Enviado em 03/12/2015 - 14:23h
Ola pessoal, poderiam me ajudar.
#include <GL/glut.h>
#include <GL/gl.h>
#include <GL/glu.h>
#include <cstdlib>
#include <ctime>
#include <fstream>
#include <math.h>
#include <iostream>
#include <GL/glext.h>
using namespace std;
const int MAX_PARTICULAS = 100000;
const float TAMANHO_PARTICULA = 0.05f;
const float FADE_RATE = 0.01f;
const float RAIO = 0.5f;
const float PI = 3.14f;
const float GRAVIDADE = -0.0098;
const float MASSA = 2;
const float ENERGIA_CINETICA = 0.0;
int width = 640;
int height = 640;
int dist = 25;
float rotationX = 38.0, rotationY = 22.0;
int proj = 0;
typedef struct particula Particula;
typedef struct imagem Imagem;
struct particula {
...
};
struct imagem {
unsigned char* ps;
GLuint largura;
GLuint altura;
};
Particula particulas[MAX_PARTICULAS];
GLuint textura[2];
float randomFloat();
void display(void);
void init(void);
void criarParticulas();
void desenharParticulas();
void desenharChao();
void atualizarParticulas();
void reshape(int w, int h);
Imagem *carregarBitmap(const char* nomeArquivo);
GLuint gerarTextura(Imagem *imagem);
void excluirTextura(GLuint textura);
int main(int argc, char** argv) {
srand((unsigned int)time(0));
glutInit(&argc, argv);
glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB | GLUT_DEPTH);
glutInitWindowSize(500, 500);
glutInitWindowPosition(100, 100);
glutCreateWindow("Particle System");
init();
glutDisplayFunc(display);
glutIdleFunc(display);
glutReshapeFunc(reshape);
glutMainLoop();
return 0;
}
void desenhaEixos(){
....
}
void display(void) {
....
}
void init(void) {
glClearColor (0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
glEnable(GL_TEXTURE_2D);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);
criarParticulas();
Imagem *particle_mask = carregarBitmap("circlealpha.bmp");
Imagem *particle = carregarBitmap("circle.bmp");
if(particle_mask == NULL || particle == NULL) {
textura[0] = 0;
textura[1] = 0;
} else {
textura[0] = gerarTextura(particle_mask);
textura[1] = gerarTextura(particle);
}
}
float randomFloat() {
return (float)rand() / ((float)RAND_MAX + 1);
}
void criarParticulas() {
....
}
void desenharParticulas() {
....
}
void desenharChao() {
......
}
void atualizarParticulas() {
.....
}
void reshape (int w, int h) {
....
}
Imagem *carregarBitmap(const char* nome_arquivo) {
Imagem* imagem = new Imagem;
/* Codigo adaptado do site http://www.cplusplus.com/articles/GwvU7k9E/ */
unsigned char* datBuff[2] = {NULL, NULL};
unsigned char* pixels = NULL;
BITMAPFILEHEADER* bmpHeader = NULL;
BITMAPINFOHEADER* bmpInfo = NULL;
ifstream file(nome_arquivo, std::ios::binary);
if(!file) {
cout << "Arquivo nao encontrado\n";
return NULL;
}
datBuff[0] = (unsigned char*)malloc(sizeof(BITMAPFILEHEADER));
datBuff[1] = (unsigned char*)malloc(sizeof(BITMAPINFOHEADER));
file.read((char*)datBuff[0], sizeof(BITMAPFILEHEADER));
file.read((char*)datBuff[1], sizeof(BITMAPINFOHEADER));
bmpHeader = (BITMAPFILEHEADER*) datBuff[0];
bmpInfo = (BITMAPINFOHEADER*) datBuff[1];
if(bmpHeader->bfType != 0x4D42) {
std::cout << "Arquivo \"" << nome_arquivo << "\" nao eh bitmap\n";
return NULL;
}
pixels = (unsigned char*)malloc(bmpInfo->biSizeImage);
file.seekg(bmpHeader->bfOffBits);
file.read((char*)pixels, bmpInfo->biSizeImage);
unsigned char tmpRGB = 0;
for (unsigned long i = 0; i < bmpInfo->biSizeImage; i += 3)
{
tmpRGB = pixels[i];
pixels[i] = pixels[i + 2];
pixels[i + 2] = tmpRGB;
}
GLuint w = bmpInfo->biWidth;
GLuint h = bmpInfo->biHeight;
/* Fim do codigo */
imagem->altura = h;
imagem->largura = w;
imagem->ps = pixels;
return imagem;
}
GLuint gerarTextura(Imagem* imagem) {
GLuint textura;
glGenTextures(1, &textura);
glBindTexture(GL_TEXTURE_2D, textura);
GLint mode = GL_RGB;
glTexImage2D(GL_TEXTURE_2D, 0, mode, imagem->largura, imagem->altura, 0, mode, GL_UNSIGNED_BYTE, imagem->ps);
delete imagem;
return textura;
}
void excluirTextura(GLuint textura) {
glDeleteTextures(1, &textura);
}
Atenção a quem posta conteúdo de dicas, scripts e tal (1)
Manutenção de sistemas Linux Debian e derivados com apt-get, apt, aptitude e dpkg
Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições
Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46
Instalar a última versão do PostgreSQL no Lunix mantendo atualizado
Flathub na sua distribuição Linux e comandos básicos de gerenciamento
Instalando o FreeOffice no LMDE 6
Anki: Remover Tags de Estilo HTML de Todas as Cartas
Colocando uma opção de redimensionamento de imagem no menu de contexto do KDE
Desenvolvimento de um driver (8)
Não esta salvando as configurações de usuário. (3)
Quais Shell Scripts vocês usam? (5)
[Shell Script] Script para desinstalar pacotes desnecessários no OpenSuse
[Shell Script] Script para criar certificados de forma automatizada no OpenVpn
[Shell Script] Conversor de vídeo com opção de legenda
[C/C++] BRT - Bulk Renaming Tool
[Shell Script] Criação de Usuarios , Grupo e instalação do servidor de arquivos samba