GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

1. GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 13:49h

Noticia não é nova, mas muita gente não sabe, segue a tradução.

Arch GNU/Linux

O Arch tem dois problemas: não existe uma política clara sobre que tipo de software pode ser incluído e blobs não livres são incluídos no seu kernel, o Linux. O Arch também não tem políticas sobre não distribuir software não livre pelos seus canais normais.

Canaima

O Canaima GNU/Linux é uma distro feita pelo governo venezuelano para distribuir computadores com GNU/Linux. Embora o plano geral seja admirável, o Canaima falha porque inclui software não livre.

O menu principal da distro contém uma opção, “Instalar software não livre”, que instala todos os drivers não livres (incluindo aqueles que não são necessários). A distro também provê blobs para o kernel, o Linux, e sugere a instalação de aplicações não livres, incluindo o Flash Player.

CentOS

Desconhecemos qualquer problema com o CentOS, tirando os dois problemas habituais: não existe uma política clara sobre que tipo de software pode ser incluído e blobs não livres são fornecidos com o Linux, o kernel. É claro, sem uma política firme em vigor, talvez existam outros software não livres incluídos que não encontramos.

Debian GNU/Linux

O Contrato Social do Debian estabelece a meta de tornar o Debian completamente livre, e o Debian conscienciosamente mantém software não livre fora do sistema Debian oficial. No entanto, o Debian também provê um repositório de software não livre. De acordo com o projeto, esse software “não é parte do sistema Debian”, mas o repositório é hospedado em muitos dos servidores principais do projeto e as pessoas podem facilmente localizar esses pacotes não livres navegando pela base de dados online de pacotes do Debian e seu wiki.

Também existe um repositório chamado “contrib”; seus pacotes são livres, mas alguns deles têm a função de carregar programas proprietários distribuídos separadamente. Esse repositório também não é minuciosamente separado da distribuição Debian principal.

Versões anteriores do Debian incluíam blobs não livres com o Linux, o kernel. Com o lançamento do Debian 6.0 (“squeeze”), em fevereiro de 2011, esses blobs foram deslocados da distribuição principal para pacotes separados no repositório não livre. No entanto, o problema permanece parcialmente: o instalador recomenda em alguns casos arquivos de firmware não livres para os periféricos da máquina.

Fedora

O Fedora tem uma política clara sobre o que pode ser incluído na distribuição e parece que ela é seguida cuidadosamente. A política requer que a maioria do software e todas as fontes estejam disponíveis sob uma licença livre, mas cria uma exceção para certos tipos de firmware não livres. Infelizmente, a decisão de permitir esses firmwares em sua política impede que o Fedora cumpra as diretrizes para distribuição de sistemas livres.

Gentoo GNU/Linux

O Gentoo inclui instruções para instalação de uma série de programas não livres por meio de seu sistema de pacotes principal.

Mandriva GNU/Linux

O Mandriva possui uma política estabelecida sobre o que pode ser incluído no sistema principal. Ela é baseada na política do Fedora, o que significa que ela também permite que certos tipos de firmware não livres sejam incluídos. Além disso, ela permite que software distribuído sob a Licença Artística seja incluído, embora essa seja uma licença não livre.

O Mandriva também provê software não livre por meio de seus repositórios dedicados.

Mint GNU/Linux

O Mint não possui uma política contra inclusão de software não livre, inclui blobs de binários não livres em drivers empacotados com o kernel e inclui programas não livres em seus repositórios. Eles até mesmo inclui codecs proprietários.

openSUSE

O openSUSE oferece um repositório de software não livre. Esse é um exemplo de como o o código “aberto” é mais fraco do que o software “livre”.

Red Hat GNU/Linux

A distribuição empresarial da Red Hat segue as mesmas políticas de licença do Fedora, com uma exceção. Assim sendo, não a apoiamos pelas mesmas razões. Além disso, a Red Hat não tem políticas contra a disponibilização de software não livre para o sistema por meio de canais de distribuição suplementares.

Slackware

O Slackware tem os dois problemas habituais: não existe uma política clara sobre qual tipo de software pode ser incluído e blobs não livres são incluídos no Linux, o kernel. Ele também vem com o programa de visualização de imagens não livre xv. É claro, sem uma política firme contra eles, mais programas não livres poderiam entrar a qualquer tempo. Há uma lista não oficial de softwares não livres no Slackware.

SteamOS

O SteamOS é uma versão do GNU/Linux para ser distribuída pela Valve. Ela contém software proprietário, incluindo o cliente da Steam e drivers proprietários. Steam usa Gestão Digital de Restrições (DRM) para impôr restrições no software que ela distribui, assim como o software proprietário que ela promove por meio de sua loja, a Steam Store.

SUSE GNU/Linux Enterprise

Além dos dois problemas usuais, vários programas não livres estão disponíveis para download no FTP oficial do SUSE.

Tails

O Tails usa a versão original do Linux, a qual contém blobs de firmware não livre.

Ubuntu GNU/Linux ERA DE SE ESPERAR!

O Ubuntu fornece repositórios específicos para software não livre e a Canonical expressamente promove e recomenda software não livre sob o nome do Ubuntu em alguns de seus canais de distribuição. O Ubuntu oferece a opção para instalar apenas pacotes livres, o que significa que ele também oferece a opção para instalar pacotes não livres. Além disso, a versão do Linux, o kernel, incluída no Ubuntu contém blobs de firmware.

A “Central de Programas Ubuntu” lista programas proprietários e programas livres de forma misturada. É difícil de dizer quais deles são livres já que os programas proprietários para download a custo zero estão rotulados de “free”.

O Ubuntu parece permitir redistribuição comercial de cópias exatas com as marcas registradas; remoção das marcas registradas é exigido apenas para versões modificadas. Esta é uma política aceitável para marcas registradas. A mesma página, mais embaixo, faz uma declaração vaga e ameaçadora sobre “patentes do Ubuntu”, sem fornecer detalhes suficientes para mostrar se esta constitui uma agressão ou não.

A página espalha confusão usando o termo enganador “direitos de propriedade intelectual”, o qual falsamente presume que a legislação de marca registrada e de patentes, assim como tantas outras, estão dentro de um único framework conceitual. Uso daquele termo é prejudicial, sem exceção, motivo pelo qual ao se fazer uma referência ao uso do termo por outra pessoa, você deve rejeitá-lo. Porém, não é uma questão substantiva sobre Ubuntu como uma distribuição GNU/Linux.

Noticia completa:
https://www.gnu.org/distros/common-distros.pt-br.html


  


2. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Paulo Jr
Pebis

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2017 - 14:01h

Quase impossível utilizar um sistema totalmente livre no PC.


3. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2017 - 14:46h

O que eles (GNU) esperam é que tenha um sistema ditatorial, que impeça o usuário de instalar qualquer software não livre.

O Debian não inclui nenhum software não livre em sua instalação, mas não vejo problema em ter-los nos repositórios (que precisam ser adicionados na pós instalação), quem precisa e quer instalá-los, é só instalar facilmente com o gerenciador de pacotes. Quem não quer software não livre, não precisa adicionar nenhum outro repositório.

Essa parte é hilária:
[...] De acordo com o projeto, esse software “não é parte do sistema Debian”, mas o repositório é hospedado em muitos dos servidores principais do projeto e as pessoas podem facilmente localizar esses pacotes não livres navegando pela base de dados online de pacotes do Debian e seu wiki.


E a pergunta: e dai? Esse tipo de visão radical acaba prejudicando o linux, afasta novos desenvolvedores que poderiam portar seus softwares para o sistema.

Fica claro que não sou contra o software livre, muito pleo contrário. Mas esse radicalismo é completamente sem noção.
--
Linux Counter: #596371


4. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 21/01/2017 - 14:47h

Existe um tópico semelhante só que o link em referencia era para o original em inglês.

Para mim, desde que a coisa funcione e não me estresse, estou pouco me lixando se essa tal de Free Software Foundation apoia ou não.


5. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Slackjeff
slackjeff

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 15:21h

POis é, eu procuro usar mais o soft livre, mais acho eles estão sendo radicais...Afastando até mesmo futuros "patrocinios" que poderiam muito bem manter o projeto mais divulgado.

configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: area355.blogspot.com.br
Slackware all power in your hands








6. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Marcos Souza
IUseLinux

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 16:28h

sirtesla escreveu:

POis é, eu procuro usar mais o soft livre, mais acho eles estão sendo radicais...Afastando até mesmo futuros "patrocinios" que poderiam muito bem manter o projeto mais divulgado.

configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: area355.blogspot.com.br
Slackware all power in your hands







Eu sou a favor do open source, é menos livre mas é mais livre em outro sentido.

"Talk is cheap, show me the code"



7. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Marcos Souza
IUseLinux

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 16:31h

sirtesla escreveu:

POis é, eu procuro usar mais o soft livre, mais acho eles estão sendo radicais...Afastando até mesmo futuros "patrocinios" que poderiam muito bem manter o projeto mais divulgado.

configure complete, now type 'make' and pray.
Meu Blog: area355.blogspot.com.br
Slackware all power in your hands







Ela também não apoia só o kernel linux como o de hoje, mas num grupo do Actor, passarma um link a Fsf e pelo que entendi ele também não apoiam o bsd https://www.gnu.org/licenses/bsd.pt-br.html no caso aqui reclamam do netBSd

"Talk is cheap, show me the code"



8. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Marcos Souza
IUseLinux

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 16:34h

ru4n escreveu:

O que eles (GNU) esperam é que tenha um sistema ditatorial, que impeça o usuário de instalar qualquer software não livre.

O Debian não inclui nenhum software não livre em sua instalação, mas não vejo problema em ter-los nos repositórios (que precisam ser adicionados na pós instalação), quem precisa e quer instalá-los, é só instalar facilmente com o gerenciador de pacotes. Quem não quer software não livre, não precisa adicionar nenhum outro repositório.

Essa parte é hilária:
[...] De acordo com o projeto, esse software “não é parte do sistema Debian”, mas o repositório é hospedado em muitos dos servidores principais do projeto e as pessoas podem facilmente localizar esses pacotes não livres navegando pela base de dados online de pacotes do Debian e seu wiki.


E a pergunta: e dai? Esse tipo de visão radical acaba prejudicando o linux, afasta novos desenvolvedores que poderiam portar seus softwares para o sistema.

Fica claro que não sou contra o software livre, muito pleo contrário. Mas esse radicalismo é complemente sem noção.
--
Linux Counter: #596371


O problema nem são os programas, mas o Gnu e a Fsf encremcam mesmo com o Kernel Linux, que alias já deixou de ser livre no tanto que distros livres como o Trisquel não usam Kernel Linux, mas sim um Kernel linux modificado para ser livre.

"Talk is cheap, show me the code"



9. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Marcos Souza
IUseLinux

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 16:34h

Pebis escreveu:

Quase impossível utilizar um sistema totalmente livre no PC.


Realmente, o problema vem mesmo com o Kernel e os módulos.

"Talk is cheap, show me the code"



10. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2017 - 16:41h

IUseLinux escreveu:


Pois é, eu já li sobre isso também. Mas cadê o HURD para nos salvar?

Alguém sabe me dizer se nos *BSD o kernel é completamente livre ou não?


11. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Marcos Souza
IUseLinux

(usa Slackware)

Enviado em 21/01/2017 - 16:44h

homemsemnome escreveu:

IUseLinux escreveu:


Pois é, eu já li sobre isso também. Mas cadê o HURD para nos salvar?

Alguém sabe me dizer se nos *BSD o kernel é completamente livre ou não?


Acredito que seja( nao tenho certeza ) mas o bsd não é livre pois os programas usam a licença bsd, que garante um anuncio abusivo.

"Talk is cheap, show me the code"



12. Re: GNU não apoia diversas Distribuições (Arch, CentOS, Slackware, Debian, Fedora,Gentoo)

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2017 - 16:47h

IUseLinux escreveu:


Na matéria completa eles falam sobre os *BSD. Não tinha visto isso antes.

Sistemas BSD

O FreeBSD, o NetBSD e o OpenBSD incluem instruções para obter programas não livres nos seus sistemas de ports. Além disso, seus kernels incluem blobs de firmware não livres.

Firmware não livre usado no Linux, o kernel, é chamado de “blob”, e é assim que usamos o termo. Na terminologia do BSD, o termo “blob” significa outra coisa: um driver não livre. O OpenBSD e talvez outras distribuições do BSD (chamadas de “projetos” pelos desenvolvedores do BSD) têm a política de não incluir esses blobs. Essa é a política correta, no que se refere aos drivers; mas quando os desenvolvedores dizem que essas distribuições “não contém blobs”, isso causa um mal-entendido. Eles não estão falando de blobs de firmware.

Nenhuma distribuição de BSD tem políticas contra firmware proprietário disponível apenas na forma de binário que pode ser carregada até mesmo por drivers livres.




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts