Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

37. RE

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 29/03/2010 - 13:11h

Olá,

O Nelson Rodrigues pode ter exagerado, mas a afirmação dele não é uma completa mentira. Um grande exemplo disso são as eleições, quando a maioria deveria decidir o que é melhor, mas na maioria das vezes acaba elegendo os piores.

Em muitas formas de pensar o brasileiro se equivoca e acaba tendo conclusões erradas, sem uma visão profunda. Como a falta de educação é um problema grave no nosso país, essas conclusões acabam sendo adotadas pela mair parte da população. Não seria atoa que alguém também relacionasse isso à adoção do sistema operacional.

Abraços.


  


38. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

José Cleydson Ferreira da Silva
cleysinhonv

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/03/2010 - 14:04h

Verdade,

Talvés seja interessante analisar o perfiu de usuários de alguns sistemas para chegarmos a conclusão. Mas a "ideia" não foge do contexto que aborda a discussão, também o posicionamneto de escolhas para eleições.


39. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 29/03/2010 - 14:40h

Bom, tem muitas perguntas aqui sobre isso, debates etc...
Windows é maia usado tb por causa do mercado...
Pq é um monopolio...
ele esta nos micros das firmas, das casas, das lan-houses,nos notes, e tb nos SOs que controlam as caixas dos supermercados, dos bancos...
Vc sabiam que os SOs dos caixas eletronicos eletronicos dos bancos, são windows?
eu sei pq ví um tecnico de informática de uma empresa, consertando o so de um caixa bancario..
tem um windows no caixa automatico que vc usa...
mais linux ta aumentando, cada vez mais... e incomoda a MS, tanto que disponibilizou o seven para testes gratuitos...
se os sistemas livres e gratuitos, funcionarem bem pro usuario final, e isso é uma questão de tempo, quem vai pagar a MS?
os software comerciais e jogos são pra win, o hardware tb... Isso agora! daqui a alguns anos talvez não!
um dia foram pra CPM_DOS!
pq acham que já existe Nero Linux, coisas da adobe pra linux?
se todo mundo usar Linux ou GoogleOS, no futuro... vai ter Photoshop pra Linux!
e ficar... clicar e instalar, clicar e usar... tb é uma questão de tempo... tecnologia evolue sim, principalmente Linux.

já viram nos dias atuais o tamanho de algumas
comunidades de algumas distros?
Um membro de um time da comunidade Mandriva da India e outro da França, responderam ao meu Bug no Mandriva Bugzilla, em 8 horas!

Linux atualiza diariamente, semanalmente, e a MS sabe disso...
tem zilhões de pessoas escrevendo código Linux todos os dias... é como uma multinacional! mas em grande parte livre e gratuito!



40. RE: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 29/03/2010 - 14:51h

Bem, realmente está realidade está mudando. E falando de empresas, existe uma grande rede de supermercados aqui no Pará chamada Y. Yamada. Outro dia eu fui comprar uma camisa de presente pra um amigo lá, e pra minha surpresa, o aplicativo de estoque era executado em um terminal do Linux. A interface era KDE, pois vi até o ícone do Amarok lá.

Tem outra loja aqui que também trabalho em modo texto para analisar estoque, preço, essas coisas. E tenho quase certeza que é Linux também. Mas é importante notar que isso só é possível porque o analista que instalou sabia Linux. Nesse caso, note-se ainda que muitos usuário usam o Windows por causa dos seus técnicos em informática. Daí surge mais uma vez a noção de que muito usar Windows por falta de conhecimento.

Abraços.


41. Essa é facil!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/03/2010 - 14:56h

Uns não querem aprender nada! Querem vegetar. Outros querem muito, querem aprender e usam linux.
Uns adóram colocar pendrive e pegar virus. Outros nem sabem o que é virus de pendrive.
Uns passam hora jogando(perdendo tempo ou só jogando mesmo). Outros horas de pesquisa sobre sistemas.
Uns clicam mil vezes em next. Outros apenas digitam o comando apt-get install
Uns só querem ver fotos, clicar em "Click aqui" . Outros querem pegar os links e estudar, e chegar no kidiee.

Vou cansar de digitar, se eu tivesse usando windows eu digita mais, mais eu uso linux, então ja falei demais.
Volterei para as pesquisas.


falowww
hahahaa


42. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Sergio Clemente
sergiotucano

(usa Debian)

Enviado em 30/03/2010 - 02:08h

o linux é melhor para quem?

Para voce? por que? Porque alguém falou e voce acreditou ? Por que voce quer ser diferente? Porque testou e realmente comprovou seus prós em detrimento dos contras?

Bom, o Windows é mais utilizado porque a muito time ago ele é o S.O. padrão nos PCs de grandes empresas revendedoras de Hardware. Sem falar da grande publicidade e sem falar que ele foi comcebido para gerar lucro e o linux para divertir meia duzia de nerds Europeus...

E por tudo que vem de bagagem na filosofia e na cabeça de quem faz diferença no mundo do linux ele nunca ultrapassará o windows em número de instalações em desktop , fato


43. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

João Cagnoni
joaocagnoni

(usa Debian)

Enviado em 02/04/2010 - 12:51h

Primeiramente gostaria de agradecer aos comentários do Teixeira, que sempre iluminam o assunto.

Agora para responder a sua pergunta, vejo um Windows com mais usuários principalmente por fatores históricos. Vai ter gente por aí dizendo que o Linux, principalmente o Ubuntu, são mais fáceis de usar e tal, mas você já usou o Linux a 10/15 anos atrás? Eram poucos os que tinham domínio sobre o sistema, e durante essa mesma época nós tínhamos um Windows muito fácil de usar.

O pior erro do Linux foi não ter aproveitado esta época, pois ele era muito superior ao Windows na época do Windows 98 e Mandrake/Conectiva. Hoje o Windows, precisamente o Windows 7, não está nada fraquinho, e se o Linux quiser arrancar usuários do Windows, vai precisar suar a camisa muito mais do que precisaria antigamente. Não estou dizendo que o Windows 7 é melhor que o Linux, mas hoje a diferença de funcionalidades é mínima, e para fazer um usuário trocar de seu sistema, pode acreditar, você precisará dar muitos motivos. Isso pode ser comparado simplismente como convencer algum usuário que usou Gnome há 5 anos e fazer ele trocar pro KDE. Esse é meu caso, KDE pode até ser melhor, mas aquelas duas barrinhas do Gnome pra mim são lindas, não vivo mais sem elas. Ou seja, se você quiser me fazer usar KDE, pode me apresentar algum argumento ESSENCIAL para que eu faça esta mudança.

Infelizmente a realidade é essa. Usuários não estão dispostos a trocar os seus sistemas, pois hoje é quase tudo a mesma m****...


44. Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Carlos Wagner
cwagner

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/04/2010 - 02:42h

Razões Históricas: leia alguns livros e assista ao filme "Pirates of Sillicon Valley" e entenda por que a M$ tornou-se o que é hoje.

Razões Ideológicas: O Linux não tem a intenção de NADA, ele é apenas um programa feito por diversas pessoas e empresas, isso mesmo empresas como IBM, Dell, HP, Intel, AMD, etc... e cada uma dessas empresas coloca um pouquinho de seus interesses no S.O., mas ainda hoje o Sr. Torvalds "manda" na criança. Ele e outros determinam os passos que o programa irá tomar, e pasmem: O Linux não determina a aparência das distribuições isso fica a cargo das distribuições, empresas ou grupos de usuários e desenvolvedores que empacotam o Linux e outros programas livres ou não para atenderem a seus objetivos. Cada qual com um enfoque, ferramentas, interface e suporte a hardware diferentes. Enquanto o Windows tem uma interface gráfica uniforme, mas que muda muito em alguns casos, vejam as diferenças entre as três últimas versões do Windows e as três últimas do GNOME, por exemplo.

Essa "falta" de padronização das distros deixa a "coisa" muito dispersa. Você tem distros para servidores, para usuários finais, para programadores, para segurança, etc... ou seja, vários "Linux" diferentes que a princípio confundem e amedrontam os usuários novatos.

Acho que um dos maiores problemas para a aceitação do Linux pelo "grande público" é justamente o seu maior trunfo: a liberdade. Tomem como exemplo as doutrinas de aprendizagem. Elas não são lá muito amigáveis ou livres, mas bem aceitas pela grande maioria da população. Se você prestar muita atenção numa sala de aula verá que os alunos não têm muito direito no processo: O professor fala o que tem que falar e os alunos escutam tentando aprender a ementa. E é uma metodologia que tem funcionado há tempose e que os pais conhecem pois foram educados dessa forma também. E ainda não estamos prontos para uma liberdade de aprendizagem, e isso vale para alunos de escolas, de cursinhos, de universidades, mas vez ou outra, alguém se vê incomodado com isso tudo e começa a buscar outros conhecimentos que não aqueles que lhes são apresentados nas salas de aula, e nos dias de hoje a Internet tem se mostrado um grande aliado desses "incomodados e teimosos inconformados". Justo ela, a grande rede que serve de estrutura para a manutenção e desenvolvimento do Linux; ela mesma é feita, em sua grande parte de padrões e protocolos abertos, geralmente implementados através de programas livres, mas isso pouco importa a quem não se interessa por questionar, aprender ou vivenciar outras realidades, visto que seus interesses são apenas aproveitar os serviços disponibilizados.

Razões Econômicas: A MS usou a pirataria (ou melhor, a cópia não legalizada) para popularização de seus produtos, bem como suas ferramentas de desenvolvimento, em alguns casos disponibilizando gratuitamente seus compiladores e linguagens de programação, ao contrário da IBM, que há muito tempo tinha o mesmo papel da MS atualmente fazia questão de dificultar, cobrando bem caro por suas ferramentas.

Dessa forma era fácil encontrar programas MS nas casas de usuários finais, dentre os quais encontravam-se proprietários e sócios de pequenas e médias empresas, o principal foco da MS por muito tempo. Assim foi fácil "educar" formadores de opinião que colocariam ferramentas MS em seus negócios.

Hoje a MS diz querer combater a pirataria, algo difícil, pois para cada trava que ela inventa a mesma é quebrada em menos de 24 horas por hackers que ela mesma ajudou a formar.

Questões Humanas: Vaidade. Muitos adoram a sensação de poder dizer que "têm" a última versão do programa mais utilizado ou mais caro que existe. Quantos de nós não conhecemos alguém com a última versão do Windows, MS Office, PhotoShop, CorelDraw, AutoCAD, etc mesmo sem saber usar um décimo dos recursos desses programas, ou pelo menos ter pago por esses programas?

Os programas mencionados no parágrafo acima são "best sellers", ou melhor "best copiers", que ajudaram mais ainda a popularização do Windows nas empresas e consequentemente nas casa de usuários finais ou especialistas. E a falta deles em outras plataformas pode definir o "fracasso" destas. Aliado à falta de "bons" programas, a falta de suporte aos mais novos e interessantes periféricos também ajuda a diminuir o interesse por uma determinada plataforma, e isso têm sido causa de diversas acusações e especulações em cima do relacionamento da MS e fabricantes de hardware. Afinal de contas sempre é muito bom que aquele "trequinho" seja devidamente reconhecido e prontamente utilizável no seu S.O. de preferência e que coincidência que alguns só sejam suportados pelos S.O.s proprietários.

Muitos usuários também prezam por estarem presos a uma marca famosa a estarem associados um grupo de nerds devoradores de pizza com Coca-Cola, vide os compradores de produtos Apple, com seu design arrojado e cool. Todos os seus produtos de certa forma já foram feitos ou fabricados por outros, mas o fato de serem produzidos pela empresa do Sr, Jobs dá uma enorme satisfação pessoal aos usuários/compradores.

O Linux tem muito méritos e qualidades, mas a maior delas é ser livre e essa característica permite que até mesmo a MS possa fazer uso dele para produzir um S.O. muito melhor que os existentes atualmente. Mas a principal questão é: Será que um dia ela ou outra empresa fará isso? Duvido muito.

Enquanto isso fico feliz em saber que em determinado ponto todos usam Linux e outros programas livres, seja por meio de um servidor de web Apache, seja por meio de um caixa eletrônico da CEF ou BB, um PDV das casa Bahia, Carrefour e outros.


45. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Douglas Giorgio Fim
douglas.giorgio

(usa Fedora)

Enviado em 05/04/2010 - 02:51h

na verdade, eu vi um video no youtube mostrando a historia do linux com data e tudo, e em 2004 linus torvalds passou a responsabilidade para um cara que nao lembro o nome, mas era o criador do conectiva "brasileiro"

oq eu sei eh que o linus torvalds trabalha com software livre, mas não ouvi mais falar que ele trabalha no linux


46. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Carlos Wagner
cwagner

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/04/2010 - 03:06h

@douglasfim Em 2004 o Linus passou o bastão para o Marcelo Tossati manter o kernel 2.4 para se ocupar apenas com o Linux 2.6.

Depois disso o Tossati foi contratado pela RedHat para desenvolver para o OLPC do Nicholas Negropontes dentro da própria RH.

Com a desaceleração no desenvolvimento, iminente descontinuidade do 2.4 e outros acontecimentos em ua vida, o Tossati deixou de manter aquela versão do kernel e hoje em dia apenas algumas pequenas correções são submetidas à árvore de desenvolvimento (http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-2.4.37.y.git;a=summary) com o objetivo de manter compatibilidade com algumas distros.

Atualmente o 2.4 é mantido pelo francês Willy Tarreau e o Torvalds trabalha para a Open Source Development Labs exclusivamente para o desenvolvimento do Linux.


47. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Douglas Giorgio Fim
douglas.giorgio

(usa Fedora)

Enviado em 05/04/2010 - 03:18h

hmmm, agr as coisas ficaram mais claras xD


48. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Jeferson Moraes de Oliveira
jefinho16v

(usa CentOS)

Enviado em 06/04/2010 - 13:04h

como todos dizem "Obviamente o número de burros é muito maior que o número de sábios".
sem mais.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts