O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux? [RESOLVIDO]

85. Re: O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux? [RESOLVIDO]

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 03/12/2016 - 00:03h

O resumo da ópera então é o de que não há o risco do usuário doméstico interferir no desenvolvimento do mundo GNU/Linux porque essa decisão cabe ao desenvolvedor do kernel Linux (que tecnicamente falando não tem motivos para embutir softwares como o SystemD no kernel) e aos mantenedores das distribuições GNU/Linux que irão (teoricamente) manter o desenvolvimento de suas distribuições baseados nos princípios das mesmas. O máximo que o usuário doméstico e as empresas interessadas irão fazer é interferir no desenvolvimento de distribuições voltadas para eles, correto? Alguém mais tem algo a acrescentar antes de eu fechar o tópico?

Obrigado a todos os participantes do tópico pelo debate.




  


86. Re: O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux? [RESOLVIDO]

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 03/12/2016 - 00:47h

leledoida escreveu:

alguém postou um link com umas distros não apoiadas... é isso mesmo? muitas das antigas estão nelas-podem me corrigir, eu agradeço:
https://www.gnu.org/distros/common-distros.html

e eu acabei olhando isso aqui:
https://www.gnu.org/philosophy/philosophy.html

como eu sou leiga, não sei até q ponto diretrizes e filosofias se cruzam no mundo gnu/linux. quero dizer a filosofia tanto da distro (sistema) quanto do gnu/linux (núcleo)


Não vou entrar no debate do tópico, apenas respondendo sobre essa questão, o caso das distros citadas e que não são apoiadas pela FSF devido a questões filosóficas e problemas "legais" hora por ter programas não livres mesclados, hora por simples falta de documentação sobre as licenças de programa de terceiros lá.

Misturar programa fechado com programa livre sempre gera restrições ao uso, pior ainda se não houver nada documentado pelo desenvolvedor da distro, o usuário fica as cegas, por isso a filosofia do Software livre não quer e tenta impedir mescla com software não livre.
Da uma olhada nesse tópico aqui.
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Filosofia-Open-Source/Open-Source-ou-Free-Software

Infelizmente, a filosofia do Software Livre vem enfraquecendo, são poucos o que tentam manter a chama viva. abraços!


--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/


87. Re: O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux? [RESOLVIDO]

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 03/12/2016 - 02:22h

Beneficios.

Meu pai tem uma empresa e possui 25 computadores, por ser "certo" ele gastou 18 mil em licenças para windows 7 para esses 25 computadores. "Pois é, loucura mas precisa"
Meu pai tava doido já... só dava pau nas máquinas e todo santo mês tinha algo pra fazer nessas máquinas, e como ele tem um técnico terceirizado gastava de mais.
Até um certo dia um técnico recém contratado na empresa ofereceu um dica e pediu se poderia instalar um "Novo sistema, que era gratuito" meu pai disse sim, instala quero só ver.
O técnico instalou o fedora 20 em todas as 25 máquinas.
Todos funcionarios gostaram e não estranharam o sistema, de 25 que operam os sistemas, garanto que 15 passaram a utilizar Linux em seus desktops domesticos.

-Meu pai tem 54 anos e usa windows desde 1995, em 2014 passou a usar o fedora na onda da empresa e agora tá usando o fedora 25 no desktop da casa dele, se dúvidar meche melhor que eu.

-Minha filha tem 6 e tem no seu notebook o Linux Mint instalado, seu primeiro sistema operacional. (Ela provavelmente vai usar por muito tempo se não a vida toda GNU/linux, eu ganhei meu primeiro pc com 7 e tinha o win 95, em 2008 migrei para o windows xp o qual fiquei até 2015 quando migrei para GNU/Linux

-Meu filho tem 9 e seu primeiro sistema foi com 7 anos, foi o Linux Mint tambem, agora está usando o Ubuntu, pois ele gostou e diz que é mais fácil.

-Minha mulher usa o ElementaryOS pois ela migrou do MAC e acha lindo.

O que eu quero dizer é que o GNU/Linux tá se popularizando e tem usuarios de todos os tipos e gostos assim como as distribuições, não importa se o ubuntu ta virando um sistema pesado e sem segurança, eles tão tentando assim como outras distros friend deixar um sistema o mais fácil possivel, para os futuros usuarios que migram não estranhar tanto.
O que realmente importa é que é livre, você faz o que bem entender com a distribuição e todos desde o pobre passando pela classe média até o rico podem usufruir sem gastar 1 real.
O beneficio é que com mais usuarios chegando, novas distros chegam tambem para conseguir dar suporte para todos os gostos.

---------------------------------------------------
Tenha fé porque até no lixão nasce flor!


88. Re: O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux? [RESOLVIDO]

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/12/2016 - 05:16h

Brilhante! Parabéns pelo seu texto.

Para que o Linux se popularize ele precisa cativar os usuários. O que as pessoas querem e adquirem são benefícios, não complicações, e se o Linux oferecer isso as pessoas, elas vão usá-lo e recomendá-lo a outras pessoas, uma reação em cadeia.

Por outro lado, na minha modesta opinião, alguns usuários poderiam descer do pedestal e rever seus conceitos.

Não existe analogia perfeita mas certas coisas me lembram um comentário feito por um "motociclista" (ou que se auto intitula motociclista).
- "Po***, a algum tempo atrás só poucos seletos tinham uma Harley-Davidson, era até necessário importar. Hoje tá aparecendo muito "nego" ai com Harley, tá virando molecagem essa p****.

Para bom entendedor meia palavra basta.

Quero agradecer ao homemsemnome por ter aberto esse tópico e com isso nos oferecer a oportunidade de participar e debater.


89. Re O usuário doméstico está trazendo benefícios ou malefícios ao mundo GNU/Linux?

Marcos Morais
darkghost

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/12/2016 - 20:12h

Passando só pra deixar um último comentário... rsrs
Depois deste tópico acabei instalando o Arch e desta vez com sucesso!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts