Grub cheio de coisa

1. Grub cheio de coisa

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/03/2010 - 23:51h

Eu queria ocultar alguma lista do grub, pois como vc sabem, cada atualizacao do kernel aparece uma lista la, e pior q vai o s.o e mais o recovery...
Queria saber como ocultar algumas linhas...


  


2. Re: Grub cheio de coisa

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 27/03/2010 - 00:30h

Vai depender da versão do GRUB que você está usando na sua distro. Caso seja a versão antiga do GRUB, também conhecida como Legacy, bastará simplesmente re-editar o /boot/grub/menu.list colocando uma observação (#) no inicio da linha que você desejar que não apareça.

Se entretanto você estiver utilizando a nova versão do GRUB, o GRUB2 você vai precisar reconfigurar o GRUB2 e isto não será mais feito apenas re-editando diretamente o arquivo de configuração.

Aproveite e de uma boa lida na Dica abaixo pois toda a informação com os detalhes necessários está ai:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Informacoes-e-instrucoes-sobre-GRUB-(Legacy)-e-GRUB2/


3. Re: Grub cheio de coisa

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/03/2010 - 12:27h

dica do andre gondim...remover kernel antigo com um comando... funcionou no meu ubuntu 9.10...só deixa o ultimo kernel instalado.
http://andregondim.eti.br/?p=1162


4. Re: Grub cheio de coisa

Ricardo Cardoso
ricardo cardoso

(usa Debian)

Enviado em 27/03/2010 - 14:45h

vai em /boot/grub/menu.lst edita esse aquivo comentando as linhas que vc não quer que apareça e não esqueça de fazer backup antes.


5. RE: Grub cheio de coisa

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 27/03/2010 - 15:25h

Olá,

Acho que uma boa ideia é fazer o que o Clodoaldo disse. Remova as versões do kernel que você não usa. Você sabe quais versões estão instaladas executando "dpkg -l | grep linux". Com isso vão aparecer os linux-headers-'versão', linux-headers-'versão'-generic e linux-image-'versão'-generic. Aí você remove os mais antigos com "sudo dpkg -r 'pacote'". Para os linux-image-'versão'-generic talvez ainda seja necessário usar depois do "sudo dpkg -r" o "sudo dpkg --purge" para remover os arquivos de configuração.

Mas veja, isto é desnecessário se você tem muito espaço do HD. Só faça isso mesmo se estiver se sentindo realmente incomodado com a lista grande do Grub.

Boa sorte.


6. Re: Grub cheio de coisa

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/03/2010 - 15:33h

Legal, acho q vou postar uma dica pro pessoal ai sobre isso...


7. Tô com o mesmo prblema!

Raul Lopes S. Grangeiro
raulgrangeiro

(usa Fedora)

Enviado em 19/04/2010 - 14:42h

Tô com o mesmo problema, se tiver uma solução me avisa, por favor. Atualizei o kernel ontem e meu Grub tá cheio (o sistema e o recovery).

Valeu!


8. Re: Grub cheio de coisa

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 19/04/2010 - 18:47h

Se vocês estão usando as versões mais recentes do Ubuntu, a reconfiguração do GRUB para retirar as linhas extras apenas re-editando o arquivo /boot/grub/menu.list infelizmente se acabaram.
No GRUB Legacy que era a versão anterior, o processo era relativamente simples.
Agora com o GRUB2 será necessário estudar um pouco mais pois a cada alteração de algum dos parâmetros de configuração localizados em /etc/grub.d/arquivos de configuração, o grub deve ser atualizado com o comando update-grub que é quem vai gerar o novo arquivo de configuração do GRUB2. O arquivo de configuração do GRUB2, /boot/grub/grub.cfg não deve ser editado diretamente.


9. Re: Grub cheio de coisa

ilmar machado barcellos
panzzer

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/04/2010 - 19:37h

seus amadores...
hehehehe brincadeira,bela pergunta.


10. Re: Grub cheio de coisa

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 19/04/2010 - 22:34h

Não convém também remover todas as versões mais antigas de kernel. Esta é uma das características que diferenciam o Linux de outros S.O., pois depois de instalar uma versão mais atual de kernel ou fazer uma atualização via repositórios da distro, sempre será possível re-iniciar pela versão nova e pela versão anterior ou pelas versões anteriores. Se der alguma caca grande na sua ultima versão você sempre tem uma saída usando a anterior. Desde que comecei a usar linux, procuro manter a ultima versão que funcionava bem além da ultima atualização. As outras você pode deletar ou melhor remover pelas vias normais para que seja uma desinstalação limpa.


11. Re: Grub cheio de coisa

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/04/2010 - 23:20h

Eu faço assim, primeiro testo o novo kernel, dou boot por ele (seleciono pelo 'startup-manager)e vou testando a criança. Se correu tudo bem, simplesmente desinstalo pelo 'synaptic'. Na 'caixa de busca' coloco: 2.6.31' e o kernels instalados aparecem, marque para 'desinstalação completa' e o synaptic faz tudo de forma segura e rápida. O 'recovery' e o 'memtest' também, se você quiser, mas deixe pelo menos o 'recovery'. Lembrando que o que você tirou pelo synaptic pode ser reinstalado. O que synaptic tira, synaptic devolve.(rsrsrs).

Simples assim!!!

Abraços!


12. Re: Grub cheio de coisa

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 20/04/2010 - 12:35h

Usando o Synaptic ou algum dos outros instaladores via terminal, como o apt-get, o próprio processo de instalação / desinstalação se encarrega de fazer a reconfiguração do Gerenciador de Boot (Grub) gerando novo initrd.
Desta forma ao desinstalar pelo apt-get com o parametro "remove" ou por sua interface gráfica como o Synaptic não será necessário re-configurar o Grub2 re-editando o seu arquivo de configuração e fazendo o update-grub.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts