerado obsoleto pelo desenvolvedor original. Você deveria fazer o mesmo tanto quanto possível. E sempre é possível em códigos novos.

É algo que não deve ser mais usado. É um recurso ainda existente, mas que é considerado defasado e tem algo melhor para usar.

https://pt.stackoverflow.com/questions/178138/o-que-%C3%A9-um-c%C3%B3digo-depreciado

Apesar do termo ser voltado para código na questão do Stackoverflow, o sentido é aplicado comumente também para softwares/pacotes.

Em 2018, o KDE4 foi marcado como deprecated pelos mantenedores do FreeBSD (que é considerado um sistema conservador, assim como o Slackware) e no final do ano os pacotes foram totalmente removidos.
https://euroquis.nl/kde/freebsd/2018/12/11/kde4-and-qt4-deprecation-in-freebsd.html

Observação: existem dois contextos distintos sobre o termo "defasado" dito no tópico;
- Primeiro diz respeito ao Slackware em relação a outras distribuições;
- Segundo foi a respeito de desenvolvimento de software colocado nesse post.

O que eu disse nesse post se trata do segundo contexto (em relação ao KDE4), e por lógica não se aplica na questão do Slackware, já que o mesmo continua recebendo patches de segurança e atualização de pacotes por parte dos mantenedores.




30. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Heitor Souza
Heitor.rj

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 12:38h

Tio_do_Toldo escreveu:

Slackware é um sistema defasado com uma userbase fanática demais para admitir isso. Pessoal tem um vínculo quase sexual com a distribuição, não aceita críticas.

O sistema já foi o mais estável, leve, simples. Hoje em dia está arcaico, com configurações e scripts obsoletos. Tomem o Alpine como comparativo: uma distribuição extremamente mais leve, simples e responsiva que o Slackware -- e que, apesar de tudo isso, é muito mais automatizada e simples de se configurar. Scripts simples e efetivos fazem o trabalho para você, não tem essa palhaçada ultrapassada de ter que fazer tudo manualmente, editando arquivos, setando variáveis, etc. Até hoje no Slackware o gerenciador de pacotes vem incompleto, por pura teimosia do Patrick de querer manter o sistema o mais old school possível. Poucos KB no código do gerenciador automatizariam muitas coisas. Até hoje existe esse purismo débil de não aceitarem o slackpkg e outros agilizadores.

A rapaziada do Slackware diz com orgulho que o sistema não trata o usuário como um estúpid*, mas acaba o tomando como desocupado, que não tem mais nada importante para fazer na vida.

#Paz


É o que todo usuário Ubuntu diz kkkkkkkk Continue com seu Linux cor de rosa! E não se meta com distribuições PROFISSIONAIS, porque não são para você!



31. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Heitor Souza
Heitor.rj

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 13:32h

Existe um ponto que as pessoas no mundo inteiro estão se perdendo! O Nome disso é ATUALIZAÇÃO.

Quando se faz um produto mau feito, nas coxas, SIM ele sempre terá que ser ATUALIZADO! Porque tem tanto defeito que terá que ser atualizado por 100 anos para TENTAR consertar o LIXO feito!

É onde eu repito, o Slackware é tão BOM que não precisa ser atualizado!

Muitos chamam de Melhorias um monte de besteirinhas feitas para MENINAS. Colorido, botão diferente, e como se não basta-se essas mesmas pessoas enjoam em 10 dias, logo como cocaina, necessitando de mais cores, mais botõezinhos voadores e etc...

Não tenho NADA contra quem gosta disso! MAS ISSO não é PROFISSIONAL! E quem não é PROFISSIONAL não se importa se o sistema trava, se o sistema buga, pq ele está brincando no computador! Usa o computador para brincar!

Quem usa como PROFISSIONAL não tá preocupado com a cor ROSA ou AMARELA do botão. Está preocupado se o SISTEMA vai funcionar direito! SEM PARAR!

Infelizmente como tudo no Mundo... Descende dos fracassados Europeus, onde tudo é feito nas COXAS na maioria dos casos, isso porque SÃO HUMANOS, e é HUMANO ser sinônimo de LIXO... Não existe NADA BOM por ai...

Então temos RARIDADES, Humanos que não são humanos que não descendem de LIXOS, e que conseguem fazer com o LIXO algum milagre que funcione! MAS Como diz Mentor, esses são como Lagos dágua no Deserto!

INFELIZMENTE O Mundo tem ficado cada vez mais retardado! Os Jovens que deveriam ser promissores estão cada vez mais retardados, de 1 Milhão de nascimentos, nasce apenas 1 que talvez PENSE! CULPA? Infelizmente a Culpa é de quem CONTROLA! Que nos envenena! Dificultando a cada dia mais, aprender, crescer... E INVENTAR! Pois os Grandes Controlam a Invenção... Os pequenos comem o lixo.

Devemos apenas AGRADECER porque ainda EXISTE o Linux! Pq um dia pode não exitir mais! Agradecer porque o projeto GNU Fez Milagres! Porque ainda existem pessoas que compartilham seus conhecimentos!

É interessante o Debate sobre distribuições, Eu não gosto do Debian também, mas ao meu VER TODAS tem o seu PAPEL, e TODAS Ajudam, pq uma combina com qualquer pessoa! O Ubuntu abre um caminho para pessoas conhecerem o Linux, ÓTIMO, mesmo usando systemD.

Acho que CADA pessoa vai escolher aquilo que combina mais com ela, que encaixa melhor no perfil dela! Seja um Slackware, ou um Ubuntu ou qualquer outra, No fim TODAS SÃO ÓTIMAS quando consegue ATENDER a alguém!


32. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 15/12/2019 - 14:22h

[...] Quando se faz um produto mau feito, nas coxas, SIM ele sempre terá que ser ATUALIZADO! Porque tem tanto defeito que terá que ser atualizado por 100 anos para TENTAR consertar o LIXO feito!

É onde eu repito, o Slackware é tão BOM que não precisa ser atualizado! [...]


Você esta bem equivocado em relação ao que é atualização de pacotes/softwares/produtos, pois seguindo essa lógica o Slackware current não deveria existir e a versão stable deveria se manter na 1.0, lançada em 1993.

Lembrando que o Slackware é nada mais e nada menos que um conjunto de softwares escritos por terceiros (KDE, Xfce, glibc, gcc, kernel linux, etc) - assim como qualquer outra distribuição - sendo que estes softwares de terceiros são atualizados constantemente para consertar bugs e brechas de segurança (dê uma lida no ChangeLog do Slackware Current).

As únicas coisas que são mantidas pela equipe do Slackware são os poucos scripts contidos no sistema para inicialização de serviços e o gerenciador de pacotes (pkgtool/installpkg/upgradepkg/explodepkg/removepkg), e que também são atualizados, embora com pouca frequência.

A propósito, software/sistemas que nunca são atualizados é um banquete cheio para crackers e cibercriminosos.

O Slackware considera pegar as últimas versões estáveis desses softwares de terceiros para incluir no sistema, a fim de lançar um produto estável e conservador.


33. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Glaulher Ramalho Medeiros
GRM

(usa Void Linux)

Enviado em 15/12/2019 - 15:27h


Nick-us escreveu:

GRM escreveu:
Tenho usado o void e ele me parece um Slackware evoluido, simples e eficiente

Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem


Apenas por curiosiodade, pq não testei essa Distro.
O que o void tem que vc apontaria como MELHOR que o Slackware, IMAGINANDO que o VOID não TRAVE, Não te obrigue a reiniciar e SEJA RÁPIDO para abrir, pois abro meu sistema ultra-rápido usando o XFCE.

Então não compare o Plasma pq eu acho um LIXO, e é LENTO.
Então diga, sem o PLASMA, o que o Void teria de melhor? Para que eu possa analisar se valeria a pena um dia testar!



Então o que escrevi não foi em depreciar o slackware, mas o "evoluído" no sentido de ter um bom gerenciador de pacotes o xbps, um init system rápido, moderno e próprio: runit, gostei do void por ser literalmente vazio, vem com poucas coisas instaladas.

Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem


34. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Heitor Souza
Heitor.rj

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2019 - 15:36h

ru4n escreveu:

[...] Quando se faz um produto mau feito, nas coxas, SIM ele sempre terá que ser ATUALIZADO! Porque tem tanto defeito que terá que ser atualizado por 100 anos para TENTAR consertar o LIXO feito!

É onde eu repito, o Slackware é tão BOM que não precisa ser atualizado! [...]


Você esta bem equivocado em relação ao que é atualização de pacotes/softwares/produtos, pois seguindo essa lógica o Slackware current não deveria existir e a versão stable deveria se manter na 1.0, lançada em 1993.

Lembrando que o Slackware é nada mais e nada menos que um conjunto de softwares escritos por terceiros (KDE, Xfce, glibc, gcc, kernel linux, etc) - assim como qualquer outra distribuição - sendo que estes softwares de terceiros são atualizados constantemente para consertar bugs e brechas de segurança (dê uma lida no ChangeLog do Slackware Current).

As únicas coisas que são mantidas pela equipe do Slackware são os poucos scripts contidos no sistema para inicialização de serviços e o gerenciador de pacotes (pkgtool/installpkg/upgradepkg/explodepkg/removepkg), e que também são atualizados, embora com pouca frequência.

A propósito, software/sistemas que nunca são atualizados é um banquete cheio para crackers e cibercriminosos.

O Slackware considera pegar as últimas versões estáveis desses softwares de terceiros para incluir no sistema, a fim de lançar um produto estável e conservador.


Imagino que vc não tenha entendido o que eu disse... Qdo citei "o Slackware é tão BOM que não precisa ser atualizado!" Isso não é uma citação minha, e sim o MEME que usam, para reforçar o porque o Slack é BOM.

Mas continuando! Quando falei de produtos MAU FEITOS eu estou GENERALIZANDO! E não falando de uma distribuição ou outra, Eu estava me referindo a TUDO o que existe no MUNDO. No mundo Linux e Fora dele!

E ISSO SIM reforça! Os programas SÃO MAU FEITOS, pq precisam sempre ser consertados! Não existe BRECHA em um programa BEM FEITO! Assumir o ERRO é uma COISA mas dizer que é BEM FEITO é outra! Compreenda que: Se EU CRIO UM SISTEMA sem FALHAS, não tem Hacker para fazer banquete!

MAS se eu USO Ferramentas de Terceiros, HARDWARE de Terceiros, SIM haverão FALHAS! Não pense que não é possível criar algo DIREITO! A questão é que não fazem com inúmeras desculpas para isso!

E SIM eu sei exatamente o que é uma distribuição. OS Agradecimentos a TODO Mundo GNU são de inúmeros desenvolvedores que juntos construiram um Conjunto para chamarem de Sistema Operacional. E alguns desses seus programas são sim quase perfeitos, funcionam a todo vapor, motivo pelo QUAL hoje temos um Slackware da vida!

O Kernel do Linux, entenda, muito do que é atualizado nele é compatibilizar com novas tecnologias, e não exatamente ficar consertando BUGS, e exitem BUGS porque ERRARAM.

ERRO não é uma VITÓRIA a ser comemorada! ERROS São fracassos! Tudo bem errar, mas ASSUMIR é mais Importante!

Falando de ATUALIZAÇÃO, eu tenho um pequeno sistema que fiz em 1997 em C, roda até hoje! Não tem BUGS, NUNCA TEVE. Não precisa de atualização! A não ser se for para PINTAR ele! E OBS Não tem BRECHAS dentro do contexto de uso dele!

E falando em BRECHAS, O LINUX está cheio delas, mas não é disso que estou falando, quando me refiro a fazer BEM FEITO, é fazer algo diferente do SystemD que traz um enorme risco para TUDO, apenas porque o EGO fala mais alto em achar que é capaz de resolver TUDO, saindo fa filosofia Unix onde 1 programa para cada função. Acho que isso foi muito bem pensado! E diminui muito os erros!

Mas como vc também cita, o Slackware usa sim as versões estáveis, mas isso é indiferente em muitos casos! Vou te dar um exemplo: Eu uso a versão Current, atualizo qdo tenho tempo. Mas apenas atualizo os packages que eu confio! Pq cada package tem seu desenvolvedor. Alguns são responsáveis outros não!

Exemplo. A Fundação KDE não é responsável.... Motivo de tanta dor de cabeça!
Mas compare agora com os packages GNU? RARAMENTE vc tem dor de cabeça com packages essenciais ao sistema! Pq esses Desenvolvedores são responsáveis com o que fazem.

A PARTE Mágica disso tudo FOI pegar um monte de programas esparramados, feitos por várias pessoas de diferentes lugares e FAZER funcionar um Sistema Operacional. QUE na minha Opinião é 1 Milhão de vezes superior ao Windows.

Quando falo de problemas com distribuições, é porque a combinação de packages não funciona! QUER destruir o Slackware? Rode o KDE nele, sua dor de cabeça vai começar! Mas a Culpa não é do Slackware em si....

E claro que se formos por esse lado também se diria que quase todas as distribuições funcionam! Pq não gosto do Debian, mas uso o Gparted que usa o Debian como base para rodar em um LiveCD. E nisso ESSE Debian NUNCA TRAVOU! Motivo também que nunca me preocupei em Mudar já que sempre FUNCIONA!


35. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Tio do Toldo
Tio_do_Toldo

(usa Debian)

Enviado em 15/12/2019 - 18:41h

Corre que os slacker tão put*!


36. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/12/2019 - 19:06h

Slackware é ruim, fato!
Os fanboys xiitas vão morrer negando isso... kkkkk







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts