Preconceito contra usuários leigos...

25. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Jose Mario
zezaocapoeira

(usa Slackware)

Enviado em 26/10/2017 - 22:48h

Salve galera.

Usuário novato, não tem base e acaba acreditando em muita desinformação.

A desinformação mais propagada, é que não precisa de terminal no GNU/Linux.

No meu ponto de vista.

O usuário leigo tem ir em busca de conhecimento , não esperar tudo mastigado.

Muitos tem preguiça de sair da sua zona de conforto, achando que o mundo gira em torno deles mesmos.

No fórum cada um ajuda do jeito que quiser, postando repostas via CLI(linha de comando) ou por prints da parte gráfica.

Cada um é cada um. Pois muitos usuários novatos quando descobrem o da CLI, buscam equilibrar o uso entre a parte gráfica e terminal para tirar um proveito melhor do sistema.

É errado dizer que usuários experientes são preconceituosos, pois a ajuda é de forma voluntária e ajudam da forma mais clara e simples possível.

Não se pode esquecer que são usuários experientes que desenvolvem/contribuem para as distros/projetos funcionarem e seguir em frente.

O que diferencia uma distro user-friend de uma distro source-base. Na user-friend algum usuário experiente que faz o trabalho para você, na source-base você é quem faz o trabalho.

Pegar a prática da leitura e pensamento não mata ninguém.


Na volta que o mundo deu na volta que o mundo dá
quem viaja pelo mundo
tem histórias pra contar

Obrigado pela atenção, salve!!!


  


26. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/10/2017 - 00:19h

A pergunta principal é "Porque a pessoa veio para o linux?"
Você pode correr o quanto quiser do terminal, mas se permanecer no linux vai acabar gostando dele (terminal) e isso acaba sendo propagado.

Quem vem para o linux e permanece é porque algo te interessou e você será motivado naturalmente a pesquisar cada vez mais, Clodoaldo deixou seu exemplo de quem não gostava do terminal e hoje pensa de outra forma.

O resto ou é modinha ou apenas curiosidade e acabam abandonando depois de alguns contratempos. Esse é o perfil da maioria dos usuários que perguntam "Debian ou Ubuntu" sem ter algum motivo específico. Da vontade de mandar o cara usar Ubuntu ou Mint direto, porque se o caboclo não se prestou para pesquisar no fórum algo tão debatido assim, dificilmente vai querer ler para configurar o Debian e quem dirá usar terminal. Salvo as exceções.

É possível usar linux sem terminal se você faz o básico do básico e ao invés de ficar fuçando na distro, vai fuçar no nariz (o que a maioria dos novatos não faz e não acho errado, a curiosidade ajudou a humanidade evoluir), depois que o brinquedinho quebra, dificilmente vai conseguir arrumar sem a telinha preta e ai não tem para onde correr ou formata a máquina.

Querer facilidade é diferente de não querer aprender o básico do terminal, isso já é preguiça de ler alguma coisa. Facilidade é você querer uma distro completa sem configuração pós instalação, mas sabendo instalar e atualizar pelo terminal, no mínimo. Preguiça é o cara querer trocar de distro, mas desistir porque o gerenciador de pacotes é outro, o apt-get não funciona nela e o sujeito não quer aprender os comandos novos.


"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk 



27. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Leandro
rahremix

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/10/2017 - 12:11h

Londreslondres escreveu:

Percebo que muitos usuários experientes aqui do VoL tem preconceito contra os leigos. Eles dizem que o usuário leigo é preguiçoso, burro só porque não sabe usar o terminal.

Acho que o usuário pode ser preguiçoso por não procurar respostas para questões que, muitas vezes, já foram amplamente discutidas aqui no VoL e em outros meios, e iniciar um novo tópico recorrente.

Já "burro" é algo que eu não diria para alguém que pede ajuda por não ter conhecimento, pois eu também peço ajuda por falta de conhecimento, tanto de linux quato de qualquer outra área e, por isso, posso ser considerado tão "burro" quanto.

Gente, vocês precisam entender que os leigos não tem a obrigação de saber usar o terminal. Se no Mac OS, Windows, Android você não é obrigado a usar, por que o Linux obriga? O Android faz sucesso porque é fácil de usar, já pensou se para instalar algum aplicativo tivéssemos que abrir o terminal e digitar, "sudo googleplay install whatsapp"? Se fosse assim o Android jamais faria sucesso...


Os leigos não têm a obrigação de saber usar o terminal, mas para copiar um comando postado em um fórum e colar no terminal a pessoa não precisa saber usá-lo.

Quanto aos outros sistemas operacionais citados, em nenhum deles você é obrigado a usar o terminal (assim como você também não é "obrigado" a usá-lo no linux), mas existem funções nesses sistemas que só podem ser ativadas/executadas via terminal, assim como ocorre no linux.

A diferença do linux está no inverso: no linux, ao contrário de outros sistemas operacionais, praticamente tudo o que pode ser feito por interface gráfica também pode ser feito pelo terminal, quase sempre de maneira mais fácil (com menos cliques e gastando menos tempo) e mais eficiente.

Agora, faço uma pergunta para vocês:
Por que vocês ensinam o usuário instalar programas via linha de comando? Não seria mais simples ir na central de programas, synaptic, etc para instalar?


Como já citado anteriormente, cada distro e cada interface gráfica possui uma central/loja de aplicativos diferente (isso quando possui). Eu mesmo utilizo o ArchLinux há algum tempo, e se me perguntarem como faço pra instalar um programa pela central de aplicativos do ubuntu não saberei responder. Do mesmo modo que se me perguntarem como faço pra achar alguma configuração no Unity, por exemplo.

Complementando, acredito que a falta de paciência (ou até de educação, em alguns casos) que os usuários mais experientes transparecem em tópicos criados por iniciantes está mais relacionada à falta de interesse do usuário, que muitas vezes faz uma pergunta simples no fórum sem ao menos ter pesquisado no google à respeito. E muitos, mesmo quando têm sua questão inicial respondida satisfatóriamente por alguém, acabam reclamando por ter que usar o terminal ou por algum outro motivo, sem se dar conta de que foi ajudado voluntariamente.

Mesmo antes de começar a trabalhar com informática, eu já me interessava, procurava saber como funciona, tentava me virar com o que tinha (na época eram mais revistas e documentação oficial do sistema) antes de procurar ajuda, tanto para o linux quanto para o windows, com quem tive contato primeiro.

Os usuários de hoje, acostumados a receber informação em tempo real, perderam esse interesse e passaram a querer tudo na mão, da maneira mais fácil possível. Mesmo em fóruns de Windows você encontra esses dois perfís de usuário: o iniciante preguiçoso e o experiente impaciente.


------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.pt-br.html


28. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/10/2017 - 12:22h

Meu amigo é totalmente leigo em Linux
Mas instalou LinuxMint sozinho
Seguiu dica do que fazer após instalar LM 18
Faz atualizações semanais pelo gerenciador atualizações e só instala programas pelo gerenciador aplicativos
Seu LM 18 Cinnamon está inteiro desde instalação há mais de um ano



29. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Leandro
rahremix

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/10/2017 - 12:42h

clodoaldops escreveu:

Meu amigo é totalmente leigo em Linux
Mas instalou LinuxMint sozinho
Seguiu dica do que fazer após instalar LM 18
Faz atualizações semanais pelo gerenciador atualizações e só instala programas pelo gerenciador aplicativos
Seu LM 18 Cinnamon está inteiro desde instalação há mais de um ano


Isso demonstra que quando o usuário iniciante e leigo tem interesse, ele tenta fazer, procura soluções, "se vira" com o sistema, e só faz alguma pergunta no fórum quando tem algo realmente insolúvel para ele. Ele não vai perguntar nada no fórum sem antes ter tentado fazer sozinho, ou sem ter pesquisado à respeito de sua dúvida.


------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.pt-br.html


30. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/10/2017 - 13:05h

Londreslondres escreveu:
Pior é você, que cria uma conta, posta algo e depois remove...


Sim, meu caro londrino, eu criei aquela conta em Julho de 2016 apenas esperando um tópico de utilidade zero para postar e excluir ela em um acesso de desgosto.

Eu acho, que se o cidadão nem ao menos quer corrigir um erro com o terminal, deve se contentar com o Windows.



31. Re: Preconceito contra usuários leigos...

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 27/10/2017 - 13:25h

Operar um sistema sem conhecer minimamente como ele funciona é igual assinar contrato sem ler. Coisas inesperadas podem acontecer e aí você não pode reclamar, não fez o seu dever de casa.

Por outro lado, se você lê, talvez não entenda tudo, mas pelo menos vai ter uma noção se está vendendo a sua alma ou não. Da mesma forma, conhecer alguns comandos e entender para que servem já ajuda bastante uma pessoa a se virar quando problemas acontecem.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts