Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

1. Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

willian firmino
willian.firmino

(usa Slackware)

Enviado em 12/11/2019 - 14:23h

Gostaria que quem tiver alguma informação ou opinião sobre o tema, que compartilhe. Já tem um tempo que percebo que o Slackware não está evoluindo como outras distros, entendo que é uma distro conservadora e que tem outros valores, porém acompanho a muito tempo o changelog do Slackware, vivi a retirada do Gnome do projeto, o lançamento da versão de 64 bits, a mudança de KDE 3.5 para o KDE 4, entre outras, enfim, acompanho desde a versão 8.1 que foi a que comecei, usei todas desde então. Já tem algum tempo, que estou vendo uma inercia na árvore principal do projeto em relação a inovação e experimentação de tecnologias que não são padrão no projeto mas que agregariam mais que muita coisa que está lá, não digo somente softwares especialistas, mas também softwares simples e úteis do dia a dia de quem usa o sistema. Acompanhando a changelog hoje, vejo poucas inclusões de coisas úteis, quase não retira coisa velha que quase ninguém usa mais faz anos, somente vejo atualizações de kernel, gcc, correções de bugs de softwares da árvore e rebuilds. Acho que para dar gás ao projeto, o Patrick deveria fazer um limpa no sistema, retirar o que não é necessário e incluir coisas que fazem sentido hoje em dia e não deixar estas coisas que faziam sentido 20 anos atrás, já que ele quer manter o projeto enxuto para caber em um DVD “que na minha opinião também não faz sentido hoje em dia” então enxugue e deixe coisas realmente úteis. O instalador do Slackware é muito bom na minha opinião, simples e direto, porém gostaria muito de ver modos de instalação diferentes, tipo instalação mínima, assim como debian, Ubuntu Server e CentOS, se quero rodar um servidor, porque preciso de um milhão de pacotes inúteis, sei que da para selecionar na mão, mas quem quer subir um server rapidinho e já fez com CentOS e Ubuntu Server sabe do que eu to falando. Talvez o caminho fosse abrir mais o projeto, ter mais contribuições a nível técnico como outras distros, e continuar sendo o lider, existem centenas de cases de sucesso seguindo esta linha de raciocínio. Espero que o projeto ganhe novos rumos, por enquanto vou acompanhar meio que de longe, ainda tenho o Current instalado mas sem pacotes de terceiros, apenas para acompanhar, como distro principal estou usando o openSUSE, espero que o Slackware volte a ter seu lugar de direito em minhas maquinas.




  


2. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

augusto
marimbondo

(usa Outra)

Enviado em 12/11/2019 - 14:37h

Eu não uso o Slackware, mas vou defender ele aqui...
Ele é uma cápsula do tempo proposital. O Patrick gosta dele do jeito que é...
Para máquinas que requerem estabilidade, nada melhor que o Slackware. Por exemplo, em um ambiente profissional de laboratório, que alguns aparelhos você precisa ter um computador dedicado a eles para processamento de dados, etc, e não pode ficar mudando o software, o Slackware é o ideal.
Fora a simplicidade dele... Essas outras distros aí metem o pé na privada a cada nova "versão" lançada, com funções novas e obscuras, novos bugs..!
É uma maravilha!

https://hackaday.com/2018/01/30/making-the-case-for-slackware-in-2018/


3. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Patrick Ernandes
patrickernandes

(usa Gentoo)

Enviado em 12/11/2019 - 14:43h

This is a minimal packages to install and use Slackware64-current linux:
https://github.com/patrickernandes/slackware

a/
aaa_base
aaa_elflibs
aaa_terminfo
acl
attr
bash
bin
bzip2
coreutils
dbus
dcron
devs
dialog
e2fsprogs
elvis
etc
eudev
findutils
gawk
glibc-solibs
gptfdisk
grep
gzip
hostname
kbd
kernel-firmware
kernel-huge
kernel-modules
kmod
less
libgudev
lilo
openssl-solibs
pciutils
pkgtools
procps-ng
sed
shadow
sharutils
sysvinit
sysvinit-scripts
sysklogd
syslinux
tar
usbutils
util-linux
which
xz

ap/
diffutils
slackpkg

l/
libpsl
libunistring
ncurses
pcre2

n/
dhcpcd
gnupg
iproute2
iputils
libmnl
net-tools
network-scripts
openssh
wget

*Note, the installation with these packages does not support efi.

Abraços..


4. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

augusto
marimbondo

(usa Outra)

Enviado em 12/11/2019 - 15:21h

??
Slackware setup supports UEFI installs. 

https://docs.slackware.com/howtos:slackware_admin:installing_on_uefi_hardware



5. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

lindberg
lindbergluiz

(usa Slackware)

Enviado em 12/11/2019 - 15:34h

Rapaz....................eu também estava na espera pelo SlackWare 15 !!!! Após um tempo, vi que a preocupação só faz sentido se houver um interesse em dar suporte....... O suporte, no Slack, somos nós mesmos, por meio de nossas pesquisas.........

Agora, diga assim, eu estava sem saída com meu DELL inpiron15: não tinha ajuste de luminosidade, WIFI não tava funcionando direito.....Solução: SLackWare Current! Atualizou tudo. Todos os dias tem atualizações, mas não farei mais para não quebrar o sistema... tá tudo funcionando, então tá tudo OK.

Mas....... deixar o slackware com cara de novo, moderno, etc.... pode esquecer. Patrick nunca se preocupou com isso quando jovem, é desenvolvedor do linux de modo gráfico mais antigo ainda utilizado, com milhares de usuários (eu, por exemplo). Pode esquecer. Vai ficar como está, pode ter certeza. E mesmo que ele queira mudar (o que não vai acontecer, mas só como hipótese) e criasse o NewSlack (15.0), iria entregar o OldSlack para alguém continuar dando suporte (AlienBob, edps...). Sempre há espaço para novidades, mas o clássico nunca se abandona....

Garanto a você que se o Carlos Morimoto nunca tivesse abandonado o Kurumin, até hoje existiriam usuários usando o LiveCD (eu mesmo não tenho Drive de CD, mas teria um só por conta do Kurumin)....

The Classic, Man!.... The Classic.....



6. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Tio do Toldo
Tio_do_Toldo

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2019 - 16:32h

Slackware é um sistema defasado com uma userbase fanática demais para admitir isso. Pessoal tem um vínculo quase sexual com a distribuição, não aceita críticas.

O sistema já foi o mais estável, leve, simples. Hoje em dia está arcaico, com configurações e scripts obsoletos. Tomem o Alpine como comparativo: uma distribuição extremamente mais leve, simples e responsiva que o Slackware -- e que, apesar de tudo isso, é muito mais automatizada e simples de se configurar. Scripts simples e efetivos fazem o trabalho para você, não tem essa palhaçada ultrapassada de ter que fazer tudo manualmente, editando arquivos, setando variáveis, etc. Até hoje no Slackware o gerenciador de pacotes vem incompleto, por pura teimosia do Patrick de querer manter o sistema o mais old school possível. Poucos KB no código do gerenciador automatizariam muitas coisas. Até hoje existe esse purismo débil de não aceitarem o slackpkg e outros agilizadores.

A rapaziada do Slackware diz com orgulho que o sistema não trata o usuário como um estúpid*, mas acaba o tomando como desocupado, que não tem mais nada importante para fazer na vida.

#Paz


7. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

nando
lfercorrea

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/11/2019 - 17:02h

Então... eu parei de usar o Slackware com poucos meses de uso por falta de tempo.. coisas simples do dia-a-dia, como instalar um player de video para ver um filme na casa de um amigo, são desgastantes quando você quer fazer em 5 minutos.. Em outras palavras, eu não tenho o perfil para usar o Slack. Entretanto, porém, devo dizer que acho legal que exista uma distro assim e não vejo necessidade em alterá-la, muito porque a diversidade em linux é enorme. Para quê tornar o Slack simples como o Ubuntu se já existe o ubuntu? Então acho que o resumo da ópera é esse: o slackware é talvez a unica distribuição que ainda se mantém rigorosamente intacta quanto ao que seus usuarios viram quando baixaram pela primeira vez, eles gostam justamente disso, e seria uma traição a eles se mudasse. Acho legal que exista essa opção


8. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Stanislaus K
StanislausK

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2019 - 17:22h

Ola,

(August 18, 2019):

"He adds that Slackware's users "know that Slackware can be trusted not to constantly change the way things work, so that your investment in learning Slackware lasts longer than it would with a system that's a moving target... "

"The authenticity of the Patreon page has been confirmed by Mr. Volkerding in a post in the Slackware forum of LinuxQuestions.org. "I was going to wait to announce it until I had a few more planned updates done in -current that would be getting things closer to an initial 15.0 beta release, but since it's been spotted in the wild I'll confirm it.""

Fonte: https://linux.slashdot.org/story/19/08/16/238254/slackware-the-longest-active-linux-distro-finally-h...

Welcome to the official page supporting the Slackware Linux Project.
https://www.patreon.com/slackwarelinux/overview


LEMBRANDO (July 26, 2018):

"Patrick Volkerding, who is the founder" (...) "detailing some financial problems."

"It would at least be better than nothing, which is where I am now. Through all of this I have continued to work hard towards getting Slackware 15.0 released because I believe it will be by far the best release we've ever had, and because I'm dedicated to my work and the community that uses it."

Fonte: https://lwn.net/Articles/761004/

e

https://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/donating-to-slackware-4175634729/#post5882751






9. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/11/2019 - 19:15h

Tomara que o Slackware 15 venha com o KDE plasma 5... só isso que peço! ;)



10. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 12/11/2019 - 19:29h


lfercorrea escreveu:

Então... eu parei de usar o Slackware com poucos meses de uso por falta de tempo.. coisas simples do dia-a-dia, como instalar um player de video para ver um filme na casa de um amigo, são desgastantes quando você quer fazer em 5 minutos.. Em outras palavras, eu não tenho o perfil para usar o Slack. Entretanto, porém, devo dizer que acho legal que exista uma distro assim e não vejo necessidade em alterá-la, muito porque a diversidade em linux é enorme. Para quê tornar o Slack simples como o Ubuntu se já existe o ubuntu? Então acho que o resumo da ópera é esse: o slackware é a unica distribuição que ainda se mantém fiel a seus usuários, e seria uma traição a eles se mudasse. Acho legal que exista essa opção


Faço minhas as suas palavras!!!


11. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

asdfg
ppa-DO_MAL

(usa Slackware)

Enviado em 12/11/2019 - 22:14h

Tio_do_Toldo não concordo com o que você disse sobre o slackware
as únicas reclamações que tenho é que o slackware não te da o máximo possível de opções tipo o gentoo e não é compilado que apesar da demora é uma das coisas que eu mais gosto.

mais ser compilado é meio que um requisito de "máximo possível de opções"

também não acho que seja ruim a ideia um repositório da comunidade ou até mesmo o próprio slackware nas mãos da comunidade

ta certo que da para compilar o slackware mais não é a mesma coisa


12. Re: Opinião sobre o estado do desenvolvimento atual do Slackware.

willian firmino
willian.firmino

(usa Slackware)

Enviado em 13/11/2019 - 09:11h

O KDE4 ainda está na árvore principal do Slackware Current, vi um post a um tempo atrás com o Alien Bob meio desanimado com essa resistência do Patrick pela não inclusão do QT5 e Plasma 5. Outros aplicativos como Gftp, xine, xmms, fora redundância como vsftpd e proftpd, fluxbox e blackbox, firefox e seamonkey, entre muitos outros que poderiam ser removidos e/ou substituidos. Poderia entregar o XFCE mais completo por exemplo. Adicionar algumas wm que são mais interessantes hoje do que o Windowmarker ou o Fvwm. Outra coisa é um gerenciador de pacotes que resolva dependências na distribuição, poderia ter e deixar opcional nos extras, bastaria decidir se seria baseado em compilação ou pacotes prontos ou quem sabe os dois como o FreeBSD, lembro de mim mesmo tentando atualizar o RedHat 8 ou 9 lá pelos anos de 2001, 2002 pela internet discada, isto já é bem testado e estável, tenho vários servidores CentOS que fazem atualizações de segurança, ele não quebram nada, na verdade, hoje em dia resolução de dependências de pacotes está ficando para trás, é algo antigo, vide AppImage, Flatpak ou Snap, entre outras tecnologias que estão nascendo como sistemas atômicos imutáveis como o Fedora SilverBlue e fedora CoreOS, todas estas tecnologias estão engatinhando porque resolução de dependência está perdendo o sentido. Acredito que daria para evoluir o Slackware mantendo-o simples, mas é preciso o Patrick pensar um pouco fora da caixa que ele criou mais de 25 anos atrás e pensar um pouco diferente, tecnologia evolui, pode-se modernizar mantendo os princípios que ele tanto preza.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts