
nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 21/03/2010 - 16:07h
Tenho um som 5.1, um velho audigy fora de linha. O alsa reconhece o chip, e a saída é analógica. O ubuntu aciona a saída digital por default e fica um chiado nojento. Precisa instalar um gnome-alsamixer e desativar a saída digital . Isso é problema de hardware eu não tenho $$$ para comprar as caríssimas caixas digitais (de R$1500 a R$2300 ).
De resto. O Mplayer pode ser configurado para 5.1 ou para 2.1 indo ao menu preferências que parace clicando com o botõ direito do mouse sobre o a figura desajeitada do Mplayer. Para dar grandes diferenças a gravação teria que ser 5.1, só dvd tem isso.
Os hometheater 5.1 são para dvd e não fazem diferença para ouvir MP3 (baixíssima qualidade,boa para ouvidos das tribos da selva). Se o seu chip é 5.1 para dar diferença é difícil. Boas gravações podem fazer um efeito surrounding se você configurar o Mplayer para 5.1, mesmo assim só se vai notar se a disposição física das suas caixas estiver boa.
No geral seria preferível o velho amplificador de 80 watts ihf (mais do que suficiente) com duas caixas descentes de 3 canais. Nem 2.1 é ,É 2.0 é muito difícil conseguir caixas de som descentes. O custo é muito alto a Edifier tem um sistema de 60 watts rms com alto falantes pequenos. Se quiser algo melhor compre um ampliciador estéreo (Algo como 350 reais) e monte você mesmo as caixas. Não é muito barato mas consegue-se o topo por um preço mélhor.
Esta porra de subwoofer enfiado dentro de um caixote com som de tambor da selva é para enganar.....os desavisados.
É preferível o velho woofer de 8 polegadas (meu sonho é uma caixa com woofer de 15 polegadas) com divisor de frequência um midi-range descente (de domo se encontrar) e um tweeter corneta ou de domo.
Você dever ter bom gosto musical, a maioria não nota qualquer diferença.
Espero ter ajudado
Um abraço.