Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

25. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 06/06/2017 - 12:18h

ricardogroetaers escreveu:

Porque não faz uma dupla instalação Windows e Linux na máquina? Nada melhor que Windows para rodar programas feitos para Windows e Linux para programas feitos para Linux.



Permita-me discordar. Pra mim, nada melhor do que poder escolher qual sistema operacional usar e qual processador de documentos usar. Não deveria haver amarras entre uma ferramenta e outra. Esse tipo de coisa facilita a criação de monopólios e vai contra a competição honesta. No fim os mais prejudicados são os consumidores.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


  


26. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Alex SA
Speltiao

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/06/2017 - 14:40h

MrBlackWolf escreveu:

listeiro_037 escreveu:

Universidades pedem M$ Office porque infelizmente é o padrão nas empresas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden


Infelizmente, mas isso vale apenas para tecnologias como desenvolver em Delphi ou C#. Exigir que o aluno utilize um formato proprietário para efetuar a entrega de documentos para própria instituição é de uma estupidez absurda.


Pior ainda porque é uma Universidade pública (no meu caso,USP)


27. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Gelcimar Macena
Senger_Linux

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/06/2017 - 16:17h

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se eu mandar uma planilha feita em libreoffice para um sistema windows, essa planilha vai chegar disconfigurada no windows?



28. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/06/2017 - 17:29h

hrcerq escreveu:
ricardogroetaers escreveu:
Porque não faz uma dupla instalação Windows e Linux na máquina? Nada melhor que Windows para rodar programas feitos para Windows e Linux para programas feitos para Linux.

Permita-me discordar. Pra mim, nada melhor do que poder escolher qual sistema operacional usar e qual processador de documentos usar. Não deveria haver amarras entre uma ferramenta e outra. Esse tipo de coisa facilita a criação de monopólios e vai contra a competição honesta. No fim os mais prejudicados são os consumidores. Atenciosamente, Hugo Cerqueira

Não entendi, é claro que se pode e se deve usar o sistema operacional e os programas que se queira, ninguem é obrigado a usar aquilo que não quer e não deseja.
Porem perder tempo, esforço e rolar stresse para fazer um programa projetado para uma plataforma rodar precariamente em outra, na minha modesta opinião, não vai levar a parte alguma.
Eu uso Linux (ainda começando), Windows, Dos, Tbos, já usei Os2 e se aparecer algum outro que me agrade, nem que seja para algumas tarefas específicas, eu vou usar.



29. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 06/06/2017 - 20:18h

Ok, deixa eu reformular o que eu disse:

É importante que as pessoas possam escolher seu pacote Office com base nos recursos do pacote Office apenas, e não com base no sistema operacional que usa ou deseja usar. Da mesma forma, é importante que as pessoas possam escolher seu sistema operacional com base nos recursos desse sistema operacional e não com base nos pacotes Office disponíveis para ele.

Em outras palavras, o que considero ideal (entenda-se, não necessariamente real) é que cada pessoa possa combinar o sistema operacional de sua escolha com os programas de sua escolha. Nesse sentido, programas que criam amarras, como só executar em um tipo de sistema operacional são um problema, porque influenciam na escolha do sistema operacional.

Mas a questão está um pouco além disso. Vamos partir do princípio de que só quem usa Windows vai ter interesse em usar pacote MS Office, e que quem usa Linux vai preferir o LibreOffice sempre. Não é interessante que um usuário do primeiro caso possa trocar documentos com outro usuário, do segundo caso, sem qualquer perda de informação? Não é interessante que ambos possam continuar usando o programa que escolheram? Mas para isso acontecer, ambos os programas devem trabalhar com um formato em comum. Ok, o LibreOffice é capaz de abrir documentos da Microsoft, e o MS Office é capaz de abrir documentos do LibreOffice. Mas nos dois casos existe o risco de haver perda de formatação (ainda bastante comum) ou até de conteúdo (já não tão comum hoje em dia).

Mas a questão é que o padrão ODF existe faz tempo, é um padrão maduro e normatizado pela ISO, pela ABNT e mantido por um consórcio (OASIS) e não por uma única organização. É prudente preferir padrões mantidos por consórcios, porque isso significa que a decisão de como o padrão será não está nas mãos de um único grupo, e sim é produto de um consenso entre grupos diferentes. Ou seja, não há um único ponto de falha. Então por que o MS Office oferece um suporte tão precário a ODF? Em vez disso induz (fortemente) seus usuários a usar seu próprio formato. Isso acontece de tal maneira que a maioria das pessoas nem sabe que existe mais de uma opção de formato. Acham que é só docx, xlsx e pptx.

Quem pensa que isso não é proposital está sendo muito ingênuo. E quem concorda com monopólios só pode ser um monopolista ou um completo ignorante. Mas antes que os ânimos se levantem por aqui, que fique claro: não estou repudiando produtos da Microsoft por serem da Microsoft. Estou repudiando produtos que criam dependência e monopólio, e o MS Office é um exemplo disto.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


30. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 06/06/2017 - 20:59h

Senger_Linux escreveu:

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se eu mandar uma planilha feita em libreoffice para um sistema windows, essa planilha vai chegar disconfigurada no windows?


Isso depende primeiramente de qual pacote office se usa no Windows. Afinal, é perfeitamente possível usar o LibreOffice no Windows. Nesse caso o documento não sofreria perdas.

Mas se você se refere a abrir no MS Excel um planilha feita no LibreOffice Calc, aí é possível que haja inconsistências sim. Há um certo grau de compatibilidade entre os dois produtos, mas dependendo da complexidade dos cálculos e fórmulas que você usar, pode sim notar alguma diferença.

Mas a melhor maneira de você saber se haveria alguma diferença para o seu caso específico é criar no LibreOffice Calc algum exemplo de planilha que seja comum para você e depois abrí-la no Excel para ver a diferença.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


31. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/06/2017 - 13:39h

Microsof Office 2003, 2007 e 2013 não tem uma boa compatibilidade entre as versões.

Você compra um produto R$ 1000,00 e ele não oferece nada e obriga você sempre comprar a nova versão.

http://1.bp.blogspot.com/-wN7BkFYX6yU/T-EqSscDVSI/AAAAAAAACRA/wAFDWf-2nNU/s1600/tio-patinhas.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_qn2s6c1YQqQ/TMJTwtax4eI/AAAAAAAAANg/RVIZsTJfIv4/s1600/post-mais-ricos-blog...

Esse negocio de compatibilidade no Office não passa de uma gambiarra no produto.

https://www.dicio.com.br/gambiarra/

Significado de Gambiarra no dicio:

Solução improvisada para resolver um problema ou para remediar uma situação de emergência; remendo.


http://pcworld.com.br/dicas/2009/06/01/resolva-o-problema-de-compatibilidade-entre-word-2003-e-2007/


32. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Gelcimar Macena
Senger_Linux

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/06/2017 - 13:48h

meianoite, Obrigado pela Dica


33. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/06/2017 - 22:50h

hrcerq escreveu:
Ok, deixa eu reformular o que eu disse: .....

.... o que considero ideal (entenda-se, não necessariamente real) é que cada pessoa possa combinar o sistema operacional de sua escolha com os programas de sua escolha. Nesse sentido, programas ... criam amarras, ...

..... é interessante que um usuário do primeiro caso possa trocar documentos com outro usuário, do segundo caso ....

.... é interessante que ambos possam continuar usando o programa que escolheram? Mas para isso acontecer, ambos os programas devem trabalhar com um formato em comum. ...

Obrigado por ter respondido.
Como voce mesmo disse, essa é a condição ideal, não a real. Eu acho muito difícil isso se tornar real. Tem muita coisa envolvida nisso, desnecessário se alongar, para bom entendedor meia palavra basta.

Até mesmo no Linux existe incompatibilidade entre as distribuições, entre os ambientes de trabalho, entre os tipos de pacotes, etc.

Fazer o que? Se não se pode fazer aquilo que se quer (ou que se deseja) pelo menos que se queira fazer aquilo que se pode.

O negocio é botar a coisa para funcionar, ex.:
- Se não se consegue gerenciar o formato de um pendrive ou de um disco rígido com os utilitários do Linux, usa-se outros utilitários e outros sistemas operacionais por mais esdrúxulos, antiquados, velhos ou obsoletos que sejam.
- Se o editor de texto do destinatário não suporta um formato de arquivo, manda-se o texto num formato que ambos suportem, ex., ".rtf" (rick text format), e a coisa anda, não gruda, não amarra, não emperra.


34. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Vinicius Araujo Lopes
viniciusalopes

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/06/2017 - 23:33h

É impressão minha ou só eu estou preocupado em responder o que foi solicitado?
A pergunta é: Como instalar Microsoft Office 2013 no Ubuntu?
Simples assim.

 __________________________________
/ Apresente soluções! \
| Opiniões não resolvem problemas. |
| |
\ --Viniciusalopes /
---------------------------------
\ ^__^
\ (oo)\_______
(__) )/\/
||----w |
|| ||



35. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/06/2017 - 23:35h

Alguém ai pode confirma se documento feito no Office 2003 por exemplo na hora de imprimir no Office 2010 ou Office 2013 tem problema?

Levei um arquivo feito no Office 2003 em uma loja que oferece serviços de impressão e na entra tem um aviso "impressão de documento preferencialmente arquivos em pdf".

Tinha algumas pessoas no local que usa o Office 2003 e 2007 reclamaram da impressão que saiu desconfigura.


Parece que não pode ter "texto com formatação". ??????????????????????

https://answers.microsoft.com/pt-br/msoffice/forum/msoffice_word-mso_other/o-documento-desconfigura-...

http://blog.valejet.com/impressao-saindo-cortada-no-word-eou-excel/





36. Re: Como instalar Microsof Office 2013 no Ubuntu?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/06/2017 - 00:40h

viniciusalopes escreveu:
É impressão minha ou só eu estou preocupado em responder o que foi solicitado?
A pergunta é: Como instalar Microsoft Office 2013 no Ubuntu?
Simples assim.

Voce é um cara centrado saberia facilmente conduzir uma reunião, uma assembléia ou um julgamento por um colegiado.