As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

1. As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 09/11/2020 - 23:52h

É o seguinte, vim só relatar algo aqui que observei, e dizer pra você que é pai, mãe ou avós de uma criança.
Estava eu no sábado sem fazer nada depois do almoço e veio aqui em casa um moleque de 10 anos, que também tava sem fazer nada.
Esse menino eu tinha dado a ele:
-um caderno de desenho novinho
-uma caixa de tinta guache com 6 cores (podendo misturá-las para ter mais)
-massa de modelar
Até ai nada de mais, coisa pra criança mesmo. Acontece que algo me chamou atenção: eu fui olhar o caderno de desenho dele e havia somente um desenho genérico de uma casa, rabiscada de tinta com o dedo. Sabe aquelas casinhas sem graça que qualquer adulto faz? Então, esse menino só fez uma dessas.
Mas você pode pensar: e daí, qual o problema?
--meus amigos da terra! Existe muitos problemas envolvido nisso.
Isso é sinal de criança que não usa a imaginação pra nada! Nem mesmo pra brincar.
Vamos supor aqui uma analogia:
-você tem uma ferrari na sua garagem (imaginação), mas você não usa ela porque não quer sujar o carro, ou por algum outro motivo, como você tem medo de ser roubado. Mas, o carro parado sem uso, vai envelhecer mesmo assim e perder valor. No caso dessa criança, ele vai crescer e sem um uso adequado de imaginação, vai se transformar em mais um consumidor compulsivo de mídias, tipo, facebook, youtube, músicas como a maioria dos funks.

Meu Deus, será que ninguém não vê nada de mal nisso? Estão matando a imaginação dos futuros solucionadores de problemas!
Deve ser esse um dos motivos pra não existir tantos "gênios" na atualidade (não estou contando com você, Olavo de Carvalho)

"Ah, mas meu filho/filha sabe usar o pc mais que eu, ele(a) é bem inteligente."
Acredita mesmo nisso? Pois faz o seguinte, faz essa pergunta pra ele(a):
--Você é um pedreiro e trabalha de 7h às 20h. Seu amigo que trabalha a mesma hora que você
mas ganha quase 10 vezes mais que você. Mostre porque há uma diferença tão absurda entre
vocês e como você poderia mudar isso.


Se seu queridinho não souber lhe dizer, é justamente porque ele não sabe usar a imaginação, nem pra achar solução num problema simples.

"Ah, mas video game estimula a imaginação, meu filho(a) joga só jogo que mexe com o cérebro"
Outro engano! Jogos sozinhos não são o bastante pra ensinar coisa nenhuma a qualquer pessoa. Sem estudo, sem esforço mental, não há aprendizado, não há construção de conhecimento.

Esse moleque vizinho que citei mais cedo, ele joga muito no celular, como muitas crianças, a mãe dele, dá o celular e não controla o uso, por isso está desse jeito. E olha que está crescendo o irmão dele indo pelo mesmo caminho.

Eu fico muito triste de ver essas crianças assim, crescendo sem ter um aproveitamento criativo mais adequado. É uma pena mesmo. Eu espero fazer algo pra amenizar esse tipo de coisa, talvez eu escreva algum artigo com ideias de solução contra isso.

Mas sério, você que é pai/mãe/avô, nunca percebeu a falta de criatividade de seus filhos ou netos?

E olha que eu citei só um caso, não contei de outros moleques que também estão na mesma situação. Em geral, eu observo mais na vizinhança o mesmo padrão de falta de criatividade/imaginação em crianças e préadolescentes.



  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/11/2020 - 18:33h

O estímulo é tudo na formação, seja do leãozinho brincando de caça ou de uma criança que foi instigada a curiosidade (e satisfeita) desde cedo, instigada a usar sua imaginação. Esse estímulo deve vir de casa, sem depender de professor (este vai estimular durante a vida acadêmica e oferecer desafios maiores), os pais têm obrigação de oferecer livros, caderno e lápis, brinquedos de montar, e de brincar juntos também.
Mas quem não teve essa formação, não vai formar dessa maneira. Como disse o Sam, vai criar mais um consumidor ansioso por consumo, vazio e assalariado. Uma pessoa dependente do sistema, financeiramente e emocionalmente frágil.

- Nossa?! A falta de imaginação e estímulo intelectual, faz tudo isso?
- Durante a formação inicial, educacional de uma criança, SIM, nós somos mente e precisamos estimula-la sempre.

Mas tudo isso é intencional, escondido na cultural popular. Escrito nas entrelinhas da mídia e na educação arcaica, vinda da formação simples que populou o país e criou mão de obra barata cada vez crescente. Tudo intencional! Só quem teve formação, é que enxerga isso e não deixa acontecer aos seus.

3. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Marcelo Oliver
msoliver

(usa Debian)

Enviado em 10/11/2020 - 00:13h

Sobre o assunto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513

______________________________________________________________________
Att.: Marcelo Oliver
______________________________________________________________________



4. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... disse um senhor que não sabe

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 10/11/2020 - 09:14h

Bom dia.
Digo mais; não é só criança não! Adultos também.
Minha geração está muito mais burra que a de cem anos antes. Basta ver o tanto de retrocessos em quase nível mundial (pelo menos até onde a mídia nos leva), a polarização de posturas perante os problemas da sociedade, a incapacidade de estabelecer um diálogo com quem discorda, idiocracia estabelecida, etc.
Eu acredito que nem é tanto o que a criança ou pessoa faz ou deixa de fazer, mas ao significado que dão ao que fazem.
Porém, a grande catástrofe não é a defasagem de pessoas capazes de resolver problemas lógicos ou de demanda imediata no nível técnico, mas pela existência de uma grande massa que não sabe lidar com as próprias emoções e problemas pessoais, atingem o desenvolvimento cerebral adolescente aos 30 ou 40 anos de idade. É esse mesmo desenvolvimento atrasado ou inexistente que mina as estruturas das organizações, pois o maior valor agregado das transformações no mundo não são os processos em si, mas as pessoas.

Linux User # 624552


5. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/11/2020 - 09:29h

-crianças de hoje não são mais inteligentes que as de antigamente
-Issac Newton, Thomas Edison, Albert Einstein, Albert Sabin são exemplos dos mais antigos
-Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg são exemplos dos mais novos
-as crianças de hoje simplesmente tem acesso a tecnologias que as de antigamente não tinham





6. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/11/2020 - 10:16h

msoliver escreveu:
Sobre o assunto:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54736513

Li a notícia inteira, e concordo com tudo relativo as telas.
Eu li o livro Aprendendo Inteligência, do professor Pier, e lá ele alertava justamente sobre uso de telas, mais especificamente do uso de TV e computador.
E olha que ele falava disso antes de 2004 quando o livro foi lançado. É triste ver a degradação de habilidades (não apenas técnicas) em função de apenas ganhar dinheiro. Por exemplo, toda esse movimento pra gerar lucro levou as companias a não saberem mais medir os efeitos na sociedade de sua ganância econômica.
"Mas geramos empregos e todos estão felizes"
Isso terá consequências graves num futuro não tão distante, digo, nas pessoas como umm todo que estarão cada vez menos capacitadas para trabalhar, e assim, será cada vez mais certo o futuro que é dito no filme de comédia Idiocracia (recomendo assistir).

@Delusion
Compreendo, e é justamente no controle de emoções que reparei que eu mesmo preciso mudar. No momento eu venho treinado quase que diariamente pra controlar a raiva, não é fácil, porque eu mesmo tenho de criar os exercícios que me parecem aumentar o autocontrole. Já fui em psicologos, fiz perguntas pra eles de como poderia controlar minha raiva e eles simplesmente dizem algo assm: você vai ter que descobrir! E eu: mas poxa, sem dica, sem nada?
E concordo também com essa de não querer ouvir uma opinião contrária. Eu acho que isso é devido ao "efeito bolha", já vi em algum lugar um cara falando de ilhas digitais, onde as pessoas estão isoladas (virtualemnet) em sites ou coisas que mais gostam e quase nunca saem para ouvir uma opinião que discorde delas. Nesse efeito eu acredito que os algoritmos de otimização como os usados pelo google e facebook, são os que mais contribuem pra isso. É manipulação mental vinda de todo lugar!

@clodoaldops
Já reparou também que até a língua escrita vem perdendo o brilho? Por exemplo, já leu um livro antigo dos anos de 1940? Rapaz, a líguagem é outro nível! O português br vem perdendo o brilho pouco a pouco para frases curtas e palavras simplistas. Queria poder me expressar com palavras tão "difíceis" do português antigo, mas ai eu seria um fora de moda, ou na maior das hipóteses, seria chamado de arrogante ou que tá se achando por falar bonito e difícil rsrsrs




____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://cpusam.github.io/
"A morte é o comunismo que deu certo!"


7. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/11/2020 - 11:27h

Quem não se comunica se estrumbica!
Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha
De nada vale falar "difícil" e não se fazer entender.
Melhoras professores que já tive foram os que ao usar linguagem "mais simples" conseguiam se fazer entender e ensinar
Linguagem simples não é "falar errado" ou usar gírias ou neologismos estranhos como "printar" , "startar", "upar" só para citar alguns usados em TI.
Como dizia meu pai:
Se fazer entender é mais importante que "falar bonito"



8. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/11/2020 - 11:42h

clodoaldops escreveu:

Quem não se comunica se estrumbica!
Já dizia o velho guerreiro, Chacrinha
De nada vale falar "difícil" e não se fazer entender.
Melhoras professores que já tive foram os que ao usar linguagem "mais simples" conseguiam se fazer entender e ensinar
Linguagem simples não é "falar errado" ou usar gírias ou neologismos estranhos como "printar" , "startar", "upar" só para citar alguns usados em TI.
Como dizia meu pai:
Se fazer entender é mais importante que "falar bonito"

Hahaha concordo clodoaldo, eu só me referia assim, tipo, os mais antigos tinham um português mais "difícil" que o de agora. E esses antigos, talvez tinham um português mais simplificado que os mais antigos da época deles. Então, o que parece ser "difícil" agora, antigamente era o comum e o simples da época.

Lembro até hoje da minha professora de português dizendo pra gente: fazer texto bonito, não é usar palavras complexas, mas fazer-se entender.
Por isso, que também acho melhor ser mais compreendido que simplesmente falar bonito. Mas covenhamos, o português antigo, era bem lindo, não acha?


____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://cpusam.github.io/
"A morte é o comunismo que deu certo!"


9. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 10/11/2020 - 12:43h


clodoaldops escreveu:

-crianças de hoje não são mais inteligentes que as de antigamente
-Issac Newton, Thomas Edison, Albert Einstein, Albert Sabin são exemplos dos mais antigos
-Bill Gates, Steve Jobs, Mark Zuckerberg são exemplos dos mais novos
-as crianças de hoje simplesmente tem acesso a tecnologias que as de antigamente não tinham




Falou tudo cara. Sigo esse mesmo ponto de vista. As crianças não são mais inteligentes, elas simplesmente tem mais acesso a informação. É claro que existem estudos sobre isso estar afetando o intelecto da geração atual para que o cérebro se enquadre a nova realizade, no caso a técnológica, fazendo com que a nova geração aprenda a mexer no smartphone ainda no berço. kkkk.

Tudo bem, exagerei. Mas é por aí.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento



10. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 10/11/2020 - 12:54h


Agora vou falar de sua preocupação que é relevante, pois com o intelecto voltado para a realidade virtual o cérebro muda o foco e é claro que se o cara é muito viciado isso gera consequências. Uma portura mais firme dos pais é justamente o que está faltando, ainda mais hoje em dia onde a cintada não é mais permitida pelo conselho tutelar por exemplo.

A muitas questões envolvidas nisso se for parar para analizar. O fato é que realmente haverá prejuizos de criatividade se a mesma não for práticada. Conheço jogos voltados em treino cerebral, mas poucos que envolvem a criatividade, até porque o cérebro ainda considerará o jogo um jogo o que não vai colaborar no aprendizado da criança.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento



11. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente... [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/11/2020 - 13:26h

-meu avós eram analfabetos e meus pais só estudaram até "quarta série" e por isso nunca ouvi "palavras bonitas" na minha casa
-apesar da pouca escolaridade e linguagem "pobre" meus pais foram sábios o suficiente p/ me convencer que estudar era a melhor coisa que eu poderia fazer
-felizmente dei ouvidos a eles e consegui fazer faculdade pública numa época em que não havia cotas de nenhuma espécie
-mas não perdi a "simplicidade" no falar e escrever




12. Re: As crianças de hoje são mais inteligentes que as de antigamente...

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 10/11/2020 - 14:24h

É verdade, Clodo; existem muitas pessoas sábias e, no entanto, "sem estudo". E existem muitos graduados, mestres, doutores em todas as áreas que são verdadeiros tolos.
Agora, um ponto importante é que, hoje em dia é muito mais difícil não pertencer à média (ser gênio então, quase impossível), justamente pelo excesso de informação útil e pela enxurrada de informações inúteis. Se para um adulto, que tem discernimento é difícil, imagina para uma criança, um adolescente...

Linux User # 624552



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts