Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

25. Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/12/2009 - 17:53h

Os fatos ou as verdades não convencem o coletivo. Corações e mentes reagem por sentimentos, por rituais e por estado de espírito.

O windows encanta corações e mentes.
Ontem estava vendo o www.shellcity.net ; um site sério com software para vários S.O.s . Fiquei surpreso com a quantidade de freeware (e open source) para windows.

Aos poucos o opensource está se universalisando e extrapolando o *nix e ofertando para windows. Não precisava mais nada.
O pessoal do Linux precisa repensar a postura de superioridade do sistema Linux. Ainda que essa superioridade seja tecnicamente incontestável, ela está longe de conquistar corações e mentes.

Pessoalmente não trabalho ($$$) na área de informática e não sou afetado se o Linux tiver maior ou menor sucesso, mas para quem optou pela carreira na área, isso vai ser relevante para o futuro.

Continuo achando que o Ubuntu é uma rara mudança de postura no mundo Linux. É uma distro que se esforça para encantar corações e mentes; corre o risco se sair do laboratório e sai quebrando a porta e lançando edições de 6 em 6 meses, sempre com a tecnologia mais recente.

Essa de usuário preguiçoso ou burro, é válida dentro do laboratório. Para sobreviver, há que se aceitar o usuário como ele é. Os profissionais tem que encantar, não importa a preguiça ou a burrice do usuário. O tio Bill sabe bem disso; não fez sucesso por acaso, nem por equívoco.


  


26. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 31/12/2009 - 17:55h

infelizmente pra burrice não tem bzip2...


27. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/01/2010 - 01:20h

Windows Xp é mais facil de usar.
Isso é indiscutivel.
E como 99% dos XP em desktops são piratas ninguem liga pra a questao de ser gratis ou livre.
Quem usa linux quer aprender como as coisas funcionam e tbem aprender o maximo a respeito da distro que usa.
Pra maioria do winusers se o pc ta funcionando, abrindo orkut e msn e navegando no youtube e abrindo pps tá bão demais.



28. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Raul Liota da Rosa
liota

(usa Mandriva)

Enviado em 01/01/2010 - 05:45h

Bem ao contrário do meinhardt_jgbr que tentou tanto para converter seus filhos a usarem linux, stou nessa briga para convencer meus pais, mas ontem de noite tive um grande progresso, após passar o dia instalando e configurando o Mandriva 2010 Free, fui mostrar a minha mão como ele funciona e tudo bom que ele tem, inclusive os efeitos do compiz que encantou a minha mãe, depois de terminar de mostrar tudo la disse que nem é tão dificil como ela pensava e que até é parecido com o windows em algumas coisas, resultado final pediu para eu mostrar ele mais ainda hoje, agora só falta convencer o meu pai que vai ser mais dificil hehehe...

Resumindo pessoal, ó windows só é o mais usado por causa da cultura que a MS colocou nas pessoas, não é que elas são mais burras ou espertas em relação as outras, mas sim porque estão acostumadas com as coisas do jeito que são e tem medo de mudar, mas quando alguem mostra que mudar nem sempre é ruim a mente das pessoas abrem para novas fronteiras.

Um Feliz Ano Novo Para Todos.


29. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 04/01/2010 - 10:52h

É, já passei por isto!! Basta deixar que a coisa fique feia e os problemas típicos e críticos passem a ocorrer com frequencia que a migração fatalmente vai acontecer e o melhor, a pedido. Basta ter paciência.

Como sugestão para facilitar o processo de aclimatação, instale em dual-boot com o XP. Instale o gerenciador de boot no MBR. A sua distro preferida vai ficar por padrão em primeiro lugar na inicialização. Quando algum outro usuário for ligar o PC, se não estiver atento a tela de inicialização, quem vai iniciar vai ser a sua distro em vez do windows.

Se o usuário não prestar muita atenção, vai usar o Linux normalmente quase sem notar a diferença se você tiver um KDE 3 instalado (se for Gnome ou KDE 4 não vai passar tão desapercebido assim), pois vai usar o botão start (iniciar) apenas com um K aparecendo, o menu vai abrir da mesma maneira. Se você deixar ícones de navegador na área de trabalho, nem vão notar a diferença de estar usando o Linux ou algum dos windows. Se precisarem usar o Office, vão encontrar o Open Office ou BrOffice que praticamente faz tudo igualzinho ao outro e por ai vai.


30. Simplesmente

arlindo ferreira
draggom

(usa Debian)

Enviado em 11/01/2010 - 10:21h

è de praxe do ser humano buscar facilidades, poucas pessoas tem interece em buscar novas alternativas, novos desafios. Falta um pouco de conhecimento nos usuarios windows, a maioria só sabe entar no msn, orkut e algumas coizas a mais. Quanto ao linux nós sabemos que é um sistema perfeito e eficiente, mas só para usuarios com um pouco mais de enperiência, como mudar tudo isto, simples, trabalhando com as crianças, pois os macacos velhos é dificil encaixar na cabeça deles. Naão é bem assim: mude para linux e seus problemas estarão resolvidos. Algumas questões que dificultam para os usuarios windows mudarem para linux.
1- a instalação é meio complicada.
2- depois de instalado o sistema, tem que ser feito ajustes
3- você terá alguns problemas com jogos
4- alguns drives só são para windows
5- o chessbase, fritz11 e outros jogos para xadrez, muitas vezes não funciona bem no wine ou sedega
6- a internet discada é outro problema

Em resumo, para usar o linux, você vai ter que almentar o seu conhecimento de informatica e arregaçar as mangas, o dual boot é o mais indicado para você iniciar no mundo dos loucos por linux, depois que você estiver fera, é só se livrar do windows.
Não sou xiita como alguns companheiros, sei conviver tranquilamente com os 2 sistemas, uso o Ubuntu, debian Lenny e o ruindows como alguns xiitas gostam de dizer


31. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 11/01/2010 - 10:58h

Também não sou xiita e sou obrigado a manter boot-múltiplo com o XP para alguma eventualidade em caso de aplicativos quando não dá tempo de buscar alguma solução Linux durante viagens a trabalho devido a pressa.
Aliás, nem poderia ser xiita, pois sou apenas um modesto usuário Linux,futricador mas nenhum expert.

Existem e virão seguramente muito mais alternativas para facilitar a vida de quem desejar fazer a migração sem dor ou quase. Sempre que possível, estou experimentando novas distros. Entre estas, estou experimentando uma nova distro lançada no Ano Novo, muito interessante.

Primeiro rodei em modo Live, depois decidi instalar em pen-drive e posteriormente também instalei em um desktop o novo Zorin OS 2.0. Estou até preparando um artigo com a primeiras impressões sobre esta interessante distro, pois já vem redondinha, baseada no kernel 2.6.31 e repositórios Ubuntu (Karmic) porém sem ser uma cópia. Neste NoBo, não foi preciso fazer absolutamente nenhum ajuste pós-instalação para já ter acesso a wifi que sempre foi um passo meio complicado com versões de kernel mais antigos.

Não sei se o objetivo era este, porém facilita muito a migração do windows, já que apresenta uma interface bastante semelhante ao visual do mesmo. Coisa que deve dar arrepios nos mais ortodoxos, porém com certeza serve para mais facilmente quebrar o gelo entre os usuários windows. Para estes novos usuários, apresenta uma grande quantidade de itens automatizados, por interface gráfica, facilitando a vida de quem está começando. Embora uma distro nova e não brasileira, ainda não tem o nível de suporte e fórum como outras já consolidadas, porém sempre será possível buscar suporte nos fóruns do Ubuntu. Procuro sempre prestigiar as distros brasileiras, porém o Zorin OS 2.0 sem dúvida é uma excelente alternativa pois apresenta suporte ao Portugues Brasileiro, para quem tiver dificuldads com o Ingles original.


32. Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/01/2010 - 11:13h

Concordo com o Ilsahec ...

o prazer do brasileiro de usar produtos piratas


33. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/01/2010 - 10:26h

No tocante a "facilidade", isso é um conceito um tanto relativo.
Em teoria, é bem mais fácil dirigir um automóvel com câmbio automático do que outro com câmbio manual.
Na prática porém o que se observa é que uma parte das pessoas se adpta bem, outra estranha a mudança, enquanto outras levam verdadeiras "surras" até aprender a lidar com tal automatismo. Outras ainda, não aprendem nem a pau, a ponto de danificar o dispositivo e ter de gastar um dinheirão para consertar - e quebrar novamente.
Agora, aqui para nós: Quem sabe e tem prazer em dirigir SEMPRE prefere o câmbio manual.


34. ...

Igor Gabriel
swedfrittaz

(usa Gentoo)

Enviado em 29/03/2010 - 11:49h

Eu ainda acredito na preguiça de conhecer algo novo!

Brasileiro é o raio!


35. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

José Cleydson Ferreira da Silva
cleysinhonv

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/03/2010 - 11:57h

Segundo Nelson Rodrigues

"Toda unanimidade é burra"

http://www.frazz.com.br/frase.html/Nelson_Rodrigues-Toda_Unanimidade_e_b-48842


36. Re: Se o Linux é Melhor Pq a Maioria Usa Windows?

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 29/03/2010 - 12:12h

Nelson Rodrigues é burro! auiehaueihaeuih!!! up






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts