Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

1. Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Paulo Sergio Pinto
PauserBR

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/10/2018 - 01:07h

Começo a entender porque o Linux, apesar das grandes qualidades e vantagens intrínsecas, ainda não decolou para usuários domésticos. Talvez os ajustes iniciais, até que a instalação esteja completamente azeitada, seja muito mais difícil do que, por exemplo, no Windows. Vou citar alguns pontos que acho relevantes nessa discussão:
1. Ao decidir instalar o Linux em um desktop, verifiguei que existiam dezenas, quiçá centenas, de opções possíveis para essa escolha. Optei pelo Ubuntu, por me parecer uma das possibilidades mais bem avaliadas em várias páginas que li, levado pelo Google. Mas aí, abriu-se um novo leque. Mesmo dentro do Ubuntu, existem várias versões disponíveis, sem que um usuário noviço seja devidamente informado das diferenças que existem em relação à versão "Ubuntu desktop". Compare com o Windows, onde fica muito claro para um usuário que o Windows Home é para usuários domésticos e o Windows Professional para uso empresarial, com algumas features extras (não muito bem definidas para o leigo, mas certamente claras para o usuário final, que necessita delas);
2. Após instalar o Ubuntu 18, verifiquei que o ícone de "configuração do sistema" não aparece e, até hoje, mais de um mês após essa instalação, ainda não consigo ter acesso à minha configuração, algo, convenhamos, bastante básico. Perguntei aqui nesse forum, no Tópico UBUNTU 18 - O ícone de "Configuração do Sistema" não aparece, como corrigir esse problema. Um colega, com muita gentileza e espírito de serviço, deu-me algumas dicas, que infelizmente não funcionaram.
Quanto instalei o Ubuntu 18 desktop, estava com um monitor de 23 polegadas e resolução 720p. Com vários programas funcionando e atendendo-me muito bem, resolvi comprar um monitor 1080p, para melhorar a resolução e, até agora, mais de 3 semanas após a troca de monitor, ainda não consigo configurar corretamente o monitor, que é reconhecido pelo meu hardware como 1080p, mas continua configurado pelo Ubuntu como 720p, com a queda de qualidade daí resultante.
3. Ainda não consegui configurar a minha impressora, uma multifuncional Epson L355, após diversas tentativas. Seguindo os roteiros que li em diversos sites, encontrados via Google, consigo fazer a instalação, mas a impressora não imprime a partir do desktop Ubuntu, sem qualquer aviso explicitando em qual ponto está o problema. Envio os arquivos que quero imprimir para o meu celular e comando a impressão a partir deles. Como esse é um problema que já foi contornado (reconheço que de uma forma muito pouco prática e elegante), deixei para continuar a pesquisar uma solução em uma época com a agenda mais tranquila. O ponto importante aqui é que os adeptos do Linux percebam que essas "pequenas dificuldades" diminuem muito a possibilidade de aceitação do Linux entre os usuários domésticos.

Comecei a usar microcomputadores com um TRS-80 da Radio Shack, no princípio da década de 80. Acompanhei todo o desenvolvimento da informática ao longo desses quase quarenta ṹltimos anos. No mundo PC, comecei com o DOS da Microsoft e usei todas as versões do Windows. Os preços do Windows foram sempre subindo, ao contrário de todos os outros itens de hardware e software que aconteceram ao longo dessas quase quatro décadas. Qual o motivo dele ainda ser o SO preferencial, existindo o Linux tão eficiente e com o investimento financeiro definido pelo usuário? Minha hipótese: dificuldades ainda não resolvidas na instalação e ajustes iniciais do Linux.
Apesar de não ser profissional de TI, não sou propriamente um leigo, pois entre outras coisas, programava em Assembly no meu TRS-80, que tinha um processador Z80 de 8 bits. Se eu apanho na instalação e configuração do Ubuntu, imaginem um usuário completamente leigo.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Glaulher Ramalho Medeiros
GRM

(usa openSUSE)

Enviado em 02/10/2018 - 12:25h

realmente no linux se o sujeito não tiver um pouquinho "a mais" de ti na veia não vai, sismei de sair do ubuntu pro Debian, utilizando a netinstall usando lxde em uma instalação --no-install-recommends, pra instalar o minimo do minimo, apanhei e sofri igual a sovaco de aleijado rsrsrsrs, uma semana e quase desistir, mas foi funfou... agora faço de olhos fechados e sei o que instalar minimamente pra fazer o sistema funcional, mas pra fazer uma ressalva, você instalou o ubuntu, creio que com o mint não teria esses problemas, por ser mais polida que o ubuntu para o usuário final.

3. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/10/2018 - 07:42h

Eu Nunca instalei windows
Sempre "paguei" para formatar meu PC
Mas comecei usar Linux por curiosidade e hoje sei instalar e configurar algumas distribuições amigáveis como Ubuntu, Fedora, Mageia, LinuxMint e até já me arrisquei com Debian e SUSE.
Dificuldade está em escolher distribuição certa ao nível de conhecimento e ao hardware do usuário.
Eu acho que foco do Linux nunca foi usuário desktop e sim servidores onde é muito usado.




4. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/10/2018 - 09:38h

É verdade que problemas existem no Linux, apesar das inúmeras vantagens. Windows também tem seus defeitos, e não são poucos!!!

O fato é que o Windows é "popular" porque já vem instalado nos computadores que a grande maioria das pessoas compram. E quando os poucos computadores vêm com Linux é uma versão "khda" feita pelo fabricante, que só serve pra ser substituída por um Windows piratão, infelizmente.


5. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 02/10/2018 - 15:14h

olha, é uma questão de mercado....

eu não diria que decolou, não foi um voo de galinha.... até que decolou bem, nos últimos anos tem sido mais usado.

mas usuário doméstico? Linux não decolou muito.... Mas a meu ver, usuário doméstico DE MICRO, mais é para jogar, portanto windows decola.

secretárias, advogados etc... usam, mas geralmente windows.

porque para navegar, ver vídeos, filmes, fotos.... o mundo tá usando muito mais smartphones, portanto o que decolou é ANDROID.

micro , mesmo, quem usa agora é gamer, profissional de TI, administrador de redes, ou aficionado. quem gosta. e estes, muitos usam linux sim.

agora windows? mesmo winusers, o Home é muito ruim. quem conhece sempre usa o pro.... e agora usa o 8 ou o 10.

Windows, uso simples,é fácil. Linux, uso simples, é relativamente fácil. Agora Windows avançado, otimização, fazer drivers, programas etc.... é tão difícil quanto. Alguns pensam que windows não tem comandos, mas tem, e são tão difíceis quanto os comandos linux....

Um conselho com linux, quando for por exemplo, instalar uma impressora, procure na internet, pq geralmente tem tutoriais para o que quer fazer.

quando comecei, olha com dois meses de linux já estava usando Mandriva, depois Sabayon, mas dificuldades? todo mundo tem.... quando comecei eu "detonei" (de ter de reinstalar tudo) 6 instalações de Sabayon e 8 de Gentoo.... Agora, já se vão 11 anos, consigo usar práticamente qualquer distro, e qualquer ambiente gráfico.

Sobre os vários Buntus... geralmente é o ambiente gráfico que varia. Se usou Ubuntu 18 mais comum, é GNOME.... O GNOME é meio enrolado para personalizar.

Se estiver com muita dificuldade, tente Xubuntu ou Kubuntu, ou Ubuntu MATE. Experimenta no live pendrive antes, para ver se gosta , antes de instalar.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


6. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 02/10/2018 - 19:02h

GRM escreveu:

realmente no linux se o sujeito não tiver um pouquinho "a mais" de ti na veia não vai, sismei de sair do ubuntu pro Debian, utilizando a netinstall usando lxde em uma instalação --no-install-recommends, pra instalar o minimo do minimo, apanhei e sofri igual a sovaco de aleijado rsrsrsrs, uma semana e quase desistir, mas foi funfou... agora faço de olhos fechados e sei o que instalar minimamente pra fazer o sistema funcional, mas pra fazer uma ressalva, você instalou o ubuntu, creio que com o mint não teria esses problemas, por ser mais polida que o ubuntu para o usuário final.


viu só ...

E aqui ainda ficam dando conselhos escabrosos a simples iniciantes.


" O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2


7. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/10/2018 - 05:09h

PauserBR escreveu: Começo a entender porque o Linux, apesar das grandes qualidades e vantagens intrínsecas, ainda não decolou para usuários domésticos. .......Vou citar alguns pontos que acho relevantes nessa discussão:
1. Ao decidir instalar o Linux em um desktop, verifiguei que existiam dezenas, quiçá centenas, de opções possíveis para essa escolha. ........

3. .... O ponto importante aqui é que os adeptos do Linux percebam que essas "pequenas dificuldades" diminuem muito a possibilidade de aceitação do Linux entre os usuários domésticos.

Comecei a usar microcomputadores ......no princípio da década de 80. Acompanhei todo o desenvolvimento da informática ao longo desses quase quarenta ṹltimos anos. No mundo PC, comecei com o DOS da Microsoft e usei todas as versões do Windows. .......
Apesar de não ser profissional de TI, não sou propriamente um leigo ...... Se eu apanho na instalação e configuração do Ubuntu, imaginem um usuário completamente leigo.

Isso é um fato consumado. Tem melhorado mas ainda falta muito. Linux é apenas um kernel, o resto é com os desenvolvedores e distribuidores. Eles só vão mexer nisso se quiserem.



8. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Natsu Dragneel
Natsu_Dragneel

(usa XUbuntu)

Enviado em 07/10/2018 - 13:06h

O nome do tópico vem a pensar...
POR QUE O LINUX NÃO ATINGIU A ALTURA EM QUE MERECE VOAR?
Faltaria assas para ele voar.

Pense Mais...


9. Fechando esse tópico

Paulo Sergio Pinto
PauserBR

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/11/2018 - 11:36h

Acho que as respostas trouxeram alguma luz ao assunto. Fecho esse tópico com a convicção de que não existe uma resposta simples, direta e única para essa questão. Obrigado a todos que participaram desse thread.


10. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Paulo Bonfanti
pbonfanti

(usa Debian)

Enviado em 13/11/2018 - 09:00h

clodoaldops escreveu:

Eu Nunca instalei windows
Sempre "paguei" para formatar meu PC
Mas comecei usar Linux por curiosidade e hoje sei instalar e configurar algumas distribuições amigáveis como Ubuntu, Fedora, Mageia, LinuxMint e até já me arrisquei com Debian e SUSE.
Dificuldade está em escolher distribuição certa ao nível de conhecimento e ao hardware do usuário.
Eu acho que foco do Linux nunca foi usuário desktop e sim servidores onde é muito usado.



Realmente acho que esse é o ponto, é uma questão de design, o público alvo do linux era o empresarial e o acadêmico, não o doméstico, talvez para 'decolar', como você diz ele precisaria ser recriado do zero, sob outro paradigma.


11. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/11/2018 - 13:40h

Pause, acho que vc pode fechar o topico, marcar como resolvido e escolher a melhor resposta.

Pelo menos na minha opiniao pessoal, linux ja decolou e decolou muito. Nunca superara Windows porem. e uma questao de mercado.

Mas hoje, micros vem com Linux e a galera ate tenta usar, pq acha bonito e rapido. Mas os Linux velhos instalados nos micros, dificilmente podem ser atualizados etc... Mas vejo aqui galera tentando usar, exemplo velhos OpenMandriva....

Pena que muita gente nem tenta usar, ainda.... e ja formata. Eu uso Linux a 11 anos, nao troco por mais nada. Nunca achei nada melhor.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


12. Re: Por que o Linux não atingiu a altura em que merece voar? [RESOLVIDO]

Каша
Kacha

(usa Outra)

Enviado em 13/11/2018 - 13:50h

albfneto escreveu:

Pause, acho que vc pode fechar o topico, marcar como resolvido e escolher a melhor resposta.

Pelo menos na minha opiniao pessoal, linux ja decolou e decolou muito. Nunca superara Windows porem. e uma questao de mercado.

Mas hoje, micros vem com Linux e a galera ate tenta usar, pq acha bonito e rapido. Mas os Linux velhos instalados nos micros, dificilmente podem ser atualizados etc... Mas vejo aqui galera tentando usar, exemplo velhos OpenMandriva....

Pena que muita gente nem tenta usar, ainda.... e ja formata. Eu uso Linux a 11 anos, nao troco por mais nada. Nunca achei nada melhor.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.

Recentemente eu encontrei um vídeo de uma garota que comprou um notebook, mas não percebeu que veio com Linux. Ela sempre usou o Windows, mas ao invés de mandar algum "técnico" colocar um Windows Piratão, resolveu aprender como funcionava o Linux...
Isso é algo que não se vê todo dia.


Há muitas pessoas que só comprar notebooks com Linux porque sabem que é mais barato. Não tem que pagar a licença de quase 1000 reais. E é mais fácil instalar um Windows Piratão e ativar com KMSpico.




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts