investimento em Linux [RESOLVIDO]

1. investimento em Linux [RESOLVIDO]

Leandro
shirulkm

(usa Sabayon)

Enviado em 18/05/2009 - 17:14h

Qual seria o investimento ($em numeros$) para montar (criar) ou para investir em uma distro ja existente (como Kurumin, Big linux) q seja brasileira, visando tanto desktop qnto servidores, e que seja boa a ponto de que consiga um bom reconhecimento internacional como o Ubuntu fez...
Claro q os custos seriam com programadores e X de outras coisas, incluindo publicidade...
Em qnto tempo conseguiria um certo retorno e qnto seria o meu lucro anual.
Considerando q a Canonical(ubuntu) ainda levará mais uns 3 a 5 anos para gerar lucro.
Claro q isso tudo hipotéticamente

Levando em consideração os links abaixo
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?PHPSESSID=ep44pk34lcm64qaqabgco3ig53&topic=77...
http://br-linux.org/2008/shuttleworthcanonical-vai-precisar-de-mais-3-a-5-anos-de-investimento/


  


2. MELHOR RESPOSTA

Relsi H. Maron
relsi.ramone

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/05/2009 - 17:41h

Cara não leve a mal, essa tua pergunta apesar de ser muito interesante não tem como dar uma resposta exata como tu quer, do tipo "Qual seria o investimento ($em numeros$)", "qnto seria o meu lucro anual".

Basicamente um investimento desse tipo deve ser planeja a longo prazo, e está na casa dos milhões, só para começar a tocar o negócio da maneira que tu pretende, note que a própria Canonical fatura "milhões" anualmente e mesmo assim não dá lucro, embora não tenham sido mencionado que ela esteja dando prejuízo, não dar lucro é o que faz um projeto acabar em pouco tempo se tu planejar a curto prazo, pode ser que a canonical esteja empatando o faturamento com os gastos, dai a disposição de tocar em frente assim mesmo.

Antes de começar tu vai ter fazer algumas perguntas básica:

-Existe mercado consumidor no Brasil?
-Esse mercado está disposto a pagar pelo produtos e pelos serviços?

Isso é um estudo que dever ser feito de forma analítica e por quem conhece do assunto, por quem conhece o mercado de TI.

Com esse estudo tu vai poder "projetar" um faturamento.

Vencida essa etapa, e de posse dos dados obtidos tu vai ter que ver qual o gasto que tu terá durante determinado tempo, dai tu vai pegar os gastos projetados e vai subtrair do faturamento projetado, para ter uma idéia se o negócio tende a dar lucro, empatar ou dar prejuízo, mas atenção utilizae dados concretos, analize os sfatores de mercado, não imagine coisas do tipo: "Meu produto é bom e eu vou faturar tanto"

De posse desse dados,e com a grana de investimento na mão, tu parte para a execução do projeto e batalha para que dê lucro.


Basicamente é isso, pleitar uma distribuição nacional aos moldes de um Ubuntu com toda a estrutura que ele tem por trás, não vou dizer que é impossível, mas é bem complicado, tanto na parte tecnológica quanto na parte estrutural e administrativa de uma empresa desse porte.

na verdade o que emperra o processo todo é a grana, se tu tiver grana e tiver a possibilidade de fazer tudo através dos mecanismos corretos, a coisa engrena, agora se tu depende de levantar esse investimento meu amigo, a coisa complica, porque a questão de mercado é uma coisa que foge da maioria de nós da área técnica, e é ai que a gente patina.

Talvez não tenha sido esclarecedor, mas fica ai minha contribuição.

Um abração e boa sorte!

Relsi
http://relsiramone.blogspot.com



3. Re: investimento em Linux [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/05/2009 - 18:02h

Não há um numero, pois a verdade que se fomos ver o kurumin , big linux, todos são projetos sem fim lucrativos, desenvolvidos pela comunidade.. onde na maioria das vezes a renda dos seus desenvolvedores vem de cursos , palestras e consultorias.

Bom assim antes você precisa definir qual será a sua fonte de receita, pois empresas como a canonical, red hat, Novell (suse) e Mandriva, mantém o linux, desenvolvendo soluções especificas para empresas, na área de Midware, virtualização e outras áreas de TI. Ou seja o lucro não vem das versões opensource e sim das ferramentas de gerenciamento, e serviços prestados a empresas.

No caso do Brasil, ainda há 2 segmentos novos, que são as distribuições criadas para o projeto dos computadores populares do governo, que entram o insigne, librix (itautec)... onde a empresa ganha na prestação de suporte.

Outra seria nas distro para um órgão ou entidade especifica como o metasys, onde vc atua sobre a necessidade de um único cliente, criando um produto espefico para determinado cliente.


Bom seguindo esta lógica, cada um dos modelos de negócios teria um investimento e necessidade de mão de obras diferentes...

Se for um projeto opensource como o kurumin, big linux, há a necessidade de descobrir um nicho a qual uma distribuição atual não cobre, seja facilitar o uso, seja na adoção de uma distribuição para computadores mais velhos, o importante é que consiga atrair desenvolvedores para ela...

Neste caso não há um numero Ideal para investimento, basicamente seria um propaganda com o seu publico alvo... e o custo de manutenção de um site e de um serviço como um gerenciador de desenvolvimento, que na internet possui muitas soluções grátis.

No caso de consultoria e desenvolvimento para Midware, há ainda mais questões a ser abordadas, pois empresas normalmente procuram empresas consolidadas no mercado, mais do que a questão custo, então mesmo com o investimento para uma campanha de marketing agressiva vc teria limitações de mercado, pois o fator custo, facilidades dos seus produtos, teriam um mercado limitado no mercado. Nenhuma empresa grande passaria as suas atividades criticas para um sistema de 1 ano por exemplo...



4. Re: investimento em Linux [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 18/05/2009 - 18:32h

Olha, já existe uma Distro brasileira que tem muito uso Internacional, está entre as primeiras na Distrowatch, é o DreamLinux.
Muito conhecidos também fora do Brasil são o BigLinux, o Ekaart (baseado no Fedora), o Goblix ( Slackware like) e o Gobolinux.


5. Re: investimento em Linux [RESOLVIDO]

manopac
manopac

(usa Debian)

Enviado em 19/05/2009 - 16:25h

Sinceramente, seria mais interessante para toda humanidade e para o seu sucesso e fama, fazer um outro sistema operacional, completamente diferente do Linux e do Windows ou quem sabe tb do sistema operacional da maça. Com código fonte aberto é claro. :-)


6. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/05/2009 - 19:38h

acho que o lucro de uma distribuição vem com outras coisas, principalmente suporte especializado e até mesmo propaganda de quem trabalha nela...
um programador se dedica a projetos de software livre sem ganhar nada muitas vezes pela propaganda... se você fizer uma faculdade você vai gastar pelo menos algum dinheiro para incrementar seu curriculo... participar de um projeto de SL, você incrementa seu curriculo gastando mais seu tempo. Dificilmente um bom programador que participa de algum projeto de SL não conseguirá um bom emprego na area.

Acho que o foco da Canonical é ganhar dinheiro com suporte especializado nas empresas... a Microsoft mesmo ganha muito mais dinheiro com suporte especializado do que com a venda do windows... então... o diferencial do linux neste caso é não pagar nada pela distro...só pelo suporte!


7. KD A GRATUIDADE DO LINUX?

silvi
silviomaraujo

(usa Kurumin)

Enviado em 14/08/2009 - 06:31h

Eu tava querendo viver pra crer, quando sugiu esse negocio de LINUX a primeira

coisa que disse foi:

"SE ALGUM DIA ELE PRESTASSE NÃO SERIA MAIS DADO DE GRAÇA"

Ex: REDHAT, MIKROTIK, MK-AUTH, MYAUTH, APROUTER e por ai vai...



KD O OPENSOURCE!?







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts