Um dos problemas são os jornalistas...

1. Um dos problemas são os jornalistas...

marcio hideo
hideoux

(usa OpenSuSE)

Enviado em 15/05/2009 - 12:44h

olá,

não sei se essas duas notícias já foram comentadas aqui

1. http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=15730
na qual o jornalista diz que o Windows 7 s rendeu aos traços do Ubuntu...
Nada contra a comunidade Ubuntu, mas não são traços do Ubuntu... São do Gnome...
Um dos problemas que enfrentamos no mundo do software livre são esse jornalistas que não sabem o que fala...

2. A revista INFO é uma das piores influências mercadológicas do país... Além de só fazerem propaganda dos softwares e hardwares dos seus anunciantes (pode-se entender, mas não se pode aceitar isso), nunca dão devido valor às comunidades de softwares livres. Linux, para eles, é um tortura...
Mas, nesse mês, após muitos tempo sem pegar a revista, vi que um dos principais colunistas da revista, norte-americano (cujos artigos a revista compra todos os meses para publicar), rasga elogios ao Ubuntu.
Novamente, nada contra a comunidade Ubuntu, e nada contra (ou a favor) do Ubuntu, como distribuição... MAS, demorou!
Vale a pena ler o artigo! E uma das poucas vezes em que falo isso: vale até a pena comprar a revista...


  


2. Re: Um dos problemas são os jornalistas...

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 15/05/2009 - 12:59h

Os traços do Gnome são os traços do Ubuntu, queiramos ou não.

O Ubuntu é o único Linux com visibilidade para os não iniciados. É ele que aparece em sites como o UOL e Globo, nas respectivas seções de tecnologia. E isso é bom, apesar de não ser justo, já que outras distros merecem a mesma consideração por fazerem um trabalho tão bom quanto o da Canonical (ou até melhor) em implantar facilidades no Linux.


3. "O" Ponto!

Accioly, Phelippe Ramos
cabrulcs_

(usa Fedora)

Enviado em 15/05/2009 - 23:37h

O fato é que o Ubuntu acertou no mesmo ponto que o Windows acertou há duas décadas: o Ubuntu soube se "vender".

Gráficos legais, facilidade de uso e infinitos bugs e instabilidades a menos que o Windows, garantiram a essa Distro tanto destaque na mídia. Principalmente os dois primeiros pontos...

A comunidade também é extremamente ativa, participativa e sempre é dedicada no tocante acolher novatos no linux. Alguns usuários de outras distros são um tanto quanto "intolerantes" com novatos.


4. Re: Um dos problemas são os jornalistas...

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/08/2009 - 04:22h

Pior que jornalista tonto não sabe o que fala mesmo quando o assunto é tecnologia.

Meu pai tem a época assinada, e quando o assunto é Linux, eles só cagam... Nunca fala do pinguim, e quando o mencionam, nem sabem o que estão falando. Não lembro mais do erro, mas tentei entrar em contato com a revista para concientizá-los, mas o site da Época não aceitava o número de assinatura da etiqueta na nossa revista.

Outro coisa que me da raiva, é que os caras pensam que Microsoft e tudo relacionado a ela é o Ó do borogodó. Um dia desses, publicaram que o "novo BING" (que não corresponde a 3% do mercado de buscas) é um gigante, e concorre lado a lado com o Google (que responde por mais de 70 ou 80% do mercado de buscas). Af, pare. Quem é o [*****] que me escreve isso? Até aquele ASK que ninguem nunca usa deve ter uma participação superior a 3%. E ainda gastam folha da revista falando do Windows 7.

Sem mais comentários...




5. Re: Um dos problemas são os jornalistas...

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/08/2009 - 06:46h

O jornalismo é uma ciência inexata (às vezes MUITO inexata, ou inexata DEMAIS, ou NADA exata).
Uma boa parte dos profissionais envolvidos com o jornalismo (e nem sempre necessariamente "jornalistas" em toda a extensão do termo) não tem e nem procura ter o conhecimento empírico necessário para o desenvolvimento de uma determinada matéria.

Nossa tendência é nos lembrarmos dos pobres "focas" (jornalistas iniciantes), que incidem em muitos erros no início de suas carreiras. A maioria porém toma jeito e vai-se corrigindo, mas tem alguns que são "curtidos" no preconceito e na ignorância e deveriam até mesmo desistir da profissão e procurar fazer alguma coisa de útil.

Sempre que posso, assisto ao programa Observatório da Imprensa, que vai ao ar pela TV Brasil e que mantém um debate e uma crítica constantes com referência às mídias e aos profissionais envolvidos nesse universo. Eu "rricomenndo"!
No meu site de humor eu faço uma brincadeira-homenagem aos "focas" e estagiários em geral, através de "entrevistas" totalmente absurdas, na seção "Notícias (Fake News)".

Chamo à atenção, porém, para a tal de matéria paga, ou "propaganda institucional" ou ainda para o merchadising inserido em textos informativos publicados na mídia.

Já vi publicado por aí que existem "MILHARES de usuários do Windows 7 que já se beneficiaram com a maior segurança e rapidez", bla, bla, bla, sendo que neste exato momento esse S.O. AINDA ESTÁ EM ESTÁGIO BETA!!!

Portanto, precisamos ser bastante cautelosos com a qualidade da informação que lemos.

Quanto às revistas especializadas (ou que assim se intitulam) em geralmente capturo aquilo que há de realmente útil e leio as opiniões dos "gurus" sem todavia me deixar influenciar por eles.
Tem um monte deles que gosta de "dar nó em pingo de éter" e isso pode criar bastante confusão em lugar de informação.

Em geral, o grande problema do Linux são as pessoas desinformadas. E quanto mais influentes tais pessoas possam ser no contexto social, pior fica a situação.
Porisso temos um certo número de jornalistas desinformados que formam um exército de "007" (com "permissão para matar").
Mas tem os "exércitos aliados": Vendedores de lojas, "técnicos" (entre aspas mesmo!), instrutores, professores e mestres "de informática", e por aí vai.
Ora, ninguém é obrigado a gostar do Linux.
Tanto jornalistas quanto técnicos, instrutores, etc., podem perfeitamente preferir o Windows e até mesmo colocá-lo em uma redoma de vidro
hmm... Boa idéia, não? <- (Pensamento precontceituoso do Teixeira, hehehe).
Porém deveriam ter um mínimo de compromisso com a verdade.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts