Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

25. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

André Rodrigues
andremuerto

(usa Slackware)

Enviado em 21/09/2016 - 12:45h

Estou com o Albfneto.
Eu acredito que usuário realmente comum não está preparado pra administrar sistema nenhum.
Eu sou da área de TI e já cansei de receber ligações de parentes/amigos reclamando do Baidu, da impressora que não imprime, da lentidão da máquina, do vírus que o antivírus fica reclamando e etc. Coisas corriqueiras do windows, mas que o usuário comum, não sabe resolver.
Pra esse usuário, é necessário ter o "sobrinho/primo/amigo da informatica" próximo pra qualquer coisa diferente(ou então pagar alguém pra resolver). Se o sobrinho/primo/amigo sabe linux, então, as dificuldades desse usuário serão, na pior das hipóteses, as mesmas.

Já o usuário não técnico, mas curioso, eu acho que esse consegue se virar no linux na maioria dos casos. O cara que acha "Como remover o Hao123 definitamente do Windows" pesquisando no google, consegue chegar a uma solução que envolva instalar um drive adicional no Ubuntu ou no Mint. A única questão aqui é que esse usuário tem que compreender que é um sistema diferente com alguns paradigmas diferentes.

O ponto realmente problemático envolve jogos/ programas / drivers específicos. Mas ai, fico com a resposta do Ru4m.
Quanto aos softwares, ai já tenho que concordar contigo. Mas lembre-se que quem desenvolve os softwares são empresas e/ou grupos de desenvolvedores. O Linux não pode ser o culpado por não haver o pacote Adobe disponível para instalar, visto que quem o desenvolve não é a comunidade open source e sim a própria Adobe. Isso vale para a maioria dos softwares disponíveis exclusivamente para Windows.


Abraços.





  


26. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/09/2016 - 12:49h

Giovanni_Menezes escreveu:

O problema não é o Gnu/Linux.

O usuário comum não esta preparado nem para o Windows e nem para nada de modo geral, o que eu vejo são usuários avançados de rede sociais, especialistas em Instagram, manjadores de facebook, phd em manipular foto no photoshop para cortar o(a) amigo(a) para poder postar foto em rede social, disso eles sabem que é uma beleza, agora..

Faça um teste qualquer dia, comprima qualquer documento em 7zip dividido em 3 partes separadas e peça para 10 usuários "comuns" do Windows descompactar, aposto meu 13º que os 10 não vão conseguir.



--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3


Boa tarde,

+1
É exatamente isso. E eu aposto junto ao 13º, minhas férias!!!


Usuário de Slackware 14.2 (KDE) e Salix 14.2 (XFCE)
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


27. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/09/2016 - 13:01h

Como já foi dito, na minha opinião, a questão é empenho. Eu sou iniciante, mas me dou bem com muitas distros que testo, como Debian (a minha atual), openSUSE, Fedora, Sabayon, mesmo meu hardware sendo incompativel, eu pesquiso, aprendo e uso. Não acho que esteja pronto, e também não acho que usuário não entusiasta também esteja pronto.


28. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/09/2016 - 13:15h

Boa tarde,

Não tenho nada contra a Microsoft, coloquei bastante "pão" em casa com o "salário" que ela me pagava, ou seja, minhas "ferramentas" baseadas nela. Só olhar meu perfil. Portanto, tenho "peso" para dizer o seguinte:

Windows é bom, nada contra, porém para um usuário comum, ele será sempre um usuário comum "burro" que não sabe resolver "niente" e jamais saberá (eu que o diga quanto tempo perdia subindo e descendo escadas para verificar os terminais destes mentecaptos usuários).

Linux, é ótimo, depois de conhecer, fiz dele meu SO principal. Aqueles que passam a usá-lo, querendo ou não, aprendem bastante coisa e isso é bom para eles mesmos, aprendendo, por exemplo, a manusear um terminal de comandos. Jogos? Não sou fã de jogos, porém, alguns que gosto, jogo sem problemas. Os gráficos rodam bem e se instalam automaticamente "embutidos" no kernel.

O problema aí é o AMD, que hoje é um lixo. Nem mais deveria existir. Foi bom na década de 90. De lá pra cá, sem chance. Parei de revender pelos problemas de fábrica que se apresentavam. Hoje só Intel.

Agora, qualquer um escolhe o SO que quiser e seja feliz!!


Usuário de Slackware 14.2 (KDE) e Salix 14.2 (XFCE)
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


29. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Estefanio Brunhara
stefaniobrunhara

(usa CentOS)

Enviado em 22/09/2016 - 21:20h

ru4n escreveu:

Agora já que tocou no ponto de atualização, vamos falar do Windows Update, que pela lógica do usuário @estefaniobrunha, pelo fato da M$ ser uma mega empresa e investir milhões no Windows, ele deve ser o melhor gerenciador de atualização da atualidade. Será?



Se comparado com o apt-get, yum, yast, etc... os que eu conheço do mundo Linux o update do Windows é bem melhor. Numa máquina comum talvez você não veja o problemas da atualização do Linux, mas em servidores já tive vários problemas, simplesmente porque as vezes um servidor não é instalado 100% com os pacotes originais da distribuição, já a atualização de servidores Windows, isto é bem difícil de acontecer, me lembro só de uma vez, que quase parou o mundo todo. kkk

Também concordo com outro colega, que disse que esta rivalidade Windows x Linux não é para ser feita, são duas coisas bem diferentes, tenho vários servidores de email e firewall Linux funcionando tão bem quanto os que tenho de Windows, e cada caso é um caso,

Sobre ter uma empresa investindo eu não quis dizer que isto torna tudo melhor, mas veja o caso do android, cresceu muito e posso até afirmar que mudou o conceito do uso da informática, e o problema drive e instalação de programas de terceiros ficou isolado do usuário final. Coisa que no Linux comum até hoje é problema, software de terceiros.

Gosto muito do Linux! rs..rs



30. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/09/2016 - 00:21h

Se comparado com o apt-get, yum, yast, etc... os que eu conheço do mundo Linux o update do Windows é bem melhor. Numa máquina comum talvez você não veja o problemas da atualização do Linux, mas em servidores já tive vários problemas, simplesmente porque as vezes um servidor não é instalado 100% com os pacotes originais da distribuição, já a atualização de servidores Windows, isto é bem difícil de acontecer, me lembro só de uma vez, que quase parou o mundo todo. kkk


Dizer que o Windows Update é melhor que um apt-get e um dnf da vida é de lascar. No fundo não deve conhecer bem como funciona um gerenciador de atualização/pacotes no Linux. A não ser que você goste de ficar três horas tomando café e lendo jornal na frente do computador pra esperar o (in)eficiente gerenciador de atualizações da M$.

Já presenciei alguns servidores Debian atualizando via apt-get sem nenhum problema, baixa alguns MBs, instala, reinicializa alguns serviços e já esta tudo pronto. Um ou outro arquivo que as vezes precisa revisar (por exemplo: php.ini), por causa da atualização que pode ter substituído por uma versão mais nova. Atualizações do kernel também precisam de atenção.

E quanto a servidores mal instalados, geralmente ocorre por falta de conhecimento do adm que sai instalando tudo pela frente sem ler as próprias mensagens que o gerenciador emite, mal sabe configurar um fstab. Adm com conhecimento zero em Linux operando Linux é como colocar seu cachorro para abrir a página do Google no seu computador.

O Windows não é ruim em tudo, e apesar de não gostar da sua interface, ela é mais fácil para o usuário e qualquer um consegue se adaptar. Em facilidade de uso, compatibilidade com softwares de terceiros ele é bom, mas é ruim em desempenho, atualizações, e estabilidade. Pra mim ele é um ótimo video game, rs. Mas cada um sabe o qual é o melhor para as suas necessidades.

--
Linux Counter: #596371


31. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/09/2016 - 09:07h

Eu uso Linux no meu computador pessoal, não por gostar do software livre ou para nadar contra a maré.
Uso Linux porque ele é simples e eficiente para mim, muito mais que o Windows.

Todos os softwares que preciso usar rodam no Linux ou há alguma alternativa que atende as minhas necessidades de usuário final.
Aliás, um dos pontos fortes que eu vejo no Linux são os softwares: a maioria gratuitos e simplesmente funcionais. Nada de softwares "grátis" com menos funcionalidades, marcas d'água ou qualquer ou qualquer outro tipo de limitação. Os softwares simplesmente funcionam e cumprem o que prometem, já no Windows é necessário ter sorte para encontrar um software gratuito, funcional, e que não seja o mesmo software que você pode usar no Linux.

Outra vantagem é justamente a manutenção: o Linux não me dá dores de cabeças, como registro do sistema inchado, arquivos que deveriam ser temporários mas que nunca são excluídos automaticamente, cavalos de troia, vírus, softwares indesejados (alguém sabe como faz para instalar o hao123 no Linux?), lentidão causada por um sistema de arquivos fragmentado, necessidade de usar um antivírus (e mais lentidão), cada software possui um sistema individual de atualização (quando possui) e que chega a irritar a quantidade de notificações na tela, falta de um visual unificado entre os aplicativos de terceiros e o Windows (cada louco desenvolve o software para ficar com a aparência que o desenvolvedor prefere, no Linux até tem este problema mas é muito menor), necessidade de baixar dependências manualmente (já tentaram instalar algum software que precisasse de algum componente do Windows que não está contido na instalação padrão do sistema? Pois é...).

Mas estou falando por mim, não pelos demais usuários finais.

Creio que o Linux está preparado para a maioria dos usuários finais (aquele que só usa internet e jogos casuais), mas a falta de pessoas presentes fisicamente (nada de fórum ou ajuda online) para orientar o usuário e assessorá-lo faz com que o Linux ganhe fama de difícil para leigos.

Na verdade, nos últimos anos tenho visto as dificuldades que os usuários leigos enfrentam com o Windows. Uma grande parte não sabe sequer instalar um simples software, mesmo aqueles que sabem acabam por instalar uma enormidade de softwares indesejados no computador. E infelizmente a nova geração de usuários de informática não sabe sequer usar o Microsoft Word ou qualquer processador de textos! A nova geração é especialista de Facebook, phd no Twitter, expert em Instagram, mas não sabem nem para que serve o Excel, por exemplo.

Um usuário leigo que usa Windows e tem dificuldades chama o amigo expert em Windows, ou ainda manda para o técnico formatar (a única coisa que muitos técnicos sabem fazer). Já quando o leigo começa a usar Linux, ele exige que o sistema seja muito superior ao Windows, detectando todos os possíveis problemas e resolvendo automaticamente sem a necessidade de ajuda de terceiros, afinal é gratuito e não compensa pagar para alguém colaborar na configuração do sistema! [Visão do usuário novato reclamão]. O mesmo usuário que nunca instalou Java na vida (o técnico instalou) reclama de não estar conseguindo rodar conteúdo em Java (porquê não paga alguém para instalar o Java, já que não sabe?). O mesmo usuário que nunca instalou um codec na vida (claro, o técnico instalou!) reclama do Linux não rodar aquele vídeo (porquê não paga para instalar os codecs, assim como fez quando usava Windows?).



32. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/09/2016 - 10:21h

Até hoje só conheci um técnico de computadores que usa Linux
Na loja em que monto meus desktops e faço manutenção notebook tem um cara, o mais jovem, especialista em redes que usa Debian
Mas o que dá grana mesmo é formatar notebooks com windows
Manutenção preventiva quase ninguém faz
----------------------------------------------------
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


33. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Lila
tiamatmarvel

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/09/2016 - 11:24h

Não.
Porque?
Resposta: falta de suporte.

Minha mãe usa Ubuntu, ela navega na internet, acessa facebook e joga.
Ela não sabe nada além disso, eu é que deixo tudo pronto pra ela...

A maioria dos usuários de windows tem o mesmo conhecimento do windows que minha mãe tem do Linux, e precisam de suporte pra tudo...
No entanto, a rede de suporte do windows é enorme, pois tem muita gente que usa e por conta disso, sempre é facil arrumar alguém pra tirar dúvidas ou resolver um problema....

O problema do Linux é o Suporte, em todas as vertentes...
- Suporte a hardware;
- Suporte para tirar dúvidas no dia a dia;
- Suporte na parte de configuração/manutenção.


34. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/09/2016 - 11:29h

Por isso é que certa vez alguém disse:
Linux é para todos. Mas nem todos estão prontos para Linux.

Para mim atendente perfeitamente em todos os suportes citados acima!

----------------------------------------------------
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


35. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 23/09/2016 - 12:44h

tiamatmarvel escreveu:

O problema do Linux é o Suporte, em todas as vertentes...
- Suporte a hardware;
- Suporte para tirar dúvidas no dia a dia;
- Suporte na parte de configuração/manutenção.


Em todos estes anos nesta industria vital, esta é a primeira vez que vejo tamanha falácia.

O problema é o suporte você diz? Humm... analisemos:

- Suporte a hardware:
Sou desenvolvedor, assim como muitos aqui e como o próprio autor deste tópico, sendo assim, falarei como tal. O Kernel possui suporte à todo tipo de hardware e para diversas plataformas. Muitas contribuições foram feitas pelas próprias empresas que os fabricam, ou por algum dos seus desenvolvedores que quis contribuir com o Kernel Linux. Entretanto, a grande maioria dos drivers escritos para o Kernel Linux, foram feitos por desenvolvedores espalhados por aí. Só quem é da área pode entender como é complicado escrever um driver do zero (visto que as empresas não compartilham o código), garantir a segurança deste driver dentro de um sistema, garantir seu funcionamento, desempenho, garantir que milhões de usuários usufruam deste driver e demais pormenores. Tudo isto e muito mais, para ouvirmos algumas pessoas reclamando que o Kernel não possui suporte à hardware. Já parou para pensar que tudo isto é de graça para você usar? Já parou para pensar que a grande maioria das empresas fabricantes de hardware não querem contribuir com o Kernel mas que, mesmo assim, o utilizam em seus projetos fechados? Já parou para ler mais a respeito e aprender mais sobre o sistema grátis, simples, fácil de usar, seguro, robusto, etc., que você usa? Já parou para pensar que as empresas contam com uma gama de cientistas, estruturação e verbas para desenvolver seus drivers, ao passo que no Kernel Linux, temos apenas voluntários espalhados pelo mundo? Vejo que não.

- Suporte para tirar dúvidas no dia a dia:
Ok. Vai tirar suas dúvidas sobre Windows e você verá o que é suporte bom. Assim como tudo no GNU/Linux, os usuários também compartilham conhecimento. É justamente este o propósito deste fórum. Você já viu as estatísticas deste site? Já viu o tanto de perguntas respondidas? De perguntas abertas? De pessoas ajudando? Vejo que não.

- Suporte na parte de configuração/manutenção:
Se as pessoas se dedicassem mais à leitura e ao conhecimento do que ao Facebook, pornografia e demais lixos, saberiam que todo o suporte de que precisam está bem ali, na tua própria máquina. Basta por a cabeça para funcionar.


Mas infelizmente as pessoas ainda criticam o GNU/Linux, mas muitas destas o fazem por pura ignorância, outras porque querem simplesmente criticar algo. Minha sugestão para você: leia mais sobre e aprenda mais, quem sabe um dia você possa dar palpite sobre o GNU/Linux.


Ao autor do tópico:

Se você é desenvolvedor como diz, deveria saber das dificuldades em implementar drivers gráficos em uma plataforma de código aberto. Mesmo com as pequenas partes binárias que o Kernel tem (por sugestão das empresas), fica difícil fazer algo assim. Você como desenvolvedor deveria tentar contribuir para este crescimento, já que possui conhecimento e está descontente com o que temos hoje. E você deveria saber de toda a história por trás da AMD. Esta não joga limpo faz tempo com o Kernel Linux e de propósito deixam o driver em mal funcionamento trazendo erros seríssimos e severos bugs. Quem está fazendo piada neste caso? A AMD que contribui porcamente ou os desenvolvedores que lutam pra deixar o driver funcional? Até a NVIDIA já contribui melhorando muito o suporte a seu driver. Se você é realmente desenvolvedor, deveria saber disto e procurar contribuir com esta e outras partes. Não entenda como crítica, mas nós que temos o conhecimento, podemos realmente fazer algo ao invés de ficarmos dependentes.

Aqui no VOL tem muita gente que não é da área e usa o sistema muito bem. O problema não é o GNU/Linux, mas sim a grande maioria das pessoas que pararam de pensar.

Mas é fácil entender: usam Windows pirata, mas contanto que possam baixar drivers atualizados para jogar, tá tudo certo.

-----------------------------------''----------------------------------

"If it moves, compile it."




36. Re: Voces realmente acreditam que o linux está maduro para o usuaário final?

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 23/09/2016 - 13:14h

luiztux e tiamatmarvel, desculpa intrometer nas suas dúvidas, mas fiquei curiosa rsrs..
analisando as controvérsias de suas idéias, pude analisar uma coisa, me corrijam se eu estiver errada..
acho que tiamatmarvel exagerou um pouquinho quando a reclamação do suporte, falando sobre hardware, luiztux tem toda razão de ficar indignado com a resposta.
porém tem algo que concordo, realmente o suporte quando de trata de um meio fisico offline praticamente não existe, só quero tirar essa duvida, tiamatmarvel você estava falando de não existir técnicos formatadores de linux né?

Se for isso mesmo, acredito que a maior dificuldade que os usuários gerais que existem tem é de não existir "resolvedores de problemas pessoais no Linux" é disso que as pessoas precisam... Mas ai começa um ciclo interminável de problemas.. As pessoas não usam linux, logo uma pessoa que usa linux, não vai encontrar outras pessoas que usam linux para ajudar ela usar linux... Então mesmo que existissem técnicos que formatassem e colocassem linux para as pessoas, essas pessoas na hora da dúvida, vão perguntar pra colegas, e amigos que não vão saber ajudar, logo essa pessoa associa: "ah mas esse negócio é muito dificil, não consigo mecher", isso é o mundo real...

luiztux, a vol é um um ótimo forum, é perfeito para suporte do linux, mas você acha que as pessoas comuns sabem pesquisar o que querem? Não.. As pessoas comuns tem dificuldade de explicar os problemas delas até fisicamente, imagina num forum? Aliás, eu tenho um amigo que não sabe nem como criar um email, pra você ter uma ideia do nivel de dependência que a pessoa chega ter...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts