ogro33
(usa Debian)
Enviado em 16/11/2023 - 19:10h
A atualização de kernel é algo a ser pesado e avaliado dependendo da situação.
O kernel é responsavel por conectar o software ao hardware do sistema, então se seu sistema está funcionando sem nenhum bug e o desempenho esta satisfatorio e de acordo com o esperado pro seu hardware, não há a necessidade de fazer o upgrade. Eventualmente algumas atualizações são necessarias nesse caso para corrigir alguma vulnerabilidade de segurança ou algum bug especifico. Mas mesmo nesses casos deve ser feita uma avaliação para determinar se o upgrade é desejavel. Pois com toda versão nova de software, alguns bugs são resolvidos e novas funcionalidades implementadas, mas também existe a possibilidade de introdução de novos bugs que não ocorriam com a versão anterior.
Sistemas mais conservadores, como Debian Ubuntu e Mint, por exemplo, tendem a manter uma versão mais antiga do kernel como sendo a distribuida oficialmente e só oferecem o upgrade como parte integrante de uma atualização normal quando é verificada alguma correção de bug ou vulnerabilidade de segurança ou quando existe uma versão mais nova que ja foi amplamente testada e provada estavel. Já outros sistemas mais "cutting edge" como Fedora ou Arch, por exemplo, tendem a ter atualizações mais "freneticas" não so do kernel como de todos os outros pacotes do sistema.
Dependendo do seu hardware, manter uma versão mais antiga e testada pode ser a melhor opção, especialmente no caso de maquinas mais antigas que dificilmente se beneficiam das novas funcionalidades que o kernel mais novo oferece. Já em caso de hardware mais modernos, as vezes a atualização é a unica forma de resolver problemas relacionados ao mal funcionamento de algum componente do computador.
No meu PC antigo, que ja tinha mais de 12 anos de uso, mantive a versão padrão do kernel do Debian desde a versão 9 até a 11.5 que foi a ultima que usei naquele hardware. Nesse meu PC mais novo, fui "obrigado" a buscar uma versão mais recente do kernel no respositorio backports, pois com o kernel padrão do 12, versão 6.1, o meu HDD secundario simplesmente não era reconhecido no linux, apesar de aparecer normalmente na BIOS. A solução foi atualizar pra versão 6.4, que é a que estou atualmente usando, para poder utilizar todos os componentes de hardware do meu PC.
Enfim, tudo isso pra dizer que resumindo: Se você não esperimentando problema algum de mal funcionamento de hardware, mantenha apenas o sistema atualizado com as atualizações padrões oferecidas pelo sistema. Caso você esteja com algum mal funcionamento de algum componente de hardware e ja se certificou que os devidos firmwares estão instalados, provavelmente está na hora de avaliar e testar uma nova versão do kernel pra ver se isso resolve o problema.
Espero ter ajudado.