Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

1. Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

ELAINE CRISTINA BOTHMANN
ebothmann

(usa Outra)

Enviado em 07/05/2008 - 14:50h

Sou usuária nova (e TOTALMENTE leiga) do Linux. Sempre fui muito boa com o Windows, mas me cansei do monopólio de Mr Gates. Então, gostaria de saber se existe publicado um material específico para Satux (se não, qual o que mais se aproxima?).
Mais 2 coisas:
1) o que é distribuição (ou distro?) e qual é a do Satux Linux?
2) para baixar arquivos, qual a extensão daqueles que são funcionais no Satux?
Agradeço desde já a atenção,
Elaine


  


2. Boa Tarde

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/05/2008 - 15:06h

Bom você disse que é leiga né? não sei se você já leu esse e-book mas vou postar o link aqui, com certeza, ele (o livro) vai lhe ser uma mina de informações.

Guia do Linux Para Usuários Domésticos:

http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/downloads/livros/guiadolinux-04-pdf.zip

té mais,
2:)


3. Re: Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 07/05/2008 - 15:09h

Não conheço o Satux Linux, mas todos são bem parecidos.

Se você quer aprender a trabalhar como desktop apenas, basta instalar e sair usando, conforme for tendo problemas vem aqui no Viva o Linux (VOL) que procuramos ajudar.

Se você quer trabalhar com o modo console (comandos via texto), qualquer apostila, artigo, tutorial etc já ajuda e com o tempo você vai saber melhor o que vai desejar.

Para isso de uma olhada nos artigos do VOL e em sites de apostilas como o www.tol.pro.br


1) o que é distribuição (ou distro?) e qual é a do Satux Linux?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux#Distribui.C3.A7.C3.B5es


2) para baixar arquivos, qual a extensão daqueles que são funcionais no Satux?
http://www.satux.org.br/modules.php?name=FAQ&myfaq=yes&id_cat=24&categories=

[]s


4. Manual

Rogerio Aguiar Pacheco
SirMartini

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 15:20h

Bom é assim distro é uma distribuição de linux, ou seja grupos que pegam o código do sistema e adaptam algumas funções a ele, exemplos destes são a RED HAT, DEBIAN, SUSE, E TEM UBUNTU(DEBIAN), KURUMIN(DEBIAN), FEDORA(RED HAT), cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, a maneira como se manipula os arquivos é uma das diferenças existentes nas distros, por exemplo se você for usar um linux que vem da familia DEBIAN pode usar pacotes .deb e utilitarios como o apt-get, se for a Familia Red Hat pode utilizar os pacotes rpm e utilitarios como o yum ou grafico como o yum extender...mais ou menos isso hehehehe


5. continuação

Rogerio Aguiar Pacheco
SirMartini

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 15:23h

Você tem pacotes como arquivos binários ou packages que podem ser instalados em qualquer distro apenas tornando o arquivo executavel, o linux não usa extençãoes para especificar arquivos então todo arquivo pode se tornar executavel apenas concedendo permissão a ele.

http://focalinux.cipsga.org.br/

uma boa ajuda para você é este site, e claro se gostar de ler uns livrinhos tbm...:p




6. Satux

Rogerio Aguiar Pacheco
SirMartini

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 15:26h

http://pt.wikipedia.org/wiki/Satux




7. Re: Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

ELAINE CRISTINA BOTHMANN
ebothmann

(usa Outra)

Enviado em 07/05/2008 - 16:22h

Obrigada pela ajuda de todos. Gostaria muito de trabalhar apenas com a opção desktop, mas estão começando a aparecer problemas do tipo "impressora pausada", "wine desaparecido", pacotes que não conseguem ser instalados"... Enfim, vou fazer muito uso da comunidade!!! E ler tudo o que me mandam, na medida do possível... Mas ainda não entendi o que é uma distribuição. Existe algum termo similar usado na treminologia do Windows? E qual é a distro do Satux Linux? ]]



8. continuando

Rogerio Aguiar Pacheco
SirMartini

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 16:28h

Imagina que o windows fosse livre, e varias pessoas desenvolvessem seu proprio windows isso seria sua distribuição...seria isso... o satux por si é sua distribuição e pelo que li ele vem do debian, ou seja foi programado e desenvolvido sobe o debian


9. Re: Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

ELAINE CRISTINA BOTHMANN
ebothmann

(usa Outra)

Enviado em 07/05/2008 - 17:06h

Legal a sua resposta! Got it!!!! rsrsrsrsrs. Então é como se fosse uma programação personalizada feita por diferentes empresas para uma mesma plataforma, o Linux? Pq quase ninguém tem o distro Satux aqui? Posso dizer que a minha distribuição é Satux, ou Debian? Abraço... e obrigada...


10. continuando...rss

Rogerio Aguiar Pacheco
SirMartini

(usa Slackware)

Enviado em 07/05/2008 - 17:56h

é não só empresas mais pessoas também que esenvolvem seu prorio linux, bom o satux não é tão conhecido assim, pelo menos eu não conheço e as mais populares são o slackware, ubuntu, debian, fedora, kurumin, biglinux,red hat...
e a sua distro é satux...hehehehehe...


11. Re: Manual de Satux Linux para Leigos MUITO Leigos

Ruy Dantas
ruydantas

(usa Kurumin)

Enviado em 07/05/2008 - 18:03h

Sua distribuição é SATUX, que é baseada no Debian.
Você poderá saber mais em www.satux.org.br.




12. ebothmann

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 07/05/2008 - 18:59h

O conceito de distribuição é empacotar vários tipos diferentes de programa, e distribui-los juntos e compatíveis uns com os outros. O linux mesmo é só o núcleo do sistema operacional. Apesar de ser considerado um sistema operacional, somente com o núcleo(Linux) um usuário comum não consegue fazer uso do computador(entrar no modo gráfico, abrir um editor de texto). Então, existe um grupo de pessoas que pega o Linux, e pega por exemplo, o firefox que também é software livre, eles criam um sistema para "empacotar" um programa, e esse mesmo sistema pode instalar, desinstalar qualquer pacote instalado através desse sistema de empacotamento.

Existem vários projetos de programas espalhados no mundo. Tem o Gimp(editor de imagens), OpenOffice, Gnome(interface gráfica), Firefox(Navegador), etc. Mas todos esses programas, não são criados para um sistema operacional específico, o firefox e o OpenOffice por exemplo, rodam em windows, Linux e MacOs. Então, esses caras que são responsáveis pela distribuição pegam todos esses programas, e "fazem eles rodar" no linux. Fazem todas as configurações necessárias e criam um sistema para você poder instalar e desinstalar depois se quiser. Por isso chama distribuição. Eles estão na verdade distribuindo programas. Os responsáveis pela distribuição criam alguns programas também, algumas vezes específicos para a sua distribuição, mas outras vezes criam programas que são aderidos por outras distribuições e copiados até para outros sistemas.

Debian por exemplo não é uma empresa, é uma comunidade de usuários, programadores, analistas e administradores de sistemas que usam e desenvolvem o sistema. E você pode copiar o sistema deles, e criar um distribuição baseada em outra por exemplo.

Resumindo:
Linux é só o núcleo do sistema. Existe também uma organização que divulga e cria o software livre chamada GNU, ela cria muitos utilitários e programas que são utilizados em várias distribuições. E tem também uma organização chamada Xorg(antes era conhecida como XFree86) que cria a plataforma gráfica do sistema, aonde todos os outros programas gráficos são criados. Sendo assim, a GNU, o Linux e o sistema gráfico Xorg são as 3 organizações mais importantes no "Linux".
As distribuições pegam os programas dessas 3 organizações e somam a vários outros úteis e Distribuem para a comunidade.


Ficou um pouco grande mas ficou bem explicativo!



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts