Linux e os fabricantes de hardware

1. Linux e os fabricantes de hardware

Vinícius
goodbyeearl

(usa Outra)

Enviado em 19/07/2011 - 11:55h

Bom dia, pessoal!

Gostaria de perguntar uma coisa à vocês: há alguma tentativa de aproximação entre a comunidade Linux e os desenvolvedores de hardware? Como a Intel ou AMD, por exemplo.

Pergunto isso, pois vejo que os esforços dos desenvolvedores são mais voltados para sua distribuição em si e não no Linux como um todo. Não sou da área de informática, fiz um curso de Linux-KDE, em 1997, ou algo próximo a isso, e tive todas as minhas iniciativas de utilizar o sistema frustradas por falta de conectividade e tempo para eu aprender a mexer no sistema, no qual o Mac e o Windows se mostram mais acessíveis e prontos a serem utilizados.

Minha formação profissional e acadêmica é estritamente voltada aos negócios, como tal, sempre vejo as coisas do ponto de vista econômico e possibilidade de receita, então, espero que compreendam as minhas dúvidas e não se ofendam. Muito obrigado pela atenção, um abraço à todos!


  


2. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Jesse
vexred

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/07/2011 - 17:41h

Essa é uma quesão interessante. Nao sei se existe uma "aproximação" entre essas empresas, mas as distribuições hoje (principalmente Ubuntu) sao bastante compativeis com os hardwares.
O meu note é um Intel i5, eu comprei faz 1 ano. Na época era novidade. Eu instalei o Ubuntu 10.04 e funcionou perfeitamente! Não precisei instalar driver nem um (ao contrário do Windows). A placa de vídeo tem o mesmo desempenho que no Windows. Não tenho do que reclamar.
Imagino que isso seje devido ao empenho dos desenvolvedores das distros, e não por causa de uma "aproximação".
Mas com algumas distribuições eu tive alguns problemas, como com o openSUSE, que não funcionou minha placa wireless.

Se voce tentou uma distro e não rodou na sua maquina, vale tentar de Ubuntu. Ou Kubuntu, se você prefere o KDE


3. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Vinícius
goodbyeearl

(usa Outra)

Enviado em 19/07/2011 - 20:09h

Muito obrigado pela resposta! Mas deixando um pouco de lado a questão técnica de determinada distribuição rodar ou não o meu hardware, por que ele não se torna descomplicado do ponto de vista do usuário? Digo, por que ações não tomadas para facilitar o acesso ao sistema? Como parcerias com fabricantes de hardware.


4. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Alex
Lordmetalex

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/07/2011 - 20:41h

O problema é que muitos fabricantes de hardware não permitem que seus drivers sejam estudados, eles ignoram completamente o direito de quem comprou um hardware deles e querem usar o sistema Linux. Mas em um certo ponto você tem razão, existe muita gente desenvolvendo distros e pouca gente desenvolvendo programas para o sistema. Por outro lado ao instalar, o Linux reconhece todo (ou quase todo) o hardware de uma máquina, coisa que o Windows em 30 anos de história não consegue, precisa sempre recorrer ao cd (se tiver) do fabricante do hardware ou à net e perder horas procurando pelo driver.


5. Re: Linux e os fabricantes de hardware

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 19/07/2011 - 22:47h

além do que o lordmetalex falou tem o fato que desenvolver para o linux(o núcleo) mesmo é muito mais complicado que fazer um programa ou montar/manter/melhorar uma distribuição para começa o linux é feito quase todo em C que é uma linguagem trabalhosa, você trabalhara com o hardware o que requer bastante conhecimento e por ultimo você esta trabalhando com aparte mais importante do sistema se você fizer a coisa errada ele pode ficar lento ou coisa pior.

então para uma atualização entrar no núcleo ela é muito bem testa para ter o minimo de problema.


6. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 19/07/2011 - 23:24h

em linha com o que falou Fabrício, além disso, a programação de drivers de hardware, quando não é em C, é em Assembly, que quase ninguém mais conhece!
Supondoque hajam muitos Linuxers, Hackers, programadores que conheçam C e conheçam Assembly...
quantos dentre eles conhecem arquitetura do hardware?
para fazer os drivers para o hardware, precisam saber como ele funciona.
a arquitetura os fabricantes não dão detalhes...
uma saída é fazer como fizeram com o Nouveau: Engenharia Reversa.


7. Re: Linux e os fabricantes de hardware

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 20/07/2011 - 00:04h

se bem que o pessoal do Nouveau é barra pesada, eles conseguiram fazer um drive que superou o drive proprietário da nvidia em algumas placas, para uma equipe que esta trabalhando quase somente ou somente(não sei se a nvidia libera informação) com engenharia reversa é um feito e tanto
http://www.hardware.com.br/noticias/2011-03/nouveau-supera-lowend.html

albfneto, por sorte ainda existem malucos que querem prender assembly(sou um desses e sei de mais um que quer aprender)


8. concordo

Tharles Eduardo Solcia
edu_ubalinux

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2011 - 08:45h

Concordo plenamente. São muitas as versões e tudo é confuso demais. Por exemplo: o Ubuntu, que reinou por tantos anos, agora vem perdendo espaço para o Linux Mint, por abandonar o gnome. tem o kde, que segue outra linha,e por aí vai. Talvez nós brasileiros deveríamos criar um linux voltado pra nossa realidade, como foi o kurumin no passado.


9. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/12/2011 - 11:00h

Lordmetalex escreveu:

O problema é que muitos fabricantes de hardware não permitem que seus drivers sejam estudados, eles ignoram completamente o direito de quem comprou um hardware deles e querem usar o sistema Linux. Mas em um certo ponto você tem razão, existe muita gente desenvolvendo distros e pouca gente desenvolvendo programas para o sistema. Por outro lado ao instalar, o Linux reconhece todo (ou quase todo) o hardware de uma máquina, coisa que o Windows em 30 anos de história não consegue, precisa sempre recorrer ao cd (se tiver) do fabricante do hardware ou à net e perder horas procurando pelo driver.


Vdd, no meu caso, compre um note da positivo... e ja veio com Mandriva, tudo reconhecido, instalei nele: opensuse, fedora, ubuntu, e agora Mint.. todos reconheceram.. mas resolvi colocar win pra ver o q acontecia.. Boom, boom... tinha q baixar e instalar todos, isso mesmo todos drivers.. cam, mousepad, som, vídeo..

Abs.

Stay Linux.



10. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Marcelo Miranda
rugal_bernstein

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2011 - 11:18h

Existe interesse quando a parcerias, a não muito tempo a Mandriva tinha uma parceria com a positivo, e os notebooks vinham com Mandriva, hoje por exemplo, existe muitas parcerias com a Canonical, podemos ver modelos HP vindo com o Ubuntu, existe também drives no site da ATI disponibilizadas pelo fabricante para linux, há um interesse mútuo, porém, para haver parcerias, precisa ser bom para os dois. Acho que temos progredido, os fabricantes precisam saber que só perdem não trabalhando com linux, pois se não á suporte, compro meu hardware com outro.


11. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 15/12/2011 - 21:47h

Olá,

A culpa para a falta de suporte do Linux ao alguns dispositivos é exclusiva dos fabricantes. E se alguém acredita no contrário, tome como exemplo a Intel. Independentemente da distribuição Linux que você instale, vai ter suporte aos dispositivos da Intel porque o driver se encontra no kernel.

O maior problema da maioria dos fabricantes é não querer abrir as características do hardware para o pessoal da comunidade elaborar o driver. Quando isso acontece, as alternativas são que o próprio fabricante forneça o driver, como é o caso da NVidia, ou que a comunidade opensource crie um driver às escuras, como é o caso da VIA e da SiS (tomando o exemplo dos adaptadores de vídeo).

Agora, se você quer mesmo usar o Linux sem problemas, tem que procurar o hardware certo para comprar. Aliás, mesmo se você não usa Linux, mas tem conhecimento de hardware, vai saber comprar o de melhor custo-benefício. Os dois últimos laptops que comprei, por exemplo, tem um funcionamento de hardware no Linux muito bom e atendem as minhas expectativas.

Abraços.


12. Re: Linux e os fabricantes de hardware

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 15/12/2011 - 22:00h

Ainda existem muitos dispositivos de hardware que teimam em não funcionar corretamente no Linux mas o suporte a hardware melhorou muito nos últimos anos. Acho que essa melhora ocorreu porque o MacOS passou a ser baseado em padrões POSIX (assim como o Linux) e, como o MacOS sempre teve suporte a hardware pela maioria dos fabricantes, creio que muitos drivers do MacOS X sejam compatíveis com Linux. Posso estar enganado mas que há uma grande coincidência entre os eventos, isso há.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts