Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

1. Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

Maurício Naufal
rmnaufal

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/02/2024 - 16:31h

Boa tarde a todos os usuários do Linux Mint.
Em 17 de Maio de 2010, eu fiz a gastança de comprar o Windows 7 e por isto, não investi muito em Hardware. Comprei uma mobo Asus M5A78 - M Plus para
um PC e no outro, uma A6VMX - Foxconn.
No PC mais novo, rodei por muitos anos o Windows 7 e aproveitei muito para acessar a internet e resolver muita coisa pela rede. Foi bom enquanto durou.
Mas, tal qual o Windows XP, para quem o aproveitou: pode fazer muita coisa em 2001.
Em paralelo ao investimento no Windows, resolvi comprar uma revista do Linux Debian 2.2 na banca do centro da cidade. Veio com o CD de instalação e muitas dicas.
Pena que naquela época, eu não tinha condições de comprar um computador: hoje, tenho dois, graças a Deus.
Então, acabei esquecendo num canto a revista e o CD, pois não tinha muito tempo nem meu próprio micro para testar: apesar de ter feito um curso de manutenção de micros.
Depois que comecei a trabalhar na concessionária de energia elétrica, tudo mudou para melhor, pois aproveitei o bom salário para investir num moderno curso de manutenção de computadores (mais atual que o anterior e com mais recursos audiovisuais).
Foi em 2006, que eu resolvi montar o meu próprio PC e usá-lo como cobaia para minhas experiências informáticas: um Pentium 4 da Intel, rodando um Windows XP que copiei o CD durante o curso, mas já tinha em mente, testar uma partição com Linux.
Tentei instalar o CD que veio com a velha revista do Linux Debian 2.2, mas o micro moderno para a época não aceitara este CD ROM.
Um colega de trabalho me aconselhou a comprar a revista do Ubuntu 10.04, por ser um sistema mais amigável e também por rodar direto do CD.
Então, testei-o no meu Pentium 4 e já comecei a experimentar os diversos pacotes contidos nesta edição. Agora, meu micro estava com três partições: uma para o Linux Ubuntu, outra para o Windows XP e uma terceira, para armazenar os drivers e os documentos. Nesta época, eu ainda usava um roteador ADSL2/2+, conectado à linha telefônica que era mais lento, mas não dava tanto problema de conexão como o Wi-fi (o download demorava mais, mas era concluído sem interrupções).
Trabalhei muito com o Windows 98 e XP na empresa, enquanto testei em casa o meu Pentium 4, rodando Linux e Windows ao mesmo tempo.
Recentemente, nos últimos dois anos, resolvi testar o Void Linux no PC Foxconn, só que agora: usando um adaptador USB 2.0 Wireless 802.IIN. Tive algumas dificuldades para acessar a internet, mas fui sanando minhas dúvidas aqui no Fórum do Viva o Linux. E fiquei usando este AsusM5A78L - M Plus para as atividades mais importantes e os sites mais acessados.
Hoje, estou usando só o Asus, porque a placa mãe Foxconn foi pra fita.
Aqui, também tenho três partições: uma para o Linux Ubuntu, outra para o aposentado Windows 7 e uma terceira para documentos.
O Top do momento é o Windows 11 Professional, mas desta vez: acho que não vou fazer outra gastança.
Vou ficar usando o Ubuntu de 2022 neste micro e quanto ao Foxconn, vou investir numa placa Asus que é bem mais estável por experiência própria e continuar usando o Linux Mint 21. Assim, sobra uma grana para investir num Laptop que já vem com o Windows 11 Home instalado. Daí, é só particionar o HD e instalar o Void Linux, enfim: vou ficar com três versões do Linux e uma do Windows. Se der na telha, compro ainda uma licença para instalar em um só micro o Windows 11 Pro (sai muito mais barato que comprar o DVD para instalar em vários micros).
Enfim, estou cansado da Microsoft, porque a licença mais barata só serve para 1 micro, enquanto o Linux é mais generoso e dispõe de suas distros na internet para download e a instalação é livre para quantos micros eu quiser. Só mesmo as grandes corporações têm condições de instalar Windows em vários micros!
Bom, agradeço mais uma vez aos membros que me ajudaram a instalar o Linux Mint e configurar o adaptador Wireless.
Atte: Maurício


  


2. Re: Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

Sidnei Serra
Tocagano

(usa Arch Linux)

Enviado em 29/02/2024 - 16:54h

Parabéns pelo seu aprendizado e conquistas e garanto que muito do que você compartilhou com a gente é o que acontece com a maioria aqui. Só acho exagero ter 3 distribuições de Linux na mesma máquina a não ser se for para mais aprendizado já que basta uma distribuição e o Windows no mesmo disco, dá menos dor de cabeça.


>>> NÃO visite este canal, o cara não sabe nada! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw


3. Aposentei meu Windows 7

Maurício Naufal
rmnaufal

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/02/2024 - 17:19h

Ah, sim.
Eu também acho exagero para uma só máquina: é que eu não expliquei direito. Na verdade, o investimento é para três máquinas: 2 PCs e um Laptop. O Linux Ubuntu 22 está instalado nesta máquina (Asus M5A78L-Plus) que está ligada agora, enquanto o meu Linux Mint 21 está numa máquina com placa mãe Foxconn que foi pra fita e, quanto ao Void Linux é para o novo Laptop que irei instalar.



4. Re: Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

Sidnei Serra
Tocagano

(usa Arch Linux)

Enviado em 29/02/2024 - 17:30h

Bom, agooooooooora sim, hehehe... Eu mesmo uso 4 distribuições diferentes mas em discos diferentes devido aos tutoriais e experimentações que faço tanto para postar aqui nas dúvidas dos usuários quanto no meu canal do YT e também no meu aprendizado de longa data de uso do sistema...


>>> NÃO visite este canal, o cara não sabe nada! <<<
https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw


5. Re: Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/02/2024 - 21:13h

Meu último Windows foi o W7 que veio no meu Itautec 2011 que tenho até hoje.
Mas que só roda Linux desde 2014.
Meu desktop que era do meu filho, agora tem 2 SSD
Um com Ubuntu e Fedora e outro com LMDE.
Mas já usei dualboot com XP , Vista e Seven.

**************************************
DICAS LINUX PARA NOVATOS
https://dicaslinuxparanovatos.blogspot.com/


6. Aposentei meu Windows 7

Maurício Naufal
rmnaufal

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/02/2024 - 21:55h

Isso mesmo, amigo. Nobre tarefa que vocês desempenham neste fórum: informar novatos e mestres em informática, com várias dicas e novidades.
Gosto de fazer uma comparação entre as distros atuais e o histórico de tudo que já foi visto em termos de sistema operacional. Sempre leio a apostila de manutenção de micros e gosto da história da informática, desde o tempo do ábaco, passando pelos "monstros" máquinas de calcular do século XVII, ou pelo micro Altair que usava apenas luzes de led com serigrafias das instruções para exibir seus resultados computacionais nos anos 70. Mergulhando na história do primeiro PC a ser utilizado em residências, o PC XT de 1981, que usava fitas magnéticas k7 para carregar o bom e velho MSDOS, que trabalhava com linhas de comando para executar suas tarefas (hoje, fazemos isto e muito mais com o terminal e o shell do Linux).
Também gosto de lembrar o tempo do CEFET-PR nos anos 90, no qual os micros vinham com instalação do Windows 3.1 e todos os alunos tinham que imprimir seus trabalhos, compartilhando da mesma impressora na sala de informática (que não era muito bem a minha área favorita), mas estudei Introdução ao Processamento de dados, afim de aplicar a informática no controle de máquinas, motores, processos industriais. Até o projeto, depende do Auto Cad para confeccionar os desenhos técnicos, então adicionei a informática ao meu curriculum vitae de técnico em eletrotécnica na marra. Mas, gostei desta área porque veio para facilitar a vida moderna: hoje em dia, não tem um trabalho que não tenha computadores e celulares para organizar os processos.
É bem melhor desenhar no computador, do que na caneta nanquim em papel vegetal, como fazíamos nas aulas de Projetos (mas, isto foi bom para aprender e também para valorizar o trabalho de projetos).
Também acho legal, o tempo dos micros K6 e K6II da AMD, com instalação do Windows 95 e Windows 98: quando fiz o meu estágio na área de Eletrotécnica, isso foi em 1999 (o bacana disto, é que já vinha incorporado equipamento multimídia com caixinhas de som estéreo): o computador já ganhava um som para cada tarefa que era executada: até a lixeira emitia um som de papel amassando, quando a gente excluía um arquivo. Agora, temos as caixinhas amplificadas, que por meio do bluetoth, tocam as playlists do smartphone sem usar fios. Sem contar os Home Teathers, que usam configurações de vários alto-falantes em 3.1, 5.1 e até 7.1 canais, com subwoofer que reforçam os graves do som stéreo para melhorar a qualidade do som espacial no ambiente.
Enfim: agora, o computador pode ser útil, desde as múltiplas formas de trabalho, passando pelo estudo e entretenimento (tudo isto, conectado à internet).
Com satisfação, eu compartilho destas informações, pois sei que muitos usuários, sejam novatos, ou experts em informática passaram por situações extremas em que o dispositivo para de funcionar devido as mais diversas panes que ocorrem no sistema e então, recorremos ao fórum para "trocar figurinhas", como diz o pessoal do trabalho.
Atte: Maurício


7. Re: Aposentei meu Windows 7 [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 01/03/2024 - 00:38h

Receba meu like sincero mas não como elogio, nem pra sentir importante, mas sim porque eu vi que espontaneamente vc sentiu gratidão só pelo tratamento observado aqui pelo pessoal do VOL, e isso só mostra que o que eu disse antes que esse site é realmente importante e muda vidas É TUDO VERDADE!

Fique a vontade pra somar mais ainda ao pessoal do site.


https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, blog dedicado Paranóia!



8. Aposentei meu Windows 7

Maurício Naufal
rmnaufal

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2024 - 08:02h

Obrigado pelo like. São os mais sinceros votos de gratidão a todos os usuários do sistema Linux, porque sempre respondem às dúvidas objetivamente.
É, realmente temos de ser cuidadosos para o sucesso não aumentar nosso ego e nos tornarmos exibicionistas.
Aprendi no trabalho, a cooperar com meus colegas e agradecer sempre a troca de experiência e conhecimento e este fórum garante a liberdade de ampliar nosso respaldo técnico.
Além de aumentar o círculo de amizades com pessoas que partilham do mesmo assunto: informática.
E o Linux Mint abrange muitos detalhes técnicos que nós, usuários precisamos recorrer ao auxílio do fórum para resolver conflitos de hardware, bugs, paradas críticas, etc.
Atte: Maurício



9. Como eu concluí que o defeito do PC está na Placa mãe?

Maurício Naufal
rmnaufal

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2024 - 13:36h

Boa tarde a todos os amigos do fórum Viva o Linux!
Hoje eu vou contar como eu identifiquei que o problema do meu primeiro PC está na placa mãe.
Minha Mobo Foxconn A6VMX estava trabalhando normalmente, com um HD particionado em três unidades (Linux Mint, o aposentado Windows XP e uma unidade só para documentos e drivers).
Quando neste último Domingo, resolveu entrar em pane.
Aconteceu que o PC Ligou, acendeu o Power led, mas não bootou o sistema, ou seja: não apareceu nada no monitor.
Usei meu outro PC com placa mãe Asus M5A78L e HD particionado entre Linux Ubuntu, mais o aposentado Windows 7 e outra unidade separada para documentos e drivers, para pesquisar no site do clube do Hardware sobre a causa deste problema e como corrigí-lo.
A resposta foi simples e objetiva: testar a tomada e os cabos de energia, pois o monitor está ligando.
Descartada esta primeira hipótese, passei para o segundo procedimento: desliguei e desconectei todos os cabos ligados ao gabinete.
Depois, testei a fonte a vazio e medi as tensões nos tapes de +12V, +5V, +3,3V, -5V e -12V: tudo ok.
Restou resetar a memória CMOS para configurar a placa mãe com definições de fábrica.
Para isto, mudei o jumper da Motherboard da posição Normal para a Clear CMOS, liguei o PC e esperei 20 segundos antes de desligar.
Retornei o jumper para a posição Normal e religuei o PC.
Outro meio de resetar a placa mãe é simplesmente retirar a pilha (ECR2032) que alimenta o relógio da máquina e esperar um minuto com tudo desenergizado e desconectado dentro do gabinete.
Fiz todos estes procedimentos e quando religuei o PC, surpresa! Voltou a rodar os sistemas operacionais e eu pude usar novamente a minha primeira máquina.
Mas, esta alegria durou só dois dias e o problema reapareceu com sinais de que a placa iria falhar.
Dito e feito, o Power led começou a oscilar toda vez que eu resetava a CMOS e religar o micro.
Exausto de tanto repetir este último passo, resolvi inspecionar visualmente os circuitos lógicos da placa mãe e de cara, me deparei com cinco capacitores eletrolíticos próximos aos slots das memórias que estão estufados e com tom amarronzado: aí sim, me convenci que a minha Foxconn A6VMX foi pra fita.
Agora, nem pensar em comprar outra igual: vou investir numa Asus por experiência do meu segundo micro que está desde 2018 com a mesma placa mãe (é uma Asus M5A78L-M Plus) e está trabalhando normalmente.
Enquanto vou fazendo um checkdisk completo, vou escrevendo aqui no fórum com meu Smartphone.
Atte.: Maurício.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts