antivírus pra linux [RESOLVIDO]

13. Comandos

Purpurina
Purpurina

(usa Solaris)

Enviado em 19/10/2011 - 11:18h

Oi pessoal, então, já estou me adaptando a alguns comandos básicos no terminal, conhecendo bem o sistema, realmente é interessante as opções do sistema assim como a central de programas, que tem ótimos programas para o dia-a-dia.


  


14. Re: antivírus pra linux [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 19/10/2011 - 12:58h

Na verdade, nem haveria razão para um "esculacho" pois esta é sem duvida uma grande razão de duvida e pergunta bastante frequente. Volta e meia ela volta a pauta. Não deixa de ter razão pois fica difícil acreditar, como um ou dois sistemas operacionais simplesmente não tem vírus ou se tem, com muito limitada circulação e replicação quase zero, enquanto outro tem vários milhares.

Com 10 anos de uso, dos quais pelo menos 7 de uso constante como ferramenta de trabalho, também ainda nunca fui apresentado para algum deles, além daqueles mencionados em alguns posts aqui e que foram objeto de artigos, noticias ou dicas a respeito.

Vírus mesmo ainda não vi nenhum, portanto pode ficar tranquilo.

O único detalhe importante é que se você usar muito arquivos que circulem no meio windows, você pode vir a funcionar como vetor transmissor, sem que ocorra absolutamente nada no seu sistema. Você pode simplesmente estar recebendo algum arquivo contaminado do windows e repassando o mesmo sem ao menos ter a menor ideia. Ele simplesmente entra contaminado, e passa pelo seu sistema sem se multiplicar.

Se for este o caso, ou seja de uso frequente e troca de arquivos com ambientes windows, para evitar ser instrumento de circulação dos mesmos, não custa nada fazer de vez en quando uma varredura do seu diretório ou pasta de dados (geralmente aquela pasta ou partição com nome /home) usando para isto um antivírus disponível no Linux que é o Clamav. Com certeza a comunidade de usuários windows vai lhe agradecer por evitar a circulação livre de vírus.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts