Pq são tão f****?

37. Re: Pq são tão f****?

Ruan
ru4n

(usa Fedora)

Enviado em 07/02/2017 - 12:36h

Sabendo o que fazer, dá pra deixar um Gentoo pronto em 30h ou um Slackware pronto em 2h. O ponto aqui é: sabendo o que fazer. Sair instalando pra aprender no tapa com essas distros é pedir para ganhar um abraço por trás do Leo Stronda.


Exatamente! Em 2h tenho o Slackware instalado e configurado como de costume, com o DE personalizado e os SlackBuilds que preciso (com exceção de pacotes maiores que levam muito mais tempo para compilar). Quem instala pela primeira vez, vai aprendendo o caminho das pedras.
--
Linux Counter: #596371


  


38. Re: Pq são tão f****?

t
lostinspace00

(usa Slackware)

Enviado em 07/02/2017 - 17:36h

rapaiz, vocês são muito feras! Ótimas reflexões!!! Obrigado!!!!!!


39. Re: Pq são tão f****?

Jean-Jacques Rousseau
Rousseau

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 07/02/2017 - 17:46h

lcavalheiro escreveu:

Rousseau escreveu:

Acredito que a disponibilidade de tempo é fundamental para o uso dessas distros.

Eu sempre tive vontade de testar o Arch ou o Slackware (já usei pelo VirtualBox, me refiro ao pc de uso diário), não o Gentoo, pelo menos por agora. Porém, o tempo que vou gastar para deixá-los redondos, eu não tenho. Chego em casa e, para olhar e mexer em coisas do pc, me sobra umas 1 e meia, 2 horas, no máximo. Se eu instalar o Slack ou o Arch, vou demorar mais de uma semana para deixar o pc pronto para uso. E, consequentemente, não vou poder usá-lo até terminar o processo.

Em outras palavras, são distros que ensinam muito ao usuário. Porém, elas cobram um preço. As boas documentações que ambas disponibilizam, requerem um tempo grande para o estudo. O que, somando as leituras para aprendizagem e instalação, são um tempo considerável.

Eu já me vi na encruzilhada por causa disso. A única solução que encontrei, foi usar um Arch-Based. Embora, o excesso de atualizações tenha me cansado muito nos últimos tempos. To pensando em mudar para uma distro com ritmo de atualizações menos frenéticas.

Obs: essa é a opinião de um leigo. Não entendo profundamente do sistema, meu conhecimento é bem básico. Mas gosto da possibilidade de personalização e a liberdade que ele me proporciona.


Sabendo o que fazer, dá pra deixar um Gentoo pronto em 30h ou um Slackware pronto em 2h. O ponto aqui é: sabendo o que fazer. Sair instalando pra aprender no tapa com essas distros é pedir para ganhar um abraço por trás do Leo Stronda.

Distros mais manuais requerem tempo do usuário não para configurá-las, mas para estudar o sistema e saber o que precisa ser feito. Uma vez que o usuário saiba o que fazer, ele fará isso com os olhos vendados, um pé nas costas e encachaçado ao extremo. Exemplo: quando eu escrevi o artigo https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Guia-pos-instalacao-do-Slackware, eu estava bebendo há uma semana (escrevi o artigo era 01/01/2013), numa máquina Windows e de cabeça, pois na verdade o artigo surgiu quando eu estava orientando o Daniel Lara a configurar o Slack via tópico aqui no VOL.

Mas repito: o ponto é saber o que precisa ser feito.

--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta
Mensagem do dia: Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita. 


Exatamente. Por isso, por enquanto, vou ficar em distros base (Salix, Antergos, Manjaro, Zenwalk etc.) ou usaria em VirtualBox e vou lendo aos poucos as documentações. Porque, por mais que essas distros podem ter, segundo o pessoal mais entendido, algum tipo de problema. Elas ainda permitem uma experiência da distro que é baseada. Eu tenho pensado, seriamente, em começar a dar uma lida nas coisas do Slackware. Mas, isso requer tempo, e vou ter que fazer muito aos poucos. Ainda mais com o mestrado que estou fazendo no momento.




40. Re: Pq são tão f****?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/02/2017 - 17:51h

lostinspace00 escreveu:

rapaiz, vocês são muito feras! Ótimas reflexões!!! Obrigado!!!!!!


Cuidado com os Slackers! Foram todos abduzidos por Jon.... ( http://imgur.com/xvaGrbk )








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts