Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

1. Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/03/2016 - 22:09h

Saudações meus amigos.
Desculpe se minha dúvida já foi debatida e esclarecida num outro forum mas confesso que não consegui encontrar uma orientação que me auxiliasse. Se puderem me ajudar, agradeceria muito.
A minha dúvida é a seguinte: quantas distros eu consigo instalar num HD de 1 Tb (localizado na partição B)? Meu computador é um Athlon (tm) 64, processador AMD 3200 + 2.01 Ghz, sistema de 32 bits, com 4 Gb de RAM. Placa de vídeo GeForce GT 440 (ddr3, 1 Gb). Fonte Corsair TX 650. Tenho o Windows 7 instalado e rodando num HD de 160 Gb (em C). No caso, eu instalaria as distros no HD de 1 Tb (B) e os arquivos (backup) também. Se for possível, gostaria de testar várias distros, no caso: Ubuntu, OpenSuse, Debian, Fedora, Elementary e Slackware. É possível?
Muito obrigado desde já.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/03/2016 - 12:49h

xunileduos escreveu:

erisrjr escreveu:

Procurando o post do clodoaldops mostrando o print do HD, seria útil neste caso....


EU faria o seguinte:

1 - Seu processador é de 64 bits e tem 4GiB de RAM, então Use sistemas de 64 bits (No Windows, basta ter atenção aos softwares que instala se são de 64 bits, salvo antivírus e alguns jogos, poderá ter todo o ambiente em 64bits e o consumo de RAM não sera tão maior.

Ja no Linux, em sistemas de 64 bits não precisa preocupar-se muito, pois devera ter praticamente tudo por padrão em 64 bits, salvo você deliberadamente instale algo em 32bits (Skype e wine por exemplo).

Eu manteria o Windows no HD de 160 e no de um TiB, faria:

Particionamento em GPT:

1 - /boot 512MiB * Boot da sua distribuição "principal", não ha necessidade de separar das demais).
2 - Linux 1 (sua distribuição "oficial") 64 GiB
3 - swap 4,1 GiB
4 - Linux teste 01 30 GiB
5 - Linux teste 02 30 GiB
5 - /arquivos - Restante do disco - Onde salvara seus arquivos pessoais, como musicas, fotos, Downloads e documentos. Depois de instalado os sistemas, crie atalhos no diretório /home/SEU-USUARIO para este disco e salve os arquivos nele.

*Aqui, se você for usar muito o Windows ainda por um bom tempo, e não houver mais de um usuário na maquina ou ainda o acesso aos dados não seja restrito por quem utilizar o sistema, mantenha esta partição em NTFS. Para que tenha acesso a ela tanto no Linux quanto no Windows.
Agora, se vai usar apenas Linux na maquina ou muito pouco o Windows, ou ainda precisa/quer ter controle de acesso aos dados pelos usuários, mantenha um sistema de arquivos nativo. Eu iria de BTRFS ou EXT4.

Note que manter vários sistemas na maquina, embora possível, não é muito pratico. Como descreve poderá ter além do sistema que elegeu sua prioridade, mais dois que queira testar no seu hardware por qualquer motivo.
Se quiser conhecer mais ambientes, usar virtualização lhe trara benefícios como simplificar a instalação "real", facilitar rotinas de backup e remoção de instalações além de lhe permitir testar mais de um ambiente ao mesmo tempo.



*Se precisara do Windows por muito tempo, para alguma tarefa de trabalho por exemplo. Pode ainda instalar ele no HD de 1TB (Dimensione o que descrevi, mantendo 200GiB para o Windows, mas removendo as duas partições Linux de TESTE), deixando o HD de 160 GiB apenas para testes de vários ambientes.


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42



Muito grato pelas explicações!!!!
Realmente pretendo usar o Windows 7 no hd de 160 Gb (na partição C) devido àlguns programas gráficos que utilizo (pacote Adobe por exemplo). Se eu conseguir instalar no Linux os softwares gráficos que utilizo no Windows, ficarei definitivamente só com o Linux. E utilizaria a partição B (HD de 1 Tb) para usar as distros Linux... realmente é uma ótima idéia usar o Virtual Box, tens razão. Tentarei fazer essa experiência. Ótima explicação. Se bem que gostaria mesmo de instalar as distros nas partições para poder me aprofundar.
Então, infelizmente meu sistema é de 32 bits (confirmei no painel de controle e no Everest).
Esse particionamento em GPT é possível fazê-lo no momento da instalação de qualquer distro Linux ou eu preciso usar alguma ferramenta/utilitário de particionamento (qtparted, gparted, magic tool, etc)? Por exemplo, seria possível eu deixar o particionamento assim (HD 1 Tb):
1 - /boot 512MiB * Boot da distribuição "principal"
2 - Ubuntu (distribuição "oficial") 100 GiB
3 - swap 8 GiB
4 - Slackware teste 01 100 GiB
5 - Fedora teste 02 100 GiB
6 - Debian teste 03 100 GB
7 - openSuse teste 04 100 GB
8 - Elementary teste 05 100 GB
5 - /arquivos - Restante do disco (um pouco mais que 300 Gb)
Depois de instalado os sistemas, como crio atalhos no diretório /home? Por fim, posso criar um diretório /home na última instalação da distro?
Muito grato.



Não estou certo quando aos instaladores, mas usaria uma ferramenta propria para isso e ja deixaria o layout pronto antes da instalação, me limitando a escolher qual usar com o instalador da distribuição em questão. Pode usar o gparted para isso, ele lhe permite escolher o tipo de particionamento, selecionando o dispositivo e indo em: Menu "Dispositivo" > "Criar tabela de partição": Escolha GPT

--> *Atenção, perdera acesso a todos os dados e partições previamente existentes no disco.


Sobre as partições eu considero o seguinte:
1 - Difícil uma instalação de Linux atual ocupar por padrão mais de 10GiB. Então salvo vá instalar muitos jogos em todos os ambientes de teste (Consumindo seu link de internet, tempo etc), 30GiB são mais que suficientes apenas para conhecer qualquer ambiente. Deixaria espaço para o que tem de mais importante (Seus arquivos. Acredite, 1 TB não é tanto quanto parece) e a instalação principal, que salvo tenha muitos jogos, 64GiB serão mais que suficientes.

2 - Eu prefiro uma partição única para dados que usar varias /home em mais de um ambiente, e neste cenário a única vantagem pratica de possuir varias /home seria segurança. Onde um usuário médio/avançado poderia desabilitar na /home, assim como na /arquivos funções como bitsuid, execução de programas, criação de dispositivos de bloco etc (O que faço aqui), melhorando opções padrão de segurança no sistema.
Neste caso, manteria isso apenas no sistema principal uma /home pequena, de 10 a 20 GiB apenas para as configurações dos softwares no perfil de cada usuário (Note que seus arquivos pessoais estariam todos em /arquivos) .


Quanto ao teste, não vejo necessidade de ter tantos sistemas instalados no hardware "real" ao mesmo tempo, como tera o Windows, com o esquema proposto teria mais três distribuições, totalizando 4 sistemas operacionais na mesma maquina, o que não é pouca coisa.
Se realmente quiser vários ambientes, mais simples para gerenciar seria virtualizá-los, onde pode ter uma miríade de ambientes a poucos cliques de distancia.

-> Se usa o Windows para trabalho e não pode ficar sem ele, eu aproveitaria a oportunidade para instalar uma versão de 64Bits, e o manteria no HD de 1TB (Mais rápido e mais recente que o HD de 160GB, devendo por consequência durar mais que este). No mesmo HD, manteria a partição do seu Linux "Principal" e de dados e não faria "experiencias" nele.

Neste outro cenário ficaria assim:

1- Disco de 160 GiB
1 - 4 GiB Swap
2 - 30 GiB Linux teste 01
3 - 30 GiB Linux teste 02
4 - O restante pode particionar como quiser para teste de outros sistemas, como futuras versões do Windows, algum BSD ou o que mais lhe der vontade de conhecer e precisar testar em "hardware real".


2 - Disco de 1 TB - Neste disco, como tera coisas importantes, não mexera regularmente para testar sistemas, minimizando possibilidades de "acidentes".


1 - 160 GiB WIndows de 64 Bits
2 - 64 GiB Seu Linux "oficial"
3 - O Restante do disco para arquivos




------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42

3. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/03/2016 - 17:15h

Distros com tudo configurado ocupa em media 8 a 10 GB dai você pode ter uma boa ideia.

Mas no caso de quem está iniciando recomendo instalar o ubuntu, fedora ou Opensuse. Essa são otimas para inicio e com o tempo você vai se aprofudando.




4. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 20/03/2016 - 17:19h

Bom, vamos lá...não entendi algo q vc disse...se teu processador é um Athlon (tm) 64, como teu sistema é 32 biits? Algo estranho ai...

Sobre quantos sistemas vc pode instalar...tira de 1T 4GB pra Swap, e uns 200mb pra boot, o resto, ao menos 50GB pra cada distro q for instalar (pra partição root de cada distro) e pensa em quanto quer deixar pra ter uma partição home separada. Ou pude ter uma home pra cada distro, e cada distro instalada em 100gb de espaço.

Mas...não vejo necessidade de se instalar tantas distros no HD, se quer aprender, isntale 1 ou 2 no HD e as q quiser ir estudando, instala em máquinas virtuais, e se não gostar só deletar.

[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


5. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/03/2016 - 17:54h

Procurando o post do clodoaldops mostrando o print do HD, seria útil neste caso....


EU faria o seguinte:

1 - Seu processador é de 64 bits e tem 4GiB de RAM, então Use sistemas de 64 bits (No Windows, basta ter atenção aos softwares que instala se são de 64 bits, salvo antivírus e alguns jogos, poderá ter todo o ambiente em 64bits e o consumo de RAM não sera tão maior.

Ja no Linux, em sistemas de 64 bits não precisa preocupar-se muito, pois devera ter praticamente tudo por padrão em 64 bits, salvo você deliberadamente instale algo em 32bits (Skype e wine por exemplo).

Eu manteria o Windows no HD de 160 e no de um TiB, faria:

Particionamento em GPT:

1 - /boot 512MiB * Boot da sua distribuição "principal", não ha necessidade de separar das demais).
2 - Linux 1 (sua distribuição "oficial") 64 GiB
3 - swap 4,1 GiB
4 - Linux teste 01 30 GiB
5 - Linux teste 02 30 GiB
5 - /arquivos - Restante do disco - Onde salvara seus arquivos pessoais, como musicas, fotos, Downloads e documentos. Depois de instalado os sistemas, crie atalhos no diretório /home/SEU-USUARIO para este disco e salve os arquivos nele.

*Aqui, se você for usar muito o Windows ainda por um bom tempo, e não houver mais de um usuário na maquina ou ainda o acesso aos dados não seja restrito por quem utilizar o sistema, mantenha esta partição em NTFS. Para que tenha acesso a ela tanto no Linux quanto no Windows.
Agora, se vai usar apenas Linux na maquina ou muito pouco o Windows, ou ainda precisa/quer ter controle de acesso aos dados pelos usuários, mantenha um sistema de arquivos nativo. Eu iria de BTRFS ou EXT4.

Note que manter vários sistemas na maquina, embora possível, não é muito pratico. Como descreve poderá ter além do sistema que elegeu sua prioridade, mais dois que queira testar no seu hardware por qualquer motivo.
Se quiser conhecer mais ambientes, usar virtualização lhe trara benefícios como simplificar a instalação "real", facilitar rotinas de backup e remoção de instalações além de lhe permitir testar mais de um ambiente ao mesmo tempo.



*Se precisara do Windows por muito tempo, para alguma tarefa de trabalho por exemplo. Pode ainda instalar ele no HD de 1TB (Dimensione o que descrevi, mantendo 200GiB para o Windows, mas removendo as duas partições Linux de TESTE), deixando o HD de 160 GiB apenas para testes de vários ambientes.


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


6. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/03/2016 - 19:56h

-vc tem um processador 64bits com 4gb/ram >> use linux-64bits
-use o gaprted num dvd/pednrive e crie partições no hd que pretende testar linux
http://i.imgur.com/7B0J6bm.png

-deixe uma partição com seu linux -principal e uma outra p/ testar outras distribições


7. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/03/2016 - 00:58h

Olá à todos!!! Agradeço muito pelas respostas e pelas orientações!!!
Também não entendi porque meu sistema é de 32 bits, mesmo o processador sendo um Athlon (tm) 64 (a placa mãe é uma Asus M2N MX SE). No painel de controle, em sistema, o windows informa que meu sistema é 32 bits. Já tentei instalar programas de 64 bits e nunca consegui. Existem sistemas parecidos como o meu: http://canaltech.com.br/tutorial/windows/como-saber-se-o-windows-e-32-ou-64-bits/ . Gostaria de instalar cada distro para experimentar a potencialidade de cada uma: Ubuntu, Fedora, Debian, Elementary, OpenSuse e o Slackware (todos, no hd de 1Tb). Se isso for possível, encararei o desafio. Como tenho o Windows rodando no Hd de 160 Gb (C), poderia deixar ele lá. Por exemplo, se eu deixar aproximadamente 100 Gb para cada distro instalada no HD de 1 TB, restaria ainda quase 400 Gb (deixaria esse restante para home, swap e backup de arquivos). Isso seria possível? No caso, qual seria a melhor maneira de configurar meu diretório home para ser utilizado na mesma partição para todas essas distros? Eu precisaria criar outras partições boots separadas para instalar as outras distros? Desculpem pelas perguntas, realmente estou um pouco confuso e temeroso para não danificar o HD. Gostaria de usar o Ubuntu por ser uma distro prática de usar, porém, quero muito conhecer outras distros para estudar, entender melhor como essas distros foram referência para outras, como o Debian, e também outras distros com pacotes diferentes como o Fedora. Pretendo me aprofundar e me arriscar no Slackware. Achei muito bonito o Elementary e o OpenSuse. Pretendo instalar essas seis, para agregar mais conhecimento. Realmente eu poderia instalar em uma Máquina Virtual o que é uma excelente idéia, porém, como eu não sei proceder de tal maneira, preferiria aceitar esse desafio e instalar no HD mesmo para fins de aprendizado. Peço a ajuda de vocês, para eu não cometer nenhum erro grave e também para saber qual a melhor maneira de se fazer isto. Agradeço muito novamente pela ajuda de todos.


8. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/03/2016 - 01:06h

clodoaldops escreveu:

-vc tem um processador 64bits com 4gb/ram >> use linux-64bits
-use o gaprted num dvd/pednrive e crie partições no hd que pretende testar linux
http://i.imgur.com/7B0J6bm.png

-deixe uma partição com seu linux -principal e uma outra p/ testar outras distribições



Muito obrigado pelas explicações!!!!
Então, meu sistema é de 32 bits (confirmei no painel de controle e no Everest). No caso, tenho dois HDs ( um de 160 Gb, com o Windows instalado, e o outro de 1 Tb, pronto para ser usado). Estou sem driver de CD/DVD (queimaram). No caso, eu teria que usar um pen drive com Linux Live. Essa partição com meu Linux principal e outras distros, podem ser instaladas no HD de 1 Tb usando o Gparted? Grato.



9. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/03/2016 - 01:29h

erisrjr escreveu:

Procurando o post do clodoaldops mostrando o print do HD, seria útil neste caso....


EU faria o seguinte:

1 - Seu processador é de 64 bits e tem 4GiB de RAM, então Use sistemas de 64 bits (No Windows, basta ter atenção aos softwares que instala se são de 64 bits, salvo antivírus e alguns jogos, poderá ter todo o ambiente em 64bits e o consumo de RAM não sera tão maior.

Ja no Linux, em sistemas de 64 bits não precisa preocupar-se muito, pois devera ter praticamente tudo por padrão em 64 bits, salvo você deliberadamente instale algo em 32bits (Skype e wine por exemplo).

Eu manteria o Windows no HD de 160 e no de um TiB, faria:

Particionamento em GPT:

1 - /boot 512MiB * Boot da sua distribuição "principal", não ha necessidade de separar das demais).
2 - Linux 1 (sua distribuição "oficial") 64 GiB
3 - swap 4,1 GiB
4 - Linux teste 01 30 GiB
5 - Linux teste 02 30 GiB
5 - /arquivos - Restante do disco - Onde salvara seus arquivos pessoais, como musicas, fotos, Downloads e documentos. Depois de instalado os sistemas, crie atalhos no diretório /home/SEU-USUARIO para este disco e salve os arquivos nele.

*Aqui, se você for usar muito o Windows ainda por um bom tempo, e não houver mais de um usuário na maquina ou ainda o acesso aos dados não seja restrito por quem utilizar o sistema, mantenha esta partição em NTFS. Para que tenha acesso a ela tanto no Linux quanto no Windows.
Agora, se vai usar apenas Linux na maquina ou muito pouco o Windows, ou ainda precisa/quer ter controle de acesso aos dados pelos usuários, mantenha um sistema de arquivos nativo. Eu iria de BTRFS ou EXT4.

Note que manter vários sistemas na maquina, embora possível, não é muito pratico. Como descreve poderá ter além do sistema que elegeu sua prioridade, mais dois que queira testar no seu hardware por qualquer motivo.
Se quiser conhecer mais ambientes, usar virtualização lhe trara benefícios como simplificar a instalação "real", facilitar rotinas de backup e remoção de instalações além de lhe permitir testar mais de um ambiente ao mesmo tempo.



*Se precisara do Windows por muito tempo, para alguma tarefa de trabalho por exemplo. Pode ainda instalar ele no HD de 1TB (Dimensione o que descrevi, mantendo 200GiB para o Windows, mas removendo as duas partições Linux de TESTE), deixando o HD de 160 GiB apenas para testes de vários ambientes.


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42



Muito grato pelas explicações!!!!
Realmente pretendo usar o Windows 7 no hd de 160 Gb (na partição C) devido àlguns programas gráficos que utilizo (pacote Adobe por exemplo). Se eu conseguir instalar no Linux os softwares gráficos que utilizo no Windows, ficarei definitivamente só com o Linux. E utilizaria a partição B (HD de 1 Tb) para usar as distros Linux... realmente é uma ótima idéia usar o Virtual Box, tens razão. Tentarei fazer essa experiência. Ótima explicação. Se bem que gostaria mesmo de instalar as distros nas partições para poder me aprofundar.
Então, infelizmente meu sistema é de 32 bits (confirmei no painel de controle e no Everest).
Esse particionamento em GPT é possível fazê-lo no momento da instalação de qualquer distro Linux ou eu preciso usar alguma ferramenta/utilitário de particionamento (qtparted, gparted, magic tool, etc)? Por exemplo, seria possível eu deixar o particionamento assim (HD 1 Tb):
1 - /boot 512MiB * Boot da distribuição "principal"
2 - Ubuntu (distribuição "oficial") 100 GiB
3 - swap 8 GiB
4 - Slackware teste 01 100 GiB
5 - Fedora teste 02 100 GiB
6 - Debian teste 03 100 GB
7 - openSuse teste 04 100 GB
8 - Elementary teste 05 100 GB
5 - /arquivos - Restante do disco (um pouco mais que 300 Gb)
Depois de instalado os sistemas, como crio atalhos no diretório /home? Por fim, posso criar um diretório /home na última instalação da distro?
Muito grato.


10. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/03/2016 - 01:31h

wellingtonjoao escreveu:

Distros com tudo configurado ocupa em media 8 a 10 GB dai você pode ter uma boa ideia.

Mas no caso de quem está iniciando recomendo instalar o ubuntu, fedora ou Opensuse. Essa são otimas para inicio e com o tempo você vai se aprofudando.



Muito grato pelas explicações meu amigo!!!
Compreendi. Que bom. Ajudou-me bastante!!! Um abraço.


11. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/03/2016 - 01:43h

spylinux escreveu:

Bom, vamos lá...não entendi algo q vc disse...se teu processador é um Athlon (tm) 64, como teu sistema é 32 biits? Algo estranho ai...

Sobre quantos sistemas vc pode instalar...tira de 1T 4GB pra Swap, e uns 200mb pra boot, o resto, ao menos 50GB pra cada distro q for instalar (pra partição root de cada distro) e pensa em quanto quer deixar pra ter uma partição home separada. Ou pude ter uma home pra cada distro, e cada distro instalada em 100gb de espaço.

Mas...não vejo necessidade de se instalar tantas distros no HD, se quer aprender, isntale 1 ou 2 no HD e as q quiser ir estudando, instala em máquinas virtuais, e se não gostar só deletar.

[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org



Olá!!! Grato pelas explicações!!!!
Pois é, apesar do processador ser Athlon (tm) 64, meu sistema é de 32 bits (confirmei no painel de controle em sistemas e no Everest).
Ajudou-me bastante com tuas explicações. Compreendi. Tentarei fazer esse experimento com o Virtual Box mas, confesso que gostaria muito de instalar essas distros no HD para me aprofundar aos poucos. Pesquisei sobre as distros e alguns pontos entre elas me chamaram a atenção para poder aprendê-las. A quantidade de distros existentes é fabulosa. Cada uma proporcionando uma experiência diferente. Essa liberdade, intensidade e leque de opções existentes faz com que o sistema Linux se torne único.
Um abraço.




12. Re: Particionando distros num sistema de 32 bits (novato no Linux) [RESOLVIDO]

André Ricardo
xunileduos

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/03/2016 - 21:12h

erisrjr escreveu:

xunileduos escreveu:

erisrjr escreveu:

Procurando o post do clodoaldops mostrando o print do HD, seria útil neste caso....


EU faria o seguinte:

1 - Seu processador é de 64 bits e tem 4GiB de RAM, então Use sistemas de 64 bits (No Windows, basta ter atenção aos softwares que instala se são de 64 bits, salvo antivírus e alguns jogos, poderá ter todo o ambiente em 64bits e o consumo de RAM não sera tão maior.

Ja no Linux, em sistemas de 64 bits não precisa preocupar-se muito, pois devera ter praticamente tudo por padrão em 64 bits, salvo você deliberadamente instale algo em 32bits (Skype e wine por exemplo).

Eu manteria o Windows no HD de 160 e no de um TiB, faria:

Particionamento em GPT:

1 - /boot 512MiB * Boot da sua distribuição "principal", não ha necessidade de separar das demais).
2 - Linux 1 (sua distribuição "oficial") 64 GiB
3 - swap 4,1 GiB
4 - Linux teste 01 30 GiB
5 - Linux teste 02 30 GiB
5 - /arquivos - Restante do disco - Onde salvara seus arquivos pessoais, como musicas, fotos, Downloads e documentos. Depois de instalado os sistemas, crie atalhos no diretório /home/SEU-USUARIO para este disco e salve os arquivos nele.

*Aqui, se você for usar muito o Windows ainda por um bom tempo, e não houver mais de um usuário na maquina ou ainda o acesso aos dados não seja restrito por quem utilizar o sistema, mantenha esta partição em NTFS. Para que tenha acesso a ela tanto no Linux quanto no Windows.
Agora, se vai usar apenas Linux na maquina ou muito pouco o Windows, ou ainda precisa/quer ter controle de acesso aos dados pelos usuários, mantenha um sistema de arquivos nativo. Eu iria de BTRFS ou EXT4.

Note que manter vários sistemas na maquina, embora possível, não é muito pratico. Como descreve poderá ter além do sistema que elegeu sua prioridade, mais dois que queira testar no seu hardware por qualquer motivo.
Se quiser conhecer mais ambientes, usar virtualização lhe trara benefícios como simplificar a instalação "real", facilitar rotinas de backup e remoção de instalações além de lhe permitir testar mais de um ambiente ao mesmo tempo.



*Se precisara do Windows por muito tempo, para alguma tarefa de trabalho por exemplo. Pode ainda instalar ele no HD de 1TB (Dimensione o que descrevi, mantendo 200GiB para o Windows, mas removendo as duas partições Linux de TESTE), deixando o HD de 160 GiB apenas para testes de vários ambientes.


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42



Muito grato pelas explicações!!!!
Realmente pretendo usar o Windows 7 no hd de 160 Gb (na partição C) devido àlguns programas gráficos que utilizo (pacote Adobe por exemplo). Se eu conseguir instalar no Linux os softwares gráficos que utilizo no Windows, ficarei definitivamente só com o Linux. E utilizaria a partição B (HD de 1 Tb) para usar as distros Linux... realmente é uma ótima idéia usar o Virtual Box, tens razão. Tentarei fazer essa experiência. Ótima explicação. Se bem que gostaria mesmo de instalar as distros nas partições para poder me aprofundar.
Então, infelizmente meu sistema é de 32 bits (confirmei no painel de controle e no Everest).
Esse particionamento em GPT é possível fazê-lo no momento da instalação de qualquer distro Linux ou eu preciso usar alguma ferramenta/utilitário de particionamento (qtparted, gparted, magic tool, etc)? Por exemplo, seria possível eu deixar o particionamento assim (HD 1 Tb):
1 - /boot 512MiB * Boot da distribuição "principal"
2 - Ubuntu (distribuição "oficial") 100 GiB
3 - swap 8 GiB
4 - Slackware teste 01 100 GiB
5 - Fedora teste 02 100 GiB
6 - Debian teste 03 100 GB
7 - openSuse teste 04 100 GB
8 - Elementary teste 05 100 GB
5 - /arquivos - Restante do disco (um pouco mais que 300 Gb)
Depois de instalado os sistemas, como crio atalhos no diretório /home? Por fim, posso criar um diretório /home na última instalação da distro?
Muito grato.



Não estou certo quando aos instaladores, mas usaria uma ferramenta propria para isso e ja deixaria o layout pronto antes da instalação, me limitando a escolher qual usar com o instalador da distribuição em questão. Pode usar o gparted para isso, ele lhe permite escolher o tipo de particionamento, selecionando o dispositivo e indo em: Menu "Dispositivo" > "Criar tabela de partição": Escolha GPT

--> *Atenção, perdera acesso a todos os dados e partições previamente existentes no disco.


Sobre as partições eu considero o seguinte:
1 - Difícil uma instalação de Linux atual ocupar por padrão mais de 10GiB. Então salvo vá instalar muitos jogos em todos os ambientes de teste (Consumindo seu link de internet, tempo etc), 30GiB são mais que suficientes apenas para conhecer qualquer ambiente. Deixaria espaço para o que tem de mais importante (Seus arquivos. Acredite, 1 TB não é tanto quanto parece) e a instalação principal, que salvo tenha muitos jogos, 64GiB serão mais que suficientes.

2 - Eu prefiro uma partição única para dados que usar varias /home em mais de um ambiente, e neste cenário a única vantagem pratica de possuir varias /home seria segurança. Onde um usuário médio/avançado poderia desabilitar na /home, assim como na /arquivos funções como bitsuid, execução de programas, criação de dispositivos de bloco etc (O que faço aqui), melhorando opções padrão de segurança no sistema.
Neste caso, manteria isso apenas no sistema principal uma /home pequena, de 10 a 20 GiB apenas para as configurações dos softwares no perfil de cada usuário (Note que seus arquivos pessoais estariam todos em /arquivos) .


Quanto ao teste, não vejo necessidade de ter tantos sistemas instalados no hardware "real" ao mesmo tempo, como tera o Windows, com o esquema proposto teria mais três distribuições, totalizando 4 sistemas operacionais na mesma maquina, o que não é pouca coisa.
Se realmente quiser vários ambientes, mais simples para gerenciar seria virtualizá-los, onde pode ter uma miríade de ambientes a poucos cliques de distancia.

-> Se usa o Windows para trabalho e não pode ficar sem ele, eu aproveitaria a oportunidade para instalar uma versão de 64Bits, e o manteria no HD de 1TB (Mais rápido e mais recente que o HD de 160GB, devendo por consequência durar mais que este). No mesmo HD, manteria a partição do seu Linux "Principal" e de dados e não faria "experiencias" nele.

Neste outro cenário ficaria assim:

1- Disco de 160 GiB
1 - 4 GiB Swap
2 - 30 GiB Linux teste 01
3 - 30 GiB Linux teste 02
4 - O restante pode particionar como quiser para teste de outros sistemas, como futuras versões do Windows, algum BSD ou o que mais lhe der vontade de conhecer e precisar testar em "hardware real".


2 - Disco de 1 TB - Neste disco, como tera coisas importantes, não mexera regularmente para testar sistemas, minimizando possibilidades de "acidentes".


1 - 160 GiB WIndows de 64 Bits
2 - 64 GiB Seu Linux "oficial"
3 - O Restante do disco para arquivos




------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42



Olá! Desculpe pela demora em responder!!! Agradeço muito novamente pela atenção, paciência e pelas ótimas explicações de todos!!!!
Eu li atentamente tudo aquilo que vocês postaram e agradeço muito.

erisrjr: Eu estou seguindo atentamente a sua orientação e estou fazendo as mudanças necessárias.

"1 - Seu processador é de 64 bits e tem 4GiB de RAM, então Use sistemas de 64 bits (No Windows, basta ter atenção aos softwares que instala se são de 64 bits, salvo antivírus e alguns jogos, poderá ter todo o ambiente em 64bits e o consumo de RAM não sera tão maior.

Ja no Linux, em sistemas de 64 bits não precisa preocupar-se muito, pois devera ter praticamente tudo por padrão em 64 bits, salvo você deliberadamente instale algo em 32bits (Skype e wine por exemplo).

Eu manteria o Windows no HD de 160 e no de um TiB, faria:

Particionamento em GPT:

1 - /boot 512MiB * Boot da sua distribuição "principal", não ha necessidade de separar das demais).
2 - Linux 1 (sua distribuição "oficial") 64 GiB
3 - swap 4,1 GiB
4 - Linux teste 01 30 GiB
5 - Linux teste 02 30 GiB
5 - /arquivos - Restante do disco - Onde salvara seus arquivos pessoais, como musicas, fotos, Downloads e documentos. Depois de instalado os sistemas, crie atalhos no diretório /home/SEU-USUARIO para este disco e salve os arquivos nele."

Eu desinstalei a versão do windows 7 de 32 bits e reinstalei a versão de 64 bits. O sistema operacional do Windows 7 resolvi deixar no HD de 160 Gb mesmo pois ali ele sempre rodou sem me causar problemas. Percebi uma diferença de velocidade destacável com essa versão de 64 bits (o sistema atual de 64 bits reconheceu os 4 Gb de Ram... anteriormente, reconhecia 3,25 Gb). Estou baixando o Ubuntu Studio 14.04 (64 bits) e vou instalá-lo no HD de 1 Tb, junto com uma outra distro (estou pensando ainda se instalo Slackware ou Arch, para poder me aprofundar mais no Linux). Eu tenho um HD externo de 1 Tb e salvo todos os meus arquivos nele (backup). Como sou designer gráfico e web designer (freelance), estava procurando por uma distro que oferecesse um pacote de softwares gráficos e uma interface de suporte gráfico. Pesquisando, deparei-me com várias distros (algumas descontinuadas) tais como Dream Studio, ArtistX, openArtist, gnuArtist, etc. Eu ia instalar o Dream Studio pois disseram muito bem dele mas, por falta de suporte maior, optei pelo Ubuntu Studio (acho que ele se encaixa no perfil e pode me dar esse suporte ideal porém, se eu estiver enganado, aceito sugestões).
Uma dúvida: Quando eu for instalar a 1ª distro no DH de 1 Tb, o particionamento em GPT pode ser feito no ato da instalação da distro?? Ou preciso usar o gparted ou Easy BCD antes (para configurar)?? Eu tenho que criar esses 512 Mb de boot no gparted ou na instalação da distro?? No caso, eles são criados como etx.4??

"*Aqui, se você for usar muito o Windows ainda por um bom tempo, e não houver mais de um usuário na maquina ou ainda o acesso aos dados não seja restrito por quem utilizar o sistema, mantenha esta partição em NTFS. Para que tenha acesso a ela tanto no Linux quanto no Windows."

Sim, vou usar o Windows por enquanto por causa do pacote da Adobe (Photoshop, Illustrator, Indesign), Corel Draw, etc. Mas vou começar a usar o Gimp, Inkscape, Blender e outros programas para me especializar e não ter que depender futuramente dos outros $erviço$. O HD de 160 Gb já está configurado com o formato NTFS.

"Agora, se vai usar apenas Linux na maquina ou muito pouco o Windows, ou ainda precisa/quer ter controle de acesso aos dados pelos usuários, mantenha um sistema de arquivos nativo. Eu iria de BTRFS ou EXT4. "

No caso, estou com uma dúvida aqui. No HD de 1 Tb, o volume está formatado em NTFS. Após eu instalar a 1ª distro, posso criar um espaço de 350 Gb no formato EXT4 para alocar os arquivos do Linux (seria a /home)?? O restante do espaço que sobrar, ficaria em NTFS (arquivos do Windows para backup).
Pretendo usar o Linux paralelamente com o Windows.

"Note que manter vários sistemas na maquina, embora possível, não é muito pratico. Como descreve poderá ter além do sistema que elegeu sua prioridade, mais dois que queira testar no seu hardware por qualquer motivo.
Se quiser conhecer mais ambientes, usar virtualização lhe trara benefícios como simplificar a instalação "real", facilitar rotinas de backup e remoção de instalações além de lhe permitir testar mais de um ambiente ao mesmo tempo. "

Ok. Estou baixando o Ubuntu Studio e, para poder me aprofundar ainda mais no Linux, gostaria de uma distro diferente, afim de aprender ainda mais (Arch ou Slackware). Vou tentar usar o Virtual Box (confesso que nunca usei) e baixarei algumas distros diferentes para poder experimentar.

"Não estou certo quando aos instaladores, mas usaria uma ferramenta propria para isso e ja deixaria o layout pronto antes da instalação, me limitando a escolher qual usar com o instalador da distribuição em questão. Pode usar o gparted para isso, ele lhe permite escolher o tipo de particionamento, selecionando o dispositivo e indo em: Menu "Dispositivo" > "Criar tabela de partição": Escolha GPT".

Ok. Confirmando, eu particiono o HD de 1 Tb no gparted antes de instalar a 1ª distro? No caso, escolho GPT como o método de particionamento do HD de 1 Tb?

"Sobre as partições eu considero o seguinte:
1 - Difícil uma instalação de Linux atual ocupar por padrão mais de 10GiB. Então salvo vá instalar muitos jogos em todos os ambientes de teste (Consumindo seu link de internet, tempo etc), 30GiB são mais que suficientes apenas para conhecer qualquer ambiente. Deixaria espaço para o que tem de mais importante (Seus arquivos. Acredite, 1 TB não é tanto quanto parece) e a instalação principal, que salvo tenha muitos jogos, 64GiB serão mais que suficientes."

Então, como eu não tenho nenhum jogo instalado em minha máquina e nem pretendo instalar, ficaria apenas com os sistemas operacionais disponíveis para serem utilizados em trabalhos de editoração eletrônica, vetorização, edição de imagens, modelagem e html. Para o Ubuntu Studio eu estava pensando em deixar uns 80 Gb na instalação principal (por causa dos programas) e, para o Slackware, ainda não sei.

"2 - Eu prefiro uma partição única para dados que usar varias /home em mais de um ambiente, e neste cenário a única vantagem pratica de possuir varias /home seria segurança. Onde um usuário médio/avançado poderia desabilitar na /home, assim como na /arquivos funções como bitsuid, execução de programas, criação de dispositivos de bloco etc (O que faço aqui), melhorando opções padrão de segurança no sistema.
Neste caso, manteria isso apenas no sistema principal uma /home pequena, de 10 a 20 GiB apenas para as configurações dos softwares no perfil de cada usuário (Note que seus arquivos pessoais estariam todos em /arquivos) . "

Como sou novato nisso (e por causa da influencia do Ruindows), eu ainda tenho essa dúvida... por exemplo, quando eu for instalar a 1ª distro, eu teria que criar essa partição /home e uma outra para salvar os arquivos?

"Quanto ao teste, não vejo necessidade de ter tantos sistemas instalados no hardware "real" ao mesmo tempo, como tera o Windows, com o esquema proposto teria mais três distribuições, totalizando 4 sistemas operacionais na mesma maquina, o que não é pouca coisa.
Se realmente quiser vários ambientes, mais simples para gerenciar seria virtualizá-los, onde pode ter uma miríade de ambientes a poucos cliques de distancia''.

Por exemplo, se eu tenho o Windows 7 no hd de 160 Gb (está no diretório C) e mais umas três distros no hd de 1 Tb (diretório D), comprometeria o desempenho da máquina? Se, eu for particionar o HD de 1 Tb, instalando umas três distros (Ubuntu Studio, Slackware e mais uma distro), excederia o limite de partições primárias??... Caso não seja aconselhável, eu ficaria com uma ou com duas distros, sem problema (eu experimentaria as outras distros via Virtual Box). Usando as distros no Virtual Box dentro do ambiente Linux seria o mais recomendável? E se eu for usar o Virtual Box no Linux, eu preciso instalar o programa e as ISOS pelo próprio Linux, certo?

Desculpe pelas minhas extensas dúvidas. Daqui em diante, partirei para uma nova etapa e as dificuldades irão desaparecer aos poucos. Estou entrando no universo Linux para realmente ficar. Se não for possível responder, não tem problema. Caso possa responder, aguardarei, sem pressa. Agradeço muito pela atenção e pela disposição em responder. Um super abraço.






01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts