Sistema de arquivos da partição swap [RESOLVIDO]

1. Sistema de arquivos da partição swap [RESOLVIDO]

Mauro Henrique Silva
maurohs

(usa Fedora)

Enviado em 04/11/2011 - 19:49h

Boa noite pessoal,

em muitas literaturas tenho visto o termo "partição do tipo swap" ou "partição de troca". Eu sei o propósito de sua criá-la. Eu gostaria de saber se vocês sabem o qual o sistema de arquivos que este tipo de partição utiliza (EXT3, ReiserFS, enfim)? Obrigado!


  


2. Re: Sistema de arquivos da partição swap [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/11/2011 - 20:47h

Pegunta inteligente.

Resposta: http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=17036


3. A estrutura

Mauro Henrique Silva
maurohs

(usa Fedora)

Enviado em 04/11/2011 - 21:47h

Mas qual o nome da estrutura onde as informações que o sistema operacional são alocadas? Pois já que é uma partição precisa de um sistema de arquivos. É simplesmente SWAP mesmo? Não consegui encontrar nas documentações um nome certo para essa estrutura (sistema de arquivos). A não ser que SWAP tenha sido o nome definitivo devido a sua funcionalidade.


4. Re: Sistema de arquivos da partição swap [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/11/2011 - 21:54h

Mas se o sistema trata a Swap com memória RAM, estaria a Swap definida neste tipo de configuração? Mesmo sendo uma partição?


5. Re: Sistema de arquivos da partição swap [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 05/11/2011 - 02:18h

Mauro,

A formatação da partição swap é distinta dos outros sistemas de arquivos usados em diversos sistemas de arquivos típicos de cada Sistema Operacional (S.O.), como por exemplo ext2, ext3, Reiserfs, Fat16, Fat32, NTFS, etc, seguindo algo que deve ser coerente com a mesma forma como os dados são lidos e armazenados na memória RAM.
Você já tentou ler o conteúdo dos arquivos de paginação windows do tipo pagefile.sys ou o seu correspondente das versões anteriores que não recordo agora? Talvez você consiga ler, apenas com algum leitor de arquivos binários, pois se tentar com outras alternativas, não creio que consiga. O mesmo ocorre com os arquivos ou dados gravados temporariamente na partição swap do Linux. Como já comentou o Izaias, devem ser coerentes com a memória RAM, pois são uma extensão da mesma que será usada sempre que o sistema julgar necessário. A indexação e o formato de gravação devem ser de tal forma que não provoquem perdas de tempo em preparar os dados para que sejam entendidos pelos humanos. Para que possam ser lidos gravados e entendidos pela maquina e disponibilizados na velocidade mais próxima possível a da memória RAM, o formato destes dados deve ser o mesmo da RAM.


6. Resolvido

Mauro Henrique Silva
maurohs

(usa Fedora)

Enviado em 08/11/2011 - 10:05h

meinhardt_jgbr e Izaias muito obrigado pelo auxílio. Consegui sanar minha dúvida. Brigadão mesmo.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts