Qual melhor? Ubuntu ou Mint? [RESOLVIDO]

73. Minha Humilde Opnião

Tiago de Jesus
tiago4171

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/12/2014 - 23:04h

Na minha opnião, pra você que está saindo do Windows, você deve estar querendo algo mais completo daí o Mint cai muito bem.
Agora se quer algo pra se quer algo um pouco menos completo (Em Questão de Codecs e Plugins), para aprendizado seria uma boa. Seria perfeito pra poder acostumar um pouco com linux.

Agora se tem um computador um pouco mais velho, e quer desempenho recomendo Debian ou Slackware.

Mais nada melhor que testar todas pra poder, descobrir qual a melhor. Nunca se esqueça, Só você pode saber o que é melhor pra você. Boa Sorte!!


  


74. Re: Qual melhor? Ubuntu ou Mint?

Walber Cerqueira
walbercerq

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/01/2015 - 16:32h

Ambas distribuições são ótimas, cabe você testar as duas e fazer a sua escolha!



75. Nunca vi tanta bobagem e absurdos em um único post!

Edu Oliveira
gbol

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/10/2015 - 20:25h


Eu aposto que a pergunta do Mint x Ubuntu, foi direcionada para quem conhece o sistema, além do que, eu entendi bem o quele quer, saber os prós e os contras de cada um, ai vem um monte de bobagens como rapadura ou doce de leite, que o Mint é igual ao Ubuntu, que um não existiria sem o outro e asneiras do tipo. Qualquer um com um pouco de juízo, sabe que todas as distros Linux, são derivadas, o nome já diz Linux! Não precisa ser um grande gênio para perceber isso não é? Melhor do que falar bobagem, é ficar quieto.

Vamos lá, uma pequena ajuda para outros que encontrarem esse mesmo post, não ficarem revoltados como eu fiquei com tanta idiotice.

Se você tem pouco, ou nenhuma familiaridade com o Linux, prefira o Ubuntu, pois a comunidade é mais ativa, os gerenciadores de pacotes são uma mão na roda, vc pode instalar praticamente qualquer coisa sem muita, ou nenhuma dificuldade, instalou, usou, porém é um pouco pesado e o novo ambiente gráfico exige bastante memória. Procure também pelo Wine, que roda aplicativos do Windows no Linux.

Se você gosta de velocidade e prefere um ambiente mais próximo do Windows, o Mint é ideal para você, muda pouca poisa, porém é muito mais leve e a interface é bem parecida com a do Windows a primeira vista, para mais detalhes, procure sobre Linux Mint - Diolinux no youtube, ele aborda todas as características do sistema, pois eu não sou um expert, apenas me viro bem no Centos(Servidor), Ubuntu e Mint.


76. Debian

Alison Mendes
Alison Mendes

(usa Debian)

Enviado em 28/10/2015 - 08:48h


Concordo que se for usar Mint ou ubuntu, então que use o Debian que é a mais estável,
sem alterações que ocorrem nas outras distros filiais.
Uso o Debian 8 Jessie e está excelente. Vale testar.


77. Re: Qual melhor? Ubuntu ou Mint? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/01/2016 - 11:31h

Também sou novato, cansei da tela preta e dos avisos de software pirata do windows . Pois bem, experimentei: mandriva, manjaro, fedora, debian, ubuntu, lubuntu, kubuntu, q4os, deepin, opensusie, LXLE, elementary, solus os e por aí vai . . .
. . . mas NÃO larguei o MINT . Se bem que, " Gosto é gosto, dizia uma véia lambendo sabão", rsrsrsrsssssss . . .

obs.: aqui no VOL, no Google, no YouTube e na internet em geral, se aprende muitas coisas .

abraços .



78. Re: Qual melhor? Ubuntu ou Mint? [RESOLVIDO]

Thiago Serpa Alonso
thserpa

(usa Debian)

Enviado em 24/02/2016 - 19:59h

Vc precisa testar as duas. Eu uso Mint, mas estou fuçando o Debian no momento.

O esquema é independente do sistema que estiver usando, instale um programa chamado Virtualbox... Ele tem para Windows e Para Linux.... Baixe o ubuntu e também o mint e instala os dois na maquina virtual. Assim vc pode usar eles por um tempo, dependendo do teu computador vc consegue até abrir os dois am mesmo tempo para fazer comparações.... Ainda tem que descobrir qual interface gráfica vc vai gostar mais e ai vc pode baixar o ubuntu, kubuntu, lubuntu, xubuntu... cada um é o mesmo ubuntu, mas com uma aparência totalmente diferente e tb tem a interface gnome que muita gente gosta... O Linux Mint tb tem interfaces diferente, a principal se chama Cinnamon, mas existe ainda a KDE, XFCE e MATE... Só ai já citei duas distros diferentes e varias interfaces que elas possuem... Vc pode instalar cada uma delas no Virtualbox e testar todas elas. Vai acabar gostando mais de uma do que das outras...

Tem outra coisa... Tanto Mint quanto Ubuntu usam muitas coisas em comum, vc pode procurar as dicas de ubuntu pelo google e aplicar elas no mint sem problemas.

O mint já vem com os codecs, mas isso não é vantagem nenhuma já que é a coisa mais facil do mundo instalar eles com o comando: apt-get install ubuntu-restricted-extras
alias tanto no mint quanto no ubuntu vc pode adicionar uma cacetada de codecs desse jeito:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras faac faad ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libjpeg-progs mjpegtools mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree sharutils uudeview mpack cabextract --force-yes p7zip-rar p7zip-full unace unrar zip unzip sharutils rar uudeview mpack arj cabextract file-roller libavcodec-extra gstreamer0.10-plugins-ugly gxine libdvdread4 icedax tagtool easytag id3tool lame libmad0 mpg321 gstreamer1.0-libav -y

Eu no momento to usando Linux Mint KDE, mas o ubuntu tb tem a versão KDE que é o kubuntu... Mas, eu preferi a versão do mint que apesar de menos atualizada, não é tão bugada.


79. muçulmano x católico...

Luciano
madmooks

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/04/2017 - 11:47h

Colocar essa pergunta em fórum de gente que conhece linux é pedir discussão eterna... rs
Minha opinião de usuário: ubuntu
Relativamente estável, com muito suporte e tutoriais na internet, fácil encontrar as coisas para ele.
Mint: mais bonito, mas mais limitado no suporte (fóruns e tutoriais na net em menor quantidade/qualidade) e, para pcs não tão bons, um pouco lento...
Dica: você pode usar várias interfaces no ubuntu: gnome, kde, xfce, cinnamon (não sei escrever esse troço)...
gnome: simples e limpa (feia)
Kde: bonita e moderna (lenta e dá pau)
xfce: fusca! Limpa, rápida, mas não dá problema! (quase)
cinnamon: (nunca testei muito, mas parece bonita (é o mint...rs).



80. Re: Qual melhor? Ubuntu ou Mint? [RESOLVIDO]

Guilherme Machado
Ma-chan

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/04/2017 - 16:04h

Se você levar o comentário acima em conta você vai achar o Ubuntu um horror (e de fato ele é). Uma pequena correção.

KDE exige mais da RAM e não, não dá pau. Pode até dar pau em distros Rolling Release e se não souber lidar com os pacotes.
GNOME é mais pesado que KDE. Recomendo KDE para quem tem 4 GB e GNOME para quem tem mais. Quem tem 6 GB de RAM consegue rodar qualquer ambiente gráfico e gerenciador de janelas sem problema.
Xfce é mais leve, tão leve quanto MATE. Um é mais limpo que o outro e há as suas peculiariades mas são bem semelhantes.
Deepin, Pantheon e Cinnamon são parecidos com o GNOME até certo ponto, embora haja divergência no peso e no visual.
Unity é tão pesado quanto GNOME, senão mais. Nunca comparei. Uns a consideram prático e outros nem tanto, eu sou um dos que não considero prático. O Unity é conhecido pela pouca capacidade de personalização.
Trinity Desktop é o KDE 3. E o LXQt é o antigo LXDE.
Não conheço nada do Razor QT.
Open Box, Flux Box, i3wm e semelhantes são leves como o Xfce e como LXDE ou até mais dependendo. Há diferenças na forma como as janelas são construídas e gerenciadas na tela. São minimalistas e simples, sendo configuradas com poucos pacotes e principalmente por arquivos de configuração. Recomendado para estudos ou usuários avançados. Ou também para quem tem um computador horrível e sem salvação.

Ambientes gráficos e gerenciadores de janela se diferem na beleza. Quanto mais feio for, mais leve é e quando mais bonito for, mais pesado será para a sua máquina. O senso de beleza se difere de pessoa para a pessoa.

Não quer dizer que ambientes leves não fiquem bonitos. Basta mudar o tema para um de seu agrado e personalizar adequadamente que um Xfce cru se torna atraente, leve e estável.

Ambientes pesados podem se tornar mais leves dependendo dos pacotes que você usa e seus respectivos recursos. Se você deixar de carregar recursos que você não precisa utilizar, o peso do ambiente irá cair e ficará mais fluído. Mas é preciso saber exatamente o que pretende deixar de usar para não quebrar com o sistema.

Recomendo o Linux Mint e o Manjaro. Preferencialmente o Manjaro.




colorado@arch-linux
OS: Arch Linux
Kernel: x86_64 Linux 4.4.52-1-lts
Packages: 780
Shell: zsh 5.3.1
DE: XFCE4
WM: Xfwm4
GPU: SiS







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts