Pensando em desistir

1. Pensando em desistir

Roddas Cabral
roddas

(usa Kali)

Enviado em 05/11/2017 - 17:07h

Saudações cordiais malta, sou programador Perl desde 2013 , gosto muito da linguagem mas estou a pensar em migrar para o Python.
Bom, toda a linguagem possui os seus pontos fortes e fracos, acontece que Perl me ajuda muito, mas acho que devido a necessidade de se criar certos projectos, Perl não está a ajudar.

Sempre que instalo um módulo qualquer, o mesmo possui erros numa parte dos script, raramente instalo um módulo sem dar erros, isso faz com que eu faço as coisas a partir do zero (e da minha forma é claro).

Por outra, Perl possui uma filosofia que eu gostava muito, a mesma diz "There is more than one way to do it", quer dizer que para chegar a uma determinada solução existe muitos caminhos, não existe uma forma padronizada, e segundo a minha óptica, esta aleatoriedade é que dificulta muitos programadores, principalmente quando se cria um módulo e este mesmo módulo é colocado para que as outras pessoas usem, em suma, a falta de código padronizado é que causa essa barafunda toda. Estou cansado disso e vejo que a linguagem Python é muito mais padronizada em relação a Perl.

Gostaria de saber acerca do vosso ponto de vista acerca.


  


2. Re: Pensando em desistir

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 05/11/2017 - 18:14h

Olá.

Já que entrou no tema da fisolofia da linguagem, talvez queira conhecer a filosofia da linguagem Python, expressa no texto conhecido como The Zen of Python:

https://www.python.org/dev/peps/pep-0020/

Este trecho aqui, principalmente, deve chamar a sua atenção:

"There should be one-- and preferably only one --obvious way to do it."

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


3. Re: Pensando em desistir

Daniel Vinciguerra
dvinciguerra

(usa Debian)

Enviado em 05/11/2017 - 22:44h

Olá roddas,

Assim como no Perl, o Python, o Ruby, o Java, o PHP, e todas as outras linguagens de programação tem problemas com padronizações e apesar dos membros das comunidades pedirem uma padronização "básica" e lançarem seus "Style Guides" e "[LANG-NAME] Best Practices", alguns seres humanos tem problemas com seguir padrões ou fazerem as coisas "do jeito dos outros".

Então acredite em mim que usa Perl desde 2005 e ja programei em todas as linguagens que citei acima.... que essa fase passa! :)

O preocupante no entanto e você estar tendo problemas com instalação de módulos...

Modulos pure perl são os mais simples de serem instalados ja que o Perl é multiplataforma e o módulo teóricamente não precisa de dependencias externas. Mas alguns modulos fazem uma espécie de wrapper de command lines e os desenvolvedores as vezes esquecem de documentar bem isso ou criar em seus modulos uma forma de exigir esses CLIs instalados.

Outra categoria de modulos Perl (e que existem até em Python e outras linguagens) são os que exigem compilação e bibliotecas externas para realizar integrações ou fazer operações de forma mais veloz e estes sim são os mais temidos deles.

Nessa categoria podemos colocar drivers de bancos de dados, alguns parsers de XML, JSON, YAML, e qualquer tipo de modulo que precisa ser compilado usando um compilador C.

Gostaria de saber se você sabe quais os nomes dos modulos que você tem problema para instalar ou se foi um desabafo geral e se eu poderia te ajudar e tirar algumas duvidas pra tentar te ajudar a sofrer menos com o pouquinho de experiência com essa sofrencia que ja passei.

De forma geral, Python é uma excelente linguagem e esta super em alta e te aconselho até a aprender outras ótimas linguagens que podem te ajudar a resolverem uma infinidade de problemas.

Estou a disposição para o que precisar!
Grande abraço,


4. Re: Pensando em desistir

Roddas Cabral
roddas

(usa Kali)

Enviado em 06/11/2017 - 06:21h

dvinciguerra gostei muito do teu comentário acerca , o meu maior problema não é a instalação de módulos nativos, é a instalação de módulos de terceiros. A Google disponibilizou uma API de pesquisa , acontece que esta mesma API possui alguns módulos obsoletos dentro do seu código, eu creio que a própria Google desistiu ,porque na CPAN você ainda encontra, mas na documentaão do Google Developers já ñ se faz presente .

E eu sinto que a falta de padronização da linguagem Perl é que faz com que as empresas desistam dela, mas já que eu ñ fui o único a passar por isso, vou continuar , e aprenderei Python para uma eventualidade .

Obrigado :)


5. Re: Pensando em desistir

Lui
drizze

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/11/2017 - 15:19h

"Então acredite em mim que usa Perl desde 2005 e ja programei em todas as linguagens que (c)sitei acima.... que essa fase passa! :)"

True story.
Se pretende conhecer novas linguagens, conheça-as. Se não, use a que te conforta. A verdade é, use aquela que você programa bem e se conforta.
Hoje em dia tem um hype de Ruby, Python, NodeJS, etc. A única coisa que eu acho meio complicado, é o mercado que pede algumas linguagens "modernas" no currículo.