Placa de Rede Wireless no METASYS

1. Placa de Rede Wireless no METASYS

Alex
alexsap

(usa Outra)

Enviado em 08/09/2009 - 17:00h

Recentemente adquirimos o software METASYS para instalar em umas maquinas que foram doadas para uma ONG, e gostariamos de deixa-las iguais às maquinas do GOVERNO - TELECENTRO.
Instalamos placas de redes wireless DWA-510 da D-Link, e conseguimos o drive em LINUX no site da D-LINK, mas não estamos conseguindo instalar no METASYS.
Ja mandei para o suporte da METASYS, que além de ligar diversas vezes para eles pedindo uma resposta, eles passam a ligação para um departamento que não atende a ligação e até agora não deram nenhuma solução para nos ajudar.
Será que algum dos colaboradores pode dar uma ajuda para que possamos instala-lo, ou enviar uma resposta sobre quais procedimentos realizar para instalar?




  


2. Re: Placa de Rede Wireless no METASYS

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/09/2009 - 04:16h

Não conheço o Metasys nem o kernel no qual está baseado, porém normalmente quando isto ocorre, dependendo da versão do kernel será necessário fazer uma recompilação do mesmo para ativar o módulo adequado da placa ou como você diz o driver. Normalmente a recompilação, apesar do nome poder assustar, é coisa simples.
Bastaria descompactar o módulo (driver) ou se já estiver descompactado, criar um diretório ou pasta temporário na areá de trabalho que fica mais fácil.
Feito isto, será preciso entrar no terminal ou também conhecido como console (aquela tela preta que aparece com prompt $ ao final). Primeiro será preciso logar como superusuário ou root com o comando su. Vai pedir a senha de root. Colocada a senha, o prompt troca de $ para #. Ir para a sua area de trabalho (desktop) com o comando:
cd Desktop.
Usar o comando ls ou ls -a para poder identificar exatamente o nome da pasta onde você colocou o módulo da placa ou driver. Isto é importante porque no Linux, os nomes de arquivos e pastas são sensíveis ao uso de maiúsculas e minúsculas ( case-sensitive). Basta então copiar e colar o nome correto da pasta depois do comando cd deixando um espaço. Você pode também digitar direto o nome da pasta como:
xxxxx # cd nome da pasta.
Agora, de dentro da pasta onde está o módulo da placa wifi, basta partir para a recompilação do kernel usando estes dois comandos:

# make
# make install

ou se você tiver o sudo instalado, estes comandos podem ser dados a partir do prompt de usuário comum $:

$ sudo make
$ sudo make install

É bem possível que seja necessário antes instalar alguns outros pacotes que são imprescindíveis para a recompilação como é o caso do "build-essential". Antes disto, de uma lida numa Dica que publiquei aqui no VOL, para um caso semelhante. Ai estão os comandos corretos e possivelmente o nome dos mesmos pacotes que será preciso instalar na sua distro para poder recompilar o kernel.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ativacao-WIFI-Atheros-AR5007EG-quando-ndiswrapper-nao-funciona/

Depois de recompilado o kernel, bastará ativa-lo com o comando modprobe ath0, em geral.

O módulo madwifi sugerido na Dica, não deve ser aplicavel a sua placa, já que é especifico para placas Atheros, porém na Dica que na verdade não é de minha autoria mas uma tradução, tem o passo a passo para a recompilação. No meu caso e na época, foi a solução para o meu problema. Hoje porém, em distro mais atualizada, foi preciso no caso do meu NoBo, pesquisar e instalar outro modulo mais atualizado. Espero que o módulo disponibilizado pelo seu fornecedor funcione bem. Boa sorte.


3. governo? metasys?

Paulo Guarnieri
pguarnierr

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 08/04/2010 - 15:30h

Pra que ficar paparicando este governo e este software falcatrua do metasys? É repleto de bugs e se recusam a prestar assistencia técnica aos telecentros comunitários. Só obrigam-os a usar esse sistema, não quero nem que me paguem. Vamos dar mais atenção pra quem merece, como o ubuntu por exemplo.


4. Re: Placa de Rede Wireless no METASYS

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 14/04/2010 - 15:06h

Sugiro fazer uma tentativa com a distro VRLivre 3.10 que é um remix ou remasterização do Ubuntu, especificamente dirigida ao uso educacional.

Procure o download em:

www.iaesmevr.org


5. Tem alguám ganhando demais com esta burrice

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 14/04/2010 - 18:35h

Esta imposição ao uso do Metasys é um contra-senso no governo q apoia o SL. Uma lógica descabida do Mistério das Comunicações, um ónus totalmente desnecessário aos cofres públicos, algo cabível à investigação a manutenção deste contrato com a Positivo/Metasys. Haja visto que o próprio governo possui um centro de Tecnologia da Informação - o Serpro, e mesmo este, não perde tempo nem dinheiro com o desenvolvimento de um SO, já que há solucões gratuitas e de qualidade.

http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2010/janeiro/ubuntu-torna-se-o-sistema-padrao-dos-telecentro...

Ao invés da manutenção de contrato com a citada empresa, que possui uma Solução péssima, desactualizada, cara e fechado, o ideal seria a qualificação do corpo dos tele-centros numa distro sólida ja existente, ou até mesmo numa distro nacional de comunidade, o q favoreceria muito o SL no país. Pois, qualquer distro comunitária Brasileira supera o Metasys em qualidade.

Ubuntu ou Big seriam solucoes ideais aos Telecentros do Ministério das Comunicações, entretanto, não de foram obrigada, pois, cada coordenador poderia ter a liberdade de apresentar suas soluções, claro q de forma a manter o suporte da sua ideia - pois, ai sim estaríamos usando a plenitude do Software Livre na inclusão digital.




6. Re: Placa de Rede Wireless no METASYS

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/04/2010 - 01:49h

Infelizmente parece que podem existir muitos outros interesses por trás deste tipo de decisão monopolista.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts